Eutanásia

O maior medo é saber que ele é médico.

Mudando tema: se fosse a referendo, eu votada a favor.
Refleti e bastou-me ver um doente paliativo para ter a certeza que, basta 1 pessoa a querer, teria de ser despenalizado.
E votava eu e a maioria das pessoas deste país.
Solução sensata de não ter ido a referendo.

O PAN, mais uma vez, a mostrar que é um partido pequeno mas muito grande!!!

O PAN representa aquelas empresas em que poucas pessoas brilhantes conseguem segurar uma empresa, o resto é paisagem. Orgulho!

Vitória para a democracia.

De que cor é a tshirt do teu cão?

Na questão dos cães e dos animais perdoe-me a insensibilidade, mas quase não faz sentido sequer existirem canis públicos. São um custo estupido que os impostos dos contribuintes não deviam suportar.

Cão abandonado, sem chip para identificar o dono? Abatido e vendido para carne na asia
Cão solto/fugido na rua, com chip e dono identificável? Coima significativa
Cão abandonado, com chip para identificar o dono? Coima de milhares de €

Tem algum jeito ter os bichos todos infelizes nos canis, presos em jaulas de 50x50cm?! É isso e a quantidade de gato vadio que há nas aldeias.

Eu adoro animais, e devo ter mais animais que grande parte das pessoas que aqui comentou juntas, dou-lhes as melhores condições enquanto vivos, mato-os rápido no final do ciclo, e assim é, o ciclo da vida. Até no rei leão isto se aprende.

E quem são esses? Conheces algum?

Eu por exemplo afirmo que eutanásia é matar e sou contra a pena de morte.

Eu conheço pessoalmente alguns. Caraterísticas comuns: Católicos, fãs de touradas, de direita (especialmente cds e grandes fãs do ventura), racistas e homofóbicos.

O eleitorado típico do Ventura é assim. Não significa que sejam todos e também não significa que não haja gente à esquerda tipo bloquistas revolucionários a favor da pena de morte, mas a tendencia é essa.

Já toda a gente percebeu que o Não ia ser humilhado em referendo.
Sigam em frente! Hoje, historicamente, aprovou-se algo que dá poder ao indivíduo. Não é algo que aconteça todos os dias. E já vem tarde

Por acaso, tenho a sensação que em referendo o resultado não seria esse. Mas, nota, neste momento isso também não interessa. Os nossos representantes já resolveram, calma e paulatinamente, o assunto, que é, até, trivial, um entre muitos outros.
Seguimos em frente, claro. E percebo que entendas que a decisão é histórica. Se eu tivesse o teu ponto de vista também sentiria isso.
E aquelas situações relativamente às quais me compadecia e me suscitavam autentica misericórdia, poderão ter uma forma adicional de serem resolvidas... ainda que já antes o fossem... e não me agrade a institucionalização da morte, de um Estado que aceita e oferece a morte como solução para o que quer que seja.
Pontos de vista.
Cumpts,

Tens de deixar de te focar no Facebook. Um desmentido categórico da tua afirmação: https://poligrafo.sapo.pt/fact-chec...constava-de-nenhum-programa-eleitoral-em-2019

Isso só confirma aquilo que eu disse, não desmente nada.
Nos 2 principais partidos que aprovaram a eutanásia o assunto não existiu na campanha eleitoral, nem antes nem depois. Os votantes de quase 90% dos partidos sabem que isso não era sequer assunto e de repente o PS aparece com o tema com uma urgência estranha?
Fretes políticos num tema destes é asqueroso, mas só temos o que merecemos, nada mais.
Espero que no fim aquelas bestas quadradas que frequentam o nosso parlamento consigam pelo menos fazer uma lei que proteja as pessoas e que não transforme este país num matadouro estilo Holanda.

Isso só confirma aquilo que eu disse, não desmente nada.
Nos 2 principais partidos que aprovaram a eutanásia o assunto não existiu na campanha eleitoral, nem antes nem depois. Os votantes de quase 90% dos partidos sabem que isso não era sequer assunto e de repente o PS aparece com o tema com uma urgência estranha?
Fretes políticos num tema destes é asqueroso, mas só temos o que merecemos, nada mais.
Espero que no fim aquelas bestas quadradas que frequentam o nosso parlamento consigam pelo menos fazer uma lei que proteja as pessoas e que não transforme este país num matadouro estilo Holanda.

Não desmente? Disseste que não fazia parte das propostas eleitorais de nenhum partido: erro.
E depois parece que os partidos não podem discutir nada que não faça parte das propostas de TODOS eles, ou dos que estão na liderança: segundo erro. Então este nem merece mais comentários.

Fica claro que os partidos aprovaram porque, melhor do que tu e eu, perceberam qual seria o sentido de voto do eleitorado.
Está aprovado; as pessoas passam a poder escolher. Aguentem. Ou emigrem.

Não desmente? Disseste que não fazia parte das propostas eleitorais de nenhum partido: erro.
E depois parece que os partidos não podem discutir nada que não faça parte das propostas de TODOS eles, ou dos que estão na liderança: segundo erro. Então este nem merece mais comentários.

Fica claro que os partidos aprovaram porque, melhor do que tu e eu, perceberam qual seria o sentido de voto do eleitorado.
Está aprovado; as pessoas passam a poder escolher. Aguentem. Ou emigrem.
Passam a poder escolher o quê?

Tive um caso próximo de situação de fase terminal de vida de uma pessoa que queria viver e queria cuidados paliativos de qualidade, que não lhe deram.

Estás a dizer que se fosse para morrer já teria mais hipótese de ver o pedido aceite?

É esta a escolha?

Na questão dos cães e dos animais perdoe-me a insensibilidade, mas quase não faz sentido sequer existirem canis públicos. São um custo estupido que os impostos dos contribuintes não deviam suportar.

Cão abandonado, sem chip para identificar o dono? Abatido e vendido para carne na asia
Cão solto/fugido na rua, com chip e dono identificável? Coima significativa
Cão abandonado, com chip para identificar o dono? Coima de milhares de €

Tem algum jeito ter os bichos todos infelizes nos canis, presos em jaulas de 50x50cm?! É isso e a quantidade de gato vadio que há nas aldeias.

Eu adoro animais, e devo ter mais animais que grande parte das pessoas que aqui comentou juntas, dou-lhes as melhores condições enquanto vivos, mato-os rápido no final do ciclo, e assim é, o ciclo da vida. Até no rei leão isto se aprende.

O ser humano domesticou o cão para depois o descartar e desfazer como se fossem pedras no sapato.

Que bonito. :)

Ainda nem que não nos representas e és só mais um grão de areia na praia.

Passam a poder escolher o quê?

Tive um caso próximo de situação de fase terminal de vida de uma pessoa que queria viver e queria cuidados paliativos de qualidade, que não lhe deram.

Estás a dizer que se fosse para morrer já teria mais hipótese de ver o pedido aceite?

É esta a escolha?

Sabes bem que uma coisa não invalida a outra. Ainda assim escudas-te nisso porque não existem muitas mais bóias a que te possas agarrar.

Sabes bem que uma coisa não invalida a outra. Ainda assim escudas-te nisso porque não existem muitas mais bóias a que te possas agarrar.
??

Não deves ter percebido a minha questão.

Se é legítimo recusar cuidados efectivamente paliativos, faz sentido que não seja recusada a eutanásia?

Estás a dizer que pouco importa as soluções efectivamente disponibilizadas desde que a eutanásia esteja sempre garantida, nos termos pprevistos claro?

O ser humano domesticou o cão para depois o descartar e desfazer como se fossem pedras no sapato.

Que bonito. :)

Ainda nem que não nos representas e és só mais um grão de areia na praia.

Quem faz dos cães gatos sapato são urbanitas que os levam para dentro de apartamentos e os vestem com trapinhos. A ser cão que seja com qualidade de vida, com espaço de jardim para correr e ser livre, e não para andar atrelado 30 minutos ao final da tarde enquanto o dono fuma um cigarro.

Claro que não represento nem podia representar portugueses, sou honesto e pragmático, os portugueses não gostam disso.

Tu que dizes gostar de animais, explica-me sinceramente que vida levam os cães nos canis.

??

Não deves ter percebido a minha questão.

Se é legítimo recusar cuidados efectivamente paliativos, faz sentido que não seja recusada a eutanásia?

Estás a dizer que pouco importa as soluções efectivamente disponibilizadas desde que a eutanásia esteja sempre garantida, nos termos pprevistos claro?

O que eu escrevi é que uma coisa não invalida a outra, como queres fazer passar. Se os cuidados paliativos não foram os adequados, isso é uma falha nos cuidados e nada tem a ver com o direito de alguém a morrer com a dignidade que acha adequada.
Seja essa dignidade pedir a morte enquanto tem faculdades para isso, ou se decide prolongar a vida pelo máximo de tempo possível, mesmo que isso não seja viver.

Mantenham-se dentro dos limites do tópico.
Casos de bullying e discussão sobre como a sociedade trata os animais, em geral, não pertencem aqui.
Obrigado.

O que eu escrevi é que uma coisa não invalida a outra, como queres fazer passar. Se os cuidados paliativos não foram os adequados, isso é uma falha nos cuidados e nada tem a ver com o direito de alguém a morrer com a dignidade que acha adequada.
Seja essa dignidade pedir a morte enquanto tem faculdades para isso, ou se decide prolongar a vida pelo máximo de tempo possível, mesmo que isso não seja viver.
Não percebeste ou eu não me expressei bem.

Uma pessoa em término de vida passará a ter duas opções teóricas. Ter cuidados paliativos ou pedir a morte, certo?

Para poder escolher não tem de ter as duas opções disponíveis?

Imagina que eu quero cuidados paliativos, mas o que me arranjam é algo a fingir, como muitas vezes fazem. Achas que isso não influencia as decisões? Eu posso pensar, bom para ter cuidados destes mais vale morrer...

Voltar
Superior