Sendo assim vais pelas alternativas para poupar, não é por não gostar do sistema. [

]
Entao quer dizer que achas justo a forma como as coisas funcionam?
Tipo se tiveres Via verde (pagaste por ela) passas e é descontado na tua conta bancária se nao tiveres, tens de ir aos CTT ou Payshop nos 5 dias seguintes para pagar?
Pior que isso, vais lá pagar e ainda pagas uma taxa qualquer porque nao tinhas via verde?
Basicamente o governo a tentar ajudar uma empresa privada (Brisa) a vender a forca toda?
E se a coisa podia ficar pior que isso?Claro que pode, afinal estamos a falar de Portugal que somos campeoes em taxas e taxinhas.
Se tiveres o azar de passar num dia em que a treta ainda nao esteja no sistema, tens de passar em outro dia, se por trabalhares e afins nao conseguires ou te esqueceres entretanto recebes a respetiva carta em casa para pagares...mas...claro está nao poderia ser sem adicionar mais uma taxa ou taxinha.
2.50Euros por cada passagem.
Entretanto é necessário ter em atencao que a carta para pagares a respetiva portagem acrescida de uma taxa e outra taxinha nao vem em 10/20 ou até 30 dias...vem de forma completamente alietoria e quando apetecer aos meninos.
Tens 15 dias para proceder ao pagamento, mas imagina que foste de férias e vais estar fora por mais de 15 dias...yup já nao consegues pagar e entretanto vem a respetiva carta das financas para procederes ao pagamento correspondente ao valor da portagem mais a taxa, mais outra taxinha e entretanto outro valor relativo ao lucro das financas por estarem a fazer cobranca de valores para uma empresa privada.
Agora voltando atrás, a carta chega, aquela da portagem + taxa + taxinha...tens 15 dias para pagar mas reparas que algo está mal e pretendes proceder a uma reclamacao.
Ora bom, vamos ligar para a Ascendi ou Via Livre... espera, mas é uma chamada de valor acrescentado onde pagas 0.10Euro por minuto quando ligas de um telefone fixo.
Tendo em consideracao que por norma ficas em espera por uns 10/15 minutos, lá se foi 1Euro a vida.
Entretanto chegas a conversa com alguém, falas com a pessoa e ela ainda vai confirmar alguma coisa, logo a chamada já vai em 20 minutos, e 2Euros já eram.
Tu continuas a reclamar e a dizer que algo esta mal mas do lado deles está sempre tudo certo, entao és aconselhado a pagar e depois proceder a uma reclamacao para eles analizarem e eventualmente devolverem o dinheiro que pagaste...mas os 3Euros da chamada já eram.
Procedes ao pagamento e logo de seguida espetas uma reclamacao, fica em analise e eu tenho uma que já dura desde 2012 relativa a portagem a uma passagem de 2012 que recebi em 2015, já vamos em 2017 e daqui a nada estamos em 2018.
Mas isto nao é nada comparado com outro martirio...
Vou a Portugal e levo o meu carro com matricula Britanica...até aí tudo ok.
Chego a Portugal e atravesso a fronteira em Vilar Formoso, tendo eu conhecimento prévio que caso passasse num Pórtico sem registar a matricula do carro ou ter a via verde era ilegal e poderia ser multado, lá me desvio para a zona onde diz "Veiculos com matricula estrangeira".
Paro ao pé de umas máquinas e por ser Agosto estava lá um senhor bastante simpático a fazer o seu trabalho que me pergunta se falo Portugues e me explica como é que a coisa funciona.
Simples, associo a matricula do meu carro ao meu cartao de Crédito/Debito e cada vez que passar numa portagem eles cobram o valor da mesma, simples...mas pergunto eu ao rapaz
- Entao mas se eu fizer isso estou a autorizar que me debitem dinheiro do cartao, o que quer dizer que podem cobrar mesmo que nao tenha passado em lado nenhum.
Ao que ele me encolhe os ombros e nao diz nem que sim nem que nao...
Penso eu, bem se cobrarem mais do que o que devem vou ter de reclamar e nunca mais vejo o dinheiro, mas sempre deve de ser melhor que pagar 10x o valor da portagem no valor minimo de 25euros.
Ok, vamos a isso...enfio o meu cartao lá, digito o código e a seguir a matricula do carro.
"Matricula inválida".
Pergunta-me o rapaz como é que eu tinha aquela matricula, pois nunca tinha visto uma matricula apenas com 3 digitos...expliquei que era uma matricula perssonalizada e que por sinal é legal por estes lados.
Tentamos entao mais uma vez, tentamos meter espacos entre os digitos, tudo junto, metemos dois digitos e o outro separado...sempre a mesma mensagem.
"Matricula invalida".
Perguntei entao o que poderia fazer para resolver isso.
"Voce vai ter de seguir viagem até a estacao de servico da BP, e lá pede por um distico pré-pago que custa 27Euros, depois pode carregar com 20,40, 50Euros (nao lembro bem dos valores mas tendo em conta o meu destino ele disse que 20euros chegavam)."
Digo eu,
"Excelente, e aquilo fica associado a matricula do carro ou basta meter aquilo no parabrisas?" pergunto eu, a pensar ok, gasto 27Euros mas para o ano já nao tenho de me preocupar e nao me podem tirar de lá dinheiro a mais, isto apesar de mesmo que no ano seguinte trouxesse outro carro diferente certamente que a matricula seria a mesma.
Diz ele que ficaria associado a matricula do carro,o que nao era problema de maior, e que aquilo só era válido por 6 meses e nao me soube responder se era o distico que era valido por 6 meses ou se era o valor carregado.
Lá vou eu todo contente até a bomba da BP armado em gajo que cumpre a lei...pergunto eu se os 6 meses era para o apendice que ia ter de meter no parabrisas ou se era para o valor carregado...
Basicamente é para os dois.
Bem, mais vale 27Euros que levar com multas e ter as férias estragadas...lá pedi um pré-pago + 20 euros de carregamento num total de 57Euros.
E lá chega o martirio novamente...matricula inválida e mais uma vez a mesma história do porque razao é que a minha matricula era tao pequena.
Sou entao aconselhado a nao usar a auto-estrada, isto apesar de eu querer pagar para a usar...saio entao da BP e está a chegar um veiculo da Brigada de transito.
Explico entao aos senhores agentes que pretendia efectuar o pagamento das portagens mas que devido ao sistema nao deixar colocar a matricula do carro que nao podia pagar, ao que me disseram eles para eu seguir viagem e nao me preocupar pois 90% dos carros com matricula estrangeira nao nem sequer lá paravam.
Conclusao, eu tentei pagar nao me deixaram...
O sistema é estúpido e para além de nao me deixar pagar, eu agora recuso a proceder a qualquer pagamento.
Querem que pague? Yup nao há problema, implementem um método justo e transparente de poder pagar tal como portageiros (como acontece em qualquer país civilizado) ou entao que mandem a conta para casa sem as respetivas taxas e taxinhas que eu pago...se mandarem com taxas e taxinhas, obviamente que irei pagar apenas o valor correspondente as portagens usadas.
Resumindo, arrajaram uma forma de encher o papo a alguém e parece que ainda há quem esteja de acordo e diga que é uma democracia... ai f***