Discos Rígidos Externos

Boas Pessoal ...

Mais uma vez preciso da vossa ajuda :sh)

Estava interessado em adquirir um Disco Rígido Externo entre uns 250 GB e 500 GB. Alguem tem experiência com estes discos ? Que marcas aconselham ?

Estava de olho numas da Western Digital mas como não conheço esta marca não sei se haverá melhor

Não preciso mais do que 500 GB é essencialmente para utilizar com o portátil do trabalho e em casa

Agradeço a vossa ajuda e opiniões [kiss]

Tem atenção a duas grandes diferenças: tens os discos de 2,5" e os de 3,5".

Os primeiros, mais pequenos, são os utilizados nos portáteis. Os 2ºs, maiores, são utilizados nos PC's de secretária.

Quando se fala em discos externos (que não é mais do que meter estes discos normais numa caixa com uma ficha USB adaptada), os primeiros são mais caros. No entanto, a maior parte dos discos "externos" de 3,5" precisam de um transformador, o que pode tornar o conceito de "portátil" algo relativo.

Se a mobilidade é uma prioridade para ti, dizia-te para escolheres um de 2,5", com a limitação de ser mais caro e de ir ainda nos 160GB, só, julgo eu. A vantagem é que estes são alimentados de corrente através da própria ficha USB.

Os primeiros, mais pequenos, são os utilizados nos portáteis. Os 2ºs, maiores, são utilizados nos PC's de secretária.

Quando se fala em discos externos (que não é mais do que meter estes discos normais numa caixa com uma ficha USB adaptada), os primeiros são mais caros. No entanto, a maior parte dos discos "externos" de 3,5" precisam de um transformador, o que pode tornar o conceito de "portátil" algo relativo.

Se a mobilidade é uma prioridade para ti, dizia-te para escolheres um de 2,5", com a limitação de ser mais caro e de ir ainda nos 160GB, só, julgo eu. A vantagem é que estes são alimentados de corrente através da própria ficha USB.

só uma pequena correcção...já estão disponíveis de 250Gb! [;)]

Obrigado pelos conselhos, de facto, a prioridade é a mobilidade. Já reparei que são mais caros e têm menor capacidade, mas um de 250 GB é mais do que suficiente para a utilização que irei dar.

Obrigado a todos pelas dicas apr:) apr:)

O meu conselho é para, com o valor que irias dar por um disco externo mediano, comprares um Bom Disco + uma Boa caixa.

Tem atenção aos seguintes pormenores da caixa:

- Ligação Interna (preferência SATA)
- Ligação Externas (USB serve perfeitamente, mas se for Firewire melhor. No entanto também já encontras com ligação SATA externa)
- Se tem ventoinha ou não.
- Se tem transformador ou é alimentado por USB.
- Se traz algum Software de Backups
- Se traz Bolsa de Transporte

Se quiseres avançar mesmo para a compra de um disco externo, não aconselho a marca Western Digital. Trabalho numa loja de informática e temos recebido muitas queixas dessa marca, principalmente em relação á comunicação com o computador (ou á falta dela).... Atenção que não vendemos cá artigos dessa marca.

Boa sorte com a escolha[;)]

O meu conselho é para, com o valor que irias dar por um disco externo mediano, comprares um Bom Disco + uma Boa caixa.

- Ligação Externas (USB serve perfeitamente, mas se for Firewire melhor. No entanto também já encontras com ligação SATA externa)

Se quiseres avançar mesmo para a compra de um disco externo, não aconselho a marca Western Digital. Trabalho numa loja de informática e temos recebido muitas queixas dessa marca, principalmente em relação á comunicação com o computador (ou á falta dela).... Atenção que não vendemos cá artigos dessa marca.

Obrigado pela ajuda.

Que marca aconselhas ??

Nesse caso convém garantir antes que:

- se vai comprar um disco SATA de 2,5" (atenção ao preço)
- o PC tem firewire ou fichas SATA externas, ou que a board tem SATA e dá para ligar uma ficha externa e montá-la no chassis do PC
- aqui parece ja´ter sido manifestado interesse pela portabilidade do disco, e deve escolher-se um que seja alimentado por USB

Eu não sou a pessoa ideal para te indicar marcas porque, sem ser a marca que comercializamos na loja onde eu trabalho, estou um bocado por fora dos outros sitios.

Conheço essa marca da Western Digital pelos piores motivos. mas é como tudo, uma ou outra situação não serve de exemplo.

Não te vou aqui dizer qual é a marca que comercializo porque o meu objectivo não é esse, mas se quiseres diz-me, que eu mando-te uma PM....

Os discos de 3,5" são mais robustos que os de 2,5" logo menos susceptíveis de avariar.

É relativo... a engenharia/tecnologia é idêntica em ambos.
Basta que os trates bem, e aquilo dura bastante.
Eu tenho um de 3,5" de 250GB e um de 2,5" de 80GB, e este leva cada abanão que até mete dó [:D] E ainda está impecável, já com mais de ano e meio.

O problema é que os de 2,5" são mais portáteis e, logo, estão sujeitos a muito mais movimentos e outras situações desgastantes.

Nesse caso convém garantir antes que:

- se vai comprar um disco SATA de 2,5" (atenção ao preço)
- o PC tem firewire ou fichas SATA externas, ou que a board tem SATA e dá para ligar uma ficha externa e montá-la no chassis do PC
- aqui parece ja´ter sido manifestado interesse pela portabilidade do disco, e deve escolher-se um que seja alimentado por USB

Tens razão Boxer, esqueci-me de referir esses pontos.
Normalmente, hoje em dia os PCs já trazem ligação Firewire, já ligação SATA é mais raro.
Acrescento ainda que os discos alimentados por USB, quando ligados ao PC, vão ocupar duas portas... tipo isto:

31780big.jpg

Voltar
Superior