Distribuidor. Que é isso?

PedroFernandes

New member
Boas

Ontem depois de fazer uns kms com o carro, o mesmo começou a perder "força" e parou.
Na oficina disseram-me q tinha entrado agua no distribuidor e q por isso a "energia" do carro não estava a ser conduzida como deve ser?
Já conduzo a 8 anos e já andei com carros mais novos e mais velhos q o Ibiza de 97 q agora tenho e nunca tal me aconteceu??

Estarei a ser enganado?

Onde é este malfadado "distribuidor" e qfaz ele ao certo?

Antecipadamente obrigado.

Sim, suponho que esse Ibiza ainda tem qq coisa de parecido com um distribuidor.

Localiza as velas no teu motor. Se seguires os cabos das velas vais ver que eles conduzem todos a uma peça +/- cilíndrica - o distribuidor.

O distribuidor é responsável por encamilhar a alta tensão para a vela correcta a cada momento. É essa alta tensão que faz saltar a faísca na vela.

O meu pai teve um Fiat Tipo 1.4 em que também aconteceu isso algumas vezes. Em dias de "temporal" em que houvesse muitas poças de água na estrada entrava água para o distribuidor e o carro parava. Que me lembre, isso aconteceu umas 3 ou 4 vezes nos 17 anos que tivemos o carro.

Isso resolvia-se tirando a tampa do distribuidor e com um pano seco, absorvia-se a água/humidade que estava dentro do distribuidor. Depois de seco já voltava a marchar..

O distribuidor, se não me engano, é onde vão dar os cabos que vêm das 4 velas. No fiat tipo, havia 4 cabos que ligavam na tampa do distribuidor e esses cabos acho que vêm das velas. Espero não estar a dizer nenhum disparate!!.. mas acho que é isso!

Se for um Ibiza a gasóleo, o mecânico está a enganar-te.[;)]

Sim, tens razão! Esqueci-me de mencionar esse pormenor (costumo achar que as pessoas já o sabem, mas isso nem sempre acontece). Um motor a gasóleo não usa faíscas para inflamar a mistura ar/combustível, logo não tem as peças descritas. :)

O meu pai teve um Fiat Tipo 1.4 em que também aconteceu isso algumas vezes. Em dias de "temporal" em que houvesse muitas poças de água na estrada entrava água para o distribuidor e o carro parava. Que me lembre, isso aconteceu umas 3 ou 4 vezes nos 17 anos que tivemos o carro.

Isso resolvia-se tirando a tampa do distribuidor e com um pano seco, absorvia-se a água/humidade que estava dentro do distribuidor. Depois de seco já voltava a marchar..

O distribuidor, se não me engano, é onde vão dar os cabos que vêm das 4 velas. No fiat tipo, havia 4 cabos que ligavam na tampa do distribuidor e esses cabos acho que vêm das velas. Espero não estar a dizer nenhum disparate!!.. mas acho que é isso!

Normalmente são 5 para um motor de 4 cilindros, um que tras a alta tensão da bobina e um que leva a corrente para cada uma das 4 velas.[;)]

Eu trazia sempre um frasco de petroleo e um pincel. (Dica de um mecanico amigo)
Depois de secar a dita tampa, pincelava-a c petroleo e ficava logo a 100%!
O petroleo é muito bom( e mais barato) q os "W 40 e Bala" que nessa altura eu desconhecia.

Cumptos

Não é facto não.[:p]
No Honda Civic cá de casa só existem 4 cabos.
A bobine não existe.[:p]

Um distribuidor é isto
distribuidor_hall.gif

E tem esta tampa de onde saiem os cabos
Distribuidor.242164329_std.jpg

A sua função é aplicar corrente na vela certa, no tempo certo para fazer saltar uma faisca que vai provocar a explosão da mistura.

Este sistema aqui representado foi o mais comum até á generalização da electrónica que veio tornar estes sistemas electro-mecanicos obsoletos.

O problema era exatamente nesta tampa q por dentro fiava com umidade.
Outras vezes estalava e a corrente nao passava.
Estou a falar de carros antes do catalisador sensivelmente antes dos anos de 1993. A partir daí o sistema é diferente.
Lembro-me q nesses carros até eu afinava o avanço,ou o atrazo da igniçao, rodando o distribuidor ora para a direita (atrazava)ou esquerda (vançava).
Era o tempo dos carburadores, dos platinados, etc...
Agora com a injeçao electronica acabaram esses problemas c o distribuidor (julgo eu...).
Cumptos

Ui o distribuidor essa peça tão ingrata e que tantas dores de cabeça provocava.... [:D]

O distribuidor é a peça mais importante do sistema de Ignição do motor. Ou seja, a Ignição é o que comanda o momento da produção da faisca nas velas dos motores a gasolina.

Primeiro que tudo há que distinguir 2 sistemas: o clássico de antigamente, que ficaram muito conhecidos nos carros a carburador. Os mais actuais em que todo o sistema de ignição é comandado a partir da unidade de comando do motor (Ignição electrónica).

O sistema clássico (o tal das dores de cabeça [:D] ) era constituido por uma bobine que precedia o distribuidor. Era na bobine que se elevava a tensão da corrente eléctrica para alta tensão (cerca de 30000 volts). O distribuidor, conforme o nome indica, encarregava-se de distribuir essa tensão pelas velas do motor. O sistema de distribuição da corrente era totalmente mecânico. O que acontecia era que essa tensão tinha que ser enviada para a vela correspondente no momento correcto. Assim no meio do distribuidor havia uma peça (rotor) que girava e era solidário com as rotações do motor. Nas extremidades estavam os platinados (alguém se lembra deles? [:D] ) que eram os pontos que faziam os contactos eléctricos e assim distribuiam a electricidade pelos cabos das velas.

O distribuidor era alimentado por um cabo central (o tal que provinha da bobine) e que estava sempre em tensão. Depois o movimento do rotor ditribuia a energia por cada um dos outros cabos (4 se o motor fosse de 4 cilindros).

Os sistemas actuais (acho que ainda houve motores de injecção electrónica e ignição mecânica) de ignição electrónica apenas não têm toda a movimentação mecânica. O sistema é gerido electronicamente e no momento exacto é definido o momento do contacto. Geralmente é uma peça com uma aparência semelhante ao distribuidor antigo (1 + 4 cabos) mas em que o envio do sinal é comandado a partir da unidade de comando do motor.

Preciosidades sobre o assunto:

- no sistema clássico para se fazer variar o momento da ignição (atraso à ignição) era utilizada uma peça de atraso por vácuo... Nos actuais tudo isso funciona electronicamente.

- antigamente era bastante comum quando se ia de férias, ou quando se deixava o carro num sitio mais complicado no que diz respeito aos "amigos do alheio", retirar-se o cabo que ligava a bobine ao distribuidor e levar-se esse cabo para casa... [:D] [:D] [:D]

monicamelo, duas salvaguardas:

- Não havia normalmente vários platinados, havia apenas um único platinado. Esse platinado controlava o fornecimento/corte de baixa tensão à bobina, não estava incluído no circuito de alta tensão.

- Tipicamente já não há nada semelhante a um distribuidor, porque é preferível usar uma bobine por cilindro (ou uma por cada dois cilindros). Logo, já não há necessidade de encaminhar a alta tensão. Quanto aos platinados, foram substituídos por componentes electrónicos - tirístores ou transístores de potência.

Última edição:
monicamelo, duas salvaguardas:

- Não havia normalmente vários platinados, havia apenas um único platinado. Esse platinado controlava o fornecimento/corte de baixa tensão à bobina, não estava incluído no circuito de baixa tensão.

- Tipicamente já não há nada semelhante a um distribuidor, porque é preferível usar uma bobine por cilindro (ou uma por cada dois cilindros). Logo, já não há necessidade de encaminhar a alta tensão. Quanto aos platinados, foram substituídos por componentes electrónicos - tirístores ou transístores de potência.

Sim, questão dos platinados é que era usal falar-se no plural, mesmo que se fosse a designar apenas um. Nunca tinha ouvido a expressão platinado! [:D]

Sobre a segunda questão, já vi motores que tinham um conjunto de 5 cabos (a única semelhança com o distribuidor antigo) mas a base era rectangular e notava-se que o efeito era o mesmo do distribuidor, mas gerido electronicamente. Salvo erro terá sido um 1.1 PSA montado num Saxo... :confused:

Ui o distribuidor essa peça tão ingrata e que tantas dores de cabeça provocava.... [:D]

O distribuidor é a peça mais importante do sistema de Ignição do motor. Ou seja, a Ignição é o que comanda o momento da produção da faisca nas velas dos motores a gasolina.

Primeiro que tudo há que distinguir 2 sistemas: o clássico de antigamente, que ficaram muito conhecidos nos carros a carburador. Os mais actuais em que todo o sistema de ignição é comandado a partir da unidade de comando do motor (Ignição electrónica).

O sistema clássico (o tal das dores de cabeça [:D] ) era constituido por uma bobine que precedia o distribuidor. Era na bobine que se elevava a tensão da corrente eléctrica para alta tensão (cerca de 30000 volts). O distribuidor, conforme o nome indica, encarregava-se de distribuir essa tensão pelas velas do motor. O sistema de distribuição da corrente era totalmente mecânico. O que acontecia era que essa tensão tinha que ser enviada para a vela correspondente no momento correcto. Assim no meio do distribuidor havia uma peça (rotor) que girava e era solidário com as rotações do motor. Nas extremidades estavam os platinados (alguém se lembra deles? [:D] ) que eram os pontos que faziam os contactos eléctricos e assim distribuiam a electricidade pelos cabos das velas.

O distribuidor era alimentado por um cabo central (o tal que provinha da bobine) e que estava sempre em tensão. Depois o movimento do rotor ditribuia a energia por cada um dos outros cabos (4 se o motor fosse de 4 cilindros).

Os sistemas actuais (acho que ainda houve motores de injecção electrónica e ignição mecânica) de ignição electrónica apenas não têm toda a movimentação mecânica. O sistema é gerido electronicamente e no momento exacto é definido o momento do contacto. Geralmente é uma peça com uma aparência semelhante ao distribuidor antigo (1 + 4 cabos) mas em que o envio do sinal é comandado a partir da unidade de comando do motor.

Preciosidades sobre o assunto:

- no sistema clássico para se fazer variar o momento da ignição (atraso à ignição) era utilizada uma peça de atraso por vácuo... Nos actuais tudo isso funciona electronicamente.

- antigamente era bastante comum quando se ia de férias, ou quando se deixava o carro num sitio mais complicado no que diz respeito aos "amigos do alheio", retirar-se o cabo que ligava a bobine ao distribuidor e levar-se esse cabo para casa... [:D] [:D] [:D]

Como é que tu sabes essas cenas todas? Foste pesquisar? Ou és Engenheira Mecânica? Ou és mecânica de automóveis? Não leves a mal a pergunta!!

Voltar
Superior