Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Eu faço musculação e cardio e não ando lá a "engonhar" como vejo algumas pessoas e os resultados que queria no resto do corpo estou a obter bem mais depressa do que na barriga. Tenho tido cuidado com o que como e principalmente em quantidade. Mas parece que para obter resultados como quero na barriga (lisa e "seca"), terei de trabalhar o triplo nessa área. A minha pergunta era dirigida para os tipos de exercícios para os abdominais.

Há quanto tempo treinas?
Quanto pesas e medes?
Quais as diferenças em termos de peso que tens desde que começaste a treinar?
Podes colocar, mesmo que resumidamente o teu plano de treino?
Já agora e olhando para estas imagens (link) achas que consegues perceber qual a tua percentagem de massa gorda (BF)?

Não é por trabalhares especificamente os abdominais que vais perder gordura localizada na zona abdominal.

Se queres um "core" forte talvez te possa ajudar, no entanto um core forte (e de certa forma hiperatrofiado), a menos que haja algum controlo eficiente do que se come, não é sinónimo de barriga lisa com abdominais a saltar cá para fora.

Última edição:
Por aqui mantenho-me nos 200kg em peso morto, estou a conseguir as 5 reps.

Estou igualmente a fazer alguns exercícios mais complicados com o peso do corpo, tal como o handstand pushups e one arm pushups.

Não tenho formação na área, sou um mero curioso e acho que tenho tido resultados muito positivos.
Na realidade sempre pratiquei desporto, desde judo, corrida, surf, btt, futebol, etc etc mas ultimamente virei-me para a ginástica desportiva com o intuito de apenas "brincar" um pouco e ver até onde posso ir. Por acaso os últimos 5 meses têm sido algo difíceis depois de ter contraído (mais) uma lesão no ombro esquerdo, ironicamente num treino de judo que me têm travado imenso os treinos. Mas estou a fazer fisioterapia e a recuperar muito bem, conto voltar à carga toda dentro de pouco tempo... Os trenos de judo é que já percebi que mais vale esquecer, sempre que vou saio com uma lesão qualquer! :sh)

Estás em forma?

Eu ando em ginasios vai para 5 anos e por incrivel que pareca nao tenho evolucao, vejo gente que ao fim de um mes de la entrar ja estao "grandes" e eu sempre para tras.

Vou perdendo a paciencia.

Eu ando em ginasios vai para 5 anos e por incrivel que pareca nao tenho evolucao, vejo gente que ao fim de um mes de la entrar ja estao "grandes" e eu sempre para tras.

Vou perdendo a paciencia.

Ninguém fica grande num mês... Só com jarda.

Agora sim num mês já se consegue notar diferenças.

Eu tenho feito com calma e estou bastante satisfeito com os resultados. em 2 anos de cuidados sendo que apenas 1 de ginásio, perdi 15kg e reduzi a minha massa gorda para um terço do que tinha.
Agora estou mais empenhado em aumentar massa muscular e em definir.

Também não é bem assim Silver...

O pessoal que treina bem há já muitos anos normalmente recupera num "piscar de olhos" a massa magra que eventualmente tenha perdido.

Um caso muito próximo ocorreu com um grande amigo meu, ex atleta de alta competição de judo. Depois de um acidente de mota ficou praticamente 8 meses sem treinar perdendo quase 10 kg de massa magra (pesava 68kg, depois do acidente ficou a pesar menos de 60).... no curtíssimo espaço de tempo conseguiu recuperar quase na totalidade o que tinha perdido e isso sem nunca ter tomado jarda nem nada que se pareça.

EDIT: Ja agora, parabens pelos resultados! :) QUe desportos é que fazes?

Última edição:
Eu faço musculação e cardio e não ando lá a "engonhar" como vejo algumas pessoas e os resultados que queria no resto do corpo estou a obter bem mais depressa do que na barriga. Tenho tido cuidado com o que como e principalmente em quantidade. Mas parece que para obter resultados como quero na barriga (lisa e "seca"), terei de trabalhar o triplo nessa área. A minha pergunta era dirigida para os tipos de exercícios para os abdominais.

Desde que adoptei o estilo de vida low carb, gordura abdominal nunca mais foi um problema.

Nada como experimentares.

À cerca de 3 semanas também adoptei um estilo de vida totalmente e sinto-me 100% melhor, não só a nível físico como mental.
Mudei radicalmente a minha alimentação, deixando de parte refrigerantes, fritos, doçarias, fast-food's, etc... como o triplo de legumes e frutas e prefiro uma salada a um prato com batatas fritas e ovo cozido. Para além de que ganhei uma rotina e vontade para fazer exercício físico. Sempre fui uma pessoa fã de desporto mas ... não o praticava com tanta frequência, principalmente quando neste ano e meio andava a tirar o meu curso, simplesmente não tinha muito tempo nem vontade. Agora corro e ando de bicicleta semanalmente.
As duas primeiras semanas fiz isso diariamente para apegar-me à rotina , agora que já comecei a intensificar o treino e visto que ganhei gosto por isso mesmo já faço com mais moderação. Quero ver se neste mês de Abril até participo em alguma corrida nem que seja para parar de correr a meio, fica a experiência [;)] O que me têm desmotivado nestes dias é mesmo tempo ... horrível!! Por não puder ir lá para fora fazer algo parece que já me falta algo [8b]

Praticamente ando a base de arroz e massa mas nao me livro dos 20 e poucos % de bf, nao entendo nada disto.

Privo me de comer muita coisa e no fim nao tenho qualquer vantagem.

Praticamente ando a base de arroz e massa mas nao me livro dos 20 e poucos % de bf, nao entendo nada disto.

Privo me de comer muita coisa e no fim nao tenho qualquer vantagem.

Primeiro arroz e massa devias optar por integral, principalmente a massa, e sempre uma porção pequena e apenas ao almoço.
Depois devias apostar nas leguminosas, feijão, grão etc etc.
Legumes, broculos e espinafres.
Depois muita proteína, principalidade depois do treino. Atum ao natural, frango, salmão.
De manhã e tarde come aveia em flocos.

Por exemplo.

Primeiro arroz e massa devias optar por integral, principalmente a massa, e sempre uma porção pequena e apenas ao almoço.
Depois devias apostar nas leguminosas, feijão, grão etc etc.
Legumes, broculos e espinafres.
Depois muita proteína, principalidade depois do treino. Atum ao natural, frango, salmão.
De manhã e tarde come aveia em flocos.

Por exemplo.

Ja exprimentei arroz integral, nao sei como mas aquilo fica tipo alpista dos passaros, duro como tudo.

Tenho apostado no esparguete integral do lidl, esse sim muito bom.

Entao como o quê, é que nao vivo propriamente do ar e ir ao ginasio de estomago vazio tambem nao dá.

É como digo, nao tenho qualquer orientacao/noção.

Se alguem quiser dar uma ajuda, agradeco.

Existem conceitos essenciais para perder peso:

Primeiro: A lipólise, ou seja, a quebra de banha, só ocorre quando os níveis de insulina estão baixos. Quando comes arroz, que é composto por várias moléculas de amido que no fim dos enzimas digestivos fazerem o seu trabalho, vira basicamente glucose (açúcar), estás a elevar os níveis de açúcar no teu sangue. Para que esse açúcar no sangue seja devidamente depositado nas células, o teu pâncreas produz insulina. Quanto mais insulina o pâncreas produz, mais banha vais acumular, e menos banha também vais queimar. Ou seja, insulina aumentada, as vias da lipólise desligam e, por mecanismos bioquímicos que agora não interessam, o teu corpo tem a capacidade de transformar o teu arroz/massa, em triglicéridos (banha). O défice calórico que tantos apregoam para perder peso, se for feito com seriedade tem benefícios, desde que controles os níveis de insulina e açúcar no sangue.

O segundo conceito, é ingerir proteína e gordura. A proteína é essencial para minimizar o catabolismo muscular da perda de peso e do défice de hidratos e, além disso, tem a capacidade de estimular o metabolismo, queimar gordura, e aumentar a sacieade.

Por outro lado, a gordura é essencial à saúde, e à perda de peso. Tem função essencialmente protetora e hormonal, ajuda a absorver vitaminas lipossolúveis, e a testosterona e todas as restantes hormonas esteroides necessitam de gordura e colesterol para serem produzidas. Além disso, a gordura é essencial para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e aumentar a saciedade.

E além disso, a alimentação serve também para nos nutrirmos, daí que é essencial consumir dos 3 macronutrientes: Hidratos (dos saudáveis), proteína e gordura (da saudável).

Indo ao que interessa:

Há 2 formas de fazer isto. Se quiseres ir por um estilo de vida low-carb, é simples. Cortas em todos os hidratos amilácios (pao, massas, arroz), batatas, aveia e todos os restantes cereais e tubérculos e frutas doces. Prefere legumes, frutos silvestres, alguns citrinos. E consomes gordura à vontade, e moderas a proteína.

Eu, como ja disse, sigo um estilo de vida low-carb "à séria" há cerca de ano e tal, 50 % das minhas calorias diárias vêm de gordura (30% proteína e 20% hidratos), e gordura abdominal nunca mais foi problema para mim. Aliás, encontro-me atualmente com 10% de bf)

Se não quiseres fazer low carb, fazes o seguinte:

1º: Crias um ligeira défice calórico e controla os níveis de açúcar no sangue para evitar picos de insulina.

2º: Para estabilizares os níveis de açúcar no sangue, evita pão, massa, batata branca, doces, açúcar e arroz. De hidratos (além dos legumes), come batata doce, arroz integral, aveia. Frutos secos

3º Proteína: Pelo menos 2 porções diárias de peixe ou carne (intervala entre brancas e vermelhas) cozida, estufada ou grelhada (evitar a frita ou guisada). Ou substituir por ovos. Ou então optar por comer ovos ou ao pequeno almoço, ou nos snacks.

4º: Incluir gordura saudável na alimentação, não esquecendo a questão do controlo calórico. Azeite, frutos secos, peixes gordos, azeitonas, ovos, abacate, côco, etc, são tudo exemplo de gorduras saudáveis.

Muito boa a explicação, obrigado!

Andei uns tempos a comer grao cozido, feijao preto, so que cheguei a um ponto que enjoei, assim fica complicado de variar.

Existem conceitos essenciais para perder peso:

Primeiro: A lipólise, ou seja, a quebra de banha, só ocorre quando os níveis de insulina estão baixos. Quando comes arroz, que é composto por várias moléculas de amido que no fim dos enzimas digestivos fazerem o seu trabalho, vira basicamente glucose (açúcar), estás a elevar os níveis de açúcar no teu sangue. Para que esse açúcar no sangue seja devidamente depositado nas células, o teu pâncreas produz insulina. Quanto mais insulina o pâncreas produz, mais banha vais acumular, e menos banha também vais queimar. Ou seja, insulina aumentada, as vias da lipólise desligam e, por mecanismos bioquímicos que agora não interessam, o teu corpo tem a capacidade de transformar o teu arroz/massa, em triglicéridos (banha). O défice calórico que tantos apregoam para perder peso, se for feito com seriedade tem benefícios, desde que controles os níveis de insulina e açúcar no sangue.

O segundo conceito, é ingerir proteína e gordura. A proteína é essencial para minimizar o catabolismo muscular da perda de peso e do défice de hidratos e, além disso, tem a capacidade de estimular o metabolismo, queimar gordura, e aumentar a sacieade.

Por outro lado, a gordura é essencial à saúde, e à perda de peso. Tem função essencialmente protetora e hormonal, ajuda a absorver vitaminas lipossolúveis, e a testosterona e todas as restantes hormonas esteroides necessitam de gordura e colesterol para serem produzidas. Além disso, a gordura é essencial para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e aumentar a saciedade.

E além disso, a alimentação serve também para nos nutrirmos, daí que é essencial consumir dos 3 macronutrientes: Hidratos (dos saudáveis), proteína e gordura (da saudável).

Indo ao que interessa:

Há 2 formas de fazer isto. Se quiseres ir por um estilo de vida low-carb, é simples. Cortas em todos os hidratos amilácios (pao, massas, arroz), batatas, aveia e todos os restantes cereais e tubérculos e frutas doces. Prefere legumes, frutos silvestres, alguns citrinos. E consomes gordura à vontade, e moderas a proteína.

Eu, como ja disse, sigo um estilo de vida low-carb "à séria" há cerca de ano e tal, 50 % das minhas calorias diárias vêm de gordura (30% proteína e 20% hidratos), e gordura abdominal nunca mais foi problema para mim. Aliás, encontro-me atualmente com 10% de bf)

Se não quiseres fazer low carb, fazes o seguinte:

1º: Crias um ligeira défice calórico e controla os níveis de açúcar no sangue para evitar picos de insulina.

2º: Para estabilizares os níveis de açúcar no sangue, evita pão, massa, batata branca, doces, açúcar e arroz. De hidratos (além dos legumes), come batata doce, arroz integral, aveia. Frutos secos

3º Proteína: Pelo menos 2 porções diárias de peixe ou carne (intervala entre brancas e vermelhas) cozida, estufada ou grelhada (evitar a frita ou guisada). Ou substituir por ovos. Ou então optar por comer ovos ou ao pequeno almoço, ou nos snacks.

4º: Incluir gordura saudável na alimentação, não esquecendo a questão do controlo calórico. Azeite, frutos secos, peixes gordos, azeitonas, ovos, abacate, côco, etc, são tudo exemplo de gorduras saudáveis.

Onde vais buscar esses 20% de hidratos?

Mas sim gordura abdominal só lá vai com low-carb. [s)]

Onde vais buscar esses 20% de hidratos?

Mas sim gordura abdominal só lá vai com low-carb. [s)]

Abacate, legumes, frutos secos, ao fim de semana batata doce ou arroz (nos fins de semana "abuso" um pouco mais). E depois nos snacks que faço com farinha de côco ou amêndoa adoçados com stevia. Independentemente de ser fim de semana ou não, não toco em pão, refrigerantes, açúcar, e massas muito raramente.

É uma questão de habito vais ver que te habituas e dpx n passas sem fazer[;)]

1º dia de ginásio e foi muito soft, não me fizeram nenhum plano, foi dia de "habituação"

10min remo- 2km
10min bicicleta - 6km
10min eliptica - 1,6km
10min passadeira - 1,6km (90% do tempo andar rápido)

Deu para perceber que ginásio não é o meu estilo mas enquanto tiver pouca gente faz se bem

Voltar
Superior