[Sociedade] Emprego - Ajuda!

é preciso tb ver que os 200 euros a mais pode-te fazer-te subir de escalão no IRS e fazeres mais descontos e na pratica os 200€ a mais podem ser apenas 150€ ou menos.

nestas coisas é preciso ver tudo. Também comparaste os subsídios de alimentação nos dois lados? Se a empresa a que estás a voltar atrás com a palavra tiver um subsidio de alimentação um pouco maior, se calhar os 150€ de diferença caem para os 100€

E as deslocações, qual fica mais perto da tua casa? não te esqueças que uns míseros 10 km a mais por dia, faz-te gastar mais 10 euros em gasóleo ao final do mês.

Isto sem falar em possíveis regalias como telemóveis, PPR, seguros de saúde, etc.

Como podes ver existem muitas mais variáveis em jogo do que os 200€ a mais.

No entanto, moralismos de parte, tudo tem o seu preço. Até voltar-mos com a nossa palavra atrás.

De um lado tens dinheiro, ambiente porreiro e perspectivas promissoras, e do outro?
Uma empresa nova, rigorosa. Teria que andar de fato e gravata. Quanto a perspectivas: Uma incógnita.

Ah, falaram em regalias... Na empresa dos meus amigos tenho telemóvel e seguro de saúde. Mais um bónus.

A única coisa que me prende à primeira empresa é a palavra!

Devias fazer uma lista com prós e contras nas duas.. pode ser a balança pese mais para algum lado :P

Empresa 1:
Pos:
- Confiança depositada. Ofereceu a primeira proposta. Eu aceitei.
- Aquisição de conhecimento.
Neg:
- Clima formal: Fato e gravata obrigatório.
- Perspetivas de futuro desconhecidas.

Empresa 2:
Pos:
- Tenho grande amigos
- Recebo (ainda) mais
- Clima descontraído
- Aquisição de conhecimento
- Trabalhar num nicho de mercado
- Localização melhor (centro de Lisboa)
- Seguro de Saúde
Neg:
- Ter que "pisar" na minha a palavra, a uma semana de ir para a primeira.

Uma empresa nova, rigorosa. Teria que andar de fato e gravata. Quanto a perspectivas: Uma incógnita.

Ah, falaram em regalias... Na empresa dos meus amigos tenho telemóvel e seguro de saúde. Mais um bónus.

A única coisa que me prende à primeira empresa é a palavra!

Estás a dar informações aos bocados...

Parece-me que já decidiste, e estás a ver se com os comentários consegues diminuir o sentimento de culpa (seja lá qual tenha sido a tua decisão) [;)]

Isto vai de acordo com a consciência de cada um.

Imagina que descartas a 1 e uma semana antes de começares na 2 afinal arranjaram outro candidato para a vaga... O sentimento é o mesmo.

Eu se fosse a ti honrava a palavra e declinava o novo convite, agradecendo imenso mas que já te comprometeste com a outra empresa e que precisam imenso de ti.

Isto pode custar-te um pouco eu sei, dinheiro nunca é demais mas não te esqueças que também o dinheiro não é tudo! Pode eventualmente vir a receber mais onde estás ou então deixaste uma óptima imagem para futuramente, quem sabe, juntares-te a eles.

Era assim que eu procedia!

Abraço.

PS: agora é que vi o teu post dos prós e contras. Se é assim tanta diferença, faz o que o teu instinto te pede mas fala com a 1ª empresa e coloca tudo em cima da mesa. Se ficarem muito chateados, é a vida. O mercado é assim mesmo.

Última edição:
Eticamente, e isto é uma opinião muito pessoal, acho um pouco questionável vir dar o dito por não dito depois de tudo acordado.
Além disso pode haver um factor de risco importante, dependendo de haver ou não proximidade entre as empresas em causa. Cuidado com as negociações, que senão ainda ficas sem nenhum!
Também não me parece muito ética a proposta que a segunda empresa agora fez, sabendo que tu já estás de saída para outra.
Mas, enfim, sem conhecer o caso em concreto, é muito difícil opinar.

E a ética vai impedir a empresa com a qual tem a "palavra", de ao fim da primeira semana de trabalho, invocar o período de experiência para o despedir?

Por outro lado, ele comprometeu-se a iniciar trabalho no dia 1/12, mas comprometeu-se durante quanto tempo? Será que se sair agora é menos ético do que se sair depois de um mês de trabalho?

Se gostarem de ti e te quiserem mesmo ter, ambas as empresas, estás numa excelente situação de faca e queijo na mão.

Aprov€ita isso, mesmo que no fim acabes por ir para onde queres mesmo, a segunda empresa [;)]

Mas isso bem aproveitado e torna-se quase um leilão para ver quem dá mais. Isto se te quiserem mesmo. Tem isso em conta.

A verdade é que se a decisão for voltar atrás com a palavra (e como já foi dito por alguém) insubstituível não és. É chato e pouco ético deixar uma semana para a empresa se orientar de novo, mas o mundo do mercado é uma selva.

Pela lista deu bem para ver em qual das duas queres trabalhar, apenas te está a custar dizer que não, porque não é politicamente correto. No entanto, toma a decisão o mais depressa que puderes.

Obrigado a todos pela vossa ajuda.
Ontem comuniquei que, afinal, DESISTO. Pedi imensa desculpa, agradeci tudo, mas... não consigo rejeitar a proposta que, entretanto, surgiu.

Fui amaldiçoado, tornei-me a pessoa mais desprezível do mundo. Estou com um sentimento de culpa muito grande... Nem consegui dormir bem.
Eu não sou má pessoa. Apenas tomei a melhor decisão para mim, no longo prazo. Afinal, se eu rejeitasse a nova oferta, ficaria profundamente arrependido e isso não seria bom para ninguém!

Isto parecendo que não é uma decisão complicada a qualquer um, e não é só por se ter ética que ele devia logo rejeitar a 2ª proposta. A verdade é que como dizem "faz uma coisa que gostes e nunca mais terás de trabalhar na tua vida", e ele aqui também tem que pesar isso, vai para a 1ª proposta e vai ficar a pensar que na 2ª estaria muito mais satisfeito ao final do dia porque é um trabalho que ao que parece o alicia muito mais! Vai para a 2ª proposta e vai ficar com isto na cabeça de ter deixado os outros "com as calças na mão" a pouco tempo de iniciar o trabalho!

É complicado, e esquecendo até o dinheiro porque como ele disse não é isso que lhe interessa, continua complicado, a mim também me custaria imenso voltar com a palavra atrás, quer por uma questão de honra, quer pelo facto de mais tarde isto se poder virar contra nós, mas lá está se fosse trabalhar diariamente a pensar que estaria muito mais satisfeito na outra empresa, nem o rendimento se calhar era tão bom porque ias estar desmotivado à partida.

Eu marcava uma reunião com os da 1ª empresa e ia pessoalmente falar com eles, e referia que a questão não é dinheiro nem nada disso, apenas a satisfação pessoal e a motivação que tens em trabalhar na outra empresa e explicava o porquê, e relembrava-os que é melhor assim que ires trabalhar com eles desmotivado logo à partida!

Ontem comuniquei que, afinal, DESISTO. Pedi imensa desculpa, agradeci tudo, mas... não consigo rejeitar a proposta que, entretanto, surgiu.

Fui amaldiçoado, tornei-me a pessoa mais desprezível do mundo. Estou com um sentimento de culpa muito grande... Nem consegui dormir bem.
Eu não sou má pessoa. Apenas tomei a melhor decisão para mim, no longo prazo. Afinal, se eu rejeitasse a nova oferta, ficaria profundamente arrependido e isso não seria bom para ninguém!

Fazer uma expiação no fórum da decisão que tomaste só te vai pôr ainda mais "doente", agora está feita, bola para a frente dá ao Kick, e trata de fazer com que essa escolha seja a acertada...

Tá feito...como melhor entendeste, agora...«bola para a frente» e votos de sucesso.

Voltar
Superior