[Sociedade] Emigrantes e o SNS

singularidade, fundamenta a tua opinião.

Este topic não foi criado com o intuito de atacar um grupo especifico, mas sim, de esclarecimento e discussão.

acho que a resposta é simples e básica e já foi dada. Qual a dúvida ?

criar uma taxa específica para emigrantes e turistas ?
ainda assim não sei quem vai arriscar a sua saúde perdendo tempo com viagens e outras complicações para ser tratado em Portugal porque é mais barato... sinceramente deve ser algo raro ...

Última edição:

ainda assim não sei quem vai arriscar a sua saúde perdendo tempo com viagens e outras complicações para ser tratado em Portugal porque é mais barato... sinceramente deve ser algo raro ...

Não sei se é raro, mas que acontece, acontece. Eu conheço casos e já foram aqui relatados outros. [;)]

Sim, deve ser raro, porque senão o governo já teria que se debruçar sobre o assunto. Mas é provável que cada vez seja menos raro, com cada vez mais emigrantes e viagens de avião low-cost.

Nao e so ser mais barato.

Quando és imigrante num país a tua saude vale menos... não esperes o mesmo esforço de um médico para um imigrante e um cidadao nacional, mesmo que inconscientemente.

Cps

Nao e so ser mais barato.

Quando és imigrante num país a tua saude vale menos... não esperes o mesmo esforço de um médico para um imigrante e um cidadao nacional, mesmo que inconscientemente.

Cps

Podes explicar melhor isso?
É que nem se relaciona com leis, mas sim com o código ontologico do médico.

Infelizmente já tive de ser assistido em países diferentes e nunca senti que estivesse a ser tratado de forma diferente de qualquer nacional.

Como se a Alemanha fosse melhor do que cá, o falecido Americo Amorim, foi lá operado na última vez e apanhou de lá um vírus de que nunca mais se livrou, Portugal em termos de saúde podia ser exemplar, mas não é a " broisse" que muitos acham, foi só um reparo.
É grátis ( incluindo dentistas ) e em geral não tens filas de espera, desde consultas de especialidade a coisas do dia a dia. E funciona bem.

Tendo ainda acesso ao sistema alemão também não hesitava em fazer cá os tratamentos.

Que adianta em Portugal "ser melhor" se ou vais para o privado e pagas bem ou ficas meses em filas de espera para cada consultas.
A ideia que eu tenho é que também é tudo gratuito lá.
Não sabia dessa complicação no caso do Américo Amorim.

Podes explicar melhor isso?
É que nem se relaciona com leis, mas sim com o código deontologico do médico.

Infelizmente já tive de ser assistido em países diferentes e nunca senti que estivesse a ser tratado de forma diferente de qualquer nacional.

Fixed!

Deixo-o falar... Não lhe ligues. [;)]

Ele que se preocupe em arranjar um jack para o iPhone 7 e que vá para pqp...

[:)]

Conheço bem esta realidade. Sou profissional de saúde e tenho inúmero doentes emigrantes. Todos eles com acesso ao SNS porque têm número de utente e uma morada de um familiar cá. Maioria deles são jovens que emigraram nestes últimos 10 anos. Estão em vários países, desde Espanha, frança, suiça, Inglaterra... As desculpas são várias para manter cá o seguimento. Desde que se contarem que têm uma doença o seguro fica muito mais caro, por isso omitem (suiça). Cirurgias não pagas pelo sistema de saúde público do país onde estão e cá são gratuitas (frança). Simplesmente porque acham que temos um sistema e know how superior (Espanha). Entre outros...

Um pequeno reparo, o SNS é financiado pelos impostos e não pelos descontos para a SS. Por isso é que ninguém desconta diretamente para a saúde.

Conheço bem esta realidade. Sou profissional de saúde e tenho inúmero doentes emigrantes. Todos eles com acesso ao SNS porque têm número de utente e uma morada de um familiar cá. Maioria deles são jovens que emigraram nestes últimos 10 anos. Estão em vários países, desde Espanha, frança, suiça, Inglaterra... As desculpas são várias para manter cá o seguimento. Desde que se contarem que têm uma doença o seguro fica muito mais caro, por isso omitem (suiça). Cirurgias não pagas pelo sistema de saúde público do país onde estão e cá são gratuitas (frança). Simplesmente porque acham que temos um sistema e know how superior (Espanha). Entre outros...

Um pequeno reparo, o SNS é financiado pelos impostos e não pelos descontos para a SS. Por isso é que ninguém desconta diretamente para a saúde.

Mas a mim não me faz confusão, até porque eles também já descontaram muitos impostos quando viveram em Portugal ou até quando estão no país. Muitos até têm cá vários investimentos. Mas estou a mesmo a ver que isto é mais um motivo para alguns portugueses andarem a perseguir os emigrantes.

Mas a mim não me faz confusão, até porque eles também já descontaram muitos impostos quando viveram em Portugal ou até quando estão no país. Muitos até têm cá vários investimentos. Mas estou a mesmo a ver que isto é mais um motivo para alguns portugueses andarem a perseguir os emigrantes.

Não é perseguição mas, numa época de constrangimentos financeiros, poderá fazer sentido rever esta situação.

Discordo contigo quando dizes que pagaram muitos imposto em PT. A maior parte dos emigrantes sai no inicio da carreira profissional, portanto, não terão pago tantos impostos quanto isso. Basta ver a geração mais recente de emigrantes que fizeram os cursos superiores e emigraram, basicamente representaram "despesa" e não "receita" para o estado.

Dúvidas?

Quer dizer, anda uma diáspora inteira toda uma vida a mandar remessas de dinheiro, a fazer investimento, a contribuir direta e indiretamente para criação de emprego, a alimentar pequenos negócios que sobrevivem graças ao mês de agosto e de dezembro, muitos a pagar impostos em Portugal e andam para aqui meia dúzia de gajos preocupados com a meia dúzia de tostões de despesa que uma pequena percentagem de emigrantes dão em saúde.....

Por acaso já pararam para pensar como será a "balança comercial " entre emigras vs estado??

Pois.. garantidamente será muito mais favorável para o lado do estado, já que o estado não dá nada em troca.

Aliás, e no seguimento do meu post, muito mais prejudicado são os países de acolhimento, já que grande parte dos emigrantes aplica o seu dinheiro em Portugal ao invés de o fazer no país que o deu a ganhar...

Sei de pessoas que passaram décadas fora e quando ficam a braços com tratamentos crónicos que custam milhares todos os meses, ficam logo com ideias de regressarem. É óbvio que é revoltante tipos que não contribuíram quase nada cá virem mamar na teta à grande.

Dúvidas?

Quer dizer, anda uma diáspora inteira toda uma vida a mandar remessas de dinheiro, a fazer investimento, a contribuir direta e indiretamente para criação de emprego, a alimentar pequenos negócios que sobrevivem graças ao mês de agosto e de dezembro, muitos a pagar impostos em Portugal e andam para aqui meia dúzia de gajos preocupados com a meia dúzia de tostões de despesa que uma pequena percentagem de emigrantes dão em saúde.....

Por acaso já pararam para pensar como será a "balança comercial " entre emigras vs estado??

Pois.. garantidamente será muito mais favorável para o lado do estado, já que o estado não dá nada em troca.
Gostaria muito de ver essas contas. E aposto no prejuízo do estado com a diáspora.

Felizmente o actual secretário de estado das comunidades portuguesas tem organizado iniciativas para promover cá o investimento.

Sei de pessoas que passaram décadas fora e quando ficam a braços com tratamentos crónicos que custam milhares todos os meses, ficam logo com ideias de regressarem. É óbvio que é revoltante tipos que não contribuíram quase nada cá virem mamar na teta à grande.

Lol, para mamar é logo nas duas.

E os emigrantes que tenham dinheiro para investir, não vêm cá sorrateiros, tranquilamente utilizam o SNS do país acolhedor, os que sorrateiramente utilizam são a classe baixa, não sei se não faria o mesmo, mas já que tinha de ter seguro de saúde lá fora, não custava nada ter como prioridade a saúde, ao invés de carros ou a juntar todos os trocos para fazer uma vivenda na aldeia.

Gostaria muito de ver essas contas. E aposto no prejuízo do estado com a diáspora.

Felizmente o actual secretário de estado das comunidades portuguesas tem organizado iniciativas para promover cá o investimento.

Não tens noção no que dizes.
Repara, não são só as remessas de dinheiro, os investimentos em PT, ou as despesas fixas que todos os emigrantes têm em Portugal, são também as importações que saēm altamente beneficiadas com esta situação.
Em torno das comunidades que estão espalhadas por todo o mundo, surgem pequenos negócios de tudo o que seja produto nacional especialmente comida e bebida, contribuindo com largos milhões/ano para a balança exportadora e para a dinamização destas empresas em Portugal.

Para o estado é uma situação de win/win/win.... ganha com as remessas, com as importações e com o peso que os emigrantes acarretam ao país que é praticamente nulo....

Voltar
Superior