Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Começa o meu "lufa-lufa" diário e a batalha para ir ao ginásio. Vou tentar sempre manter, no mínimo, 3 dias semanais. Hoje é um deles. Mas já foi o suficiente para ontem ter de andar a fazer planos com a esposa: Vais ao ginásio? Sim, queria ir. E tu? Eu também queria. Quem fica com o menino? Pode ficar com a minha mãe... ela já tem ficado muitas vezes com ela, também não pode estar sempre a cansar-se com o menino. Vais tu... não, vai tu... E é isto. Vamos tentar alternar, mas dado que terças serão impossíveis para mim, pois chego a casa pelas 21h30, quartas também não vão ser muito vantajosas... vou tentar fazer segundas, quintas e sextas, deixando as terças, quartas e sábados para ela.

A ver se incremento mais uns 10/15 minutos a cada treino, ou com mais cárdio ou mais algum "ferro", para compensar.

Estás a fazer algo de errado...com essa tenra idade...vai a um osteopata e vê se não precisas de recolocar nada no lugar...além de que há que verificar se estavas com calçado apropriado para a estirada em termos de conforto para o pé e adaptado ao terreno.
Só te podes queixar do PDI depois dos 45...até lá é sinal de preguiça, ou melhor, sinal de menores rotinas de treino.

Há alguma coisa que se está a passar e vou estar atenta e perceber porquê. Pode ser só alguma irritação momentânea, já me aconteceu, mas nos tendões.
Calçado foi ténis. Nada de especial.

É só simplesmente estranho para a idade e estrutura que tenho.

Claro que a descer custa também, foi uma forma de expressão [:D]

No entanto vejo sim isso, pessoal a fazer meios movimentos ou fazem demasiado.

Ontem estavam lá dois bombados a fazer ombro na jaula com a barra guiada, estavam a levar a barra a ir até ao osso da nuca, fiquei na duvida se estavam a fazer dorsal ou ombro, ou melhor se a forma como eles estavam a fazer era a correcta e eu a fazer de forma errada.

Parece que estavam a fazer de forma correcta, eu não descia tanto a barra até ao osso da nuca:

Há quem defenda que esse exercício faz mais mal que bem, e eu tendo a concordar, não é um movimento natural, tenho algumas fragilidades no ombro e noto logo.

Ainda há dias o tipo to Athlean X reforçou isso num video sobre exercícios a evitar.

Há quem defenda que esse exercício faz mais mal que bem, e eu tendo a concordar, não é um movimento natural, tenho algumas fragilidades no ombro e noto logo.

Ainda há dias o tipo to Athlean X reforçou isso num video sobre exercícios a evitar.

Por acaso no plano de treino tenho um exercício similar, só que não é com barra fixa, é com a barra com que faço dorsais. E também me parece um movimento forçado, colocar a barra atrás do pescoço. Já estive para perguntar por aqui, mas acho que vou substituir esse exercício também.

Há algum problema em repetir exercícios? Ou seja, pelo plano percebo que num dia tenho dorsal à frente pega aberta, noutro dia pega fechada e no mesmo dia esse com pega aberta mas atrás do pescoço. Sendo que também acho uma posição pouco confortável e até algo dolorosa, posso fazer o exercício feito no dia anterior, novamente?

Por acaso no plano de treino tenho um exercício similar, só que não é com barra fixa, é com a barra com que faço dorsais. E também me parece um movimento forçado, colocar a barra atrás do pescoço. Já estive para perguntar por aqui, mas acho que vou substituir esse exercício também.

Há algum problema em repetir exercícios? Ou seja, pelo plano percebo que num dia tenho dorsal à frente pega aberta, noutro dia pega fechada e no mesmo dia esse com pega aberta mas atrás do pescoço. Sendo que também acho uma posição pouco confortável e até algo dolorosa, posso fazer o exercício feito no dia anterior, novamente?

Repete tudo o que quiseres, não há problema nenhum

É a mesma coisa, ainda não percebi o que se ganha em fazer atrás do pescoço em vez de um press à frente normal.

A menos que seja por um motivo específico o press à nuca não faz muito sentido pricipalmente para iniciados e ainda menos numa smith machine. :sh)

Supostamente trabalha a parte mais posterior do deltoide, normalmente faz-se com pega larga, em oposição ao press frontal com pega à largura dos ombros que trabalha o deltoide parte da frente.

Uma curiosidade para os power lifters. Habitualmente quantos reps fazem ? sempre movimentos rápidos/explosivos ?

Supostamente trabalha a parte mais posterior do deltoide, normalmente faz-se com pega larga, em oposição ao press frontal com pega à largura dos ombros que trabalha o deltoide parte da frente.

Uma curiosidade para os power lifters. Habitualmente quantos reps fazem ? sempre movimentos rápidos/explosivos ?

Um bocado de tudo. Há que mamar volume e isso só se faz com muitas reps, aqui os exercícios acessórios ajudam muito.

Por exemplo o meu treino de amanhã.

3fa12123e749a51c3e9cd28b86974e40.jpg

150ddf80f02223c852653d6b61994f57.jpg

301b9ba249a923ab68b2d2ccdca1c727.jpg

a9906feec08209d459c7605cd105cecf.jpg

Realmente trabalha mais as três cabeças dos ombros. Mas também coloca o ombro numa posição desfavorável com uma rotação externa demasiado vincada que poderá dar muitos maus resultados aos estabilizadores (músculos dos manguitos) se a isto acrescentarmos demasiado peso.

Se querem fazer press à nuca em segurança deverão antes fortalecer os "manguitos rotadores" e terão de trabalhar a mobilidade... Isso dá trabalho e a menos que sejam halterofilistas, ginastas ou façam outro desporto que requeira mobilidade acrescida ao nível dos ombros então mais vale não arriscar. Normalmente é uma questão de tempo até dar asneira.

Quanto ao ex do ombro. Ao fazer atrás requer muito mais mobilidade, coisa que a maioria não tem.
Eu, pessoalmente, com os meus ombros, jamais faria tal exercício. Principalmente quando nenhum exercício, muito menos de ombro, é insubstituível.

Eu de ombros, muito raramente uso smith machine.

Faço sempre com pesos livres, e noto diferenças em que o músculo está mais relaxado em peso livre do que na smith machine.

Costumo fazer a puxada atrás, e à frente tambem claro.

Isso é costas e não ombros [;)]

E mais uma vez, o movimento atrás também não faço, não acho natural e não se ganha nada com isso:

"Looking at the evidence, the front pull-down is the clear-cut winner when compared to the rear version. Not only is the muscle activation to the latissimus dorsi similar or better when performing the exercise to the front, the risk of potential shoulder injuries, neck injuries, or nerve injuries is also reduced.
Furthermore, the practicality of performing the lat pull-down behind the neck is limited; this movement has little carry-over to any athletic activities or daily functional tasks. Hence, the critics are right: There's really no good reason to perform pull-downs behind the neck—and several good reasons not to."

https://www.bodybuilding.com/content/front-vs-rear-pull-downs-which-is-better.html

Como gerem dias menos "saudáveis", no sentido de dores de cabeça, resfriados, pingo no nariz, garganta inflamada?
Nestas alturas de mudança de tempo, adoeço com facilidade. Esta sexta-feira já senti a garganta meio a arranhar e desconfio que já seja do "banho-suar-sai do ginásio - vento/frio". No inverno passado apanhei uma gripe daquelas por me sentir assim e ter ido treinar na mesma... Mas não quero limitar o meu treino por isto. Já é crónico. Hoje vou treinar e já levo um casaco "fechado" em pele, para não sentir o frio, a ver se no fim do banho seco bem o cabelo e saio com cuidado.

Fora do tópico "pequenas coisas que te irritam", uma coisa que me irrita está ligado com este tópico. Ir tomar banho depois do treino e sair a suar, vestir-me e continuar a suar durante uns bons minutos.

Como gerem dias menos "saudáveis", no sentido de dores de cabeça, resfriados, pingo no nariz, garganta inflamada?
Nestas alturas de mudança de tempo, adoeço com facilidade. Esta sexta-feira já senti a garganta meio a arranhar e desconfio que já seja do "banho-suar-sai do ginásio - vento/frio". No inverno passado apanhei uma gripe daquelas por me sentir assim e ter ido treinar na mesma... Mas não quero limitar o meu treino por isto. Já é crónico. Hoje vou treinar e já levo um casaco "fechado" em pele, para não sentir o frio, a ver se no fim do banho seco bem o cabelo e saio com cuidado.

Fora do tópico "pequenas coisas que te irritam", uma coisa que me irrita está ligado com este tópico. Ir tomar banho depois do treino e sair a suar, vestir-me e continuar a suar durante uns bons minutos.

Para reduzires esse suar no pos treino...acabas o treino hidratas-te bem, alongas, fazes um cooldown, re hidratas, vais ao duche e à partida a parte do continuar a transpirar reduz-se...

Nós constipamo-nos porque no tempo frio a bicheza anda mais no ar. Digo eu.

Voltar
Superior