Boas,
Fumei desde os 16 anos até aos 29 (estou com 32). Fumava exactamente o mesmo que tu: 1 maço/dia e em dias de festa, bem... nem os contava! [

]
"Lancei-me" na saga de deixar de fumar, quando a minha mulher engravidou (ela também fumava) e esse foi o principal motivo impulsionador. Se a minha mulher conseguiu bem sozinha (tinha mais uma "vida" para cuidar), eu já tive de me mentalizar e de usar outros trunfos.
O principal trunfo foi o começar a correr. Confesso que sempre detestei correr (não percebia bem o objectivo... e como já praticava surf, achava que me chegava), mas foi o meu principal aliado. Sempre que podia (pelo menos 3x por semana) ia correr, pois desanuviava, sentia os pulmões a abrir e sentia-me muito bem no final.
De início (foram 3 semanas o desmame) até cheguei a acordar de noite com vontade de fumar, mas foi esvanecendo a vontade...
Isto, aliado a um "desmame" de estar com amigos fumadores durante este periodo de tempo (pois quando estava com quem fumava, parecia que me apetecia mais), foi remédio santo. Cerca de meio ano depois, no verão, com amigos e alguns copos, apeteceu-me imenso... cravei um daqueles fininhos brancos a uma amiga: resultado: ODIEI! [

]
E estou livre (não conto com essas 2 passas que dei no Verão de 2012) desde então.
Além disso, agoro corro com grande prazer, emagreci, sinto-me em forma e o tabaco ficou mesmo esquecido... mesmo quando como uma francesinha e 2 canecas de cerveja e um café (agora os fumadores todos a pensar: uii... que cigarro maravilha!) não tenho vontade nenhuma.