Electrodomésticos

são a gás e depois não sou eu que esfrego... nem a minha mulher [:D][;)]

Mesmo assim, continuo sem perceber porque vais para o gás. O teu argumento era por causa de não ter que comprar tachos novos, mas afinal vais para um fogão com bicos a gás que é bastante caro, e que dava para comprar indução e ainda tachos novos.
E se calhar nem sabes se tens que comprar tachos novos ou não.
É que mesmo que não te faça diferença em termos de trabalho, vai fazer diferença em termos de consumo. Por isso, que vantagens vês no gás que te faça optar por isso?

Mesmo assim, continuo sem perceber porque vais para o gás. O teu argumento era por causa de não ter que comprar tachos novos, mas afinal vais para um fogão com bicos a gás que é bastante caro, e que dava para comprar indução e ainda tachos novos.
E se calhar nem sabes se tens que comprar tachos novos ou não.
É que mesmo que não te faça diferença em termos de trabalho, vai fazer diferença em termos de consumo. Por isso, que vantagens vês no gás que te faça optar por isso?

não era o meu argumento, não estou muito preocupado com os tachos e panelas [:cool:]
eu simplesmente não gosto (ainda não me habituei) de cozinhar (quando o faço) com indução, experimentei este ano no algarve e não me atinei

a escolha do Smeg (que não está ainda decidida) seria por design vs o Meireles e deve ser a maria a decidir [;)]

não era o meu argumento, não estou muito preocupado com os tachos e panelas [:cool:]
eu simplesmente não gosto (ainda não me habituei) de cozinhar (quando o faço) com indução, experimentei este ano no algarve e não me atinei

a escolha do Smeg (que não está ainda decidida) seria por design vs o Meireles e deve ser a maria a decidir [;)]

Se é pelo design, acho que ter um fogão com bicos fica sempre fatela... mesmo que tenha o logotipo Smeg.

Quanto a habituar, nada mais fácil que indução, já que é o que tem tempo de resposta mais curto.

Ainda por cima os exemplos colocados, parecem cópia um do outro. [:D]
óbvio, apesar de achar mais engraçado o Smeg a escolha deve recair pelo Meireles se for eu a decidir (e a pagar) [:)]

a questão estética é só isso.. estética e gostos.
o problema é que tenho um buraco na cozinha de 90cm e o investimento numa pedra nova e acabamentos na cozinha não compensam face a um fogão À antiga

Também estou indeciso entre fogão a gás ou placa de indução...Os consumos de gás vs electricidade de um e outro como são? Compensa mais electrico?

Se optar por placa de indução, elimino de vez o gás a coloco tudo eléctrico (elimino o esquentador)

óbvio, apesar de achar mais engraçado o Smeg a escolha deve recair pelo Meireles se for eu a decidir (e a pagar) [:)]

a questão estética é só isso.. estética e gostos.
o problema é que tenho um buraco na cozinha de 90cm e o investimento numa pedra nova e acabamentos na cozinha não compensam face a um fogão À antiga

Mas também há fogões com placa de indução. Não sei é se há com esse tamanho.

São bonitos os fogões em causa de 90 cm e ter um forno mais largo é uma grande mais valia.

Não tenho uma opinião muito formada quanto às diferenças de cozinhar a gás vs eléctrico. Actualmente tenho vitrocerâmica, mas simpatizo com os bicos a gás.

1.100 Euros por um bom fogão com forno não me parece demais.

É mais fácil e rápido passar de chama grande para minimo num instante, enquanto as de indução e vitrocerâmica (pior ainda) demoram um bocado.
Nas placas de indução é instantâneo.

Para utilização doméstica, as placas de indução são maravilhosas, pois aliam a rapidez e economia à facilidade de limpeza. Recomendo vivamente.

Quer se queira, quer não, cozinhar a gás, a comida fica com melhor sabor. E consegue-se controlar melhor o ponto. É mais fácil e rápido passar de chama grande para minimo num instante, enquanto as de indução e vitrocerâmica (pior ainda) demoram um bocado.

Porque é que há-de ficar com melhor sabor? O dióxido de carbono e monóxido de carbono emitidos na combustão ajudam a temperar a comida? [:D]

Quanto a "controlar melhor o ponto", é verdadeiro o que dizes em relação à vitrocerâmica normal, mas é falso em relação à indução.
Indução tem uma resposta mais rápida que o gás.

A limpeza é igual às de vitrocerâmica !? não ?

Não, é muito mais fácil, visto que a placa nunca aquece tanto como numa vitrocerâmica normal.

Vamos lá a ver se consigo explicar de uma vez por todas. Indução não tem nada a ver com vitrocerâmica normal, é uma revolução completa em relação à Vitrocerâmica normal.
Numa placa Vitrocerâmica, é uma resistência que aquele a placa, que por sua vez aquece o fundo do tacho.
Ou seja, o calor tem que atravessar a placa de vidro e todo o fundo do tacho. Como consequência disto, a placa fica bastante quente.

Numa placa de indução, são usadas ondas electromagnéticas que aquecem directamente o material que está no interior do fundo da panela.
O calor que vem para a placa é o que vem do tacho. Não é a placa a transportar o calor. Como consequência disto, a placa aquece muito menos, e se a comida vazar para cima da placa não fica lá queimada e agarrada como numa vitrocerâmica normal. Isto faz uma diferença enorme a nível de limpeza.
Além de que numa votrocerâmica normal, uma coisa irritante era quando um gajo via que a comida ia vazar, iamos lá baixar a potência, mas como o tempo de resposta é muito grande, acabava por sair comida borda fora, mesmo depois de desligar o bico. Numa placa de indução, como é tudo mais instantâneo, é muito mais fácil controlar os "vazamentos". [:D]
A adicionar ainda a vantagem de menos consumo.

Portanto, é só vantagens, acreditem que estou rendido, porque usávamos vitrocerâmica lá em casa e há uns tempos comprámos uma de indução (na verdade é uma placa de indução daquelas do Lidl de 50€, só com um bico), e é mesmo muito melhor. E quando mudar de casa, espero que seja em breve, vamos ter que ter certamente uma placa de indução.

Última edição:
Um AGA é assim

20150814_195023.jpg

É incomparavelmente mais caro que o género "normal" mas o objecto em si é fantástico e como referi é excelente para cozinhar, especialmente os fornos.

Este concretamente custou em Euros 13/14 mil e pesa 1,5 ton.

Um AGA está sempre ligado e cada forno e cada bico tem uma determinada temperatura sempre estável.

Voltar
Superior