Duvidas sobre existencia E.S.P

Fast19

New member
Boas Pessoal, a pouco tempo comprei uma grand scenic e sou capaz de jurar que me foi dito que ela tinha o programa de estabilização electrónica, eu agora a gostária de saber como tenho a certeza de que a carrinha possui esse programa?
Eu li o manual e está la um botão que serve para desactivar esse programa E.S.P, mas a minha carrinha não o possui queria tambem saber se é possivel ela ter o Esp e não ter esse programa?:confused:
Obrigado

Oh rapaz...é simples.

Pegas no carro, com o botão ligado e vais a uma rotunda e fazes a rotunda a dar gaz...se não te fugir tem.

Depois faz o mesmo com o botão desligado...[:)] se fugir é por tem.

Não tens nenhuma indicação no quadrante a informar se está ou não ligado ??
Ja exprimentaste ligar e desligar em andamente para ver se te aparece algum informação ?

Oh rapaz...é simples.

Pegas no carro, com o botão ligado e vais a uma rotunda e fazes a rotunda a dar gaz...se não te fugir tem.

Depois faz o mesmo com o botão desligado...[:)] se fugir é por tem.

Não tens nenhuma indicação no quadrante a informar se está ou não ligado ??
Ja exprimentaste ligar e desligar em andamente para ver se te aparece algum informação ?

Pelo que percebi ele não tem o dito botão.

O que ele diz, é que no manual faz referência a esse botão para desactivar/activar ESP, mas que ele não tem o referido botão, daí estar em duvida se tem ou não ESP.

Última edição:
Têm ambos razão...li mal.

Nesse caso podes ir na mesma á rotunda...mas não te estiques. [:)]

Se nao têm botão não deve ter ESP.

Os Renault têm o botão do ESP ao lado da coluna de direcção. Se não tiver o dito botão, não tem ESP.

É normal que tenham enganado, já que há quem nem saiba o que isso é. Basta andar a ver anúncios na net, onde toda a gente diz que o seu carro tem ESP.

Se a explicação do botão não te convencer, nem precisas de ir para nenhuma rotunda. Fazes um arranque mais violento e, se tiver ESP, sentirás o carro a cortar a potência e verás uma luz amarela, com o desenho de um triângulo, a acender, ali no painel de instrumentos.

Os Renault têm o botão do ESP ao lado da coluna de direcção. Se não tiver o dito botão, não tem ESP.

É normal que tenham enganado, já que há quem nem saiba o que isso é. Basta andar a ver anúncios na net, onde toda a gente diz que o seu carro tem ESP.

Se a explicação do botão não te convencer, nem precisas de ir para nenhuma rotunda. Fazes um arranque mais violento e, se tiver ESP, sentirás o carro a cortar a potência e verás uma luz amarela, com o desenho de um triângulo, a acender, ali no painel de instrumentos.

Deixa-me rectificar, o teste que estás a sugerir vai lhe mostrar se o carro tem ou não TCS (controlo de tracção).

O ESP é accionado em casos de subviragem ou sobreviragem.

A confusão das pessoas é precisamente por causa disso que referiste, confundem TCS com ESP. [;)]

Deixa-me rectificar, o teste que estás a sugerir vai lhe mostrar se o carro tem ou não TCS (controlo de tracção).

A confusão das pessoas é precisamente por causa disso que referiste, confundem TCS com ESP. [;)]

Eu sei. Mas o Mégane só tem controlo de tracção quando tem ESP. É um pack. [;)]

Eu por acaso onde "vejo" mais confusão nas pessoas é no EBD. Penso que a mairoria dos carros já trazem ABS com EBD e muita gente confundo o EBD com o ESP. Digo eu...[:D]

Boas Pessoal, a pouco tempo comprei uma grand scenic e sou capaz de jurar que me foi dito que ela tinha o programa de estabilização electrónica, eu agora a gostária de saber como tenho a certeza de que a carrinha possui esse programa?
Eu li o manual e está la um botão que serve para desactivar esse programa E.S.P, mas a minha carrinha não o possui queria tambem saber se é possivel ela ter o Esp e não ter esse programa?:confused:
Obrigado
liga a ignição e olha para o painel de instrumentos.
se tiver ESP aparece alguma coisa: ou 'ESP' ou um triângulo com 'ESP' escrito dentro, etc...

se não tiver.....:)

ld

Se fosse no C-Max que tivemos cá por casa, de vez em quando a luz do ESP, a tal amarelinha, acendia com o carro em andamento.

O que significava que deixava de ter ESP...

[:D] [;)]

No caso da Scenic não tem nada que enganar.
Como disse o JGTB, se não tem o botão não tem ESP (nem TCS, visto que na Renault só existe um com o outro).

Cumprimentos

Não é mais fácil ver o sitio do botão onde já foi aqui dito?
Se tem ESP tem de ter lá o botão...Ou então 1 arranque mais puxadote, de forma que patine...

As rotundas, se ñ deste pelo ESP não as faças, se ñ podes dar-te mal [kiss]
Porque se as fizesses assim como dizem, já tinhas dado pela falta dele ou pelo seu funcionamento...

Voltar
Superior