Eutanásia

posso dar indicios, demonstração cabal demoraria pelo menos dezenas de horas a expor

Mas seria possível fazer-se então. Não creio.

os indicios podem ser desde o progressivo aumento dos casos de eutanasia, principalmente o progressiva aplicação da eutanasia sem o consentimento explicito do doente, o progressivo alargar e relaxamento das condições necessárias para alguém ser morto por eutanasia, até à proposta de lei para disponibilizar um comprimido de veneno para quem tiver mais de 70 anos se suicidar

Normal que haja um aumento, quando a eutanásia era anteriormente proibida. Nalguns casos o doente pode perder a capacidade de reafirmar o seu consentimento por agravamento do seu estado de saúde, mas sugerir que nunca terá dado o seu consentimento explícito em várias fases do processo é pura deturpação.

O relaxamento das condições, se percebo aquilo a que te referes, serve mais para permitir a eutanásia noutras situações que não de doença terminal... ou seja não estamos bem a falar de velhinhos aqui.

e outros mais indicios existem

nada disto surge do nada, surge de uma mudança cultural proporcionada pela legalização e consequente normalização da aceitação da eutanasia

na problemática da eutanásia há uma distancia muito pequena, demasiado pequena, entre esta ser um direito legal e um dever social

A distancia entre uma coisa e outra é enorme. E podia fazer o argumento ao contrário... de que o "dever social" vigente na nossa sociedade é o de extender ao máximo as vidas dos nossos velhinhos, mesmo que causando enorme sofrimento, para simples satisfação da nossa própria vontade e da nossa ideia do que é bom e correcto, aqui sim, sem consideração da vontade do nosso ente querido

6 coisos

Estamos neste momento a assistir a uma pandemia mundial sem precedentes, apesar de a taxa de mortalidade ser relativamente baixa nao há sistema nacional de saude que consiga resistir a milhares de pessoas a procurar por ajuda ao mesmo tempo...é natural que vá chegar a uma certa altura em que os médicos mesmo que oficialmente ou nao, irao ter de decidir em quem vale a pena investir o tempo/recurso por provabilidades de essa mesma pessoa viver ou nao.

Isso é independente da eutanasia, por isso sim a comparacao é demasiado triste para conseguir explorar muito sob a forma de comentários.

como já disse antes, eu, enquanto pessoa, quero ter o direito de em caso de decidir por termo a minha vida, por nao ter mais solucao.
Consegues explicar porque razao haverei eu de estar privado dessa liberdade?

essa decisão já o fazem há muito, não é de agora...agora com o covid é que veio à baila as maiores fragilidades do sistema.

mas tens casos em muitos hospitais publicos em que face a algumas patologias os médicos simplesmente optam por quem tenha mais tempo de vida e hipóteses de sobrevivencia.

o pessoal agora de forma mais abrangente tomar consciência disso é que é novidade.

mas isso é diferente de fazer, como fazem alguns paises, doentes com esta doença, acima de determinada idade não tratamos, deixamos morrer

deixei aí o exemplo da hemodiálise

quanto à questão do turboyoda já explanei os motivos para as minha reticencias em relação à legalização da eutanásia, não vou repetir tudo o que já disse neste tópico

quanto ao

dever social" vigente na nossa sociedade é o de extender ao máximo as vidas dos nossos velhinhos, mesmo que causando enorme sofrimento,

isso é distanásia, uma má prática médica, que me dizem ser infelizmente comum em Portugal, mas não devemos confundir a recusa da distanásia com a aceitação da eutanásia

Última edição:
Acho que ao colocares neste tópico questões que advêm da actual epidemia, foste tu que misturaste as coisas.

E eu não estou a misturar nada, estou simplesmente a apontar a desconsideração da vontade do paciente que é comum.

A realidade incontornável é só uma. Enquanto não houver opções, ninguém te pergunta como queres morrer. E enquanto não te perguntarem, seja qual for a tua opinião, ela não te trará grande consolo.

essa decisão já o fazem há muito, não é de agora...agora com o covid é que veio à baila as maiores fragilidades do sistema.

mas tens casos em muitos hospitais publicos em que face a algumas patologias os médicos simplesmente optam por quem tenha mais tempo de vida e hipóteses de sobrevivencia.

o pessoal agora de forma mais abrangente tomar consciência disso é que é novidade.

Sim claro que isso é normal, e por mais triste que possa parecer tem de ser assim, se não corremos o risco de tentar salvar toda a gente e acabarem por morrer todos.

Gostava era que me fosse dito, qual é que seria a razão para que se eu, com doença terminal e sem hipótese de recuperar, não possa ter o direito de querer por termo a minha vida.

Qualquer forma, eutanásia foi legalizada e quem é contra só vai ter de aprender lidar com isso.

Sim claro que isso é normal, e por mais triste que possa parecer tem de ser assim, se não corremos o risco de tentar salvar toda a gente e acabarem por morrer todos.

Gostava era que me fosse dito, qual é que seria a razão para que se eu, com doença terminal e sem hipótese de recuperar, não possa ter o direito de querer por termo a minha vida.

Qualquer forma, eutanásia foi legalizada e quem é contra só vai ter de aprender lidar com isso.

o processo de legalização ainda não está concluido

e a razão vais vê-la daqui a uns anos, quando quiseres viver, a grande maioria quer, mas te irão fazer ver, com subtileza ou grosseiramente, que a tua obrigação é pedir para morreres, quando perceberes que juntamente com o direito tens também uma obrigação perante os teus filhos ou outros familiares e a sociedade, mas aí já será demasiado tarde

e não precisar de ser uma doença terminal, basta dares trabalho e despesa

e a razão vais vê-la daqui a uns anos, quando quiseres viver, a grande maioria quer, mas te irão fazer ver, com subtileza ou grosseiramente, que a tua obrigação é pedir para morreres, quando perceberes que juntamente com o direito tens também uma obrigação perante os teus filhos ou outros familiares e a sociedade, mas aí já será demasiado tarde

Estás a querer prever uma regra com base em quê? Nalgumas excepções? Não há qualquer motivo para acreditar no que profetizas. Mas agora a maioria dos velhotes na Holanda são eutanasiados, é? Não sabia... E a grande percentagem dos que são, na realidade não queriam ser? Também não sabia...

Agora tens a obrigação de ficar vivo... Depois, terás a obrigação de morrer. Que se f*da o senso comum!

Isso é falta de fé na nossa capacidade de manter convicções ou, pelo contrário, é fé a mais na nossa capacidade de por o bem estar de terceiros a frente do nosso? Pergunta séria.

Com que idade se começaria a por em causa a capacidade de uma pessoa agir em interesse próprio? 60? 70? E porque é que a "obrigação" que eu possa sentir perante os meus filhos não pode estar perfeitamente alinhada com aquilo que é a minha vontade? Mais importante ainda... qual é o mal se essa "obrigação" tiver sido um factor de peso na MINHA decisão?

Sim não está totalmente legalizada, haverão muitas coisas a modar, muitas arestas para limar até lá chegarmos, mas já deram o passo e isso é como sempre o mais importante, neste caso para vivermos numa sociedade mais justa e acima de tudo com mais amor e compaixão por aqueles que estão a sofrer apenas a espera do dia da sua morte.

As tuas tentativas de adivinhar, não passam disso, tentativas tal como qualquer outra pessoa que joga no euro milhões, a maioria nunca acerta.

Talvez, no futuro, venhas a ser tu que vais ver a razão para a eutanásia ser legal, ao pedires para ter a liberdade de partir por estares numa cama, a sofrer horrores e não haver mais nada a não ser a morte.
Enquanto isso, vais continuando ali, deitado na cama, como um vegetal, sem te poderes mexer, olhas para os teus entes queridos que sofrem tanto ou mais que tu e só pensas na imagem que eles irão ficar nas suas cabeças de ti e por menos que eles próprios queiram aceitar, a imagem será de ti ali...

Não te desejo a ti nem a ninguém esse fim, nem tão pouco algo similar, mas que são imensos os casos similares, acredita que são.

Sim não está totalmente legalizada, haverão muitas coisas a modar, muitas arestas para limar até lá chegarmos, mas já deram o passo e isso é como sempre o mais importante, neste caso para vivermos numa sociedade mais justa e acima de tudo com mais amor e compaixão por aqueles que estão a sofrer apenas a espera do dia da sua morte.

As tuas tentativas de adivinhar, não passam disso, tentativas tal como qualquer outra pessoa que joga no euro milhões, a maioria nunca acerta.

Talvez, no futuro, venhas a ser tu que vais ver a razão para a eutanásia ser legal, ao pedires para ter a liberdade de partir por estares numa cama, a sofrer horrores e não haver mais nada a não ser a morte.
Enquanto isso, vais continuando ali, deitado na cama, como um vegetal, sem te poderes mexer, olhas para os teus entes queridos que sofrem tanto ou mais que tu e só pensas na imagem que eles irão ficar nas suas cabeças de ti e por menos que eles próprios queiram aceitar, a imagem será de ti ali...

Não te desejo a ti nem a ninguém esse fim, nem tão pouco algo similar, mas que são imensos os casos similares, acredita que são.

pelos dados estatisticos serão cerca de 1/10 dos que desejam viver mas serão empurrados para pedir a eutanásia, porque será uma obrigação e porque existirá um desinvestimento em cuidados paliativos

bem... quem tem dinheiro provavelmente terá acesso a eles, para os outros haverá a eutanásia, cada vez mais obrigatória

Estás a querer prever uma regra com base em quê? Nalgumas excepções? Não há qualquer motivo para acreditar no que profetizas. Mas agora a maioria dos velhotes na Holanda são eutanasiados, é? Não sabia... E a grande percentagem dos que são, na realidade não queriam ser? Também não sabia...

Agora tens a obrigação de ficar vivo... Depois, terás a obrigação de morrer. Que se f*da o senso comum!

Isso é falta de fé na nossa capacidade de manter convicções ou, pelo contrário, é fé a mais na nossa capacidade de por o bem estar de terceiros a frente do nosso? Pergunta séria.

Com que idade se começaria a por em causa a capacidade de uma pessoa agir em interesse próprio? 60? 70? E porque é que a "obrigação" que eu possa sentir perante os meus filhos não pode estar perfeitamente alinhada com aquilo que é a minha vontade? Mais importante ainda... qual é o mal se essa "obrigação" tiver sido um factor de peso na MINHA decisão?

Chiça Qrod... o teu último parágrafo assusta-me... pensas mesmo isso ou foi calor do momento?

pelos dados estatisticos serão cerca de 1/10 dos que desejam viver mas serão empurrados para pedir a eutanásia, porque será uma obrigação e porque existirá um desinvestimento em cuidados paliativos

bem... quem tem dinheiro provavelmente terá acesso a eles, para os outros haverá a eutanásia, cada vez mais obrigatória

Isso são apenas previsões bacocas que pouco ou nada valem.

Agora não me respondeste, e se fores tu, numa situação terminal, sem hipótese de sobrevivência... Com a tua família em sofrimento porque te está a ver, dia após dia a ir embora mas para além de não poderem fazer nada para te ajudar, ninguém pode.
Todos os dias, dia após dia, a espera que tu vás, não poque te desejam a morte mas porque sabem que o sofrimento é tanto que e que esse é injustificado porque já não há mais nada.
Que me dizes? Vais continuar a querer viver até ao último segundo? Mesmo sabendo que não tens mais hipóteses e que não passas de apenas uma carcaça que ainda tem alguns sinais vitais?

Chiça Qrod... o teu último parágrafo assusta-me... pensas mesmo isso ou foi calor do momento?

Não há "calor do momento" num fórum da internet. Pelo menos não comigo [:D].

Ora bem... todas as decisões que tomamos diariamente, principalmente as mais sérias/importantes resultam de uma ponderação de vários factores. Não me parece que eu seja especial neste aspecto. Embora defenda que a decisão de recorrer ou não a eutanásia seja algo muito íntimo e pessoal, tenho a certeza de que se eu me vir numa situação onde tenho que tomar essa decisão, vou ter em consideração os sentimentos dos meus familiares e amigos mais próximos. Haverá sempre muita emotividade na decisão. Não vejo onde é que essa emotividade me desautoriza.

Nessa altura (espero que daqui muitos muitos anos) olharei também para o estado da nossa sociedade e para a minha percepção daquilo que é o meu lugar nela. É possível que haja ainda muito a fazer para dignificar a velhice ou a melhorar em termos de cuidados paliativos. O facto de não estarem reunidas todas as condições societais ideais não deveria retirar-me a opção de fazer um early checkout.

Imaginemos agora que a minha família não me ama... odeia-me, trata-me mal, se pudessem roubávam-me a reforma, mas não tenho mais ninguém para cuidar de mim. Ou então que eu sou o pior c*brão que já percorreu a terra e todos, merecidamente, me abandonaram. Estou só. Tenho uma existência miserável. Toda a gente acha que eu devia morrer e deixar de dar tabalho. É impossível que isso não pese na minha decisão, mas invalida a minha capacidade de a poder tomar? E não legalizar a eutanásia ajudaria a minha situação como exactamente?

O que é demais evidente para mim é que obtar por não legalizar a eutanásia, não resolve nenhum problema. E a sua legalização, na realidade, não cria problemas novos. Questões de ordem legal? Certamente. Mas deterioração de valores morais? Acho que não. Tudo problemas que já existem.

claro que a legalização da eutanasia cria vários problemas novos

um deles é que a implantação de cuidados paliativos vai tender a diminuir

o maior e quase inevitável é que agora os familiares e a sociedade não podem pressionar o doente para ele pedir a morte, mas desde o momento em que essa possibilidade exista essa pressão pode e vai existir

aliás como as tuas palavras mostram não só vai existir como vai ser comum, facilmente passa a ser vista como a atitude correta a tomar perante a família e a sociedade e quem não pedir para morrer pode passar a ser visto pela família e pela sociedade, incluindo até pelo proprio, como sendo um cobarde inútil e egoista que quer continuar a viver apesar das despesas e do trabalho que dá

ora o que se verifica quase sempre, é que mesmo nas maiores dificuldades, a enorme maioria das pessoas quer viver

isto tem ainda uma consequencia extremamente nociva, atualmente grande parte das pessoas em situação terminal ainda se sente desejada, acarinhada e amada pela família, pelos amigos, a eutanasia com o tempo irá induzir uma cultura, uma mentalidade que vai quase inevitavelmente corroer isso, a pessoa passará a sentir-se a mais, se tem a possibilidade de deixar de dar trabalho e despesa isso passará a ser a sua obrigação

não me parece que seja possível criar o direito a pedir a morte sem criar também o respectivo dever

não será para esta geração, em que a maioria dos mais velhos não aprovam a eutanásia, mas mudando as gerações a cultura muda e a eutanásia será um direito/dever que amargará o final de vida de todos, quando com boas condições apenas uma infima parte desejaria a eutanásia

o problema é das boas co
a proposta de lei na holanda de disponibilizar um comprimido para todos os maiores de 70 anos se suicidem se e quando quiserem nunca surgiria se antes a cultura da eutanasia não tivesse feito o seu caminho

as boas condições, dos cuidados paliativos, são caros e apenas cerca de 10 a 20% das pessoas em portugal acabam por ter acesso a eles (e com a legalização da eutanásia, solução barata, o panorama não irá melhorar)

se existirem bons cuidados paliativos e não existir distanásia o numero de pessoas a desejar a morte é residual, mas vivemos numa sociedade cada vez aonde cada vez mais domina uma mentalidade de um materialismo utilitarista e o resultado provavel disto é aquele que aqui explico, quem não for rentavel acabe por ser visto como descartavel e a pressão social para que essa pessoa morra seja cada vez maior

estranho e acho que revelador da falta de conhecimento e reflexão sobre estes assuntos é o debate maior ser sobre a eutanásia, que a pratica indica que em chegando a hora é desejada apenas por uma pequenissima parte das pessoas, e não sobre a criação e melhoria dos cuidados paliativos que quando chega a ocasião é a opção desejada por quase todos

para resolver um problema que em criando as boas condições apenas afectaria uma infima parte das pessoas estamos a criar um problema que vai afectar a grande maioria das pessoas

claro que a legalização da eutanasia cria vários problemas novos

um deles é que a implantação de cuidados paliativos vai tender a diminuir

Fantasia tua. Não vejo qualquer causa - efeito aqui. Como dizes a maior parte das pessoas vai querer viver logo a tendência é estes serviços melhorarem, felizmente.

o maior e quase inevitável é que agora os familiares e a sociedade não podem pressionar o doente para ele pedir a morte, mas desde o momento em que essa possibilidade exista essa pressão pode e vai existir

Há gente m*rdosa em todo lado, mas esses que pressionam velhinhos a morrer eram todos gente boa. Foi o horror da legalização da eutanásia que lhes corrompeu a alma. [:D]

aliás como as tuas palavras mostram não só vai existir como vai ser comum, facilmente passa a ser vista como a atitude correta a tomar perante a família e a sociedade e quem não pedir para morrer pode passar a ser visto pela família e pela sociedade, incluindo até pelo proprio, como sendo um cobarde inútil e egoista que quer continuar a viver apesar das despesas e do trabalho que dá

Como disse, uma decisão multifactorial. A minha realidade envolvente (familiar e societal) tem de pesar na decisão.
Se eu for um velho feliz e realizado, já te permites ver a minha escolha como ponderada/acertada?

ora o que se verifica quase sempre, é que mesmo nas maiores dificuldades, a enorme maioria das pessoas quer viver

e a enorme maioria das suas famílias querem que eles vivam também. Vês... não tens nada com que te preocupar!

isto tem ainda uma consequencia extremamente nociva, atualmente grande parte das pessoas em situação terminal ainda se sente desejada, acarinhada e amada pela família, pelos amigos, a eutanasia com o tempo irá induzir uma cultura, uma mentalidade que vai quase inevitavelmente corroer isso, a pessoa passará a sentir-se a mais, se tem a possibilidade de deixar de dar trabalho e despesa isso passará a ser a sua obrigação

não me parece que seja possível criar o direito a pedir a morte sem criar também o respectivo dever
Como se criou o dever a abortar? o dever de casar com pessoas do mesmo sexo? :sh)

não será para esta geração, em que a maioria dos mais velhos não aprovam a eutanásia, mas mudando as gerações a cultura muda e a eutanásia será um direito/dever que amargará o final de vida de todos, quando com boas condições apenas uma infima parte desejaria a eutanásia

Já vamos com tanta hipérbole... amargará o final de vida de todos? A eutanásia, mesmo nos países onde foi legalizada à anos, continua a ser uma solução para poucos e em condições bastante específicas. De onde tiras essa massificação da prática?

o problema é das boas co
a proposta de lei na holanda de disponibilizar um comprimido para todos os maiores de 70 anos se suicidem se e quando quiserem nunca surgiria se antes a cultura da eutanasia não tivesse feito o seu caminho

Concordo... antes da eutanásia não teria sido proposta.

as boas condições, dos cuidados paliativos, são caros e apenas cerca de 10 a 20% das pessoas em portugal acabam por ter acesso a eles (e com a legalização da eutanásia, solução barata, o panorama não irá melhorar)

Dizes tu. Sabes onde há melhores cuidados paliativos que em Portugal? Na Holanda.

se existirem bons cuidados paliativos e não existir distanásia o numero de pessoas a desejar a morte é residual, mas vivemos numa sociedade cada vez aonde cada vez mais domina uma mentalidade de um materialismo utilitarista e o resultado provavel disto é aquele que aqui explico, quem não for rentavel acabe por ser visto como descartavel e a pressão social para que essa pessoa morra seja cada vez maior

estranho e acho que revelador da falta de conhecimento e reflexão sobre estes assuntos é o debate maior ser sobre a eutanásia, que a pratica indica que em chegando a hora é desejada apenas por uma pequenissima parte das pessoas, e não sobre a criação e melhoria dos cuidados paliativos que quando chega a ocasião é a opção desejada por quase todos

Uma coisa não exclui a outra. Vamos melhorar os cuidados paliativos e procurar valorizar mais a população idosa. Vamos fazer com que a eutanásia seja apenas 1 de 500 opções mais atractivas. Mas se eu ainda quiser um comprimido para me matar aos 80 dêem-mo.

para resolver um problema que em criando as boas condições apenas afectaria uma infima parte das pessoas estamos a criar um problema que vai afectar a grande maioria das pessoas

Mas que visão apocalíptica que tu tens.

o estado portugues tem uma divida pesada para pagar, cuidados paliativos são caros, matar um doente poupa dinheiro, logo...

não espero convencer ninguém, duvido muito que consiga, acho que não consigo convencer ninguém

mas também duvido muito que com a mudança de gerações esta cultura não se instale e o mais provavel é que o direito à eutanasia venha a ser também um dever do doente

tomara eu estar errado neste assunto, mas a probabilidade de estar não é grande

o estado portugues tem uma divida pesada para pagar, cuidados paliativos são caros, matar um doente poupa dinheiro, logo...

não espero convencer ninguém, duvido muito que consiga, acho que não consigo convencer ninguém

mas também duvido muito que com a mudança de gerações esta cultura não se instale e o mais provavel é que o direito à eutanasia venha a ser também um dever do doente

Fonte?

Ter direito é diferente de ser obrigatório.

falo de uma obrigação social, moral

não há fonte, é aquilo que me parece natural na evolução da sociedade

ninguém gosta de se sentir um peso para os outros, em existindo a possibilidade de não o ser muitos sentirão que o seu dever final perante o filhos, a quem dedicou a vida, é não ser um peso que os prejudica nesta sociedade ultra competitiva

e isso implica pedir a eutanásia, já que esta está disponivel, não a pedir será visto como um egoismo cobarde de um velho/doente inutil que já não tem esperança e só dá trabalho e despesa

e os exemplos de muitos outros servirão de pressão da sociedade sobre esses doentes

falo de uma obrigação social, moral

não há fonte, é aquilo que me parece natural na evolução da sociedade

ninguém gosta de se sentir um peso para os outros, em existindo a possibilidade de não o ser muitos sentirão que o seu dever final perante o filhos, a quem dedicou a vida, é não ser um peso que os prejudica nesta sociedade ultra competitiva

e isso implica pedir a eutanásia, já que esta está disponivel, não a pedir será visto como um egoismo cobarde de um velho/doente inutil que já não tem esperança e só dá trabalho e despesa

e os exemplos de muitos outros servirão de pressão da sociedade sobre esses doentes

O que está a bold será, a meu ver, completamente mentira na esmagadora maioria dos casos. Ainda bem.

Mas digamos que eu sinto essa "obrigação" moral... E não quero sentir que sou um peso para a minha família ou para o SNS (why not?). Acho que é um motivo completamente válido. Dificilmente será o único motivo a pesar na decisão, mas se for a minha vontade... qual é o problema?

Não sinto necessidade de continuar a bater na mesma tecla. Nunca estaremos de acordo.

Mais tentativas de adivinhacao do que será o futuro, mas eu vou ver se te dou algumas novidades...nao deveriam de ser novidades...

- Para haver eutanasia terá de haver concentimento da pessoa,
- Para haver eutanasia terá de se obedecer a determinados critérios,

A tua adivinhacao tem apenas tem a ver com o medo que tens de um dia a tua familia te vir a fazer isso e te tentar convencer que o melhor é ires... Mesmo numa situacao dessas tens de ser tu a concordar, a pedir e continuas a ter de obedecer a esses mesmo critérios.

Hoje, as pessoas que querem ter o direito de ir tem de ter dinheiro suficiente para conseguirem sair do país e conseguir ver o seu desejo satisfeito, outros, sem dinheiro para tal, tem de gramar com mais um tubo enfiado pelo c* acima que lhes vai permitir viver nem que seja mais um minuto do que aquilo que eles próprios queriam.

Nao me conseguiste responder, no dia em que fores tu a achar que já nao vale a pena continuar mais no sofrimento? Nao vais querer ter essa mesma liberdade?

Quanto aos custos, vem aí a próxima novidade...

Hoje, nos hospitais de todo o mundo, quando os médicos veem que nao há esperanca, desligam as máquinas, o que faz com que a pessoa morra, nao é só em Portugal por ter uma divida para pagar, é em todo o mundo caso contrário terias muitas pessoas ligadas ás maquinas anos e anos a fio.

Última edição:
Voltar
Superior