[Sociedade] Emprego - Ajuda!

JaVo2004

New member
Boas pessoal!

Vou sair da empresa onde estou a trabalhar actualmente.
Dia 01 de Dezembro começo numa nova empresa, onde as pessoas são muito porreiras, vou ganhar mais alguns trocos - pormenor: precisam de mim com urgência pq estou alocado a um projeto que já iniciou!!!

Como o dia 01 aproxima-se, ontem fiz um mail de despedida, todo pipi, endereçado a colegas e parceiros, a dizer que gostei muito de trabalhar com vcs, etc.

Como resposta a esse mail, uma empresa parceira de longa data (onde trabalham grande amigos meus), surpreendida com o anuncio de despedimento, fez uma contra proposta (+200 euros em cima da proposta inicial) para ir trabalhar com eles.

Estou num dilema terrível!!!
- Rejeito esta nova proposta e cumpro a minha palavra - ficando com a empresa inicial -, respeitando o voto de confiança, ainda mais porque precisam de mim com urgência.
- Aceito esta nova proposta e ignoro o compromisso (verbal) que existe. Aviso, com 1 semana de antecedência, que afinal já não vou. A empresa prejudica-se com falta de recursos para o projeto em questão, fico eternamente queimado. No entanto vou trabalhar com pessoal que gosto muito, e receber mais 200eur.

[8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Desculpem se há erros ou falta de coerência no texto, estou muito stressado.

Última edição:
eu dizia à empresa parceira que estás numa situação delicada porque já tinhas aceite a proposta dos outros, por isso precisas de pensar por dois ou três dias.

no entanto dizia-lhes também que preferia muito mais trabalhar com eles e que se por acaso eles oferecessem mais 100€, aceitava já.

o mais certo é eles aceitarem e ficas com uma proposta de mais 300€ que acaba com as tuas dúvidas. quanto aos outros, é realmente pena, mas agradeces bastante e explicas que apareceu outra proposta que vai mais de encontro às tuas perspectivas de carreira e aos teus skills

Companheiro

Se aceitares a segunda proposta, os teus empregadores ficaram sempre a pensar que também os podes trocar por mais alguns €€€.

Pensa bem nisto!

Um abraço

ny12xx

Não há dilema nenhum.
Cumpres a tua palavra, agradeces imenso o novo convite mas já te comprometes-te com a outra e que no futuro a situação pode ser equacionada, e informas a nova empresa que recebes-te um convite mais vantajoso mas que mesmo assim vais cumprir a tua palavra.

Só há este caminho a meu ver.

Companheiro

Se aceitares a segunda proposta, os teus empregadores ficaram sempre a pensar que também os podes trocar por mais alguns €€€.

Pensa bem nisto!

Um abraço

ny12xx

mas se uma empresa não te paga o teu valor real de mercado, é óbvio que a vais trocar por alguns €€€. e como ele explicou, não é só €€€, é também ter já uma relação profissional e de amizade com alguns colaboradores da empresa.

eu sinceramente acho que já decidiste ir para a empresa parceira, por isso tentava negociar um contrato (ainda) melhor. sem nunca por em risco a proposta já existente, claro

eu dizia à empresa parceira que estás numa situação delicada porque já tinhas aceite a proposta dos outros, por isso precisas de pensar por dois ou três dias.

no entanto dizia-lhes também que preferia muito mais trabalhar com eles e que se por acaso eles oferecessem mais 100€, aceitava já.
Não há 2 ou 3 dias. Tudo tem que se decidir hoje. Estou a tentar ganhar CORAGEM para falar com a empresa que lançou a primeira proposta. Eles estão a contar comigo, como a galinha que conta com o ovo.

A nova proposta é um limite não-negociável. É "sim" ou "não". AGORA!

Durante os anos que aí estiveste quantos aumentos tivestes ? Quantos agradecimentos pelo bom trabalho?

Agora que ias lhes dar com os pés é que acordam?

Eu não ficava, agradecia e tentava deixar a porta aberta para o futuro, e lamentava que esse aumento não tenha surgido antes como uma valorização do trabalho que tens desenvolvido.

Não há 2 ou 3 dias. Tudo tem que se decidir hoje. Estou a tentar ganhar CORAGEM para falar com a empresa que lançou a primeira proposta. Eles estão a contar comigo, como a galinha que conta com o ovo.

A nova proposta é um limite não-negociável. É "sim" ou "não". AGORA!

pedir mais dinheiro à primeira empresa já acho desaconselhável... já aceitaste a proposta, a fase de negociação já acabou.

se vais falar nisso, vais dar a ideia que amanha, daqui a uma semana ou um mês, pode-te aparecer outra proposta e lá voltas tu de novo a pedir mais dinheiro.

a decisão é tua, que peso é que tÊm 200€ por mês para ti? é o suficiente para quebrar a promessa? cada um sabe de si e depende muito da % que isso corresponde no teu rendimento e das despesas que tens

Durante os anos que aí estiveste quantos aumentos tivestes ? Quantos agradecimentos pelo bom trabalho?

Agora que ias lhes dar com os pés é que acordam?

Eu não ficava, agradecia e tentava deixar a porta aberta para o futuro, e lamentava que esse aumento não tenha surgido antes como uma valorização do trabalho que tens desenvolvido.

Não é a empresa actual que quer renegociar. Pelo que percebi, é uma terceira, que ao saber da saída dele para outra, o aliciou...

Não foi a minha empresa atual que lançou a nova proposta. Foi um parceiro, que nem imaginava que eu estava a equacionar a saída.

Ah, tens razão. No entanto mantenho a opinião, nestas coisas penso que não se pode voltar atrás nesta fase. Passares para a empresa parceira não te pode trazer problemas de mal estar no trabalho em que vais trabalhar na mesma com a antiga empresa?

É complicado, mas o que fica para o futuro é se és uma pessoa de palavra ou não, e não as condicionantes que são mais que válidas para trocares a proposta à ultima hora.

a situação é de facto complicada e é obviamente importante manter a palavra, mas por curiosidade, se o valor não fosse €200 mas €2000 mantinham à mesma a palavra?

Eu mantinha a palavra, mas contava tudo o que se passou.

Assim a empresa ficava a saber que cumpres a tua palavra e acreditas no "projeto" dela, mas há no mercado quem pague mais pelo teu trabalho, e que poderás ser aliciado a qualquer altura com uma proposta melhor. Quem sabe não tens uma surpresa?

A outra empresa ficava também a saber que és homem de palavra.

Fazendo ao contrário, ficavas queimado na 1ª empresa, e na 2ª empresa poderiam pensar que o que queres mesmo é €€€.

a situação é de facto complicada e é obviamente importante manter a palavra, mas por curiosidade, se o valor não fosse €200 mas €2000 mantinham à mesma a palavra?

2000 euros é menos importante do que ficar queimado na praça,é o que penso.
Num futuro talvez se possa ter retorno da postura correta.

Voltar
Superior