É preciso ser mesmo muito....

Pois, tens razão tens.

Mas vamos lá ver, num país onde se anda com pneus carecas e ninguém dá conta, onde andam caros a c@g@r fumo e as autoridades nada fazem, onde se está constantemente em 2ª fila com 4 piscas e empenar o trânsito das localidades, num país onde em dias de chuva anda tudo com os farois desligados, onde se anda na faixa do meio a 60 km/h numa via rápida de limite 100 km/h , num país onde acontece tudo isto e depois surgem estas multas de 2 min para acabar a hora de estacionamento?

É revoltante, não achas ?

sabes que existe a mentalidade de que se o crime não é penalizado, então cada vez as pessoas vão ganhar mais confiança para fazer coisas piores...

ah limite 120, ah mas até 140 nao se apanha multa, então bora andar a 160 senão não é de homem... é so mais um bocadinho...

Por acaso acho que o fiscal não sabe há quanto tempo está expirado o pagamento.

Pelo que sei apenas sabe se está válido ou não!

Nem tudo o que parece é.

O homem fez o trabalho dele.

Nem tudo o que parece é.

Exacto. Pode parecer inválido mas até pode estar válido.

Onde fez a verificação e quem a calibrou e quando?

A seguir ao facto de terem prendido a um domingo à tarde o Dr. Pimenta Machado(só para o achincalharem),esta é a maior filha da pvtice de que há memória.

Só para esclarecer, eu não paguei os 2 minutos adicionais porque não dava. Não foi para poupar dinheiro, como já sugeriam. Se desse para pagar 4h02m eu teria pago

Nem tudo o que parece é.

Se assim é, não ha muito a apontar.

mas sabe que dali a 1 minuto já não se paga estacionamento.............. de certeza que correu os carros todos, sofregamente, só para caçar os últimos minutos do estacionamento pago.

isso é filhadaputice, não tenho quaisquer dúvidas.

Última edição:
Volto a perguntar: se é filhadaputice multar a 1 minuto do fim, é filhadaputice multar a 2?
E a 4?
E a 6?
E a 10?

Onde é que traças o limite?

Edit: dizes que em Dublin dão abébia de 10 minutos. Multar aos 11 é filhadaputice?

Última edição:
Volto a perguntar: se é filhadaputice multar a 1 minuto do fim, é filhadaputice multar a 2?
E a 4?
E a 6?
E a 10?

Edit: dizes que em Dublin dão abébia de 10 minutos. Multar aos 11 é filhadaputice?

Aquela regra que os juízes tanto gostam de mencionar e que muitas vezes dizem ser mais forte que qualquer lei, que é a regra do bom senso.

Ora, aqui é fácil de perceber que provavelmente o fiscal não chegou junto ao carro exatamente as 18.59, porque ainda demora algum tempo a verificar na máquina se o carro tem talão válido ou não, e a imprimir e etc.

Dito isto, acredito que os mesmos têm acesso não só a saber se o carro tem ou não talão válido, mas também a saber até quando é valido.

Entao provavelmente o fiscal sabia que o meu talão expirava as 18.58 e estava apenas à espera para apanhar os 2 minutos em que não tinha pago.

Consigo perceber os dois lados da história. A do Charger, que estacionou por 4h02min e pagou por 4h (só não pagou por ~0,8% do tempo que esteve estacionado, é uma quantidade a meu ver completamente desprezável), e se fosse eu o fiscal não multaria. Mas também consigo perceber o lado do fiscal, que simplesmente fez o seu trabalho. Se esteve à espera? Se calhar. Provável até. Mas isso não invalida que tenha feito o seu trabalho, que é multar quem estaciona sem pagar, seja por um minuto ou um dia. A quantidade de tempo depois deve-se reflectir no valor da multa, não num fechar de olhos por parte do fiscal.

É como ir ao Supermercado, ter 150€ para pagar mas ter só 149€ na carteira. Percentualmente a diferença são só 0,67%, e olhando por esse prisma um valor desprezável, mas ninguém fica à espera que a senhora na caixa diga "Está bem, pague só os 149€".

Olhando unicamente para as regras, o fiscal esteve 100% correcto. Tomando em conta também o factor bom senso concordo com quem diz que foi uma malandrice do caraças multar pelos 2 minutos.

eu a esse senhor fiscal, que cumpriu a lei de forma tão abnegada e diligente, só lhe desejo exactamente o mesmo.

que quando na cidade for a 31km/h numa zona de 30km/h seja imediatamente multado, que cada vez que atravesse a rua fora da passadeira leve com uma multa também, que cada vez que chegue a uma loja ou a um serviço 1 minuto depois da hora não o deixem entrar, que quando for buscar o filho à creche 1 minuto depois da hora pague multa, que quando lhe faltarem 2 cêntimos para comprar qualquer coisa o obriguem a ir levantar dinheiro.

para filhadaputice, filhadaputice e meia.

sabes que existe a mentalidade de que se o crime não é penalizado, então cada vez as pessoas vão ganhar mais confiança para fazer coisas piores...

ah limite 120, ah mas até 140 nao se apanha multa, então bora andar a 160 senão não é de homem... é so mais um bocadinho...

Sim é verdade, mas ainda assim.....

Mas, não te tiro a razão.

E a 4?
E a 6?
E a 10?

Para se passar nos exames na minha altura era 9.5....porque chumbar com 9.9 se tivesse que ser 10 era filhadaptisse...

E se chumbasse com 9.4 ? [:D]

eu a esse senhor fiscal, que cumpriu a lei de forma tão abnegada e diligente, só lhe desejo exactamente o mesmo.

que quando na cidade for a 31km/h numa zona de 30km/h seja imediatamente multado, que cada vez que atravesse a rua fora da passadeira leve com uma multa também, que cada vez que chegue a uma loja ou a um serviço 1 minuto depois da hora não o deixem entrar, que quando for buscar o filho à creche 1 minuto depois da hora pague multa, que quando lhe faltarem 2 cêntimos para comprar qualquer coisa o obriguem a ir levantar dinheiro.

para filhadaputice, filhadaputice e meia.

Pois, a cena é que se começamos a ser todos assim, não se respira em sociedade......os outros no outro tópico até queriam que cada cidadão se xibasse das contra ordenações dos outros......

Para se passar nos exames na minha altura era 9.5....porque chumbar com 9.9 se tivesse que ser 10 era filhadaptisse...

E se chumbasse com 9.4 ? [:D]

Conheço quem chumbou com 9,48.

Ainda foi "tentar sacar a passagem" ao professor. Mas ele só lhe perguntou: "Tem alguma justificação válida para ter apenas essa nota?". O aluno não disse nada e o professor limitou-se a dizer boa tarde e até ao próximo exame.[:D]

Pois, a cena é que se começamos a ser todos assim, não se respira em sociedade......os outros no outro tópico até queriam que cada cidadão se xibasse das contra ordenações dos outros......

Não?

Ok. Multar a 31 não. E a 32? Já pode, ou ainda é cedo? Multa-se a partir de quanto?

Custa muito a perceber que há limites, e que os limites são para ser cumpridos, não para ser contornados como nos der mais jeito?

Se eu chegar a uma loja 1 minuto depois da hora do fecho, tenho a consciência que nem vale a pena entrar. Quanto mais não seja por respeito a quem lá trabalha.
O mesmo para os 2 cêntimos. Não costumo mendigar pagamentos. Ou tenho dinheiro e compro, ou não tenho.

E a 4?
E a 6?
E a 10?

é bom senso, não traço limite.

10 minutos é um intervalo razoável para quem pagou 4 horas de estacionamento. 11 minutos se calhar já não é. Depende da pessoa, não me chocaria pagar 4 horas, atrasar-me 11 minutos e ter uma multa. Já 1 minuto de tolerância é razoável para quem pagou só 10 minutos. Toda a gente percebe isto.

se ele sabia que ele pagou 4 horas e multou-o porque não pagou um minuto, é uma besta. Uma besta totalmente dentro dos limites da legalidade, mas não deixa de ser uma besta.

Eu percebo o que dizem, sei que há limites, mas tendo em conta que pagar 4 horas é uma limitação do próprio sistema e não um artifício que eu usei para não pagar, o fiscal poderia perfeitamente ter esperado 2 ou 3 minutos para ver se eu aparecia. Neste caso, como estava próximo do horário limite, e tendo em conta que eu paguei por tanto tempo, poderia simplesmente ir à sua vida.

Não está em causa a multa, até porque já a paguei, mas sim a falta de bom senso.

Ser multado numa AE a 121 não é o mesmo que ser multado a 149. Apesar de dar direito a exatamente à mesma punição, o primeiro deve ter muito maior chance de ver atenuada a sua culpa. Aqui é igual, se não tivesse pago o estacionamento (como já fiz anteriormente por esquecimento), nem sequer colocava nada em causa. Mas assim "custa".

Voltar
Superior