Entao como o quê, é que nao vivo propriamente do ar e ir ao ginasio de estomago vazio tambem nao dá.
É como digo, nao tenho qualquer orientacao/noção.
Se alguem quiser dar uma ajuda, agradeco.
Existem conceitos essenciais para perder peso:
Primeiro: A lipólise, ou seja, a quebra de banha, só ocorre quando os níveis de insulina estão baixos. Quando comes arroz, que é composto por várias moléculas de amido que no fim dos enzimas digestivos fazerem o seu trabalho, vira basicamente glucose (açúcar), estás a elevar os níveis de açúcar no teu sangue. Para que esse açúcar no sangue seja devidamente depositado nas células, o teu pâncreas produz insulina. Quanto mais insulina o pâncreas produz, mais banha vais acumular, e menos banha também vais queimar. Ou seja, insulina aumentada, as vias da lipólise desligam e, por mecanismos bioquímicos que agora não interessam, o teu corpo tem a capacidade de transformar o teu arroz/massa, em triglicéridos (banha). O défice calórico que tantos apregoam para perder peso, se for feito com seriedade tem benefícios, desde que controles os níveis de insulina e açúcar no sangue.
O segundo conceito, é ingerir proteína e gordura. A proteína é essencial para minimizar o catabolismo muscular da perda de peso e do défice de hidratos e, além disso, tem a capacidade de estimular o metabolismo, queimar gordura, e aumentar a sacieade.
Por outro lado, a gordura é essencial à saúde, e à perda de peso. Tem função essencialmente protetora e hormonal, ajuda a absorver vitaminas lipossolúveis, e a testosterona e todas as restantes hormonas esteroides necessitam de gordura e colesterol para serem produzidas. Além disso, a gordura é essencial para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e aumentar a saciedade.
E além disso, a alimentação serve também para nos nutrirmos, daí que é essencial consumir dos 3 macronutrientes: Hidratos (dos saudáveis), proteína e gordura (da saudável).
Indo ao que interessa:
Há 2 formas de fazer isto. Se quiseres ir por um estilo de vida low-carb, é simples. Cortas em todos os hidratos amilácios (pao, massas, arroz), batatas, aveia e todos os restantes cereais e tubérculos e frutas doces. Prefere legumes, frutos silvestres, alguns citrinos. E consomes gordura à vontade, e moderas a proteína.
Eu, como ja disse, sigo um estilo de vida low-carb "à séria" há cerca de ano e tal, 50 % das minhas calorias diárias vêm de gordura (30% proteína e 20% hidratos), e gordura abdominal nunca mais foi problema para mim. Aliás, encontro-me atualmente com 10% de bf)
Se não quiseres fazer low carb, fazes o seguinte:
1º: Crias um ligeira défice calórico e controla os níveis de açúcar no sangue para evitar picos de insulina.
2º: Para estabilizares os níveis de açúcar no sangue, evita pão, massa, batata branca, doces, açúcar e arroz. De hidratos (além dos legumes), come batata doce, arroz integral, aveia. Frutos secos
3º Proteína: Pelo menos 2 porções diárias de peixe ou carne (intervala entre brancas e vermelhas) cozida, estufada ou grelhada (evitar a frita ou guisada). Ou substituir por ovos. Ou então optar por comer ovos ou ao pequeno almoço, ou nos snacks.
4º: Incluir gordura saudável na alimentação, não esquecendo a questão do controlo calórico. Azeite, frutos secos, peixes gordos, azeitonas, ovos, abacate, côco, etc, são tudo exemplo de gorduras saudáveis.