[Sociedade] Emigrantes e o SNS

Para um mês de fórum, passas 95% do teu tempo no off topic.

Não me digas que te registaste num fórum de carros para passar a vida no off topic, e em todos os tópicos onde a palavra emigrante ou avec aparece...

Já te disse, toda a gente sabe quem és. Ganha coragem e deixa os clones.

Fica a dica [;)]

[:)][:)][:)]

Mandam 3 mil milhões ao cuidado do estado, é?

Os emigrantes enviam 3 mil milhões anuais para Portugal em remessas.
Isto conta para o PIB.
No entanto, os emigrantes devem provocar gastos ao Estado (saúde, educação, justiça, etc.) muito, mas muito inferiores aos 3 mil milhões que acrescentam ao PIB.

Já um Português residente em Portugal, provoca muitos mais gastos ao SNS do que aquilo que contribui para Estado.

Eu não sou emigrante, atenção. Mas sejamos objectivos, se cortassem o acesso ao SNS e outros serviços públicos aos emigrantes, estes deixavam de enviar os tais 3 mil milhões em remessas. E o PIB caía 2%. O que seria extremamente mau.

Isto conta para o PIB.
No entanto, os emigrantes devem provocar gastos ao Estado (saúde, educação, justiça, etc.) muito, mas muito inferiores aos 3 mil milhões que acrescentam ao PIB.

Já um Português residente em Portugal, provoca muitos mais gastos ao SNS do que aquilo que contribui para Estado.

Eu não sou emigrante, atenção. Mas sejamos objectivos, se cortassem o acesso ao SNS e outros serviços públicos aos emigrantes, estes deixavam de enviar os tais 3 mil milhões em remessas. E o PIB caía 2%. O que seria extremamente mau.

Sim, provavelmente ao cortar o acesso ao SNS ou impor um pagamento iria fazer com que as remessas diminuíssem muito. Se calhar mais vale deixar tudo como está.
Mas atenção que remessas é muito diferente de impostos arrecados. Portanto, desses 3 mil milhões o estado só fica com uma parte. Fica com o IVA quando os emigrantes fazem despesa. Fica com a tributação autónoma sobre rendimentos de juros (que neste momento é 28%), fica com o IMI dos imóveis, IUC, IMT, etc.

Não sei se caía assim tanto, tendo em conta que a maior parte das remessas são para manter a família que está em Portugal e eventuais compromisso que tenham (pagar casa ao banco, por exemplo).

Não sei se caía assim tanto, tendo em conta que a maior parte das remessas são para manter a família que está em Portugal e eventuais compromisso que tenham (pagar casa ao banco, por exemplo).

Uma grande parte é poupanças para quando um dia voltarem para PT.
Outra grande parte é para investimento, imobiliário principalmente, não só para habitação própria, mas também para arrendar.
Portanto, há muito para além das simples despesas e casa própria.

Para um mês de fórum, passas 95% do teu tempo no off topic.

Não me digas que te registaste num fórum de carros para passar a vida no off topic, e em todos os tópicos onde a palavra emigrante ou avec aparece...

Já te disse, toda a gente sabe quem és. Ganha coragem e deixa os clones.

Fica a dica [;)]

Deixa adivinhar, toda a gente que se regista no forum tem obrigatoriamente de participar em todas as seccoes do mesmo?
Parece-me que usas essa mesma idiologia quando dizes que todos os emigrantes vivem mal e passam fome para ir a Portugal em Agosto.

Deixa ainda mais uma vez adivinhar, hoje estou em modo de bruxo.

Essa mesma pessoa que tu dizes ser eu, vivia no UK?
Tinha vivido antes em Franca?
Escrevia exactamente da mesma forma que eu e usava exactamente os mesmos argumentos para te deitar abaixo que eu?

Se respondeste sim a todas elas... diz-me quem é porque o gajo deve de ser o meu sósia...Foi esse que te roubou o chupa e foi fujiu?

Outra grande parte é para investimento, imobiliário principalmente, não só para habitação própria, mas também para arrendar.

Óbvio.

O estado lucra com o dinheiro proveniente das remessas, e não só em despesa directa. Lucrará bem mais do que a despesa que tem com os emigrantes no SNS.

Sim, é verdade. Contudo as práticas da geração de emigrantes mais recente, são diferentes das gerações mais velhas.

Isto conta para o PIB.

Essas remessas não acrescentam diretamente nada ao PIB. PIB = soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um período determinado (mês, trimestre, ano etc).

E depois são são só a remessas de emigrantes que existem, a essas temos ainda de considerar as remessas de imigrantes para a balança.

No fundo o que interessa é o que é feito com essas remessas de emigrantes, e duvido que os 3000 milhões sejam para investir no que quer que seja. Normalmente são remessas de poupança que ficam "paradas" até haver decisão de fazer algo com elas, que pode nunca acontecer, e só nesse momento poderão ter utilidade efectiva para o PIB.

Deixa adivinhar, toda a gente que se regista no forum tem obrigatoriamente de participar em todas as seccoes do mesmo?
Parece-me que usas essa mesma idiologia quando dizes que todos os emigrantes vivem mal e passam fome para ir a Portugal em Agosto.

Deixa ainda mais uma vez adivinhar, hoje estou em modo de bruxo.

Essa mesma pessoa que tu dizes ser eu, vivia no UK?
Tinha vivido antes em Franca?
Escrevia exactamente da mesma forma que eu e usava exactamente os mesmos argumentos para te deitar abaixo que eu?

Se respondeste sim a todas elas... diz-me quem é porque o gajo deve de ser o meu sósia...Foi esse que te roubou o chupa e foi fujiu?

Quem "fujiu" foi a certamente a tua noção.

Deixa os clones e volta com a tua verdadeira conta. Deixa de usar esta para insultar os utilizadores do FAHO. Olha que o karma já te fez uma visita, se calhar a segunda vez não avisa...

Quem "fujiu" foi a certamente a tua noção.

Deixa os clones e volta com a tua verdadeira conta. Deixa de usar esta para insultar os utilizadores do FAHO. Olha que o karma já te fez uma visita, se calhar a segunda vez não avisa...

Ai que eu gosto tanto de corrigir os outros, mesmo que eles claramente se tenham enganado ou mesmo tenha sido um corrector...

Diz lá entao quem sou eu para eu ficar a saber, porque nao me lembro de ter outra conta aqui no forum.

E já agora diz onde insultei outros users?

Essas remessas não acrescentam diretamente nada ao PIB. PIB = soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um período determinado (mês, trimestre, ano etc).

E depois são são só a remessas de emigrantes que existem, a essas temos ainda de considerar as remessas de imigrantes para a balança.

No fundo o que interessa é o que é feito com essas remessas de emigrantes, e duvido que os 3000 milhões sejam para investir no que quer que seja. Normalmente são remessas de poupança que ficam "paradas" até haver decisão de fazer algo com elas, que pode nunca acontecer, e só nesse momento poderão ter utilidade efectiva para o PIB.

A grande maioria das remessas dos emigrantes são para as despesas dos familiares. Sem essas remessas muitos idosos não conseguiriam sobreviver com a miserável reforma de sobrevivência que recebem por parte do Estado português. Essas despesas contribuem também bastante para a economia principalmente no interior pobre do país.

A grande maioria das remessas dos emigrantes são para as despesas dos familiares. Sem essas remessas muitos idosos não conseguiriam sobreviver com a miserável reforma de sobrevivência que recebem por parte do Estado português. Essas despesas contribuem também bastante para a economia principalmente do interior pobre do país.

Tens fonte disso?

A minha percepção é que não, mas não encontrei fontes. Todos os emigrantes que conheço já não são da "velha geração" e por isso, tirando um ou outro, já não fazem questão sequer de ter carro ou casa em Portugal. Só gastam dinheiro quando cá estão em férias.

Tens fonte disso?

A minha percepção é que não, mas não encontrei fontes. Todos os emigrantes que conheço já não são da "velha geração" e por isso, tirando um ou outro, já não fazem questão sequer de ter carro ou casa em Portugal. Só gastam dinheiro quando cá estão em férias.

Todos os casos que conheço e se não fosse por isso qual seria a lógica de mandar dinheiro para Portugal?

Todos os casos que conheço e qual seria a lógica de mandar dinheiro para Portugal?

Pela mesmo lógica de muitos virem de férias cá. É o local de "conforto" e isso também influencia na localização do dinheiro. E muitos trabalham fora a médio prazo, com perspectiva de um dia voltarem cá a trabalhar.

Os que conheço são todos assim, e todos metem cá dinheiro que fica "parado".

Pela mesmo lógica de muitos virem de férias cá. É o local de "conforto" e isso também influencia na localização do dinheiro. E muitos trabalham fora a médio prazo, com perspectiva de um dia voltarem cá a trabalhar.

Por exemplo eu nao envio absolutamente nada para Portugal e parei de enviar dinheiro quando vou de férias quando meu banco decidiu comecar a cobrar taxas de manutencao de conta...

Tendo dinheiro de parte, invisto cá.

Sinceramente quem envia dinheiro para Portugal apenas porque sim anda um pouco distraído, com tantos problemas da banca portuguesa, Portugal hoje em dia é dos países menos seguros na UE para se colocar dinheiro. Não conheço uma única pessoa que o faça e se conhecesse aconselharia uma ida ao médico. [:D]

Tirando quem trabalhe em países subdesenvolvidos como em África ou América do Sul mas as remessas provenientes desses países segundo os dados do Banco de Portugal são uma pequena parte.

Última edição:
Sinceramente quem envia dinheiro para Portugal apenas porque sim anda um pouco distraído, com tantos problemas da banca portuguesa, Portugal hoje em dia é dos países menos seguros na UE para se colocar dinheiro. Não conheço uma única pessoa que o faça e se conhecesse aconselharia uma ida ao médico. [:D]

Tirando quem trabalhe em África mas as remessas de África segundo os dados do Banco de Portugal são uma pequena parte.

Todos os emigrantes que pensam em voltar, é óbvio que enviam o dinheiro para cá. E à partida ainda é seguro ter o dinheiro em bancos portugueses.

Voltar
Superior