Mas quando a lista de ingredientes diz " X gramas de hidratos de carbono, dos quais Y são açúcares " , aí não se referem propriamente ao açucar refinado, certo?
Sim, há ingredientes que já contêm açucar, mas se verificares a ordem dos mesmos percebes quanto açucar é lá colocado. Normalmente o açucar é o segundo ou terceiro ingrediente da lista. Somado os diferentes tipos de açucar que colocam neste tipo de produtos, o valor total passava dos 30%.
E antes o que é que fazias? Pizas e lasanhas do Lidl? [

]
Também [

]
Mas o tipo de cozinha é totalmente diferente, obriga a muita mais preparação, muitos mais ingredientes. E como não compro nada "empacotado", tenho de fazer tudo de raíz.
Não queres abrir um tópico sobre o tema para partilha de informação?
Sei que é uma temática dificil de discutir saudavelmente porque vêm os fanáticos da carne e tal mas era interessante. Sem fanatismos, sem fundamentalismos, sem imposições. Só uma partilha de ideias entre os interessados e aderentes.
Sim, lembrei-me disso aquando desta mudança. Mas já conheço o forum e como funciona isto da internet. E já sabia que ia descambar.
A minha opção é apenas minha, não ando aqui a tentar mudar ninguém. Li muito sobre o tema, consultei uma nutricionista especializada em vegetarianismo, fiz exames e ainda ontem fui a outro nutricionista especializado em desporto que não viu problema nenhum em me aconselhar, muito pelo contrário.
Penso que todos nós deveríamos ver estes 3 docs, o Cowspiracy, o What the Health e o Game Changers. Acho que existem 3 tipos de pessoas que não são vegetarianos...os que não conhecem ou estão familiarizados com a temática da indústria da carne na sustentabilidade do planeta, nos efeitos na saúde ocidental e os benefícios para quem pratica desporto (já para não falar da crueldade dos animais nas "fábricas" que existem atualmente...), os que até sabem algumas coisas mas preferem fazer de conta que isto não é bem assim, que os bifes que comem vêm do agricultor da esquina que têm uma quinta com vacas à solta (onde eu me incluía, um gajo sabe da verdade mas prefere não pensar muito nisso...), e os que sabem disto tudo mas não querem saber, e estão no direito delas!
Apesar de já se verem algumas mudanças, em especial em Lisboa e no Porto, a nossa cultura é de se comer "bem" e "muito"...os pratos típicos portugueses são muito tradicionais e ricos em carne (leitão, tripas, cozidos, francesinhas, etc), pelo que é difícil debater estes assuntos.
Desculpem o offtopic. [

]