Eurostat: a gaffe...

Realmente..ate parece que o desemprego desceu 3%..3 decimas em mais de 8% é quase irrelevante..eu sei que é a diferença de muitas pessoas em valores absolutos mas falam disto como se fosse uma diferença abismal..santa mediocridade
Exactamente. Nem merecia, quase, que a correcção fosse divulgada, quanto mais tão propalada, dada a sua insignificância e relevo para esse terrível fenómeno!

Exactamente. Nem merecia, quase, que a correcção fosse divulgada, quanto mais tão propalada, dada a sua insignificância e relevo para esse terrível fenómeno!

Pé Leve, aqui tratam-se de grandes números e do contexto pessoas: 0.3% de diferença em meio milhão representam, apesar de tudo, 1500 pessoas...

Gostava que fizessem uma descrição dessa população desempregada...
Uma parte deles são emigrantes portugueses que regressaram do estrangeiro cheios de dinheiro e que mesmo assim querem ter consultas à borla, outra parte são professores que não querem "mudar de vida", outros são operários em espanha mas querem continuar a receber subsídio de desemprego, outros são chicos espertos que estão a trabalhar sem estarem declarados...

Destes quantos sobram? Isso é o que eu gostaria de saber, pois são os verdadeiros desempregados.

EDIT: Ainda falta contabilizar os que estão à espera que o subsídio acabe para assim voltarem a trabalhar

Ufa, ainda bem que explicaste os 8,2 % de desemprego; por momentos pensei que vivia em Portugal.....
Um bocadinho de pudor e de respeito por quem passa dificuldades em arranjar o pão que o diabo amassou, precisa-se....

Não confundas emprego mal pago, ou em situações pouco dignas, com aquilo que é efectivamente o desemprego!

Nem mais!

Há quem insista em incluir na definição de trabalho económica e socialmente condigno, situações de exploração, desde as mais descaradas até às mais dissimuladas...

As desculpas que eles arranjam para n assumirem que estamos a caminho da miséria...
Afinal estamos entre os 3 primeiros... a contar dos últimos. E mesmo os últimos reduziram drásticamente a taxa de desemprego, enquanto Portugal está como o governo quer: estabilizado, para calar a boca ao povinho.

A taxa REAL deve andar nos 5% ou 6%, o que não deixa de ser preocupante. [;)]
O subsídio de desemprego favorece o desemprego, isso é óbvio

Há vários países com regimes mais favoráveis no tratamento dos desempregados e apesar disso a taxa de desemprego é menor que a nossa...

Uma coisa é certa ,fala se muito de desemprego,mas eu em 1mes arranjei emprego......,uma amiga minha que veio da suiça em 2semanas tambem arranjou trabalho!!!!
O pessoal tá é mal habituado,não querem trabalhar ao fim de semana,não querem turnos,querem ganhar 2000€ por mes!!!!!!!!!![8b] [8b] [8b]
É logico que o desemprego continuará a subir!!!!
Não querem trabalhar!!!!
Quando realmente precisamos de trabalho qualquer coisa serve,mesmo que não nos agrade,depois com calma vamos procurando melhor!!!!
O que se passa neste país é que por natureza somos de "deixa andar"[8b]
Depois queixam se!!!!!

Cump´s!!!

Há vários países com regimes mais favoráveis no tratamento dos desempregados e apesar disso a taxa de desemprego é menor que a nossa...
Talvez trabalhar compense mais
Hummm.

Conheço pessoas que recebem 350 € por mês, sem contrato a termo, que se estivessem a trabalhar em Espanha, por exemplo, ganhariam 1500€ com contrato, em trabalhos indiferenciados.

Na Irlanda ou na Inglaterra, ou em bastantes países desenvolvidos de UE, ganhariam mais de 2000€, nesta questão não há volta a dar, ou se aposta na melhoria das condições de vida ou havemos sempre de ser um país de terceiro mundo.

Quanto ao "erro" do Eurostat, digamos que, apesar de relevante é vergonhoso que o governo se sirva dele para propaganda, tal como se serviram quando estava pelos 7%.

A desculpa de que isso significa que o desemprego está a abrandar é daquelas conversas que não tem qql valor e é usada ciclicamente sem um pingo de vergonha.

Lamentável.

Também concordo que é demagógico dizer que há muito desemprego porque as pessoas não querem trabalhar.

É verdade que há muitas pessoas nessa situação, eu recordo-me duma situação que acompanhei aqui há uns anos, em que vi o fecho de uma empresa, e sairam umas 10 pessoas, as quais eu conhecia quase todas. Dessas 10, 3 rapidamente arranjaram emprego no mês seguinte ao fecho, umas 5 ou 6 arranjaram emprego precisamente no mês que acabou o subsidio de desemprego. E só uma é que teve mais dificuldades durante um ano ou assim em encontrar emprego.

Fiquei bastante impressionado, porque havia ali uma serie de pessoas, jovens e competentes, que simplesmente não lhes apeteceu arranjar emprego, preferiram descansar uns tempos à conta do subsidio.

Mas penso que hoje em dia estes casos são uma minoria. Conheço também bastantes casos bastante desesperantes, de desemprego estrutural, de pessoas já com alguma idade, etc,etc.

O Estado tem é que ter mecanismos de identificar muito bem uns e outros. Nem que tenha que obrigar os desempregados a trabalhar para o próprio Estado ou a frequentarem acções de formação contínua.

Também concordo que é demagógico dizer que há muito desemprego porque as pessoas não querem trabalhar.

É verdade que há muitas pessoas nessa situação, eu recordo-me duma situação que acompanhei aqui há uns anos, em que vi o fecho de uma empresa, e sairam umas 10 pessoas, as quais eu conhecia quase todas. Dessas 10, 3 rapidamente arranjaram emprego no mês seguinte ao fecho, umas 5 ou 6 arranjaram emprego precisamente no mês que acabou o subsidio de desemprego. E só uma é que teve mais dificuldades durante um ano ou assim em encontrar emprego.

Fiquei bastante impressionado, porque havia ali uma serie de pessoas, jovens e competentes, que simplesmente não lhes apeteceu arranjar emprego, preferiram descansar uns tempos à conta do subsidio.

Mas penso que hoje em dia estes casos são uma minoria. Conheço também bastantes casos bastante desesperantes, de desemprego estrutural, de pessoas já com alguma idade, etc,etc.

O Estado tem é que ter mecanismos de identificar muito bem uns e outros. Nem que tenha que obrigar os desempregados a trabalhar para o próprio Estado ou a frequentarem acções de formação contínua.

[:D]

Mesmo eu, que não sou liberal, não concordo com o ultimo paragrafo [;)].

Creio antes que, em vez de se andar a remendar situações de precariedade laboral, desemprego de longa duração e em idade de pré reforma, se devia resolver a questão da forma mais simples e mais barata possível quer para o país quer para as empresas, garantindo acima de tudo a justiça social e o respeito pelas pessoas.

[:D]
Mesmo eu, que não sou liberal, não concordo com o ultimo paragrafo [;)].

Admito que tem o seu quê de totalitário [:D]

Mas que tinha vantagens muito imediatas tinha. Quem anda a curtir o subsidio deixava de ter razões para tal.

E tinha a outra vantagem de eventualmente estes desempregados mostrarem como se trabalha aos outros bem instalados no Estado [:D] Tou a brincar ....

E então a formação? Qual seria o problema ? Sempre invabiliza os habituais esquemas dos desempregados que na verdade trabalham na economia paralela.

Admito que tem o seu quê de totalitário [:D]

Mas que tinha vantagens muito imediatas tinha. Quem anda a curtir o subsidio deixava de ter razões para tal.

E tinha a outra vantagem de eventualmente estes desempregados mostrarem como se trabalha aos outros bem instalados no Estado [:D] Tou a brincar ....

E então a formação? Qual seria o problema ? Sempre invabiliza os habituais esquemas dos desempregados que na verdade trabalham na economia paralela.
Desde que não fossem cursos de treta que não servem para nada a não ser dar dinheiro da UE as empresas que se remendam à pressa para dar cursos.

Mas afinal este fogo de artificio todo serve apenas para esconder que a média europeia baixou dos 7,8 para os 7.2 por cento enquanto que por cá a media aumenta dos 7.6% para os 8,2% num ano.

E a oposição "sem mais nada a que se opor" morde o isco e clama pelo fim do mundo. O "fim do mundo" começou quando passamos os 3% nos tempos áureos do cabaco.

O resto é chorar em cima do leite derramado.

País de tristes....

Voltar
Superior