claro que a legalização da eutanasia cria vários problemas novos
um deles é que a implantação de cuidados paliativos vai tender a diminuir
Fantasia tua. Não vejo qualquer causa - efeito aqui. Como dizes a maior parte das pessoas vai querer viver logo a tendência é estes serviços melhorarem, felizmente.
o maior e quase inevitável é que agora os familiares e a sociedade não podem pressionar o doente para ele pedir a morte, mas desde o momento em que essa possibilidade exista essa pressão pode e vai existir
Há gente m*rdosa em todo lado, mas esses que pressionam velhinhos a morrer eram todos gente boa. Foi o horror da legalização da eutanásia que lhes corrompeu a alma. [

]
aliás como as tuas palavras mostram não só vai existir como vai ser comum, facilmente passa a ser vista como a atitude correta a tomar perante a família e a sociedade e quem não pedir para morrer pode passar a ser visto pela família e pela sociedade, incluindo até pelo proprio, como sendo um cobarde inútil e egoista que quer continuar a viver apesar das despesas e do trabalho que dá
Como disse, uma decisão multifactorial. A minha realidade envolvente (familiar e societal) tem de pesar na decisão.
Se eu for um velho feliz e realizado, já te permites ver a minha escolha como ponderada/acertada?
ora o que se verifica quase sempre, é que mesmo nas maiores dificuldades, a enorme maioria das pessoas quer viver
e a enorme maioria das suas famílias querem que eles vivam também. Vês... não tens nada com que te preocupar!
isto tem ainda uma consequencia extremamente nociva, atualmente grande parte das pessoas em situação terminal ainda se sente desejada, acarinhada e amada pela família, pelos amigos, a eutanasia com o tempo irá induzir uma cultura, uma mentalidade que vai quase inevitavelmente corroer isso, a pessoa passará a sentir-se a mais, se tem a possibilidade de deixar de dar trabalho e despesa isso passará a ser a sua obrigação
não me parece que seja possível criar o direito a pedir a morte sem criar também o respectivo dever
Como se criou o dever a abortar? o dever de casar com pessoas do mesmo sexo? :sh)
não será para esta geração, em que a maioria dos mais velhos não aprovam a eutanásia, mas mudando as gerações a cultura muda e a eutanásia será um direito/dever que amargará o final de vida de todos, quando com boas condições apenas uma infima parte desejaria a eutanásia
Já vamos com tanta hipérbole... amargará o final de vida de todos? A eutanásia, mesmo nos países onde foi legalizada à anos, continua a ser uma solução para poucos e em condições bastante específicas. De onde tiras essa massificação da prática?
o problema é das boas co
a proposta de lei na holanda de disponibilizar um comprimido para todos os maiores de 70 anos se suicidem se e quando quiserem nunca surgiria se antes a cultura da eutanasia não tivesse feito o seu caminho
Concordo... antes da eutanásia não teria sido proposta.
as boas condições, dos cuidados paliativos, são caros e apenas cerca de 10 a 20% das pessoas em portugal acabam por ter acesso a eles (e com a legalização da eutanásia, solução barata, o panorama não irá melhorar)
Dizes tu. Sabes onde há melhores cuidados paliativos que em Portugal? Na Holanda.
se existirem bons cuidados paliativos e não existir distanásia o numero de pessoas a desejar a morte é residual, mas vivemos numa sociedade cada vez aonde cada vez mais domina uma mentalidade de um materialismo utilitarista e o resultado provavel disto é aquele que aqui explico, quem não for rentavel acabe por ser visto como descartavel e a pressão social para que essa pessoa morra seja cada vez maior
estranho e acho que revelador da falta de conhecimento e reflexão sobre estes assuntos é o debate maior ser sobre a eutanásia, que a pratica indica que em chegando a hora é desejada apenas por uma pequenissima parte das pessoas, e não sobre a criação e melhoria dos cuidados paliativos que quando chega a ocasião é a opção desejada por quase todos
Uma coisa não exclui a outra. Vamos melhorar os cuidados paliativos e procurar valorizar mais a população idosa. Vamos fazer com que a eutanásia seja apenas 1 de 500 opções mais atractivas. Mas se eu ainda quiser um comprimido para me matar aos 80 dêem-mo.
para resolver um problema que em criando as boas condições apenas afectaria uma infima parte das pessoas estamos a criar um problema que vai afectar a grande maioria das pessoas