[Sociedade] Emprego - Ajuda!

Não há dilema nenhum.
Cumpres a tua palavra, agradeces imenso o novo convite mas já te comprometes-te com a outra e que no futuro a situação pode ser equacionada, e informas a nova empresa que recebes-te um convite mais vantajoso mas que mesmo assim vais cumprir a tua palavra.

Só há este caminho a meu ver.

Sublinho este comentário.

Faz o que entenderes melhor.

Nisto, não há moralismos.

Já assisti a tanta cena dessas, que nem imaginas. E no fim, todos saíram a ganhar.

é isto que o Carlos diz. é óbvio que fica sempre mal não manter a palavra, mas é o teu dinheiro e a tua vida, e também já assisti a (várias!) empresas com candidatos prestes a entrar que à última da hora ligam a dizer que a vaga acabou/foi preenchida/houve quebra no negócio, e o candidato ficou a arder.

uma coisa bastante importante e que não se tem falado muito aqui é qual é a posição melhor para a tua carreira numa perspectiva futura. e isso é muito mais importante que dinheiro

Uma coisa que queria deixar claro: Não é o dinheiro que me alicia.
É a nova equipa, é o projeto! Grande amigos, trabalhar num nicho de mercado, clima descontraído, com mais perspetivas de crescimento.

A primeira empresa oferece: Ambiente desconhecido, trabalhar com clientes cheios de formalismo (fato e gravata!)

Ainda que não oferecessem um cêntimo a mais, ficaria aliciado.

Última edição:
É a nova equipa, é o projeto! Grande amigos, trabalhar num nicho de mercado, clima descontraído, com mais perspetivas de crescimento.

A primeira empresa oferece: Ambiente desconhecido, trabalhar com clientes cheios de formalismo (fato e gravata!)

acho que já tens a tua resposta então. vais estar a começar num novo sítio onde não tens essa vontade de trabalhar? vais começar lá já contrariado e a ficar a pensar como teria sido aceitar a proposta que querias? isso não é bom nem para ti nem para a organização.

nestas coisas, uma boa regra é ir sempre pelo teu "gut feeling", esquece os moralismos, porque se é a melhor solução para ti e para as 2 empresas, então é esse o caminho a seguir

E estabilidade?

acho que já tens a tua resposta então. vais estar a começar num novo sítio onde não tens essa vontade de trabalhar? vais começar lá já contrariado e a ficar a pensar como teria sido aceitar a proposta que querias? isso não é bom nem para ti nem para a organização.

nestas coisas, uma boa regra é ir sempre pelo teu "gut feeling", esquece os moralismos, porque se é a melhor solução para ti e para as 2 empresas, então é esse o caminho a seguir

Tu tens razão. Eu iria resignado para cumprir a palavra.
Talvez a porta desta última empresa ficasse aberta, talvez não... E eu nunca iria esquecer a oportunidade que tive e não aproveitei por causa da "palavra".

Companheiro

Se aceitares a segunda proposta, os teus empregadores ficaram sempre a pensar que também os podes trocar por mais alguns €€€.

Pensa bem nisto!

Um abraço

ny12xx

Não há dilema nenhum.
Cumpres a tua palavra, agradeces imenso o novo convite mas já te comprometes-te com a outra e que no futuro a situação pode ser equacionada, e informas a nova empresa que recebes-te um convite mais vantajoso mas que mesmo assim vais cumprir a tua palavra.

Só há este caminho a meu ver.

Companheiro JaVo2004

A minha opinião baseia-se em "princípios" e numa experiência próxima de mim:

- tenho um amigo que troca de trabalho por mais 50€. O ramo onde trabalha é relativamente pequeno, onde existem apenas 5 ou 6 empresas no ramo (e ele já as correu a todas). Ficou desempregado por altura do verão e achava fácil entrar numa das empresas do ramo. Enganou-se! Uma das empresas disse-lhe exactamente aquilo que referi (bold).
Se a primeira oferta que tiveste era de 500€, 200€ já é uma diferença substancial. Mas se era de 1.500€, não é por aí que ficas mais rico...

Pensa bem.

Um abraço

ny12xx

Igual. Aliás, acho que a estabilidade é maior quando trabalhas com amigos de vários anos.

Sendo assim, tens todas as respostas que precisavas ;)

Edit: já estive numa situação idêntica e optei por ficar na mesma empresa. Fui aumentado mas... se eu soubesse o que sei hoje.

Última edição:

Respondeste a ti mesmo...boa sorte.[;)]

era muito pior estares a começar um novo trabalho sem qualquer motivação e sempre arrependido por não escolheres o outro.

e não te sintas também assim tão mal pela outra empresa porque eles amanhã já têm dezenas de candidatos. por muito bom que sejas há sempre (montes) de alternativas. quem trabalha em HR sabe disso perfeitamente

era muito pior estares a começar um novo trabalho sem qualquer motivação e sempre arrependido por não escolheres o outro.

e não te sintas também assim tão mal pela outra empresa porque eles amanhã já têm dezenas de candidatos. por muito bom que sejas há sempre (montes) de alternativas. quem trabalha em HR sabe disso perfeitamente

Obrigado, vou dizer isso a ele: "melhor desistir já do que começar um novo trabalho sem qualquer motivação"

goodluck013.gif

Eticamente, e isto é uma opinião muito pessoal, acho um pouco questionável vir dar o dito por não dito depois de tudo acordado.
Além disso pode haver um factor de risco importante, dependendo de haver ou não proximidade entre as empresas em causa. Cuidado com as negociações, que senão ainda ficas sem nenhum!
Também não me parece muito ética a proposta que a segunda empresa agora fez, sabendo que tu já estás de saída para outra.
Mas, enfim, sem conhecer o caso em concreto, é muito difícil opinar.

Eticamente, e isto é uma opinião muito pessoal, acho um pouco questionável vir dar o dito por não dito depois de tudo acordado.
Além disso pode haver um factor de risco importante, dependendo de haver ou não proximidade entre as empresas em causa. Cuidado com as negociações, que senão ainda ficas sem nenhum!
Também não me parece muito ética a proposta que a segunda empresa agora fez, sabendo que tu já estás de saída para outra.
Mas, enfim, sem conhecer o caso em concreto, é muito difícil opinar.

O anti-ético fui eu. A nova (última) empresa perguntou-me se eu estava interessado numa proposta. Eu disse que sim... pq gosto muito do pessoal!

As duas empresas não têm nada a ver uma com a outra.

Escolhe um trabalho que te motive e permita mostrar aquilo que vales.

O salário é sempre importante mas tenta imaginar-te daqui a 10 anos e que percurso gostarias de fazer para sentires-te satisfeito.

Então foste tu que te enterraste sozinho e agora estás com as calças na mão.

Certíssimo!
Fi-lo porque não queria perder a oportunidade de trabalhar com a empresa-parceira. Por isso que digo que os +200eur são um "bónus" inesperado!

Primeiro, tentei mudar de empresa pcausa de dinheiro (e só!) - quando surgiu a primeira oportunidade.
Depois, surgiu esta oferta inesperada que junta ao dinheiro um ambiente porreiro e perspetivas promissoras.

Voltar
Superior