Eutanásia

A tua opinião, a minha ou de terceiros só é pedida ou achada se o nome estiver no Registo Nacional de Não Dadores[:cool:]

Eu quis dizer a opinião pessoal da pessoa em vida. Tem gente que prefere ser cremado, tem gente que prefere eutanásia. Tem gente que não doaria os órgãos. Para mim ia contar a opinião que a pessoa me falou em vida. Se eu soubesse.

Eu quis dizer a opinião pessoal da pessoa em vida. Tem gente que prefere ser cremado, tem gente que prefere eutanásia. Tem gente que não doaria os órgãos. Para mim ia contar a opinião que a pessoa me falou em vida. Se eu soubesse.

A opinião de uma pessoa pode mudar com o tempo. A questão da eutanásia, na minha perspectiva, só pode andar se a pessoa estiver consciente para emitir um pedido/opinião/desejo "na hora".

É uma situação difícil de opinar. Um parente por exemplo que vai viver como um vegetal e nunca mais acordar. Vivendo eternamente por aparelhos. Eu não teria coragem de permitir. Acho que perguntaria aos parentes em vida a opinião deles. Caso virasse um vegetal você autorizaria? Se sim eu também. Podia fazer igual a doação de órgãos perguntar a opinião. Caso um dia acontecesse algo.
Nesse caso a ortotanasia poderia servir.

Isso é. Mas eutanásia não é assistência de forma nenhuma, é algo activo accionado por terceiros para provocar deliberadamente a morte. É um assassínio supostamente consentido.

Figure-Change-in-number-of-assisted-deaths-in-countries-and-US-states-that-have.png

Última edição:
que não se confunda a rejeição da distanasia com a aceitação da eutanasia

o maior perigo da eutanásia é ela vir a torna-se uma obrigação moral e é isto que explica a subida consistente do numero de eutanasias nos paises aonde esta tem sido aprovada

a dada altura a eutanásia já não é apenas um direito das pessoas, uma opção que lhe é dada, começa a ser uma obrigação moral

o conceito de obrigação moral pode não ser de fácil compreensão para todos, mas com o tempo dá-se uma mudança cultural e muitos sentirão que pedir a morte é o seu dever para não serem um peso para aqueles que mais amam

Última edição:
Isso é. Mas eutanásia não é assistência de forma nenhuma, é algo activo accionado por terceiros para provocar deliberadamente a morte. É um assassínio supostamente consentido.

É algo que é accionado pela própria pessoa, tem de ser a própria pessoa que esteja em situação de sofrimento prolongado a espera da morte!!

Não é o teu vizinho que vai dizer que quer a eutanásia para ti, és tu!!

É uma decisão de quem está em sofrimento e que não afecta mais ninguém! Não estou a ver quais são os argumentos contra.

que não se confunda a rejeição da distanasia com a aceitação da eutanasia

o maior perigo da eutanásia é ela vir a torna-se uma obrigação moral e é isto que explica a subida consistente do numero de eutanasias nos paises aonde esta tem sido aprovada

a dada altura a eutanásia já não é apenas um direito das pessoas, uma opção que lhe é dada, começa a ser uma obrigação moral

o conceito de obrigação moral pode não ser de fácil compreensão para todos, mas com o tempo dá-se uma mudança cultural e muitos sentirão que pedir a morte é o seu dever para não serem um peso para aqueles que mais amam
Infelizmente este raciocínio é algo que vai muito para além do básico. É fácil de ver como ninguém aborda essa perspectiva.

Todos entendem como direito e liberdade individual e não conseguem ver a consequência cultural.

É algo que é accionado pela própria pessoa, tem de ser a própria pessoa que esteja em situação de sofrimento prolongado a espera da morte!!

Não é o teu vizinho que vai dizer que quer a eutanásia para ti, és tu!!

É uma decisão de quem está em sofrimento e que não afecta mais ninguém! Não estou a ver quais são os argumentos contra.
Não percebeste. É como um assassínio por encomenda. Se eu não o posso fazer, então peço a alguém que o faça por mim.

Alguém vai ter de puxar o gatilho e esse alguém não será o próprio. E tudo legalmente.

Última edição:

Dame algumas razões para se uma pessoa estiver mentalmente sã, em sofrimento prolongado sem possibilidade de recuperação até à sua morte, não poder escolher morrer agora e acabar com esse sofrimento.

É ainda não houve ninguém que me tivesse dado um argumento suficientemente bom para eu ficar a pensar "epah realmente secalhar não é boa ideia, afinal o melhor é continuarmos a dar medicação a esta senhora para ela continuar viva e a sofrer enquanto espera pela morte certa..."

Não percebeste. É como um assassínio por encomenda. Se eu não o posso fazer, então peço a alguém que o faça por mim.

Alguém vai ter de picar o gatilho e esse alguém não será o próprio. E tudo legalmente.

Sim alguém te vai dar uma pica que vai provocar a morte e acabar com o sofrimento que estás a ter e que não haverá forma de saíres dele a não ser quando o teu corpo finalmente desistir e ires com os porcos.

É preferível deixar as pessoas sofrer a espera da morte ou permitir que estas vão em paz e de forma digna?

Sim alguém te vai dar uma pica que vai provocar a morte e acabar com o sofrimento que estás a ter e que não haverá forma de saíres dele a não ser quando o teu corpo finalmente desistir e ires com os porcos.

É preferível deixar as pessoas sofrer a espera da morte ou permitir que estas vão em paz e de forma digna?
Ortotanasia.

Ainda bem que está cá o Dr. FMG para explicar a esses 99%.
Mas eu cá prefiro ouvir médicos com credibilidade.
Norberto canha e gentil Martins já vieram a público mostrar repugnio pela eutanásia, por exemplo.

Existem muitos outros. Mas como o que interessa é a quantidade e não a qualidade ...

Norberto canha e gentil Martins já vieram a público mostrar repugnio pela eutanásia, por exemplo.

Existem muitos outros. Mas como o que interessa é a quantidade e não a qualidade ...

Quais são as razões apresentadas?

Que não é a escolha individual de cada um que está em causa? que é apostar nos cuidados paliativos? Que havendo a possibilidade de escolher a morte medicamente assistida deixa de haver aposta nos cuidados paliativos? Que a aposta é na vida e não na morte (frase bonita mas que não diz nada)? Que havendo possibilidade de escolha todos vão optar por morrer e que irá ser imposto pela sociedade?

Última edição:
Quais são as razões apresentadas?

Que não é a escolha individual de cada um que está em causa? que é apostar nos cuidados paliativos? Que havendo a possibilidade de escolher a morte medicamente assistida deixa de haver aposta nos cuidados paliativos? Que a aposta é na vida e não na morte (frase bonita mas que não diz nada)? Que havendo possibilidade de escolha todos vão optar por morrer e que irá ser imposto pela sociedade?

Neste caso a Ripley deveria ter pegado num crucifixo e ter-lhe dito: 'Vamos apostar nos banhitos marioneta, no tratamento das chagas, nos analgésicos para te proporcionar uma ótima qualidade de vida! Não te parece melhor?'

Voltar
Superior