Exército

Bartholi

New member
Estou a pensar em entrar para o Exército, e gostava de saber os prós e os contras...

Os prós já sei alguns, mas o mais importante sem dúvida é o ordenado.

Já agora tenho 23 anos, acho que ainda vou a tempo !?

Salvo erro podes entrar até aos 27/29 anos.

Há várias questões a considerar nomeadamente que carreira vais entrar (praças, sargentos, oficiais), que especialidade e nível de operacionalidade (Comandos, etc.) e, se irá permitir alguma formação que depois permita integrar o mercado de trabalho.

Neste momento não sei o tipo de contratos, mas apanhei muita boa gente à rasca que entrou cedo, estavam a acabar o contrato de 7 anos com 30+- e iam para o mercado sem qualquer formação (e alguns tinham a sorte de ter as licenças de condução lá tiradas para várias categorias).

Ainda dou de barato que para um gajo novo e à procura de emprego, 600 euros, com cama, tecto e roupa lavada, possa ser um ordenado jeitoso... mas não sei se vale o resto.

Salvo erro podes entrar até aos 27/29 anos.

Há várias questões a considerar nomeadamente que carreira vais entrar (praças, sargentos, oficiais), que especialidade e nível de operacionalidade (Comandos, etc.) e, se irá permitir alguma formação que depois permita integrar o mercado de trabalho.

Neste momento não sei o tipo de contratos, mas apanhei muita boa gente à rasca que entrou cedo, estavam a acabar o contrato de 7 anos com 30+- e iam para o mercado sem qualquer formação (e alguns tinham a sorte de ter as licenças de condução lá tiradas para várias categorias).

Ainda dou de barato que para um gajo novo e à procura de emprego, 600 euros, com cama, tecto e roupa lavada, possa ser um ordenado jeitoso... mas não sei se vale o resto.

Vale pela experiência.[;)]

De qualquer forma, depois de entrares podes até fazer formação superior e assim antes ou quando terminar o contrato, já tens algumas garantias.

Vale pela experiência.[;)]

De qualquer forma, depois de entrares podes até fazer formação superior e assim antes ou quando terminar o contrato, já tens algumas garantias.

Pela experiência bastavam os 6 meses do SMO, contrato de 7 anos, como praça, sem ter algum tipo de mais valia para o futuro, vejo mais desvantagens do que vantagens.

Se o pensamento for esse, continuar formação académica e ganhar uns trocos, parece-me bem. O meu aspirante na altura estava nessa situação. [;)]

Estou a pensar em entrar para o Exército, e gostava de saber os prós e os contras...

Se a tua motivação é o ordenado, então o Exercito não sera seguramente o teu destino.

Só se é militar por vocação ou por dever, mas nunca só pelo dinheiro.

Se a tua motivação é o ordenado, então o Exercito não sera seguramente o teu destino.

Só se é militar por vocação ou por dever, mas nunca só pelo dinheiro.

Isto é verdade, na maioria esmagadora das situações.

Mas, já agora, esclarece-nos uma coisa (para o autor do tópico): o teu objectivo é apenas estar lá uns anos como contratado ou pretendes entrar para os quadros? [;)]

Se gostas e queres fazer daquilo vida, ou simplesmente queres passar pela experiência, vai.

Mas a não ser que vás para sargento/oficial e não arranjes cá fora a ganhar o mesmo, para fazer contrato e no fim vir embora, não te dês ao trabalho.

Dos 600€ tiras para os transportes (o mais provável é ficares longe de casa) e ficas com pouco mais que o salário mínimo, para aturar coisas que na vida civil se o chefe te dissesse se calhar mandava-lo ***** com as letras todas.

E porque não ires para uma empresa aprender uma profissão a sério? Precisamos mais de mecânicos, electricistas, soldadores, torneiros, etc. do que militares!

Boas então é assim.

para praça é até aos 24 anos
Sargento ou Oficial até aos 27 anos
Oficial (apenas com Licenciatura em Medicina) até aos 30 anos

Mas acho que estás com azar pois este ano não abriram acho que dois cursos para praças por causa dos cortes orçamentais..

Segundo li no jornal e em várias comunicações oficiais vão ter de reduzir 3000 militares nos 3 ramos das forças armadas, só não revelaram em que moldes isso vai acontecer...

Penso que em qualquer posto, tens de gostar de lá andar pois como já te disseram vais ter de engulir muitos sapos..
Se fores para praça só vale a pena se fores para condutor (tiras as cartas todas) ou Engenharia (Manobrador de máquinas industriais), ou se tiveres o 9º ano ou menos. Se tiveres o 12º ano compensa-te mais trabalhares numa loja pois ganhas um pouco menos mas estás à porta de casa e não num buraco no interior do país onde estás longe de tudo e necessitas de transportes até para dares um traque...
Vi no teu avatar que és do Porto. Não penses que isso é trigo limpo, farinha amparo. 83% dos militares são da zona norte e nos anos 90 fecharam imensas Unidades Militares no país, muitas no norte. O mais certo é ires parar a Sta. Margarida e ficares lá 6 anos..
Um amigo de escola (Aveiro) foi para as Tropas Paraquedistas para ficar em São Jacinto e ficou 4 anos em Tancos, não ficando os 6 pois saiu para a GNR!
Podes ter a sorte de ir a missões e ganhar uns cobres valentes (geralmente só tropas especiais ou engenharia)

Quem pondera escolher a carreira militar pelo ordenado, estabilidade e segurança, não o faz por convicção.

Sendo assim, será somente mais um a agir como mercenário e a desbaratar dinheiro dos contribuintes.

Desculpem a frieza das palavras mas destes exemplos estão as fileiras cheias e dispensam-se.

Claro que não é só pelo dinheiro, eu sempre fui muito aventureiro, e sempre quis ir, mas fui a uma entrevista colectiva que eles deram no centro de emprego e o ordenado ronda os 700 e tal eur, ao fim de 6 anos lá ou passo para os quadros ou vou embora, dão fundo de desemprego durante 2 anos e tal e se quiser receber o dinheiro todo (á volta de 10 mil eur, mais até) eles dão mas tenho que abrir um negócio.

Não é só pelo dinheiro, não, mas o dinheiro ajuda bastante, 700 e tal eur, no futuro posso abrir um negócio que é uma coisa que também queria, óptimo. Não estou para receber 600 eur toda vida e aturar chefes, alem do mais a minha área está mal, que é impressor offset, prezo muito os construtores civis, mas meus amigos não estou para chapar massa.

O facto de colocar a dúvida se vou ou não para o exército foi saber isso do dinheiro, para além do fascinio claro, ninguém faz trabalho algum por meia dúzia de tostões!!

Espero que não seja a tua ideia, mas estive na recruta (Força Aérea) em que estive incorporado notava-se perfeitamente que estava lá muita gente não porque gostava da instituição e tinha interesse em servir Portugal mas sim porque não pagavam mal e até davam comida e roupa lavada.

Uma tristeza. :sh)

Espero que não seja a tua ideia, mas estive na recruta (Força Aérea) em que estive incorporado notava-se perfeitamente que estava lá muita gente não porque gostava da instituição e tinha interesse em servir Portugal mas sim porque não pagavam mal e até davam comida e roupa lavada.

isso aliado ao trabalho que a maioria faz, que é pouquinho.

Claro que não é só pelo dinheiro, eu sempre fui muito aventureiro, e sempre quis ir, mas fui a uma entrevista colectiva que eles deram no centro de emprego e o ordenado ronda os 700 e tal eur, ao fim de 6 anos lá ou passo para os quadros ou vou embora, dão fundo de desemprego durante 2 anos e tal e se quiser receber o dinheiro todo (á volta de 10 mil eur, mais até) eles dão mas tenho que abrir um negócio.

A minha irmã também foi a uma entrevista dessas e acabou por não ir em frente e é pena porque só lhe fazia bem.
No entanto, pelos vistos quase ninguém mostrou interesse na oferta, na minha opinião é uma boa oportunidade para ganhar algum dinheiro e alguns valores morais que tanta falta fazem a esta juventude! Mais vale ir à tropa do que ficar em casa a ser sustentados pelos pais e/ou a receber RSI.
Tenho uma amiga que já está nos quadros e neste momento está a pensar ingressar na Universidade pelo contigente especial.

Vais a tempo mas corre! [:D]

quanto ao ordenado ...uma pessoa ve 650 eur ou seja o que for e pensa tao pouco? bem eu prefiro tar no exercito a ganhar 650 que ter um trabalho normal e ganhar 1500 porque vamos la ver dos 1500 quanto é que gastas contigo mesmo? despesas comida por ai fora? ficas com quanto para gastar contigo mesmo? (seja um carro ou roupa) menos que 650 quase de certeza enquanto no exercito podes gastar os 650 eur contigo e andar a vontade porque tens cama ...comida e muito mais ( ginasio "ah" borla ) se queres ir pelo ordenado aconselho te a nao ires... agora se tens realmente amor aquilo especialmente se quiseres entrar numa tropa de elite vai em frente [;)]

SRLA pagas 30 centimos por uma viagem de comboio e so vens a casa aos fins de semana...nao creio que gaste assim tanto...tenho um amigo de sintra que está nos paras ( entroncamento ) e pouco gasta nas viagens.

Última edição:
Vais a tempo mas corre! [:D]

quanto ao ordenado ...uma pessoa ve 650 eur ou seja o que for e pensa tao pouco? bem eu prefiro tar no exercito a ganhar 650 que ter um trabalho normal e ganhar 1500 porque vamos la ver dos 1500 quanto é que gastas contigo mesmo? despesas comida por ai fora? ficas com quanto para gastar contigo mesmo? (seja um carro ou roupa) menos que 650 quase de certeza enquanto no exercito podes gastar os 650 eur contigo e andar a vontade porque tens cama ...comida e muito mais ( ginasio "ah" borla ) se queres ir pelo ordenado aconselho te a nao ires... agora se tens realmente amor aquilo especialmente se quiseres entrar numa tropa de elite vai em frente [;)]

SRLA pagas 30 centimos por uma viagem de comboio e so vens a casa aos fins de semana...nao creio que gaste assim tanto...tenho um amigo de sintra que está nos paras ( entroncamento ) e pouco gasta nas viagens.

Nunca pensei ler uma perspectiva de vida destas!

Bem, por isso somos todos tão diferentes.....

Voltar
Superior