Dúvida - Fumo

ft10

New member
Boas pessoal!

Fui fazer um "test drive" a um Fiat Punto (1.2 16V), e notei uma situação muito estranha! É o seguinte:

O carro deita IMENSO fumo pelo escape e o cheiro é mesmo muito forte! O mecânico tinha-me dito que iria precisar de trocar a sonda Lambda pois o carro estava com muita emissão de gases. Será por causa disso?

O que poderá ser?

Obrigado e um forte abraço a todos!

Última edição:
Epah, nem me assustem :(

No azeite eu acho que não..o dono do carro já tem certa idade... Mas sabe-se lá! [:p]

É provável que seja da Sonda Lambda? É um sintoma comum?

Ou poderá ser algo mais grave?

Até pode ser a sonda lambda, mas também pode ser muito mais que isso. Eu partia para outra, ou então que reparasse primeiro o carro.

Será que é a junta?

Nesses motores seria normal...

E com tanta água lá dentro não será só trocar juntas... talvez rectificar a cabeça, rodar válvulas, mudar tuches, o catalizador já não deve ter ficado muito saudável...

Mas se eles dizem que é apenas gasolina a mais (e o catalizador tb não ficou saudável com tanta gasolina a queimar lá dentro), basta mudar a(s) sonda(s) lambda e depois de estar operacional tu experimentas de novo, de preferência com um analisador de gases no escape ;)

ve a cor do oleo,se for junta tera uma cor tipo caramelo.aproveita e ve tambem o liquido refrigerante,se tem manchas de oleo

Olá, obrigado pela ajuda! :)

O óleo está impecável! Mesmo assim, será que é de descartar a hipótese de ser a junta?

Pois sendo o fumo branco (e realmente está meio azulado) deverá ser vedantes das válvulas ou segmentos, certo?

Neste caso, qual é a melhor coisa a fazer? Abrir o motor, trocar juntas, válvulas e segmentos, certo? Para assim ficar rectificado..

Ou há soluções melhores?

Espera lá, ainda estás com vontade de comprar o carro? O que é que se passa que ainda não percebi?

Eu explico: o carro está a bom preço e o meu mecânico (amigo e de confiança) fazia esse trabalho de trocar vendantes, junta, segmentos e até o kit correia de distribuição, a um bom preço. No final, somando o valor do carro com esse arranjo, ficaria em conta, atendendo aos preços do mercado. E ficaria com um motor em muito melhor estado e pronto para umas boas voltas.

Ou estarei a pensar mal? Se sim, em que pontos?

Fazendo esta reparação, o motor não ficaria livre de perigos maiores?

Epah, eu sinceramente não comprava um carro com esse tipo de problemas. Por mais bom negócio que seja...não é. [;)]

Epah, eu sinceramente não comprava um carro com esse tipo de problemas. Por mais bom negócio que seja...não é. [;)]

Não é? Mas porquê? (não estou a duvidar, queria apenas perceber a razão para entender melhor).

Pois na minha cidade não costumam aparecer muitas ofertas destas, sendo ainda por cima a versão mais bem equipada e o carro estar impecável de interiores e exteriores (principalmente porque a minha profissão não me deixa tempo para deslocações a outras cidades para ir avaliar carros :s). E investindo no reparo da junta, vedantes, segmentos e correia ficaria com um motor mais saudável.

Que mais problemas poderia dar? Pois esses do fumo (resultantes do que já vimos: segmentos, junta, vendates..) ficariam resolvidos..

Se o teu amigo mecânico te garante que com essa reparação o carro fica impecável e não te vai dar problemas e se realmente mesmo com a reparação fica num valor em conta avança.

Pelo menos esse sabes que fica bom, já outros...

Se o teu amigo mecânico te garante que com essa reparação o carro fica impecável e não te vai dar problemas e se realmente mesmo com a reparação fica num valor em conta avança.

Pelo menos esse sabes que fica bom, já outros...

Sim amigo, eu posso abrir o jogo e falar de preços e assim aproveito para vos pedir opinião, pois embora eu ache barato e "Preço de Amigo" vocês estão mais por dentro disto..

O meu amigo mecânico por trocar junta da cabeça (reconstruí-la num torneiro), vedantes das valvulas, segmentos e kit de distribuição leva pouco mais de 400€. E, depois desta reparação, o motor fica ágil e pronto para dar muito mais, digo eu [:D]

Que acham amigos?

Eu explico: o carro está a bom preço e o meu mecânico (amigo e de confiança) fazia esse trabalho de trocar vendantes, junta, segmentos e até o kit correia de distribuição, a um bom preço. No final, somando o valor do carro com esse arranjo, ficaria em conta, atendendo aos preços do mercado. E ficaria com um motor em muito melhor estado e pronto para umas boas voltas.

Ou estarei a pensar mal? Se sim, em que pontos?

Fazendo esta reparação, o motor não ficaria livre de perigos maiores?

Era uma coisa destas que estava à espera. Agora está explicado[;)]

Então é assim, se tens esse amigo mecânico, levas lá o carro (com o dono) e ele avalia o carro TODO, e faz um orçamento a TUDO o que o carro precisa. Assim já podes ter uma noção mais correcta do verdadeiro estado do carro, e de quanto te vai ficar a compra + a reparação. Isto, claro, se ele achar que vale a pena.

Voltar
Superior