E juizo ? Há ?

Japh,

Não vale a pena, um motard estará sempre errado por mais razão que tenha, é uma luta perdida.

Já agora o português quando vê a policia abranda, porta-se bem (faz piscas, dá distancia de segurança, etc) e depois acelera outra vez (e está-se nas tintas para tudo outra vez), a não ser que tenhas carros patrulha sempre à vista ou seja em circulação continua não tens hipótese isto é um problema de educação/formação e de falta repressão pesada e efectiva.

Eu não consigo vêr o conduzir moto em situações como essa como mais seguro, nem que seja pelos outros e pelas situações que acabas-te de relatar.

Abraço

citação:Será? O que faz a ligação entre o carro/moto e a estrada são os pneus, ora tendo o carro 4 e geralmente de largura superior ao das motos, observa-se que a superfície de contacto e de ligação entre veículo e estrada é superior nos carros, o que em principio os deveria tornar mais seguros

Gostei da convicção...:D:D

Sabias porém, que quanto maior a área de contacto, maior a probabilidade de aquaplanning?

Suarez, é um bocado complicado tentar explicar seja o que for a alguém que não entende porque é que um automóvel pode entrar em aquaplanning com mais facilidade que uma moto ... ou que por vezes é a própria policia/gnr que manda a moto "acelerar" para acima do limite de velocidade para evitar os ventos, ou que ao andar a 70 ou 80 pura e simplesmente se deixa de ver (embaciado/agua por fora) ...
Os anticorpos são em quantidade exagerada ...

"V"

O melhor é mesmo não dizer nada! É uma sandisse estar quase a alegar que uma mota é mais 'segura' em dias de chuva que um veículo de 4 rodas muitas vezes equipados com esp entre outras coisas...

E já que não ando de moto, dei-me ao trabalho de ler sobre quem anda:
''How to Ride a Motorcycle in Wet or Icy Weather

Instructions
STEP 1: Avoid slippery spots if possible. Always drive on the driest pavement you see ahead of you.
STEP 2: Reduce your speed - particularly on curves - because it's harder to stop on slippery surfaces. Don't forget, the speed limits posted on curves apply to good surface conditions. STEP 3: Use both brakes and remember that the front brake is more effective than the back, even on slippery pavement. Squeeze the brake lever gradually to avoid locking the front wheel.''

Em lado algum leio que se deve aumentar a velocidade, é que bem pelo contrário! E mais!

Aqui fica o comentário de alguém, podia ter sido o seu... infelizmente não foi...
''Stop for a bit when the rain starts - The most dangerous time to drive in the rain is the first 20 minutes. The water floats the dust and oil to the surface of the road and makes it very slippery.

When it first starts raining, get off the road for bit (put on your rainsuit) to give time for the dirt and oil to wash off. Your ride will be much safer. ''

Que fique bem claro que não tenho nada contra quem anda de moto! Tenho contra quem não cumpre as regras de trânsito (sejam condutores de motos, de camião, de carros)!

citação:Originalmente colocada por Japh

Isto conta-se em 2 penadas.

Fui de LX ao Porto no sábado e voltei para "baixo" no Domingo, ao fim da tarde.
Escusado será dizer que fiz a "viagem" de moto.

Na direcção LX->Porto (sábado):
A1 até Pombal, seguindo depois a N1/IC2 até ao Porto.
Inacreditável a quantidade de automóveis a circular numa A1 encharcada (com o consequente "spray" no ar) COM OS FARÓIS DESLIGADOS.
Se já é complicado ver alguma coisa com aquele "nevoeiro artificial", imaginem tentar ver alguém sem luzes !

Na direcção Porto->LX (domingo, fim de tarde/noite):
Sempre pela A1, com chuva desde o Porto até Santarém (por vezes bem forte).
A velocidade de "cruzeiro" na Hayabusa foi de 120/140, evitando dessa forma os efeitos dos ventos laterais e mantendo o capacete limpo e desembaciado.
Mesmo a essa velocidade (que já é bastante alta para as condições em que a estrada estava), fui ultrapassado inúmeras vezes por variadas viaturas, muitas delas completamente carregadas, a velocidades que me faziam parecer quase "parado" ! Isto sem falar nos que circulavam a meia-dúzia de metros da viatura precedente, a velocidades bem elevadas e completamente "cegos" pelo spray !
A determinada altura fui ultrapassado por um monovolume carregadinho (que me pareceu um VW), indo eu a cerca de 140... decidi "acompanhar" o dito para tentar entender a velocidade do mesmo... e cheguei aos 190...

Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata.

Por outro lado ... autoridade nem vê-la.
Para "cima": 1 brigada parada na A1 em Pombal.
Para "baixo": 1 brigada a "orientar" o transito junto à saída para Torres Novas.
De resto... nada, niente, nil.
Prevenção, portanto. Right.

Tenham cuidado E JUIZO na estrada, sim ?

"V"

Tás lixado pá ... vais ser crucificado ... onte te foste meter!

Prepara-te ...

Do teu texto retiro uma frase muito boa e que até podia servir de slogan:

"Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata."

;)

Abraço,
McDriver

Japh

No domingo passei em Braga e fui até ao Sameiro/Falperra.
Estava um nevoeiro cerrado e alem de ja andar com os medios ligados, achei por melhor ligar os farois de nevoeiro.
Acreditas que mesmo assim passaram por mim carros com as luzes desligadas, quase em "modo invisivel":D[8]
Será que existem tantos atrasados mentais assim a conduzir e a colocar a sua vida e a dos outros em risco?

Caro.
Não há pachorra MESMO.

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

O melhor é mesmo não dizer nada! É uma sandisse estar quase a alegar que uma mota é mais 'segura' em dias de chuva que um veículo de 4 rodas muitas vezes equipados com esp entre outras coisas...

Nunca aleguei tal coisa. Tem que ter mais cuidado a ler os posts...
O que eu aleguei é que a moto, pelas suas características, faz com que o condutor tome MUITO mais precauções com mau tempo, talvez até diminuindo a probabilidade de ter um acidente.
O mesmo não se pode dizer de muitos dos que andam de automóvel, que conduzem da mesma forma esteja sol ou esteja a chover... veja-se o incremento nos acidentes sempre que chove mais um bocado...

E -cá para nós, que ninguém nos ouve- espero que o SEU automóvel tenha ESP, ABS e outros acrónimos bonitos, porque se acha que por ter 4 rodas corre menos riscos (e até acha que a hidroplanagem é mais provável numa moto), precisa MESMO de todas as ajudas electrónicas à condução que conseguir ...

E já que não ando de moto, dei-me ao trabalho de ler sobre quem anda:
''How to Ride a Motorcycle in Wet or Icy Weather

Instructions
STEP 1: Avoid slippery spots if possible. Always drive on the driest pavement you see ahead of you.
STEP 2: Reduce your speed - particularly on curves - because it's harder to stop on slippery surfaces. Don't forget, the speed limits posted on curves apply to good surface conditions. STEP 3: Use both brakes and remember that the front brake is more effective than the back, even on slippery pavement. Squeeze the brake lever gradually to avoid locking the front wheel.''

Em lado algum leio que se deve aumentar a velocidade, é que bem pelo contrário! E mais!
"Wet" or "Icy". Não "Windy".
QUALQUER motociclista que esteja habituado a ventos fortes lhe dirá que aumentar a velocidade (até determinados valores, claro), facilita sobremaneira o controlo da moto com vento. Também é óbvio que aumentar "demais" a velocidade é uma "receita para o desastre". Os valores dependem de pessoa para pessoa, de moto para moto, da intensidade do vento, se é constante ou não, etc.
Em relação à "receita", é CLARO que ninguém no seu perfeito juizo se vai meter a curvar "à Rossi" com estrada molhada nem vai fazer "travagens de Curva 1 do Estoril" nas mesmas condições.
Essa "receita" é simplesmente o obviar do obvio.

Aqui fica o comentário de alguém, podia ter sido o seu... infelizmente não foi...
''Stop for a bit when the rain starts - The most dangerous time to drive in the rain is the first 20 minutes. The water floats the dust and oil to the surface of the road and makes it very slippery.

When it first starts raining, get off the road for bit (put on your rainsuit) to give time for the dirt and oil to wash off. Your ride will be much safer. ''

Fui só eu que notei que essa parte só se aplica às chamadas "primeiras chuvas" ?
Se quer fazer "paste" de "tutoriais", ao menos escolha os certos ...

Que fique bem claro que não tenho nada contra quem anda de moto! Tenho contra quem não cumpre as regras de trânsito (sejam condutores de motos, de camião, de carros)!

Francamente parece ... é que quase que defende que andar a 180+ na AE com as condições que estavam no domingo é "aceitável", desde que o carro tenha ESP, ABS, KGB, CIA ... mas se for uma moto tem que ir a 80kms/h. Ou então que nem deve andar ...

"V"

citação:
E -cá para nós, que ninguém nos ouve- espero que o SEU automóvel tenha ESP, ABS e outros acrónimos bonitos, porque se acha que por ter 4 rodas corre menos riscos (e até acha que a hidroplanagem é mais provável numa moto), precisa MESMO de todas as ajudas electrónicas à condução que conseguir ...
Infelizmente não tem, mas devia ter. Contudo, mesmo não tendo, creio que em igualdade de circunstancias e cumprindo o código, um carro mesmo sem essa panóplia tecnológica tende a ser mais seguro que uma moto... por razões mais que óbvias!

Aumentar a velocidade não é circular em excesso de velocidade...

Não defendo que veículo algum circule a 180kmh numa AE, é que nem nas condições climatéricas que estavam no Domingo nem nas que estivessem noutro dia qualquer.
Como disse, o limite é de 120kmh (em Portugal,quer faça chuva quer faça sol) contudo em dias de chuva a velocidade deve ser moderada (para ambos os veículos).

Agora, eu ir a 160kmh na AE com chuva e estar a criticar o Ferrari que passou por mim a 200kmh, enfim, era mais saudável eu ir no máximo a 120kmh...

Isto pareçe o juiz decide.
Mas que tem vcs a ver a que velocidade ele andou? se se espetasse o problema era dele.
O tópico n é para julgar o rapaz, é para comentar a imbecilidade das pessoas ao volante.

Infelizmente não tem, mas devia ter. Contudo, mesmo não tendo, creio que em igualdade de circunstancias e cumprindo o código, um carro mesmo sem essa panóplia tecnológica tende a ser mais seguro que uma moto... por razões mais que óbvias!

Boas,

Só existe uma e uma só circunstancia óbvia em que a tua afirmação é verdadeira é na altura em que uma moto e um carro dis****m a ocupação do mesmo espaço fisico, neste casos as motos perdem sempre.

Abraço

citação:Originalmente colocada por jomaso

Pois... se existisse o Kit consciência como opção na compra do carro talvez as coisas nas estradas fossem diferentes. Assim há quem não tenha consciência e vá guiando ao sabor do peso do pé direito....

Nem Kit de piscas ás vezes vem nos carros, quanto mais kit de consciencia!!! E aqueles que nem kit de retrovisores tem? são uma loucura...

Japh, tou contigo e percebo o que dizes.

Ricardo_Santos, já aí li uns quantos disparates, (BTW probabilidade de aquaplanning
aumenta com o aumento da superfície do pneu). e argumentar com um motociclista
experiente sobre o que será a melhor velocidade de circulação...enfim.
Sei que por vezes paga o justo pelo pecador, mas este trauma anti-moto já irrita
em países mais desenvolvidos isto não acontece, e há mais motos que facilitam o tráfego
urbano.

Até porque aqui nunca ninguém infringiu o limite de velocidade, mesmo à chuva.

Só uma questão: antes quero andar a 140 à chuva na minha chrysler do que a 120 num
utilitário comercial, o factor peso tem muita influência no aquaplanning.

citação:
Ricardo_Santos, já aí li uns quantos disparates, (BTW probabilidade de aquaplanning
aumenta com o aumento da superfície do pneu).
Para já eu não especifiquei o aquaplaning, disse que um carro é mais seguro que uma moto quer em tempo seco quer em chuva, se isso ainda não é do senso comum para todos... é estranho, mas pronto.

citação:
e argumentar com um motociclista
experiente sobre o que será a melhor velocidade de circulação...enfim.
Ele até pode ser o Valentino Rossi, não discuto a sua categoria na condução de motociclos, aliás, cheio de Schumachers e Rossis está o país cheio. Se circular a 140kmh (em Portugal) sendo ele quem seja, está a infringir a lei. É difícil compreender?

O caricato é precisamente isso, ele queixa-se que os carros circulam em excesso de velocidade (o que é condenável sim senhor) mas ele mesmo também circula!

Claro que ele alega que o caso dele é uma 'excepção' porque embacia, há ventos... mas já repararam que as pessoas acham sempre que o seu caso é uma excepção?
Iam com pressa, não viram o vermelho e bateram (mas foi a 1ª vez que passaram um, ie. foi uma excepção), estacionaram em cima do passeio porque tinham que ir ao wc e foram multados (supostamente injustamente) mas tinha sido uma excepção...
Ia a 180kmh na AE e foi multado, mas foi naquele dia que tinha o jantar com a sogra às 19h e estava a atrasado, das outras vezes nunca passa dos 100kmh (outra excepção)...

citação:
Sei que por vezes paga o justo pelo pecador, mas este trauma anti-moto já irrita
em países mais desenvolvidos isto não acontece, e há mais motos que facilitam o tráfego
urbano.
Não tenho nada contra as motos, mas se andarem em excesso de velocidade, estão a circular em contra-ordenação, tal como os carros.

citação:
Até porque aqui nunca ninguém infringiu o limite de velocidade, mesmo à chuva.
citação:
A velocidade de "cruzeiro" na Hayabusa foi de 120/140
Não sei que limites são os vossos, mas quando eu fiz exame de código em AE o limite era de 120kmh... deve ter saído legislação nova...

Se consegues manter uma velocidade cruzeiro, com trânsito de 120 constantes parabéns,
não podemos cair na hipocrisia de dizer que andar a 140 é o mesmo que passar um semáforo
vermelho.
Que todo o mal do excesso de velocidade neste país fosse que anda entre 120 e 140, vê lá
que a polícia nem multa ninguém a 140 na AE.

Mas estou contente descobri alguém que segue o código da estrada à risca, indepedentemente
de ser a actitude ao volante mais correcta ou não.

Se eu fosse de mota e me sentisse mais seguro a 120/140 que a velocidade inferior, devido a estabilidade, visibilidade e possibilidade de ser abalroado, concerteza que o faria.

Dizes que um carro é mais seguro que uma mota... só se for para o condutor do carro em caso
de acidente, pois em recta (como nas AE) uma moto é tão segura como um carro.
Mas não há cá traumas com motos...nada disso.

Será? O que faz a ligação entre o carro/moto e a estrada são os pneus, ora tendo o carro 4 e geralmente de largura superior ao das motos, observa-se que a superfície de contacto e de ligação entre veículo e estrada é superior nos carros, o que em principio os deveria tornar mais seguros! Pode-se constatar também, como termo comparativo que o tempo de F1 em piso molhado é inferior ao de uma MotoGP, o números de quedas/acidentes também julgo ser menor na F1.

Errado. Se acha que, na condução em chuva, é mais seguro conduzir com uns pneus mais largos, está completamente enganado e não faz a minima ideia do que anda a fazer. Quanto mais largo for o pneu, maior a probabilidade de acontecer o aquaplanning e menor o controlo do veículo. Se realmente for uma pessoa atenta, verá que na competição em geral, os pneus para chuva são mais estreitos do que para seco ;). E, no caso de chuva intensa, a pressão dos pneus deverá ser ligeiramente superior ao normal, permitindo assim um melhor escoamento do pneu, aumentando a segurança.

citação:
vê lá que a polícia nem multa ninguém a 140 na AE.
Aqui está o perfeito exemplo da 'nossa' mentalidade... palavras para quê...

Sobre uma moto ser mais segura que um carro, como disse, é uma questão de senso comum e de física. Se perguntares a alguém, facilmente te explica o porquê.
Apesar disso, as motos são meios de transporte válidos e nada tenho contra, cada um anda no que quer e bem entende, se for cumpridor é o que se quer. (em moto ou carro)

citação:
Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Será? O que faz a ligação entre o carro/moto e a estrada são os pneus, ora tendo o carro 4 e geralmente de largura superior ao das motos, observa-se que a superfície de contacto e de ligação entre veículo e estrada é superior nos carros, o que em principio os deveria tornar mais seguros! Pode-se constatar também, como termo comparativo que o tempo de F1 em piso molhado é inferior ao de uma MotoGP, o números de quedas/acidentes também julgo ser menor na F1.
Mas onde é que está aqui escrito que em chuva é preferível ter penus largos? O que está aqui escrito é:
O que faz a ligação entre o carro e a estrada, são os pneus, logo quanto mais largos os pneus, maior a aderência. (não está especificada situação alguma creio...)

É que é por isso que na Fórmula1 se usam pneus 265/55 R13 à frente e 325/55 R13 atrás. É por isso que antes se usavam pneus slick, porque não tinham rasgos e a superfície de contacto entre carro e estrada era superior. É óbvio que quando chove, os pneus contêm rasgos, para escoamento da água e consequente redução da superfície de contacto!

O que me parece é que há muitas pessoas desatentas e devem estar a imaginar que os WRC usam pneus de neve quando chove...

Japh n podes crer que andem todos a mesma velocidade que tu. Daí o que pode ser para ti velocidade excessiva, pode nao ser para outra pessoa. E claro que depende tb do carro, o tal monovolume de que falas provavelmente nem se nota que vai a 190 (la dentro), devido ao elevado peso e outros factores, agora se fosses a 190 num Uno por exemplo, notavas bastante.

anw, se ias a 140 (e dps foste a 190 para aocmpanhar o monovolume), tb n podes vir para aqui da lições de moral a ninguem, imo.

Voltar
Superior