E juizo ? Há ?

citação:Quanto aos mitos..., o mito é dizer que um carro é mais seguro que uma mota, porque não é. O carro só é mais seguro em caso de acidente e mesmo assim depende do tipo de acidente, de resto a mota trava melhor, tem uma direcção mais precisa e passa numa hipotética situação de perigo onde o carro não passa.
Quem se der ao trabalho de comparar um carro com uma mota a curvar, vê que o carro vai apoiado nas rodas exteriores, com os pneus dobrados, com as pessoas a segurar-se para não fugirem dos assentos, enquanto que numa mota tudo é harmonia, o curvar faz-se com um simples pensamento, não é preciso exercer força para nada, é só deixar-se levar pelo pensamento que a mota curva sozinha.
Vou fugir que este é um forum de automóveis.

essa conversa pode resultar para quem não sabe o que é andar de mota..

para os outros é apenas mais uma opinião!

basta comparar velocidades em curva, e não me venham comparar uma R1 com um Renault Super 5 de 1988...:D

epá...esqueçe só podem estar a brincar...[8][8]

Um carro é + seguro que uma mota..porque tens lata a volta.
Na mota só tens o teu corpo. Cais, bates, perdes o controlo, o para-choques és tu.
E não há volta a dar.

A mota pode ser + eficiente, pode não entrar tão facilmente em aquaplaning etc etc. Mas em caso de algum precalço , ops..

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias
(...)
basta comparar velocidades em curva, e não me venham comparar uma R1 com um Renault Super 5 de 1988...:D
(...)

Tá bem. Vamos comparar então com uma viatura nova que tenha um preço equiparado.
A R1 custa ... ora xa ver .. 13.000€
Diz aí um automóvel *novo* por 13.000€ prá gente comparar ... :D

"V"

citação:Originalmente colocada por Indigo

Um carro é + seguro que uma mota..porque tens lata a volta.
Na mota só tens o teu corpo. Cais, bates, perdes o controlo, o para-choques és tu.
E não há volta a dar.

A mota pode ser + eficiente, pode não entrar tão facilmente em aquaplaning etc etc. Mas em caso de algum precalço , ops..

Por outro lado tens os acidentes de moto em que o condutor é projectado, não bate em nada e sai ileso... e os acidentes de automóvel em que a chapa (que era suposto proteger) trata de encarcerar os feridos dentro da viatura dificultando a assistência e podendo levar à morte...
Ou as situações em que, por se ir de moto, se consegue evitar um acidente que se fosse de automóvel era inevitável (been there, done that: já escapei de um choque frontal com um "artista" que vinha a ultrapassar numa curva com linha contínua porque a moto coube entre ele e o rail ...).

Não vás por aí.

2 pontos:
- Num acidente, os danos corporais dependem muito mais da sorte que da viatura
- Não há viaturas perigosas: há condutores perigosos.

"V"

citação:Tá bem. Vamos comparar então com uma viatura nova que tenha um preço equiparado.
A R1 custa ... ora xa ver .. 13.000€
Diz aí um automóvel *novo* por 13.000€ prá gente comparar ...

:D:D:D, esqueçe...agora essa história do preço???

queres fazer um crash test entre uma R1 e um Renault Clio ou um Ople Corsa??;);)

eu vou no clio a 40 contra uma barreira não deformável e tu vais na R1?;);)

isso lembra-me um grande amigo meu que dizia:

"quando vou na CBR nos sinais, avanço rapidamente para não me meter na confusão dos carros" até a um dia em que levou com um Range Rover que tinha passado o amarelo-tinto...:(

não morreu por sorte, e até hoje não conseguiu pegar em mais nenhuma mota...[xx(]

mas enfim...cada qual com a sua! e boa sorte na estrada!

;)

citação:Originalmente colocada por Two

Só mais uma achega em relação aos pneus.
O colega Japh pode ilucidar melhor, mas a ideia que eu tenho é que um pneu trazeiro de mota de estrada faz cerca de 10.000 Km na melhor das hipoteses. Por aqui se pode ver a diferença da "qualidade" das borrachas.
Eu não sei porque só faço terra, e um pneu para mim faz cerca 800 a 1.000 Km´s.
Quanto aos mitos..., o mito é dizer que um carro é mais seguro que uma mota, porque não é. O carro só é mais seguro em caso de acidente e mesmo assim depende do tipo de acidente, de resto a mota trava melhor, tem uma direcção mais precisa e passa numa hipotética situação de perigo onde o carro não passa.
Quem se der ao trabalho de comparar um carro com uma mota a curvar, vê que o carro vai apoiado nas rodas exteriores, com os pneus dobrados, com as pessoas a segurar-se para não fugirem dos assentos, enquanto que numa mota tudo é harmonia, o curvar faz-se com um simples pensamento, não é preciso exercer força para nada, é só deixar-se levar pelo pensamento que a mota curva sozinha.Vou fugir que este é um forum de automóveis.

Concordo plenamente, aliás de 5 000 em 5 000 Km, troco as portas da carrinha, é que leva tantas pancadas nas curvas e ficam em tão mau estado que tenho medo que se abram numa curva .[}:)][}:)]
Na moto não é preciso exercer força?? Numa DT talvez não.

A moto pode travar em menos metros, os travões podem ser incansáveis mas eu que ando de moto e de carro sinto-me mais seguro a faze-lo de carro e tenho mais KM feitos de mota o que não deixa de ser curioso!

Fazer uma travagem de emergencia com uma moto em exige capacidades que muito poucos têm, o risco de despiste é muito maior, para isso basta bloquear a roda da frente que é meio caminho para ir ao chão! Se o fizer de carro, se bloquear as rodas será muito mais facil de controlar para além do mais o ABS está generalizado nos automoveis enquanto que nas motos (infelizmente) ainda não.

Quanto ao curvar mais uma vez a vantagem é para os carros, se o carro começar a subvirar a ou sobrevirar a sua natureza mais estável torna-o mais acessivel para um condutor normal conseguir segura-lo, com uma moto quando ela começa a fugir bem isso é muito complicado e se fugir de frente até para um excelente piloto é algo de complicado.[xx(]

citação:Fazer uma travagem de emergencia com uma moto em exige capacidades que muito poucos têm, o risco de despiste é muito maior, para isso basta bloquear a roda da frente que é meio caminho para ir ao chão! Se o fizer de carro, se bloquear as rodas será muito mais facil de controlar para além do mais o ABS está generalizado nos automoveis enquanto que nas motos (infelizmente) ainda não.

exacto![^]

na secção multimédia está lá este vídeo que exprime bem as diferenças:

http://www.youtube.com/watch?v=XWY9Vzdt0xM&mode=related&search=

um pequeno abuso pode ter este tipo de consequências numa moto, num carro o mesmo abuso teria consequências muito m;)enores!

Eu já jugi, mas de qualquer forma, parece-me que a segurança não é só a chapa que nos protege, embora seja importante, é também a capacidade de prever e evitar acidentes.
O anormal que caiu no ramal de acesso à autoestrada devia saber que esses locais normalmente estão cheios de procaria, desde areia a gasoleo e outras coisas, logo isso não é sítio de fazer uma curva à GP. Uma mota é segura para um utilizador consciente.

Filipe Dias: a tão apregoada "segurança passiva" reforçada com os crashtests para mim só tem um nome: publicidade enganosa. Os acidentes realmente graves não se dão a 55kms/h contra uma parede ... Agora pega num automovel "5 estrelas nos testes XPTO" e atira-o de frente contra outro automovel igual, ambos a rodar a 55kms/h ... e depois conta-me os resultados dessa tal de "segurança" ...
Para que conste: De moto, tenho mais medo de "toques" a baixa velocidade (transito citadino) do que acidentes em estrada aberta e com velocidades mais elevadas: por norma os danos físicos são maiores no 1º caso ...

Janus: como já disse tenho uma moto de 250kg ... e a única força que preciso fazer é para a tirar do descanso ou para fazer marcha-atrás, porque desde que começa a andar não é necessário fazer força para mais nada.

Fernando AC: completamente de acordo... mas faltou referir que o condutor de moto tem por norma mais atenção ao que o rodeia, muitas vezes reduzindo a necessidade de uma travagem de emergência, por exemplo. No que toca às derrapagens ... é uma "lotaria": é bem verdade que numa moto, desde que fuja a frente a "coisa" se torna muito complicada ... mas num automóvel, é vulgar a "derrapagem de pânico" em que o pedal do travão é calcado até ao tapete e de lá não sai até o carro parar ... Talvez o que falte a ambas as partes seja formação devida nesses campos, durante a instrução de condução e em acções posteriores ...

Filipe Dias: "Quem procura um acidente, invariavelmente encontra-o". Ou acha que a camera estava ali por acaso ? "Fazer bonitos" na via pública tem os seus riscos ... mas é preciso ser muito calhau pra fazer um ramal de acesso daquela forma... É que a seguir às rotundas, são as zonas com maior probabilidade de se encontrar detritos no piso.

Já agora: acreditar na "chapa", nas 4 rodas, nas ajudas electrónicas, etc, como segurança faz lembrar a velha "fia-te na Virgem e não corras ...". Talvez por isso (pela "falta" disso tudo), o motociclista seja mais atento na estrada: não tem a falsa sensação de segurança que um automóvel dá ... :)

"V"

citação:Originalmente colocada por Japh

Filipe Dias: a tão apregoada "segurança passiva" reforçada com os crashtests para mim só tem um nome: publicidade enganosa. Os acidentes realmente graves não se dão a 55kms/h contra uma parede ... Agora pega num automovel "5 estrelas nos testes XPTO" e atira-o de frente contra outro automovel igual, ambos a rodar a 55kms/h ... e depois conta-me os resultados dessa tal de "segurança" ...
Para que conste: De moto, tenho mais medo de "toques" a baixa velocidade (transito citadino) do que acidentes em estrada aberta e com velocidades mais elevadas: por norma os danos físicos são maiores no 1º caso ...

Janus: como já disse tenho uma moto de 250kg ... e a única força que preciso fazer é para a tirar do descanso ou para fazer marcha-atrás, porque desde que começa a andar não é necessário fazer força para mais nada.

Fernando AC: completamente de acordo... mas faltou referir que o condutor de moto tem por norma mais atenção ao que o rodeia, muitas vezes reduzindo a necessidade de uma travagem de emergência, por exemplo. No que toca às derrapagens ... é uma "lotaria": é bem verdade que numa moto, desde que fuja a frente a "coisa" se torna muito complicada ... mas num automóvel, é vulgar a "derrapagem de pânico" em que o pedal do travão é calcado até ao tapete e de lá não sai até o carro parar ... Talvez o que falte a ambas as partes seja formação devida nesses campos, durante a instrução de condução e em acções posteriores ...

Filipe Dias: "Quem procura um acidente, invariavelmente encontra-o". Ou acha que a camera estava ali por acaso ? "Fazer bonitos" na via pública tem os seus riscos ... mas é preciso ser muito calhau pra fazer um ramal de acesso daquela forma... É que a seguir às rotundas, são as zonas com maior probabilidade de se encontrar detritos no piso.

Já agora: acreditar na "chapa", nas 4 rodas, nas ajudas electrónicas, etc, como segurança faz lembrar a velha "fia-te na Virgem e não corras ...". Talvez por isso (pela "falta" disso tudo), o motociclista seja mais atento na estrada: não tem a falsa sensação de segurança que um automóvel dá ... :)

"V"

Então é porque não exploras a mota como deve ser.
Mais que a velocidade pura, na moto dá-me prazer (tal como no carro) apanhar uma estrada quanto mais retorcida melhor. Agora vai para uma estrada com um emaranhado de curvas e contra curvas, conduzir a sério e diz-me se não fazes força. Desde evitar que a roda levante em acelarações, passando por maximizar o efeito de travagem, transferencias de massas, tudo isso me exige força. Claro que o prazer é muito maior.
Claro que a minha moto não é uma pseudo desportiva com muita força e com o cu gordo e anafado, mas do alto do meu 1,72m e 70 Kilinhos safo-me bastante bem.
Eu, pessoalmente, nem ancaro a moto como um meio de transporte, para mim é um divertimento, um brinquedo.[8D]
E também é óbvio que quando faço isso com a carrinha tenho muito mais desgaste fisico especialmente no meu braço esquerdo que bate constantemente na porta.

citação:Filipe Dias: a tão apregoada "segurança passiva" reforçada com os crashtests para mim só tem um nome: publicidade enganosa. Os acidentes realmente graves não se dão a 55kms/h contra uma parede ... Agora pega num automovel "5 estrelas nos testes XPTO" e atira-o de frente contra outro automovel igual, ambos a rodar a 55kms/h ... e depois conta-me os resultados dessa tal de "segurança" ...

ok, ok! cada qual acredita no que quer!;)

Colega Janus para andar a abrir com certeza que é preciso capacidade física. Antes de ter os meus filhos fazia diariamente preparação física no ginásio que era uma seca só para poder andar 4 horas em condições no mato ao domingo de manhã. Agora apanha uma estrada de montanha, e deixa-te embalar pelas curvas a uma velocidade média, deves saber melhor que eu, não há nada melhor e o esforço é praticamente nulo.

Ainda MAIS SEGURO que uma mota ou um carro
monociclo_big.jpg

Mas porquê mais SEGURO?

1º- tem rodas mais estreitas que uma moto ou um carro e apenas tem uma, logo o risco de aquaplaning é muito reduzido

2º- não tem a chamada 'publicidade enganosa ou segurança activa, passiva', isto é, ABS,ESP,ASR,Airbags (...) coisas que para nada servem, quanto aos crashtests, a 55kmh ninguém bate e quando é frente com frente tal como os carros e as motos, os resultados são ruis, está pois em igualdade nesse campo

3º- só tem um roda, o que em principio permite mais estabilidade que veículos com 2 ou 4 rodas e só necessita dos pés para ser conduzida, libertando pois as mãos,ao mesmo tempo, essa facto torna o condutor do monociclo uma pessoa mais atenta e consciente que todos os demais condutores

4º- não é preciso usar de muita força para conduzir, não pesa mais de 1 tonelada nem mesmo 250kg pelo que o esforço para a sua condução é reduzido

5º- no que toca às derrapagens, pode derrapar mas não é fácil, primeiro porque não atinge velocidades estonteantes, segundo porque não possui travões para poder derrapar, logo o risco de derrapagem é nulo

6º- é muito quentinho mesmo em dias de intempérie (para isso é preciso equipamento adequado tal como camisola interior,calças,meias,galochas,sweat,camisola,quispo,impermeável) mais quente que alguns carros, em particular os que têm bancos em pele que são muito frios no Inverno

7º- não se fiem nas ajudas electrónicas, nas 4 ou nas 2 rodas, é como o ditado (fiem-se na virgem e não corram), talvez pela ausência de tudo isso o condutor do monociclo seja mais atento e não tenha a sensação de falsa segurança que quer uma mota, quer um carro dão

Posto isto, já sabem, procurem monociclos numa loja perto de vocês!
:D:D:D

Andar de moto é MUITO mais perigoso que andar de carro.

Um toquezinho dum carro numa moto e é a morte do artista.

Eu gosto de motas e aprecio muito os motards mas...não é para mim.

citação:Mas porquê mais SEGURO?

1º- tem rodas mais estreitas que uma moto ou um carro e apenas tem uma, logo o risco de aquaplaning é muito reduzido

2º- não tem a chamada 'publicidade enganosa ou segurança activa, passiva', isto é, ABS,ESP,ASR,Airbags (...) coisas que para nada servem, quanto aos crashtests, a 55kmh ninguém bate e quando é frente com frente tal como os carros e as motos, os resultados são ruis, está pois em igualdade nesse campo

3º- só tem um roda, o que em principio permite mais estabilidade que veículos com 2 ou 4 rodas e só necessita dos pés para ser conduzida, libertando pois as mãos,ao mesmo tempo, essa facto torna o condutor do monociclo uma pessoa mais atenta e consciente que todos os demais condutores

4º- não é preciso usar de muita força para conduzir, não pesa mais de 1 tonelada nem mesmo 250kg pelo que o esforço para a sua condução é reduzido

5º- no que toca às derrapagens, pode derrapar mas não é fácil, primeiro porque não atinge velocidades estonteantes, segundo porque não possui travões para poder derrapar, logo o risco de derrapagem é nulo

6º- é muito quentinho mesmo em dias de intempérie (para isso é preciso equipamento adequado tal como camisola interior,calças,meias,galochas,sweat,camisola,quispo,impermeável) mais quente que alguns carros, em particular os que têm bancos em pele que são muito frios no Inverno

7º- não se fiem nas ajudas electrónicas, nas 4 ou nas 2 rodas, é como o ditado (fiem-se na virgem e não corram), talvez pela ausência de tudo isso o condutor do monociclo seja mais atento e não tenha a sensação de falsa segurança que quer uma mota, quer um carro dão

começo a achar que tens razão...![8]

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

Ainda MAIS SEGURO que uma mota ou um carro
monociclo_big.jpg

Mas porquê mais SEGURO?

:D:D:D

:D:D:D:D:D:Dlindo Lol

Desculpem lá mas já se está a disparatar um bocado.
Quanto a defender que conduzir de determinada forma facilita a condução da moto em condições metereológicas dificeis, como aumentar ligeiramente e moderadamente a velocidade perante fortes ventos laterais, ou para aumentar a visibilidade através da viseira estou 100% de acordo. Até porque conduzir nessas condições de moto é sempre dificil, mas se ao adoptar-se certos modos de condução, como aumento de velocidade moderada embora não o pareça facilita em alguns aspectos tornando a condução mais segura. Desde que obviamente não se ultrapasse os limites do razoável. Embora custe a alguns perceber isso...
Pegaram com o homem por causa disto, na minha opinião sem razão nenhuma.

Agora quanto à segurança, perde totalmente a razão.
Num acidente um automóvel será sempre mais seguro que uma moto. A sorte tem influência mínima nestas situações.
A energia que há aquando um embate é enorme, e um automóvel tem maior capacidade de absorver essa energia de embate, além de que o individuo/s estão no interior do mesmo não estando directamente expostos. Para não falar dos diversos dispositivos de segurança activa.
Na moto sim, já estamos mais dependentes da sorte. É mais pequena, o condutor vai totalmente exposto, e como tal sujeito directamente às condições do embate e meio envolvente.

Cumprimentos.

citação:Originalmente colocada por mcag

Desculpem lá mas já se está a disparatar um bocado.
Quanto a defender que conduzir de determinada forma facilita a condução da moto em condições metereológicas dificeis, como aumentar ligeiramente e moderadamente a velocidade perante fortes ventos laterais, ou para aumentar a visibilidade através da viseira estou 100% de acordo. Até porque conduzir nessas condições de moto é sempre dificil, mas se ao adoptar-se certos modos de condução, como aumento de velocidade moderada embora não o pareça facilita em alguns aspectos tornando a condução mais segura. Desde que obviamente não se ultrapasse os limites do razoável. Embora custe a alguns perceber isso...
Pegaram com o homem por causa disto, na minha opinião sem razão nenhuma.

Aleluia, alguém que conseguiu ver para lá dos anticorpos ![^][^]

citação:Originalmente colocada por mcag

Agora quanto à segurança, perde totalmente a razão.
Num acidente um automóvel será sempre mais seguro que uma moto. A sorte tem influência mínima nestas situações.
A energia que há aquando um embate é enorme, e um automóvel tem maior capacidade de absorver essa energia de embate, além de que o individuo/s estão no interior do mesmo não estando directamente expostos. Para não falar dos diversos dispositivos de segurança activa.
Na moto sim, já estamos mais dependentes da sorte. É mais pequena, o condutor vai totalmente exposto, e como tal sujeito directamente às condições do embate e meio envolvente.

Cumprimentos.

Com a minha opinião não quero "enganar" ninguém, note-se.
É uma opinião pessoal que não consigo fundamentar com dados estatísticos (até porque dos "near-miss" -ou near-hit, como diz o George Carlin- não há registos, excepto na aviação), baseada um pouco na minha experiência de já alguns anos em condução automóvel (de 1988 a 2002, diáriamente) e de moto (desde 2002, diáriamente).
É certo (e isto acho que é estatístico) que em caso de acidente, um motociclista tem cerca de 17 vezes mais probabilidade de sofrer danos físicos que um ocupante de um automóvel.
Nada há a negar aqui.

O que eu quero dizer com "mais seguro" (e isto sim, é a minha opinião) é que o motociclista tem por norma mais atenção ao que o rodeia: Tenta ver mais longe, prever as manobras dos outros, esperar o inesperado... e mantendo a sua atenção 100% concentrada na tarefa em mãos: conduzir.
Quando o tempo piora e as condições de visibilidade/aderência pioram (ou mesmo ao circular em tempo seco num piso que não inspire confiança -algo que se sente imediatamente no comportamento da moto), a atenção do motociclista é redobrada, por saber que o mais pequeno erro pode se pagar muito caro...

Por outro lado, o automobilista tem mais a tendência para "dispersar" a sua atenção: ouve musica, vai "no quentinho", pode levar companhia para conversar, fala ao telemóvel (legalmente, com kit mãos livres), reclama c'os putos no banco de trás, discute com a esposa no banco da frente, vê um DVD, lê o jornal (sim... já assisti a estas 2 ultimas "features" em A.E.) ... e isto tudo enquanto conduz.

Ao mesmo tempo, os automóveis estão cada vez melhor insonorizados, o equipamento de som melhorou a olhos vistos, há mil e um "gadgets" de auxilio à condução (ESP, ABS, etc), há reconfortantes indicações de "Airbag" nos quatro cantos da viatura ... e eu diria que se cria quase a ilusão de "indestrutivel", do tipo "este carro é segurissimo: mesmo que tenha um acidente, ninguém cá dentro se magoa" (eu sei que estou a exagerar, mas é para reforçar a ideia).

Aliás, alguém num post mais atrás dizia algo do tipo "o condutor do monovolume provavelmente nem sentia que ia a 190". Pois. Mas ia.
Reduzindo ao "absurdo", se esse condutor fosse como eu que ia a levar com rajadas de vento, a sentir a moto a passar pelas inúmeras poças de água (há um "spray" vertical junto aos meus pés quando isso acontece), provavelmente reduziria a velocidade para valores mais seguros para as condições climatéricas, não ?

Reforço a minha ideia: não há viaturas perigosas, mas sim condutores perigosos.

"V"

Japh eu nunca andei em mota de 2 rodas (o máximo que ja fiz foi mandar umas sapas numa cbr dum amigo, só para ver os rateres ^^ ), embora ja tenha andado em moto4 (visto ter uma), mas nao tem nada a ver ocm uma de 2 rodas. O que eu acho é que quem anda na estrada vai ser com atenção ao que os outros vão a fazer para nao haver acidentes (há por aí muito pessoal maluco), pa é algo a que estamos sujeitos assim que nos metemos à estrada, é sofrer um acidente, e é normal uma pessoa achar e se sentir menos segura numa mota do que num carro em caso de acidente. Daí eu preferir carros a motas, embora também curta de dar uma voltinha na moto4.

Mas não consideres com isto que eu desrespeite os motards, sempre que vejo pelo retrovisor um a vir, desvio-me um bcd e facilito-lhes a passagem (embora outros não o façam). Alguns agradecem, outros não, mas compreendo, porque se eles fossem andar sempre a agradecer a todos os k davam passagem, nao faziam mais nada ^^

Voltar
Superior