Eutanásia

a maior parte das pessoas, seja da minha opinião ou contrária à minha, não são tomadas depois de uma reflexão racional, são decisões emotivas, que depois são racionalizadas procurando argumentos que sustentem a decisão tomadas de forma emotiva, vale para quem é contra e para quem é a favor da eutanasia ou de qualquer outro tema

neste tema ainda se nota mais, porque é obvio pela maior parte dos comentários que a maior parte das pessoas está mal informada, confundindo a recusa da distanasia com a aceitação da eutanasia e mostram desconhecer como os cuidados paliativos em portugal deixam a desejar

Mas isso da sobreposição de temas acontece em todo o lado.

Ainda no post anterior trouxeste à liça um tema que nada tem a ver com a eutanásia nos termos em que está a ser discutido em Portugal.

E com o qual eu discordo totalmente, fica a nota.

só não teria nada a ver se vivessemos num mundo estático, mas não vivemos

aquela proposta só surgiria num país aonde a aceitação da eutásia já tivesse feito o seu caminho, só surge depois de percorrido o caminho da progressiva aceitação da eutanasia, assim como surgirão inevitavelmente praticas eugenicas

Última edição:
Holanda debate comprimido letal gratuito para maiores de 70 anos "cansados de viver"

poucas pessoas tomam posições racionais, quase todas são derivadas opções instintivas e emocionais, por isso nenhuma argumentação racional resulta

Teremos a eutanásia, uma sociedade imediatista, individualista, materialista e incapaz de um pensamento profundo levará inevitavelmente a isso

o papel de quem se opoem à eutanasia será evitar que ela deixe de ser um direito e se transforme numa obrigação moral perante a sociedade e também de tentar evitar o passo lógico seguinte, que é a eugenia

afinal se uma vida com determinadas caracteristicas é julgada indigna e portanto justifica que se mate alguém porque não matar um bebé que venha a ter essas mesmas caracteristicas

não ficarei admirado se daqui a 20 anos uma criança como hellen keller for morta com 19 meses, depois de ficar cega e surda
assim como qualquer bebé com incapacidade grave ou qualquer outra pessoa que fique com incapacidade mental

é a lógica das coisas, num tempo mais dado a emoções que a logicas

Os sinais andam aí... lamento muito que se estejam a abrir tantas brechas num direito tão fundamental como o direito à vida. Depois deste, ficam poucos de pé...
Penso que foi Herodoto que disse que não há maior angústia entre a humanidade que ter entendimento sobre muito e poder sobre nada... adaptando aos dias de hoje, quase que poderíamos dizer que há uma triste clivagem entre uma depuração conceptual sobre a vida muito interessante e uma praxis particularmente umbiguista...

Essa é logo uma primeira falácia. Que a tua posição e argumentação são mais racionais e lógicos do as de quem não comunga da tua opinião.

E foi por isso que há dias escrevi que isto é uma conversa redonda, ainda que goste sempre de ler o que os outros têm a dizer, porque me permite reflectir sobre a minha própria posição.

Opiniões.

Discordo tanto da tua posição quanto admiro o teu método.

MMdc, isso é a tua opinião, na minha opinião uma opinião errada e até superficial

a experiência da Holanda e da Bélgica indicia que não é falaciosa e creio bem que estamos apenas nos primórdios da mudança

Estas coisas têm uma lógica subjacente, uma estrutura de valores e vendo os valores aqui expostos pelos próprios defensores da eutanasia é-me óbvio que o resultado final com a passagem do tempo e a natural mudança de gerações seja aquela que já explanei aqui

mas ficarei contente se me enganar, parece-me pouco provável e muito dependente de continuar a existir uma parte substancial da sociedade que seja contra a eutanasia, mas claramente o mais provável, atendendo à estrutura lógica de valores aqui expostos pela maioria dos apologistas da eutanasia, é eu acertar

Última edição:
Mas isso da sobreposição de temas acontece em todo o lado.

Ainda no post anterior trouxeste à liça um tema que nada tem a ver com a eutanásia nos termos em que está a ser discutido em Portugal.

E com o qual eu discordo totalmente, fica a nota.

Não tem a ver por ora. O que o III quis dizer, pareceu-me, foi precisamente que esta discussão está a começar num ponto e vai acabar noutro. Concorde-se ou discorde-se, acho que cabe no objecto da discussão.

Quando se diz
não quero viver sendo um peso para os outros pois isso é uma vida sem dignidade

o que passa para a sociedade não é apenas que aquela pessoa não quer viver naquelas condições, também fica a germinar a ideia de que todos os que vivem naquelas vivem uma vida indigna,
que naquelas condições a dignidade estaria em deixar de ser um peso, ou seja que deve seguir o exemplo dos que pediram a eutanasia, isso sim foi um comportamento digno

as consequências do paulatino germinar destas ideias associada à existência da eutanasia são obvias
criam uma culpa em todos os que insistem em viver sendo um peso para os outros

é como um edifício a partir do momento em que abre uma brecha, a tendência é para a brecha abrir cada vez mais

Última edição:
admirável mundo novo

quiseram, vão ter, com alguns brindes à mistura

[h=1]España e Italia: "Admiten a personas demasiado viejas con Covid-19 en las UCIs"[/h]
[h=2]El jefe de epidemiología clínica del Centro Médico de la Universidad de Leiden señaló la "posición cultural" que en estos países tienen los ancianos.[/h]
[FONT=&quot]27 marzo, 2020[/FONT][FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]12:10
Culturas muy diferentes. De esta manera explica Frits Rosendaal, jefe de epidemiología clínica del Centro Médico de la Universidad de Leiden (Países Bajos) los distintos estados de saturación de hospitales debido al coronavirus que se aprecian si se compara su país con otros como España e Italia. Y, concretamente, señala la "posición cultural" que en estos países tienen los ancianos.
Rosendaal cree que no deben ser llevados a los hospitales:"En Italia, la capacidad de las UCIs se gestiona de manera muy distinta. Ellos admiten a personas que nosotros no incluiríamos porque son demasiado viejas. Los ancianos tienen una posición muy diferente en la cultura italiana".

Estas declaraciones criticando el modelo español e italiano se suman a las del ministro de Finanzas de Holanda, Wopke Hoekstra, que durante un encuentro con sus homólogos europeos por videoconferencia, atacó a ambos países la petición de un "plan Marshall europeo" para reducir el impacto del coronavirus.

...

[/FONT]

"Queremos" ser evoluídos como os holandeses, não se está a ver?

Ter uma visão cultural do assunto é bastante complexo, ficando normalmente limitado à mera liberdade individual.

Muito triste quando uma sociedade chega a um ponto de ruptura tal que já temos de decidir quem terá direito a viver ou não, isto a ser verdade claro.

Mais triste é quando alguém tenta comparar isso, com eutanásia, especialmente quando já foi aqui discutido, documentado (não estamos a falar de opiniões) o que é a eutanásia, em que situações se aplica e qual é a linha que separa a eutanásia de homicídio.

Muito triste mesmo.

a questão é que a legalização e aceitação cultural da eutanásia muda a forma como vemos os idosos e doentes

daí que holandes tenha dito

...Frits Rosendaal, jefe de epidemiología clínica del Centro Médico de la Universidad de Leiden (Países Bajos) los distintos estados de saturación de hospitales debido al coronavirus que se aprecian si se compara su país con otros como España e Italia. Y, concretamente, señala la "posición cultural" que en estos países tienen los ancianos.
Rosendaal cree que no deben ser llevados a los hospitales:"En Italia, la capacidad de las UCIs se gestiona de manera muy distinta. Ellos admiten a personas que nosotros no incluiríamos porque son demasiado viejas.
...

a holanda tem neste momento falta de lugares nas UCI?

não tem, no entanto...

Ellos admiten a personas que nosotros no incluiríamos porque son demasiado viejas.

outro exemplo, do qual não tenho neste momento link, há países em que a partir de determinada idade se um doente precisar de hemodiálise simplesmente ou a paga se tiver dinheiro para isso ou então bem que morre porque o estado não lha dá.

como bem diz o holandes, é uma questão de posicionamento cultural

e a legalização e posterior normalização cultural da eutanásia vai fazer que o direito à eutanásia facilmente se torne num dever social perante o resto da sociedade, o doente passará a ter além do direito à eutanásia o dever social de pedir a eutanásia para não ser um peso para a sociedade

e a eugenia pode ser o próximo passo, muito provavelmente será

Última edição:
Muito triste quando uma sociedade chega a um ponto de ruptura tal que já temos de decidir quem terá direito a viver ou não, isto a ser verdade claro.

Mais triste é quando alguém tenta comparar isso, com eutanásia, especialmente quando já foi aqui discutido, documentado (não estamos a falar de opiniões) o que é a eutanásia, em que situações se aplica e qual é a linha que separa a eutanásia de homicídio.

Muito triste mesmo.

O foco aqui é a questão cultural da eutanásia, que não abordas, e é sempre preterido.

a questão é que a legalização e aceitação cultural da eutanásia muda a forma como vemos os idosos e doentes

não tem, no entanto...

outro exemplo, do qual não tenho neste momento link, há países em que a partir de determinada idade se um doente precisar de hemodiálise simples ou a paga se tiver dinheiro para isso ou então bem que morre porque o estado não lha dá.

e a legalização e posterior normalização cultural da eutanásia vai fazer que o direito à eutanásia facilmente se torne num dever social perante o resto da sociedade, o doente passará a ter além do direito à eutanásia o dever social de pedir a eutanásia para não ser um peso para a sociedade

Isso acontece frequentemente com portugueses pelo mundo, que nessa hora regressam imediatamente a Portugal.

Como os holandeses idosos que saem da Holanda, sabendo como irão ser tratados...

não tem, no entanto...

outro exemplo, do qual não tenho neste momento link, há países em que a partir de determinada idade se um doente precisar de hemodiálise simplesmente ou a paga se tiver dinheiro para isso ou então bem que morre porque o estado não lha dá.

E a eugenia é bem a cara de movimentos materialistas actuais, com foco na qualidade de vida, da imagem, da produtividade, do racionamento dos recursos...

Consegues mostrar que as diferenças culturais entre a espanha/itália e a holanda a que "El jefe de epidemiología clínica del Centro Médico de la Universidad de Leiden" se refere começaram ou acentuaram-se com a legalização da eutanásia na holanda? Acho que não, mas tenta aí...

Consegues mostrar que as diferenças culturais entre a espanha/itália e a holanda a que "El jefe de epidemiología clínica del Centro Médico de la Universidad de Leiden" se refere começaram ou acentuaram-se com a legalização da eutanásia na holanda? Acho que não, mas tenta aí...

A cultura é um conceito bastante lato, que demora imenso tempo a modificar e é difícil isolar variáveis.

Seria como dizer que as alterações climáticas são resultado directo das emissões pela actividade humana.

posso dar indicios, demonstração cabal demoraria pelo menos dezenas de horas a expor

os indicios podem ser desde o progressivo aumento dos casos de eutanasia, principalmente o progressiva aplicação da eutanasia sem o consentimento explicito do doente, o progressivo alargar e relaxamento das condições necessárias para alguém ser morto por eutanasia, até à proposta de lei para disponibilizar um comprimido de veneno para quem tiver mais de 70 anos se suicidar

e outros mais indicios existem

nada disto surge do nada, surge de uma mudança cultural proporcionada pela legalização e consequente normalização da aceitação da eutanasia

na problemática da eutanásia há uma distancia muito pequena, demasiado pequena, entre esta ser um direito legal e um dever social

não tem, no entanto...

Estamos neste momento a assistir a uma pandemia mundial sem precedentes, apesar de a taxa de mortalidade ser relativamente baixa nao há sistema nacional de saude que consiga resistir a milhares de pessoas a procurar por ajuda ao mesmo tempo...é natural que vá chegar a uma certa altura em que os médicos mesmo que oficialmente ou nao, irao ter de decidir em quem vale a pena investir o tempo/recurso por provabilidades de essa mesma pessoa viver ou nao.

Isso é independente da eutanasia, por isso sim a comparacao é demasiado triste para conseguir explorar muito sob a forma de comentários.

como já disse antes, eu, enquanto pessoa, quero ter o direito de em caso de decidir por termo a minha vida, por nao ter mais solucao.
Consegues explicar porque razao haverei eu de estar privado dessa liberdade?

Voltar
Superior