Eutanásia

No mundo ideal que estamos a falar qual é o nivel que estamos a falar?

E mesmo que sejam atingidos esses niveis, é possivel decidir pela eutanásia ou não? Já foi tudo feito e é sofrer até morrer
Nível? Actualmente nem sequer existem cuidados paliativos garantidos para doentes terminais quanto mais para os outros.

Começa a ser cansativo este assunto, por isso só vou escrever isto mais uma vez: Se houver APENAS UMA pessoa que, livremente (e vamos deixar os que não podem decidir de lado, porque para o que vou escrever não é relevante), por razões graves de saúde, decida que a vida que leva não é vida e que prefira, conscientemente, pôr término à mesma mas não o consiga fazer por si, essa pessoa deve ter acesso a uma opção legal, justa e misericordiosa, que lhe permita cumprir a sua vontade, sem penalização de terceiros.
Uma pessoa basta para que a lei faça sentido!
É isto que é a eutanásia.
Aprovem no geral e regulem na especialidade. Agora rejeitar só porque não concordam...bela comédia.

Concordo. Desde que seja nesses termos = envolver só uma pessoa.

Pelo menos espero que não envolva nenhum profissional de saúde.

Se é para morrer podem meter cangalheiros no processo, certo?

Quando o teu clube faz tudo o que pode para limitar e influenciar as liberdades dos outros e tu, como sócio, alinhas pelo mesmo diapasão, és um alvo a abater. Ideologias ditatoriais não têm lugar numa sociedade mais justa para todos.

Não vou atrás da caça mas se a caça se põe à frente dos pratos, arrisca-se a levar com o chumbo.

Se a religião não se tentar meter na minha vida, como tenta, eu não me meto na religião.

Por isso não leves a peito ou penses que é pessoal: simplesmente desprezo tudo aquilo que o clube de que fazes parte faz para tornar o mundo mais ignorante, injusto, xenófobo e ditatorial.

Resta-me, em meu nome, pedir-te desculpa por ter tornado o teu mundo mais ignorante, injusto, xenófobo e ditatorial, em especial quando comparadas as minhas intervenções e as tuas, a minha linguagem e a tua.
Enfim, tenta relevar e encontrar no teu magnânimo sentido de tolerância espaço para desculpares.
Cumpts,

Eu não sou religioso. É uma questão de ética e de valorizar a vida humana.
Lá por ser legal, não torna uma coisa certa.

O problema da eutanásia é as portas que abre.
E estar-se a construir a casa pelo telhado, quando há tanta coisa por fazer em termos de aliviar o sofrimento a quem tem doenças crónicas e incuráveis.

E os paradoxos que cria. É que por exemplo, não vejo ninguém a querer facilitar a vida aos deprimidos suicidas. É que o motivo para se suicidarem é encontrarem-se num sofrimento tal que a única saída que encontram é matarem-se.

Não percebo então tantos apelos à saúde mental e hot lines de suicidas, internamento compulsivo e essas coisas.

99% das pessoas continua a confundir qualidade dos cuidados paliativos com eutanásia...
E muitas pessoas ainda não perceberam a importância da existência de bons cuidados paliativos antes de pensarem em eutanásia.

Seria algo como pensar em pena de morte sem existirem prisões.

Seria algo como abater sem abrigo sem existirem casas de acolhimento.

Seria como abater esfomeados sem antes terem acesso a um prato de sopa.

A par com a eutanásia, no mínimo teriam de ser oferecidos bons cuidados paliativos, que não existem.

Eu não sou religioso. É uma questão de ética e de valorizar a vida humana.
Lá por ser legal, não torna uma coisa certa.

O problema da eutanásia é as portas que abre.
E estar-se a construir a casa pelo telhado, quando há tanta coisa por fazer em termos de aliviar o sofrimento a quem tem doenças crónicas e incuráveis.

E os paradoxos que cria. É que por exemplo, não vejo ninguém a querer facilitar a vida aos deprimidos suicidas. É que o motivo para se suicidarem é encontrarem-se num sofrimento tal que a única saída que encontram é matarem-se.

Não percebo então tantos apelos à saúde mental e hot lines de suicidas, internamento compulsivo e essas coisas.
E querem colocar nas mãos de terceiros, médicos decidirem sobre a morte de alguém.

De manhã anda o psiquiatra a querer ajudar esses deprimidos suicidas, para tentar aliviar o seu sofrimento e que consigam viver, mesmo que demore anos ou nunca resulte.

De tarde analisam os pedidos de eutanásia para ver que é que vão ajudar a morrer naquele mesmo dia.

Sou só eu que vejo algo muito errado aqui?

Quero decidir o tipo de cultura para o meu país e não quero uma cultura de eutanásia.

Qual cultura?

Não é uma questão de cultura!!!

Não há cura e as pessoas estão em sofrimento constante, enquanto esperam que o seu corpo desista e finalmente morram.
E tens N doenças em situações similares, doenças que não existe cura e não há forma de dar a volta, nem a porcaria dos voltaren e afins fazem seja o que for para ajudar a pessoa a não ter dores.

Tal como tu(e espero que nenhum de nós venha a saber) , eu não faço a mais pequena ideia do que será estar dependente de terceiros em agonia 24/7 sabendo que assim vou continuar até que um dia a morte chegue.
Não sou é egoísta ao querer obrigar seja quem for a ficar nessa mesma situação quando essa pessoa, consciente quer ir.

E pior que isto, que continuo sem perceber qual é o problema da eutanásia, é que não afecta mais ninguém, é uma decisão do próprio para com ele e a sua vida.
Não é o que fazemos todos os dias? Decidir o que fazer da nossa vida?

Resta-me, em meu nome, pedir-te desculpa por ter tornado o teu mundo mais ignorante, injusto, xenófobo e ditatorial, em especial quando comparadas as minhas intervenções e as tuas, a minha linguagem e a tua.
Enfim, tenta relevar e encontrar no teu magnânimo sentido de tolerância espaço para desculpares.
Cumpts,
Desculpa lá mas, conversa de vítima ?

Qual cultura?

Não é uma questão de cultura!!!

Não há cura e as pessoas estão em sofrimento constante, enquanto esperam que o seu corpo desista e finalmente morram.
E tens N doenças em situações similares, doenças que não existe cura e não há forma de dar a volta, nem a porcaria dos voltaren e afins fazem seja o que for para ajudar a pessoa a não ter dores.

Tal como tu(e espero que nenhum de nós venha a saber) , eu não faço a mais pequena ideia do que será estar dependente de terceiros em agonia 24/7 sabendo que assim vou continuar até que um dia a morte chegue.
Não sou é egoísta ao querer obrigar seja quem for a ficar nessa mesma situação quando essa pessoa, consciente quer ir.

E pior que isto, que continuo sem perceber qual é o problema da eutanásia, é que não afecta mais ninguém, é uma decisão do próprio para com ele e a sua vida.
Não é o que fazemos todos os dias? Decidir o que fazer da nossa vida?
E voltamos ao mesmo. A eutanásia não é uma questão individual porque querem meter profissionais de saúde ao barulho.

Então para começar excluam qualquer profissional de saúde das decisões.

E claro que é uma questão cultural. Eu quando penso na Holanda não olho para o país como tendo grande liberdade individual de fumar ganza. Mas sim como um país de ganzados. Porque fumam por todo o lado e até as crianças nos parques levam com fumo. A própria Holanda já percebeu que exagerou nessa liberdade e começou a criar zonas de contenção onde é proibido fumar.

O três paus já explicou várias vezes a caixa de pandora que é mas parece ser difícil de entender. Tu és um ser social e tudo o que faças, mesmo dentro da tua liberdade, pode mudar a sociedade e Cultura de um país.

A decidir neste momento, eu estou fora.

Sabendo que existem pessoas em situações similares pelo mundo inteiro, então não há cuidados paleativos em lado nenhum
Eles existem mas não são abrangentes, o que significa que não chegam a todos.

Conheci uma médica que trabalhou na Bélgica é que acompanhou vários casos de eutanásia, e em que teve muitas situações de desistência quando as pessoas tiveram acesso a cuidados de qualidade.

Tu nem a porra de um serviço de saúde tens que assegure urgências de qualidade, quanto mais. Vê o testemunho de uma médica ali no tópico ao lado...

Não deixa de ser interessante discutir-se a eutanásia num país onde mais se pratica distanásia, com medo das notícias no CM e dos processos no tribunal.

Se me visse numa situação de dependência física de terceiros, se poder sequer falar ou limpar o próprio cu, preferia sem dúvida por fim à vida. Por um lado não é vida, por outro lado não se deixa os familiares diretos viver.
Ficar preso numa cama, numa cadeira de rodas, fechado em casa ou numa instituição, não é vida.

Sim, sou a favor da eutanásia.

da ultima vez que vi apenas 10% dos doentes tinham acesso a cuidados paliativos adequados

com acesso a qualidade paliativos adequados são muito poucos, mesmo muito poucos são doentes que preferem morrer

tendo a eutanásia jamais teremos cuidados paliavos adequados

como bem disse o avant, é começar a construir uma casa pelo telhado

além disso a ideia de que uma pessoa é uma ilha isolada da sociedade, não permeável a influencias externas é de uma enorme ingenuidade

como dizem popularmente, os idosos são crianças outra vez... não todos, mas quase muito dependentes é como se fossem

e são muito influenciaveis pelos familiares, os mesmos familiares que hoje os abandonos em lares aonde nunca os vão visitar, ou então em hospitais

os mesmo familiares que estão ansiosos por se livrar do velho ou do doente e que lhe fazem sentir isso mesmo

acho que isto é uma batalha perdida, a eutanásia será aprovada

também tenho a certeza que depois disso em relativamente poucos anos será comum um doente sentir que o facto de querer viver é egoismo da parte dele, o que é honroso fazer é pedir a eutanásia, para libertar os filhos do peso em que se tornou

é por isso que os numeros da eutanasia variam tanto de pais para pais e sobem paulatinamente depois de esta ser aprovada

aos poucos a eutanásia, depois de aprovada, deixa de ser apenas um direito a que temos se quisermos, passa antes a ser uma obrigação, algo que devemos pedir, se não formos cobardes, para não sermos um peso para os outros, algo que se não pedirmos mostramos egoismo e cobardia

e será algo subtilmente incentivado por administradores hospitalares que são avaliados pelo dinheiro que poupam

para a grande maioria das pessoas não proporcionará uma morte melhor, mas bem pior, pior porque os cuidados paliativos serão piores (os incentivos para melhorarem diminuem muito) e porque acrescentarão um enorme sofrimento psicologico ao sofrimento fisico já existente

mas nos proximos anos será aprovada em cada vez mais paises, incluindo portugal

Quando o teu clube faz tudo o que pode para limitar e influenciar as liberdades dos outros e tu, como sócio, alinhas pelo mesmo diapasão, és um alvo a abater. Ideologias ditatoriais não têm lugar numa sociedade mais justa para todos.

Não vou atrás da caça mas se a caça se põe à frente dos pratos, arrisca-se a levar com o chumbo.

Se a religião não se tentar meter na minha vida, como tenta, eu não me meto na religião.

Por isso não leves a peito ou penses que é pessoal: simplesmente desprezo tudo aquilo que o clube de que fazes parte faz para tornar o mundo mais ignorante, injusto, xenófobo e ditatorial.

tenor.gif

Não entendo pq tem de haver mais um "grande debate nacional" sobre este tema.
Que eu saiba, desde o último, não se encontrou a cura para a morte nem houve grandes avanços na cura das opiniões que cada um tem.

Seja como for acho que é melhor haver um referendo pq caso vença o sim à eutanásia não dá pra mais tarde vir argumentar que foi feito "à pressa e sem ouvir os portugueses".
Se perder....é a democracia a funcionar anyway.

Voltar
Superior