[Código da Estrada] Duvida - Prioridade

ELgatu

Banido
Boa tarde,

ajudem-me a tentar perceber quem tem prioridade neste cruzamento.
a sinalização que existe eu realcei na imagem, há a sinalização vertical, um triângulo de cedência de prioridade e há a sinalização horizontal que realcei a cor escura, google maps não dá para perceber bem o tracejado.
quero apenas pedir a vossa atenção para os traços na estrada junto ao triângulo...um traço continuo junto ao mesmo e imediatamente antes um tracejado descontinuo

hPedFvXju_R2W53m7a-n-dQkrhhIhLAjYeR0BsA1g3c=w387-h517-no

passo aqui quase todos os dias, e no entanto quase todos os dias há condutores que não se entendem em relação a questão da cedência de passagem/prioridade.

eu entendo que o carro azul tem prioridade, porque se apresenta pela direita.
e que o triângulo de cedência de passagem aplica-se a carros (azuis) que viram a direita e não aos que seguem em frente como o da imagem.

Cumprimentos

Boa tarde,

ajudem-me a tentar perceber quem tem prioridade neste cruzamento.
a sinalização que existe eu realcei na imagem, há a sinalização vertical, um triângulo de cedência de prioridade e há a sinalização horizontal que realcei a cor escura, google maps não dá para perceber bem o tracejado.
quero apenas pedir a vossa atenção para os traços na estrada junto ao triângulo...um traço continuo junto ao mesmo e imediatamente antes um tracejado descontinuo

hPedFvXju_R2W53m7a-n-dQkrhhIhLAjYeR0BsA1g3c=w387-h517-no

passo aqui quase todos os dias, e no entanto quase todos os dias há condutores que não se entendem em relação a questão da cedência de passagem/prioridade.

eu entendo que o carro azul tem prioridade, porque se apresenta pela direita.
e que o triângulo de cedência de passagem aplica-se a carros (azuis) que viram a direita e não aos que seguem em frente como o da imagem.

Cumprimentos

É difícil perceber a sinalização existente e a explicação, embora extensa, não contém eventuais pormenores necessários a um bom juízo do caso.

No entanto em minha opinião o carro verde tem prioridade, uma vez que o azul tem o tracejado que lhe retira a prioridade geral da direita.

Para uma melhor análise sugiro, caso possível, postar o link do local no Google Maps.

Na minha opinião é o azul que tem prioridade apesar de ser uma solução de sinalização pouco coerente que dá azo a confusão.
Julgo que o tracejado sem estar acompanhado da sinalização vertical não tem influência na prioridade.

Última edição:
Esse local da Calçada De Carriche em particular , causa sem dúvidas algumas confusões. Quem sobe , tem de ceder a prioridade a quem vem a descer e pretende virar à esquerda. Aqui , o que devia existir era o sinal B1 colocado na junção virado para quem vem de baixo e melhor se aperceber da situação . Quem desce e vira logo à direita , perde a prioridade por força da existência do sinal B1. na minha opinião e , atendendo ao fluxo de trânsito ser maior a subir, a CML devia alterar a sinalização para quem desce e obrigar esse trânsito a ceder a passagem , colocando a devida sinalização vertical e horizontal ( dream mode ).

Esse local da Calçada De Carriche em particular , causa sem dúvidas algumas confusões. Quem sobe , tem de ceder a prioridade a quem vem a descer e pretende virar à esquerda. Aqui , o que devia existir era o sinal B1 colocado na junção virado para quem vem de baixo e melhor se aperceber da situação . Quem desce e vira logo à direita , perde a prioridade por força da existência do sinal B1. na minha opinião e , atendendo ao fluxo de trânsito ser maior a subir, a CML devia alterar a sinalização para quem desce e obrigar esse trânsito a ceder a passagem , colocando a devida sinalização vertical e horizontal ( dream mode ).

não podes enviar essa sugestão para a CML? não conheço o local, mas farto-me de ouvir falar dessa Calçada de manhã no rádio

não podes enviar essa sugestão para a CML? não conheço o local, mas farto-me de ouvir falar dessa Calçada de manhã no rádio

Poder podia mas, era mais uma que ia para o "artigo cesto".
O que ouves de manhã sobre os problemas de trânsito na C. de Carriche nada têm a ver com este local.

Estive a ver o local através do street view e de facto, para mim, o verde tem prioridade.

O azul tem de respeitar as marcas rodoviárias e ali encontra um traço contínuo que entendo como se fosse o sinal stop.

Mas é óbvio que ali faz falta a sinalização vertical B2.

Estive a ver o local através do street view e de facto, para mim, o verde tem prioridade.

O azul tem de respeitar as marcas rodoviárias e ali encontra um traço contínuo que entendo como se fosse o sinal stop.

A mim também me parece. A parte "gira", é que se o azul estivesse a virar à sua direita, já teria que ceder passagem ao verde. :sh)

As marcas não implicam nada quando isoladas. Portanto o azul tem sempre prioridade, apresentando-se pela direita. E é assim que ali funciona mesmo.

Última edição:
Ah também és daqueles que acha que uma marca no chão prevalece mesmo que não esteja acompanhada por sinalização vertical? Tipo aqueles STOP pintados no chão ou até mesmo o "triângulo" de cedência quando não estão acompanhados por sinal vertical? Então não vou perder o meu tempo.

Em português, e porque não dá para ver quem sobe ou desce pela imagem, é o azul que tem prioridade, certo?[:D]

Peço desculpa mas não entendi.

O que eu vejo é que seja qual for a direção que o azul tome tem sempre de ceder a passagem ao verde.

eu vejo o mesmo, independetemente da sinalização, o verde já vai noutra estrada, o azul vai a sair de outra e a dar entrada para onde vai o verde, vire para onde virar teem de lhe dar prioridade, ali não se aplica a regra da prioridade a direita, há de haver lá sinalização vertical ou pintada no chão de cedencia de passagem para o carro azul...

eu vejo o mesmo, independetemente da sinalização, o verde já vai noutra estrada, o azul vai a sair de outra e a dar entrada para onde vai o verde, vire para onde virar teem de lhe dar prioridade, ali não se aplica a regra da prioridade a direita, há de haver lá sinalização vertical ou pintada no chão de cedencia de passagem para o carro azul...

Aqui perdi-me...

Então onde e quando é que se aplica a regra da prioridade à direita?

Sem certezas, mas acho que em tempos estava lá o sinal B2.[;)]

Que em meu ver, seria o mais correcto.

Voltar
Superior