[Sociedade] Emigrantes e o SNS

Desconhecia que emitiam CC's sem número de utente. Então quer dizer que há portugueses a viver no estrangeiro que têm acesso ao SNS e outros que não. Isso também é injusto.
Ja vi cartões de cidadão em que só o número do documento é que existe, os outros estão em branco.

A pessoa nem fala português, tem apenas um dos progenitores português e passaporte / CC português.

Provavelmente deve ter direito a número de saúde mas não sei o procedimento.

De qualquer maneira, este tópico é um não assunto porque qualquer alteração e discriminação na saúde será inconstitucional.

Porque a nossa constituição tem várias alíneas sobre a saúde e tenho sérias dúvidas que seja constitucional a ideia do autor do tópico ou qualquer ideia de discriminar entre portugueses residentes e não residentes.

Última edição:
Eu sou emigrante e tenho a morada fiscal no estrangeiro. A minha filha nasceu em França, é portuguesa e foi registada no consulado. Contudo o CC dela não tem numero de utente. Tem NIF mas não tem numero de Utente. Ou seja, nas férias se for a um hospital com ela tem que pagar a 100%.
Ora aí está um contributo interessante!
Ja vi cartões de cidadão em que só o número do documento é que existe, os outros estão em branco.

A pessoa nem fala português, tem apenas um dos progenitores português e passaporte / CC português.

Provavelmente deve ter direito a número de saúde mas não sei o procedimento.

De qualquer maneira, este tópico é um não assunto porque qualquer alteração e discriminação na saúde será inconstitucional.

Porque a nossa constituição tem várias alíneas sobre a saúde e tenho sérias dúvidas que seja constitucional a ideia do autor do tópico ou qualquer ideia de discriminar entre portugueses residentes e não residentes.
Também tem em relação à educação e no entanto....

Ahh, isso não deve ser bem assim.

"Lá fora é que é bom, aqui é uma pouca vergonha" e iam deixar de usufruir da saúde excelente, barata, personalizada, etc, que têm lá para se virem submeter a uns açougueiros do 3º mundo em Portugal?

Não acredito.

Eu concordo com o acesso ao sns com base na residência fiscal. Pelo menos há garantia de declaração de impostos em pt.

Sabes que existem muitos portugueses emigrados que ainda tem residência fiscal em Portugal?
Tenho uma série deles aqui a volta que se recusam a mudar a morada fiscal para cá e que não fazem IRS em Portugal porque não ganham lá nada.
Um deles vai para a semana a Portugal para renovar o cartão de cidadão, porque se o fizer no consulado vai ter de mudar a morada para cá.
Estúpido e verdade mas como acontece aqui acontece em outros países.

Nesses casos sinceramente acho que o governo português devia de fazer aplicar a lei e obrigá-los a pagar impostos sob os rendimentos obtidos cá.

Ahh, isso não deve ser bem assim.

"Lá fora é que é bom, aqui é uma pouca vergonha" e iam deixar de usufruir da saúde excelente, barata, personalizada, etc, que têm lá para se virem submeter a uns açougueiros do 3º mundo em Portugal?

Não acredito.

Isso é treta de quem é burro.
Sistema de saúde pode ser melhor em determinados aspectos em outros países da Europa.
O não pagares por consultas, não pagares por medicamentos...
O não teres listas de espera absurdas, no entanto em outras coisas são bem melhores em Portugal.

A minha questão é a seguinte: sendo estas pessoas emigrantes e, portanto, não fazem descontos em Portugal, será justo terem acesso livre ao SNS como qualquer contribuinte?

As remessas anuais dos emigrantes são de 3 mil milhões de euros. Cobrem um terço de todo o orçamento do ministério da saúde.
Contribuem mais os emigrantes para o SNS do que os Portugueses residentes em território nacional.

As remessas anuais dos emigrantes são de 3 mil milhões de euros. Cobrem um terço de todo o orçamento do ministério da saúde.
Contribuem mais os emigrantes para o SNS do que os Portugueses residentes em território nacional.

[:)][:)][:)]

Mandam 3 mil milhões ao cuidado do estado, é?

Emigrantes e o SNS

E é por isto mesmo que tiveste de emigrar.

Não é porque não havia emprego, é porque não tinhas capacidades cognitivas mínimas para qualquer emprego em Portugal.

Bom voyage

E é por isto mesmo que tiveste de emigrar.

Não é porque não havia emprego, é porque não tinhas capacidades cognitivas mínimas para qualquer emprego em Portugal.

Bom voyage

[:)][:)]

E tu? Já marcaste consulta no Júlio de Matos? Aproveita enquanto podes usufruir do SNS porque no dia que tiveres de emigrar perdes esse direito..... [:D]

[:)][:)][:)]

Mandam 3 mil milhões ao cuidado do estado, é?

Obviamente que não, mas sabe-se que muito desse dinheiro vai para pagar despesas fixas que os emigrantea têm em Portugal. Para além disso é dinheiro que os bancos utilizam para injetar na economia através de empréstimos .

Última edição:
Emigrantes e o SNS

[:)][:)]

E tu? Já marcaste consulta no Júlio de Matos? Aproveita enquanto podes usufruir do SNS porque no dia que tiveres de emigrar perdes esse direito..... [:D]

Direitos deviam perder alguns aqui que postam barbaridades.

Se acham que o dinheiro das remessas vai directamente para o SNS então peguem nelas e mandem para o ministério da saúde

Fica a dica [;)]

Sabes que existem muitos portugueses emigrados que ainda tem residência fiscal em Portugal?
Tenho uma série deles aqui a volta que se recusam a mudar a morada fiscal para cá e que não fazem IRS em Portugal porque não ganham lá nada.
Um deles vai para a semana a Portugal para renovar o cartão de cidadão, porque se o fizer no consulado vai ter de mudar a morada para cá.
Estúpido e verdade mas como acontece aqui acontece em outros países.

Nesses casos sinceramente acho que o governo português devia de fazer aplicar a lei e obrigá-los a pagar impostos sob os rendimentos obtidos cá.
Exacto. Ja eu tenho a residência fiscal em Portugal porque o consulado em Dublin não se digna a fazer-me uma marcação. Devo pagar impostos também? Menos.

Obviamente que não, mas sabe-se que muito desse dinheiro vai para pagar despesas fixas que os emigrantea têm em Portugal. Para além disso é dinheiro que os bancos utilizam para injetar na economia através de empréstimos .

Ah, mas disso a pagar 1/3 do orçamento da saúde vai uma grande distância.
Dinheiro na economia é sempre bom, agora o argumento que pagam 1/3 do orçamento sem qualquer desconto em impostos ou SS aqui, vai lá, vai...

Essa interpretação é um pouco estranha. Faria sentido se todas as remessas fossem directamente para o orçamento do SNS o que, obviamente, não acontece. [;)]

Claro que não contribuem mais, até porque o contribuem é por via indirecta, mas visto a despesa que efectuam em território protuguês, há uma boa percentagem que vai parar ao estado.
Mas isso não interessa, são coisas independentes. Gastar dinheiro em Portugal não dá direito ao SNS, porque senão os turistas também tinham esse direito.

O que vale é que o nosso SNS em geral é pior que o SNS dos países para onde a malta emigra, porque senão era insustentável.
Mas isto é mesmo mal organizado, já deviam ter arranjado uma solução para os emigrantes. Por mim, era permitir continuar a pagar uma quota, mesmo depois de deixarem de ter emprego em Portugal. Ou isso, ou registarem-se como desempregados. É óbvio que para um emigrante não é viável registarem-se como desempregados, portanto acho que o assunto ficava mais ou menos controlado.

Voltar
Superior