Desabafo empoeirado

E agora a pergunta que toda a gente já se colocou mas que ainda ninguém teve coragem de expressar:
Que raio estavas tu a fazer atrás da fritadeira de batatas? Difícil de ultrapassar, eihn?

[:D] [:p] [:D]

Foi no trânsito, meu caro, em plena A5.
Passeio-o à estonteante velocidade de 15km/h...

Mas, sim, já encontrei muitas fritadeiras que me deram muito trabalho, tendo levado na tromba de um(a) Ibiza Cupra TDi e um(a) Leon TDi que fumegavam por tudo quanto era lado.
Mas que levei, levei.

Contudo, como já tenho dito, não é só a velocidade que me seduz...
Subscrevo, por isso, inteiramente a posição do Nightlord

Última edição:
Isso lembrou-me um certo episódio. Eu, sentado num muro, à espera de uma pessoa, a observar uma fila de trânsito, a ouvir os motores.

Irritou-me profundamente. Eram todos umas batedeiras, e todos juntas a fazer tac tac tac ainda pior soou [:vm)]

Apareceu um Clio III no meio dessa fila, e percebi imediatamente que era a gasolina, porque o barulho ao ralenti era camuflado de forma avassaladora pelos diesel...

um clio a gasolina tem assim um som tao mais agradavel que um diesel? que clio era esse?
Axo um bocado graça estes comentarios do barulho que um carro faz. Por norma gasolina tem um som melhor mas axo que nao um 1.1 ou 1.2 ou mesmo um 1.4 e 1.6, pelo menos nao os mais corriqueiros da nossa praça

A quem disse que é gato por lebre, está enganado, a versão GT é vendida nos seguintes motores:
1.4 TSI 170cv
2.0 TDI 170cv
E ultimamente para ter uma variante mais desportiva em motores mais baixos, entrou em comercialização a versão GT Sport, Equip igualzinho ao do GT, bancos, jantes, suspensão, apenas muda os motores que são:
1.9 TDI 105cv
2.0 TDI 140cv
1.4 TSI 140cv

Isto é um Golf GT 1.4 TSI 170cv:
foto8.jpg

Isto é um Golf GT Sport 1.9 TDI:
GolfTDIGTSport1.jpg

[;)][:cool:]
Quanto ao topico, é naquela, as marcas optam por meter essas siglas também nos diesel, porque estes são mais procurados e para vender as marcas fazem tudo [:D]

Eu prefiro o Golf GT 2.0 TDI do que o Golf 1.4 turbo+compressor.

O teu problema, e tens que admitir porque a realidade, encontraste um carro com a mesma potencia que o teu a diesel, que não faz basqueiro mas tem muita força e até anda bem. O teu faz barulho, mas fica mesmo por aí, pois de abarth só tem mesmo o nome.
Será que não te picaste com ele, num qqr semáforo e ficaste para trás e isso deixou-te aborrecido?
Desculpa por dizer isto, não te quero ofender, mas é a realidade.
Antes de criticarmos o alheio temos que primeiro ver e avaliar o que temos em casa.

um clio a gasolina tem assim um som tao mais agradavel que um diesel? que clio era esse?
Axo um bocado graça estes comentarios do barulho que um carro faz. Por norma gasolina tem um som melhor mas axo que nao um 1.1 ou 1.2 ou mesmo um 1.4 e 1.6, pelo menos nao os mais corriqueiros da nossa praça

Eu não disse que tem melhor ou pior som. Simplesmente não se ouve no meio dos tac tac tac.

E sim, prefiro o som deste 1.2 e por exemplo do 1.2 do Jazz apartir das 3000 rpm +- a um qualquer dci/hdi/tdi m3rda i

O teu problema, e tens que admitir porque a realidade, encontraste um carro com a mesma potencia que o teu a diesel, que não faz basqueiro mas tem muita força e até anda bem. O teu faz barulho, mas fica mesmo por aí, pois de abarth só tem mesmo o nome.
Será que não te picaste com ele, num qqr semáforo e ficaste para trás e isso deixou-te aborrecido?
Antes de criticarmos o alheio temos que primeiro ver e avaliar o que temos em casa.

Ena pah !! :rolleyes:

Já se fala em problemas e picanços.

Não me parece que a onda do Iuri seja essa [;)]

Isso das generalizações tem que se lhe diga [:p] Por acaso de uma maneira genérica (mas há muito por onde se pegar veja-se como tu dizes ou eu digo)acho que os diesel:

Fazem mais fumo (aliás fazem e .), andam menos (comparando motores iguais e tecnologias iguais...estamos aqui a falar de carburantes ou não?!)...normalmente, sim, consomem menos apr:) -> Já o Boxer disse aí em cima a principal razão do seu uso

Quanto à ponteira de escape, é como é óbvio algo importante a quem liga à estética de um carro. Há escapes e escapes [;)] O problema é que os virados para fora (horizontais) nos diesel têm tendência a ***** o carro todo e ver-se mais a fumarada [:)]

Para mim é importante, e não é só...tanto que a Peugeot colocou de propósito uma falsa.

E tu próprio não me vais dizer que não é importante o escape xpto dos Porsches ali à vista (não é só por uma questão de performance que ele ali está e debita aquele somzinho [;)] apr:) )...lendo isto assusto-me que qualquer dia compras um Porsche a diesel [:)] [:)] [:)]

Excelentissimo Nithlord,

o senhor sabe que sou uma ovelha do seu rebanho, não precisa de tanta explicação. Eu referia-me aos diseis actuais em relação aos antigos, menos fumo, melhor andamento e consumos.

Acho que já lhes dá o direito de um escapezinho a direito, ou até (divina profanação) a apontar para cima e para a esquerda, qual pénis depois de energicamente afagado. [;)]

Escapes horizontais ou para baixo, cromados ou não cromados, actualmente é uma questão meramente estética.

Os diesel modernos não fazem fumarada e conseguem niveis de performance muito boa (e nem estou a falar de reprogramados porque não aprecio), com a evidente vantagem de consumirem menos que um carro a gasolina (otto ou turbinado) com o mesmo nivel de potência.

E é isso que interessa às pessoas. Ninguém conduz cilindrada. As pessoas conduzem potência, binário e interesssam-se em não gastar muito dinheiro em combustivel. Daí os motores turbo-diesel são, para imensos europeus, melhores parceiros de estrada.

Quem for fiel aos motores à gasolina terá as suas razões, e não são de forma nenhuma parvos. Como parvos não são quem olha para o automóvel com uma vertente de racionalidade que os Otto raramente são capazes de proporcionar.

Cumprimentos

Mas tu equacionas comprar um carro baseado no som é?

Não te preocupes com a m3rda que mencionas que qualquer um deles não quer saber de motores 1.2 otto [:D]

Sim, e depois?

Para mim o som é importante, e se fosse eu a escolher não era o Clio que vinha cá para casa, mas sim algo usado mas mais nobre.

Para mim um carro não é um electrodoméstico, e daqui a 2 anos não espero ter uma prol atrás de mim. Portanto...

Última edição:
Realmente os diesel sao cada vez mais vulgares...a maioria do donos nao precisa deles...

Ca em S.Miguel a ilha e pequena, nao imagino um particular a fazer mais que 15.000km ao ano e e quase tudo diesel....nas filas de transito entao parece que entrei por engano na cozinha do mcdonald's....

E para quem menciona por ai os diesel da BMW, esses tem 2 turbos naos os comparem com carros atmosfericos....comparem ocm os motores turbinaods do Evo, Impreza, o TFSI da VW e por ai a fora....

Escapes horizontais ou para baixo, cromados ou não cromados, actualmente é uma questão meramente estética.

Os diesel modernos não fazem fumarada e conseguem niveis de performance muito boa (e nem estou a falar de reprogramados porque não aprecio), com a evidente vantagem de consumirem menos que um carro a gasolina (otto ou turbinado) com o mesmo nivel de potência.

E é isso que interessa às pessoas. Ninguém conduz cilindrada. As pessoas conduzem potência, binário e interesssam-se em não gastar muito dinheiro em combustivel. Daí os motores turbo-diesel são, para imensos europeus, melhores parceiros de estrada.

Quem for fiel aos motores à gasolina terá as suas razões, e não são de forma nenhuma parvos. Como parvos não são quem olha para o automóvel com uma vertente de racionalidade que os Otto raramente são capazes de proporcionar.

Cumprimentos

Um otto e mais barato , e pra quem nao faz os Km's necessarios para amortizar o investimento, faz perfeito sentido...

Não trocava a porcaria do meu Abarth por nenhum diesel hipervitaminado.
Prefiro mil vezes o "barulho" do meu ao som refinadíssimo de um qualquer diesel.

Estás equivocado, meu caro, quando me tomas por um zé boné dos semáforos... sou bastante superior a isso, eu e o meu pseudo Abarth... [:D]

(...)
Não me parece que tenha que haver discriminações. Actualmente os diesel fazem pouco fumo, andam mais e consomem menos.

Temos que encarar as coisas como são. [;)]

Exacto, não podem existir descriminações entre combustíveis não é? [:D]

E em relação a fazerem pouco fumo, fazem-no na mesma e não são poucos os VW ou Audi que vejo com pouco mais de 1 ano já a fazerem uma fumarada desgraçada, é raro veres um carro a gasolina (ou a GPL/GNV/E85) a fazer essa fumarada toda. [;)]

Não percebo como é que vivemos numa era onde a sociedade se vira para o ambiente e as emissões mas no parque automóvel continuamos a dar passos para trás com a "dieselização" [8b]

Cumprimentos

tás a chamar "os américa" de ninguém?[:D] vê se o bush ouve![:p]

os diesel funcionam na europa porque:

-o pessoal anda a criar aversão ás caixas de velocidade

-a gasolina é cara e os diesel consomem menos

Não trocava a porcaria do meu Abarth por nenhum diesel hipervitaminado.
Prefiro mil vezes o "barulho" do meu ao som refinadíssimo de um qualquer diesel.

Estás equivocado, meu caro, quando me tomas por um zé boné dos semáforos... sou bastante superior a isso, eu e o meu pseudo Abarth... [:D]

Ainda bem que és bastante superior a isso, o que quer que isso seja.

Não disse que o teu carro é uma porcaria, só disse, e é a realidade, que de abarth tem muito pouco.
Em relação a preferires um carro com turbo ou não, um carro a gasolina ou a gasóleo não me diz respeito, é o teu gosto. Só não concordo que só pelo facto de teres avistado um VW Golf tdi de duplo cano de escape cromado a apontar na horizontal, etc. seja motivo de tanta revolta e afirmares também que já não há pudor e respeito nenhum pelo conceito clássico do automóvel. Pois se esse respeito, que tanto reclamas, existisse a fiat não teria lançado o carro que possuis com o distintivo abarth.
Finalmente. Não disse que eras um tal Zé do boné, como dizes, apenas afirmei que provavelmente foste fulminado por um tdi, como já te aconteceu antes, num semáforo e ficaste chateado.
Eu nem queria referir tal nem ir por aí, mas como agora afirmas tão convictamente que não és um Zé do boné nem sequer andas em picansos e correrias desenfreadas, não sou eu que te vou desmentir, mas sim tu proprio.

Já contei um episódio com um Mercedes 2.7 cdi que se passou na A5, onde "ganhei" no "arranque" em 3ª depois das portagens pela Via Verde. De resto vinha sempre com o Mercedes atrás. Depois, a partir dos 200km/h, que foram atingidos um pouco à frente, o Mercedes começou a ganhar terreno.

Também já me deparei com um Ibiza Cupra TDi e não consegui aproximar-me dele, mas também não se afastou.

Apareceu no IC 19 onde permaneceu insistentemente colado e a dar sinais de luzes para passar. Logo que o trânsito aliviou acelerei e coloquei-me na faixa da direita (não fosse o homem querer passar), mas, quando olhei para trás, pelo espelho, vi apenas um ponto amarelo bem lá no fundo da estrada.

Depois viro à direita, em direcção a Entre Campos, passando ao lado da Embaixada dos EUA.
Aí tinha um motoqueiro colado a dar-me sinal de luzes (quando podia perfeitamente ultrapassar).
Perante aqueles sinais, o meu instinto primitivo e básico levou-me a activar a caixa em Manual e mandar uma a baixo (2ª) e pisar o gajo.
Lá saí disparado, mas sempre com a mota atrás.

O percurso foi feito na CREL e na descida de Loures dei 250km/h a meio da descida...

Vinha picado com uma carrinha BMW 320D que anda muito, mas mesmo muito bem.

Nos momentos em que reduzíamos para os 100km/h por causa do trânsito, a carrinha colava-se. Aberta a faixa, eu saía em 3ª e a BMW começava a ficar para trás (com alguma rapidez).
Em resumo, a companhia que me fez foi no retrovisor, sempre à vista, mesmo quando atingia os 220km/h e os mantinha.
Coisa diferente foi na descida de Loures, onde quase deixou de me ver.

por isso lá meti a Selespeed em Manual e esperei, nervosamente, o verde.

O arranque foi sincronizado e o escorpião - atento o seu generoso, despachado e imediato binário - deu logo um salto em frente, tendo dominado os primeiros 2-3 segundos, até que do GTi se ouve um silvo e... ó meus amigos: até levantou paralelo!

São apenas alguns episódios, de entre muitos retirados a pressa do teu diário de bordo. Mas podes sempre dizer que, na altura, estavas a mentir.

Uma coisa é gostarmos de carros, respeitarmos que gosta, independentemente de ser turbo ou não, a gasolina ou gasóleo. Outra é sermos radicais e extremistas e andarmos em estradas públicas e colocarmos em risco a vida dos outros.

Voltar
Superior