[Código da Estrada] Duvida - Prioridade

Estive a ver o local através do street view e de facto, para mim, o verde tem prioridade.

O azul tem de respeitar as marcas rodoviárias e ali encontra um traço contínuo que entendo como se fosse o sinal stop.

Mas é óbvio que ali faz falta a sinalização vertical B2.

ATENÇÃO! O AZUL não encontra nenhum traço continuo!!! só o encontra se virar a direita (para subir) junto ao Triângulo

Peço desculpa mas não entendi.

O que eu vejo é que seja qual for a direção que o azul tome tem sempre de ceder a passagem ao verde.

Não vejo dessa forma, no exemplo da imagem, aplica-se a cedência de prioridade a direita, se respeitarmos o tracejado no chão.
é certo que o carro azul vai iniciar transito numa nova via, mas isso não implica que o carro na estrada "principal" não tenha que ceder prioridade a veiculos que se apresentem pela direita, quando não há sinalização.

Pelo que percebi, se o azul virar à direita, tem um sinal vertical de cedência de passagem, o que não acontece quando vira à sua esquerda.

precisamente, e o único traço continuo é o que esta junto ao sinal de triângulo, para quem vira a direita.

Sem certezas, mas acho que em tempos estava lá o sinal B2.[;)]

Que em meu ver, seria o mais correcto.

passo por ali a conduzir desde 1998, e não tenho memoria de ver lá outro sinal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha opinião, também concordo que deveria haver melhor sinalização, e quem sobe (carro verde) deveria ter prioridade, que na minha opinião não é o que acontece neste momento.
a sinalização existente para quem sobe (carro verde) não tem a melhor visibilidade, ou praticamente nenhuma, o sinal esta praticamente de lado, e o tracejado no chão é praticamente invisivel. a única coisa que se apercebe é que há um carro que se aproxima pela sua direita...e mesmo assim, diria que metade dos que sobem, não abrandam nem mesmo em caso de dúvida.

Última edição:
O tracejado não dá nem tira prioridade a ninguém, por isso quem tem prioridade é o carro que se apresenta pela direita.

ATENÇÃO! O AZUL não encontra nenhum traço continuo!!! só o encontra se virar a direita (para subir) junto ao Triângulo

Pode não se encontrar nenhum traço contínuo mas o que eu vejo no street view do Google maps é um traço contínuo onde digo que está. Mas pode ter estado e já não estar.

Não vejo dessa forma, no exemplo da imagem, aplica-se a cedência de prioridade a direita, se respeitarmos o tracejado no chão.
é certo que o carro azul vai iniciar transito numa nova via, mas isso não implica que o carro na estrada "principal" não tenha que ceder prioridade a veiculos que se apresentem pela direita, quando não há sinalização.

É óbvio que se não houver sinalização, vertical ou horizontal, aplica-se a regra geral da prioridade e o CE não prevê "estradas principais" para esses efeitos, ou seja, excluindo os casos previstos no CE de saída de parque de estacionamento, de garagem, etc, todas as vias ficam sujeitas à regra geral.

Conclusão: Eu "vejo" o local no street view e vejo sinalização e a minha opinião é baseada nesse facto. Se "de facto" não há sinalização muda tudo.

embora quase apagado também tem um triangulo para o "carro azul"

é uma questão de má manutenção da sinalética

edit: vistas as fotos do metal afinal é uma seta e não um triangulo, pelo que sim, acho que o azul tem prioridade

Boas,

Há uns anos que descia tinha que parar, agora é ao contrário.
Poderá ter uma explicação, evita que se acumule trânsito e que obstrua a via principal descende da Calçada de Carriche,
aqui vem tudo a andar bem. O Azul tem prioridade.

edit: vistas as fotos do metal afinal é uma seta e não um triangulo, pelo que sim, acho que o azul tem prioridade

Tem a seta, mas imediatamente a seguir também tem um traço contínuo. E, salvo melhor opinião, esse traço tem o significado do sinal B2 e o tracejado o B1. Logo continuamos com a prioridade do verde, e não é por simpatizar com o Sporting.

M8 - Linha de paragem
Consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização

ora como aqui não há outro meio de sinalização estamos perante sinalização mal feita

como a linha M8, por si, não obriga ninguem a parar continuo a achar que o azul tem prioridade

Tem a seta, mas imediatamente a seguir também tem um traço contínuo. E, salvo melhor opinião, esse traço tem o significado do sinal B2 e o tracejado o B1. Logo continuamos com a prioridade do verde, e não é por simpatizar com o Sporting.

a verdade é que depois de ver as fotos e se ainda estiver assim então nem ha questão sobre quem tem prioridade, quem vem a descer tem toda a prioridade do mundo

a verdade é que depois de ver as fotos e se ainda estiver assim então nem ha questão sobre quem tem prioridade, quem vem a descer tem toda a prioridade do mundo

As fotos de 2005 já não correspondem à realidade, as imagens do street view são mais recentes, creio que de 2009 e retratam diferenças.

As fotos são de 2005, a diferença é que dantes havia um sinal B1 para quem subia, agora, ao que tudo indica esse sinal já lá não está.

Estar ou não lá o sinal B1 para quem sobe, vai dar ao mesmo.

As fotos de 2005 já não correspondem à realidade, as imagens do street view são mais recentes, creio que de 2009 e retratam diferenças.

mas quem desce tem la sinal??

é que sem 1 sinal eu continuo a ver ele com prioridade, afinal vem da direita e pouco importa que 1 seja estrada principal e outra secundaria ou terceria etc

M8 - Linha de paragem
Consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização

ora como aqui não há outro meio de sinalização estamos perante sinalização mal feita

como a linha M8, por si, não obriga ninguem a parar continuo a achar que o azul tem prioridade

Concordo.

No entanto esta situação parece-me bastante ambígua, dando a sensação de que os responsáveis camarários fizeram apenas metade do trabalho, tendo-se esquecido da sinalização vertical para complementar o sinal M8.

E apenas por essa razão, vou continuar a entender que o azul deve ceder a passagem, embora em sentido literal restrito aparentemente seja o contrário.

Voltar
Superior