Debate da Nação

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por André

Porque aquilo é um "programa" liberal. Que digamos é a única escolha possível que o PSD pode fazer no futuro já que o PS ocupou o seu terreno político, estando a governar de forma social-democrata.

Era capaz de jurar que ainda há dias tinha dito isto e lá viste tu na tua habitual ironia com os smiles a rir-te e a dizer que eu nem sabia o que era a social democracia..

Mas também não tenho bem a certeza de quem foi, se não foste tu, foi alguém do eixo do mal.. [:p]

Quanto à proposta do PSD, acho que independentemente da sua validade ou não, é no minimo triste apresenta-la com este timming.. A ideia que dá é que não tinha assunto para hoje, e foi a unica coisa em que conseguiram pegar.

Enfim.. Ainda estou para ver o dia em que Portugal vai ter uma oposição séria, com uma agenda propria forte e credivel.. E não as palhaçadas do costume..

Não me lembro disso, mundano ;) Põe aí, para eu ver, se quiseres :)

Mas o que é que para ti a oposição do PSD devia ser?

Querias uma oposição à PS? É pena a tua memória ser tão curta para certas coisas...

O que é que aquilo não tem de sério? É que uma coisa é tu não concordares, outra, é isso significar que não é algo sério.

O que o Mendes anda a fazer, trabalho ingrato diga-se, é o que pode fazer, mais nada.

O PS ocupou o espaço político do PSD, acho que isso não negas, ou sim?

Aliás esta é a governação que o PS devia ter feito sempre, porque só neste país a social-democracia foi durante 30 anos considerada de direita :D Em todos os outros países europeus, a social-democracia sempre foi política de...esquerda [:p]

O que leva a que o PSD seja obrigado a substituir o seu discurso social-democrata por um discurso mais liberal, tão só. Acho que isto é lógico.

citação:Originalmente colocada por Emanuel dos Santos

No contexto actual, é demagogia porque o que propõe para a segurança social implica que a prazo o estado tenha que sustentar os actuais reformados, bastava pensar no défice durante 5segundos e deixava esta ideia para melhores anos.

Transportes públicos privatizados, a ideia não é má, mas não conheço, por ignorância provavelmente, nenhum sistema de transportes (urbanos e suburbanos) que dê lucro, se não seria o governo a subsidiar, passaria a ser as câmaras, socialmente mais justo no meio ententder, mas não era isso por si só que resolvia os problemas dos 2bilioes de euros de prejuízo, a melhor gestão dos privados, por melhor que seja nunca ia dar lucro…

Muito pouco atraente, se é para ser liberal, que se seja Liberal a sério, alem que aposto mais que o PSD vai continuar na mesma, e o PS daqui a uns anos quando mudar de líder vira de novo à esquerda que era, e volta tudo ao que era.

O que ele está a propôr não é nada de novo.

A maioria dos países europeus já o começou a fazer há muito tempo. E o que ele propôe não é nada de extraordinário, nem de fantástico, nem sequer de original.

Passa apenas por, progressivamente, dar a possibilidade de se optar por dar a gerir as reformas ao sector privado. Mas isto a ser eventualmente aplicado, levaria a uma fase de transição de, pelo menos, uma geração.

Não é por acaso que outros, já o começaram a fazer há muito ;) Não é de um momento para o outro (o esquema não pode ser ON/OFF, infelizmente), porque aí tens razão, caso fosse de um momento para o outro, o sistema iria colapsar.

(Bem, ele vai colapsar daqui a 20 e poucos anos, mas pronto, vamos esquecer isso agora :D).

A situação em que está o país (e em que vai continuar a estar durante as próximas décadas) não permite ao PS virar à esquerda. Não existe possibilidade de existir uma nova governação Guterres, simplesmente, porque não há tusto. Logo, o PS, quer queira quer não, vai ter de governar, pelo menos, assim.

Aliás, vai ter que governar ainda mais "à direita".
O que leva o PSD a estar num terreno horrível. A próxima década é para esquecer em termos de voltar ao poder, o PSD não é nem será uma opção viável, o PS vai ganhar as legislativas de 2009, talvez até com MA (e se não, vai consegui-la com o...PP).

Esperem para ver :)

Antes de mais, diz-me onde é que eu elogiei a oposição do PS.. Eu que me lembre, e porque não me apetece fazer scroll à pagina, disse é que estava à espera do dia em que Portugal ia ter uma oposição seria.

E eu não falo de o discurso ser liberal ou não, até porque o discurso do PSD já de há muito tempo que não era social-democrata, nem o Durão Barroso, nem o Santana, nem o M. Mendes tiverem uma linha social-democrata como teve por exemplo o Cavaco. Portanto, não é uma novidade assim tão grande.. Nem a mudança foi brusca..

Agora, sinceramente, há falta de qualidade na oposição feita.. E o PSD até tinha por onde pegar, só que limitam-se a deixar o tempo passar, porque as eleições ainda estão longe.. Depois de vez em quando lá vem falar do desemprego, mas entretanto os numeros contrariam-no e entao lá se cala com isso.. Depois manda umas propostas descabidas como o dia do cão.. Hoje vem finalmente com as ideias para a SS depois de todo o debate ter sido feito e de os acordos sociais estarem assinados.. Depois elogia o orçamento, mas afinal vota contra não se sabe porque..

Isto para mim não é uma oposição seria.. Eu sei que tendo lá a marca da chaminé, para ti é bom.. Mas para mim é uma oposição de treta.. Nem tão pouco acho o Marques Mendes um homem com perfil e capacidade para um dia chegar a PM. Eu vejo nele apenas o homem que vai atravessar o deserto.. E se o PS estiver com uma boa dinamica nas proximas eleições, talves nem apareçam opositores internos e o mandem à luta para ser queimado.. Mas no dia em que começar a cheirar a poder no PSD duvido que ele se aguente um congresso que seja..

citação:Originalmente colocada por Lata

Porque que os funcionários públicos (não estou certo se serão todos) não fazem 8 horas diárias de trabalho? (6horas nos casos que conheço)

Ser funcionário público é um part-time?
é preciso ter Lata....

então só conheçes mandriões, que deveriam estar nos supra-numerários. [:p]

eu conheco quem trabalhe 12 horas por dia, e tb quem trabalhe 9-10 horas.
não venhas dizer que é só um ou outro que o faz, porque estás muito enganado.
;)

citação:Originalmente colocada por mundano
E eu não falo de o discurso ser liberal ou não, até porque o discurso do PSD já de há muito tempo que não era social-democrata, nem o Durão Barroso, nem o Santana, nem o M. Mendes tiverem uma linha social-democrata como teve por exemplo o Cavaco. Portanto, não é uma novidade assim tão grande.. Nem a mudança foi brusca..

Agora, sinceramente, há falta de qualidade na oposição feita.. E o PSD até tinha por onde pegar, só que limitam-se a deixar o tempo passar, porque as eleições ainda estão longe.. Depois de vez em quando lá vem falar do desemprego, mas entretanto os numeros contrariam-no e entao lá se cala com isso.. Depois manda umas propostas descabidas como o dia do cão.. Hoje vem finalmente com as ideias para a SS depois de todo o debate ter sido feito e de os acordos sociais estarem assinados.. Depois elogia o orçamento, mas afinal vota contra não se sabe porque..

Isto para mim não é uma oposição seria.. Eu sei que tendo lá a marca da chaminé, para ti é bom.. Mas para mim é uma oposição de treta.. Nem tão pouco acho o Marques Mendes um homem com perfil e capacidade para um dia chegar a PM. Eu vejo nele apenas o homem que vai atravessar o deserto.. E se o PS estiver com uma boa dinamica nas proximas eleições, talves nem apareçam opositores internos e o mandem à luta para ser queimado.. Mas no dia em que começar a cheirar a poder no PSD duvido que ele se aguente um congresso que seja..

O Barroso falou em campanha num discurso mais liberal, é verdade. Mas a mesma verdade diz-nos que, quando PM, continuou a ser social-democrata. Se tu achas que a governação Barroso não o foi, bem, é porque desconheces o que é a social-democracia, desculpa dizer-te.

Mundano, eu já te pedi imensas vezes, és capaz de deixar o tom oficial PS?

É que dava jeito para discutir, sei lá, faz um esforço. É que coisas como as do bold, bem, não ajudam à discussão (aliás só a desviam, porque como vêm de uma visão da realidade condicionada por um press-release, lá temos que ir discutir ponto por ponto, e perder tempo...com coisas insignificantes).

O PSD não tem nada em que pegar. O PS está a governar da mesma forma que eles fariam, com uma muito maior eficácia na transmissão da "mensagem".

A única coisa que tinha a pegar era na oposição desastrosa que o PS fez, na sua irresponsabilidade, na governação Guterres que levou aquilo que levou, etc etc etc. E já pegou muito por aí e às vezes ainda vem uma boquinha por esse lado.

Contudo, sejamos realistas, se os portugueses levaram o PS ao poder 3 anos depois de o PS ter fugido, achas que serve de muito continuar com essa "K7"?

É que os portugueses estão-se nas tintas para esse discurso. Já passou, já teve o seu tempo, o PSD já esteve no poder, o seu chefe foi-se embora e por puro comodismo o partido teve a brilhante ideia de achar que era preferível manter-se no poder com o Santana do que ir a eleições em Junho '04, perdeu toda e qualquer credibilidade e todo o pouco apoio que tinha.

A vida é assim, a política funciona assim. O ciclo político do PSD não se realizou. Começou um novo do PS. End of story.

Continuo a não entender o que é para ti uma oposição saudável ou de qualidade.

Para variar recorres ao ataque pessoal deitando uma presentinho pela...chaminé [:p][}:)] Contudo, já o devias saber, que isso não te ajuda, só te faz parecer um...militante.

Não vale a pena tomares-me como semelhante (só que da chaminé), temos pena, mas nunca resulta. Tu tentas, tentas, tentas e...falhas. Desiste, pá ;)

A oposição é a possível.

De um ponto de vista de responsabilidade, é de longe</u> mais responsável do que o PS fez. Isso impede que haja demagogia? Não. é menos demagógica? Sim, com uma diferença de...anos-luz.

De um ponto de vista da realidade, o que a oposição diz ou deixa de dizer é irrelevante neste momento. Esta é a altura do governo jogar as suas cartas, não da oposição que não tem nada de relevante para criticar porque os resultados não são passíveis de...criticar.

Se não percebes esta dinâmica dos ciclos políticos e estás à espera que haja uma oposição consistente neste momento, bem, deixa lá o office release e...face reality, ok? [:p]

citação:Originalmente colocada por Emanuel dos Santos
Mas mantenho o essencial, marques Mendes foi desastroso, até no timming. ;)

O Mendes é um sem sal, é um óptimo nº.2, nunca será um nº.1.

Não tem carismo, não tem brilho, não cativa.

Nem nunca terá.

Nem tão pouco agora o PSD cativa alguém, nem tão pouco cativará nos próximos anos. Está queimado. Precisa de mudar e a mudança é perigosa, porque as ilusões em relação à continuidade deste modelo social continuam aí. Vai ser preciso isto ir bater muito mais fundo (lá para 2013 quando se nos acabarem o tempo dos "grandes fundos") para começarmos a mudar de vida.

Eu só acho que o mendes tem o feito o possível. Acho difícil fazer outra coisa, nas condições presentes. Só isso.

Ele está numa posição muito similar à que o Constâncio teve quando era Secretário-Geral do PS.

Não tem grande "charme", não "vende bem", o rival político está com uma MA, o partido está muito queimado por governações anterior, o mesmo rival ocupa o seu campo político e a visão no horizonte é um...deserto :D

lá para 2013 quando se nos acabarem o tempo dos "grandes fundos") para começarmos a mudar de vida.
Vai ser antes.
A SS rebenta antes.
Pq Portugal, mesmo economicamente... está na mesma.

citação:Originalmente colocada por J.R.

lá para 2013 quando se nos acabarem o tempo dos "grandes fundos") para começarmos a mudar de vida.
Vai ser antes.
A SS rebenta antes.

Achas? [:0]
Quer-se dizer[:I].
Vamos bater fundo bem antes disso.
Basta a economia europeia que nós agora mal cavalgamos abrandar como nos tempos dos Governos PSD.
Quanto a SS:
Chegam à conclusão que vai rebentar muito mais cedo do que pensam agora.
Como em 2006;).

Oh André.. Mas o que eu disse é mentira?

O Marques Mendes andou durante uns meses que a unica coisa que sabia falar era do desemprego, que na minha opinião é algo que convem não deixar crescer, mas se queremos fazer algumas reformas serias não pode ser uma obcessão.. E uma conjuntura, ou o que lhe quiseres chamar, no principio deste ano levo ua ligeiras melhorias nesse indicador o que para o MArques Mendes deve ter sido um fardo porque ele agora nem sabe do que há-de falar..

E sim, tinha muito por onde podia falar e por onde podia fazer uma oposição mais seria. Olha, podia logo começar pelo modelo de crescimento do pais.. Que neste momento é.. Bem.. Eu não sei.. Falava-se no Plano Tecnologico, mas afinal isso resume-se ao simplex, ao ViaCtt e a porcarias do genero.. Pelo que vi há dias dizer.

Mas se de um lado não há um modelo claro e definido, do outro só há o vazio de ideias.

Ou por exemplo, muitos dos anuncios que foram feitos e não cumpridos. Porque é que ele não começa a exigir os resultados?

Sinceramente, a mim o homem faz-me uma certa confusão porque é incapaz de ter uma iniciativa propria com validade.. Só aparece em reacção a factos ou noticias e muitas vezes com participações infelizes. Como foi no caso da Ajambuja.. Dizer que o Governo falhou nas negociações, que foi uma derrota, bla, bla, bla.. Qualquer pessoa que tenha seguido o processo sabe que o Governo não podia mante-los ali por decreto..

Não é assim que ele vai credibilizar o partido.. Nem é assim que vai cativar mais eleitores do que os que teve nas ultimas legislativas..

Mas eles lá sabem.. Eu penso que uma oposição seria e exigente acaba por "obrigar" o governo a mais.. Tu achas que o que eles disserem agora para nada serve e que o homem faz o que pode..

E quanto à chamine, se achas um insulto, deves ter um problema de negação grave..

Eu concordo quase em tudo com este post do mudano.
Saliento a diferente postura do CDS-PP na pessoa do Nuno Melo sobre a Azambuja.
Isto é oposição credível[^].

Mundano, assim já é falar ;) É pena é que só às vezes te saiam desses posts [:P]

Concordo com praticamente tudo na substância. Contudo, vamos lá analisar a realidade.

O governo está num Estado de Graças completo, quer pela comunicação social, quer pelo cidadão comum, que o vê como um governo reformista e que está a tentar resolver os problemas, um governo não abssecado pelo défice (praticamente pouco fala dele), o que é extramemente agradável. Um governo com uma visão positiva do futuro.

Acho que todos aqui concordamos que este é o traço geral do sentimento da sociedade para com o governo, neste momento, não? :)

Dado isto, tu achas que alguém vai dar ouvidos ao que o Mendes diz ou deixa de dizer, ao que o PSD diz ou deixa de dizer?

Estamos num momento parecido ao início do Guterrismo (ou do Cavaquismo) onde "não se pode pôr em causa o rumo seguido pelo governo", "porque não há por onde criticar já que o que se está a fazer é consensual". O próprio PSD não faria diferente, não tem (social-democraticamente falando) como criticar o que está a ser feito. Se anteriormente não era consensual o rumo a seguir, agora essa situação já não acontece.

Eu só digo que isto tem a ver com os tempos: agora é consensual que o nosso modelo social está com graves problemas e há que salvá-lo e o governo e o Sócrates proclamam isso a alta voz, que "estão a salvar o actual modelo". Verdade, ou não?

Uma coisa é o que nós gostariamos que fosse, outra coisa é o que a realidade possibilita que seja. O que eu gostaria é que fosse consensual que este modelo está morto e que há que substituí-lo. Mas realisticamente, isso é impossível neste momento. Custa-me admiti-lo, mas é.

A oposição mais não pode fazer do que esperar que os resultados das políticas actuais apareça. E isso só lá para fins de 2007.

Até lá, a opinião pública está-se pouco maribando.

Até lá, qualquer crítica ao rumo seguido, é vista como uma loucura. Porque o rumo que o governo está a seguir é consensual, para o bem e para o mal.

Com isto quero dizer que o PSD só terá credibilidade quando se distanciar das posições do PS, quando se assumir...liberal.

Se apresenta as mesmas soluções, não existe qualquer possibilidade de ser ouvido. E essas críticas que referiste quanto à possibilidade de se fazer outra oposição, não deixam de ter fundamento. Eu concordo com elas no fundo. Contudo, não posso deixar de ver que, neste momento, são praticamente impossíveis de levar a cabo, porque não existe espaço de manobra nem "tempo de antena". Não é o tempo.

...CDS-PP...

Bem digamos que o CDS é capaz da oposição mais credível (vide inteligente, certeira e activa)) e da oposição...mais demagógica [:p]

Simultaneamente :D[:p]

O teu fraquinho por aqueles reaccionários, ai ai [:p][:p][8D]:D:);)

Basta a economia europeia que nós agora mal cavalgamos abrandar como nos tempos dos Governos PSD.
Quanto a SS:
Como em 2006;).

Hum, com estas medidas, a coisa deve rebentar lá para 2016/2017 não?
(se eles dizem que está salvo até 2040, costumam sempre ser optimistas uns 25 anos, não dará +/- isto?)

'tão cedo dizes tu?

Vamos ter confiança :)

P.S. Cof cof [8)]

Quanto a SS:
Como em 2006;).

Hum, com estas medidas, a coisa deve rebentar lá para 2016/2017 não?
(se eles dizem que está salvo até 2040, costumam sempre ser optimistas uns 25 anos, não dará +/- isto?)

'tão cedo dizes tu?

Vamos ter confiança :)

P.S. Cof cof [8)]
desculpa, posso perguntar-te se também morreu o teu optimismo? ;)

Bem digamos que o CDS é capaz da oposição mais credível (vide inteligente, certeira e activa)) e da oposição...mais demagógica [:p]

Simultaneamente :D[:p]
Verdade:D.
Aqui há umas semanas vi o vaidoso e palavroso "Representante dos Trabalhadores da Opel Azambuja" a falar na TV e o Ribeiro e Castro em 2ºplano "ao lado dos trabalhadores" a posicionar-se para as objectivas[}:)][}:)].
Fiquei "cilindrado":D[}:)][}:)].

Eu concordo quase em tudo com este post do mudano.
Saliento a diferente postura do CDS-PP na pessoa do Nuno Melo sobre a Azambuja.

Sim.. O Nuno Melo esteve bem.. Disse o que havia a dizer.. Mas sinceramente ele também não é o tipo de politico que me agrade, ele numa fracção de segudos vai do sério, ao demagogico extremo, como disse o André..

Já agora, quanto à SS e uma vez que esta é apenas mais uma pequena reforma antes da "grande reforma" que tirará o espectro do colapso do nosso horizonte, acho que o que seria importante fazer seria retirar o lado politico da SS e tornar todos os seus calculos, aumentos ou descidas das reformas em pura matematica.. De forma a que o sistema estivesse sempre +/- equilibrado.. Há demasiada politica nos aumentos das reformas, e em tudo o que é ligado à SS.. Por exemplo, quando se avançou com o regime das pré-refomas, como havia interesse em reduzir o desemprego por essa via, fez-se isso com uma taxa de penalização que era altamente prejudicial para o Estado. Só agora se colocou a taxa de penalização no valor de equilibrio.. E depois, questões como o aumento da população reformada devia automaticamente reflectir-se nos calculos das pensões..

Quanto aos sistemas mistos, acho que é uma questão a estudar, mas parece-me um bocado dificil fazer uma transição suave sem colocar problemas de sustentabilidade graves à SS..

No que toca ao modelo social já toda a gente percebeu que temos um paradoxo bloqueio.. Por um lado, temos um modelo desenhado para crescimentos de 4 ou 5% do PIB ao ano, mas por outro lado, esse modelo está-nos a impedir de crescer a mais do que 1 ou 2% ao ano.. Isso leva a um novo paradoxo grave, é urgente emagrecer o Estado, mas vivemos num pais muito dependente do Estado, e com uma eqconomia com uma dinamica muito fraca e que no imediato não é capaz de dar solução aos problemas, pelo que esse emagracimento do Estado se for feito de forma bruta vai sem duvida abrir a caixa de pandora da exclusão social e das desigualdades.. E a mim não me parece que ninguém queira ver situações como as que se viram em França..

De qualquer forma, penso que o grande problema do nosso pais, nem é tanto o Estado em si, mas o desiquilibrio da economia que foi provocado por uma pessima politica de entrada no euro, politica do Cavaco e posteriormente do Guterres..
Com as negociações para entrarmos no SME, levadas a cabo pelo Cavaco aceitamos uma taxa de cambio altamente prejudicial para a nossa competitividade que de um momento para o outro roubou segundo as opiniões de varios "experts" cerca de 20% da nossa competitividade externa de um momento para o outro.

Se a isso somarmos uma decada praticamente de juros sempre em queda, politicas de incentivo ao consumo, um governo gastador e esbanjador, creditos habitação bonificados, etc.. etc.. Facilmente se percebe que a nossa economia tenha deixado de innvestir na produção de bens transacionaveis e tenha apostado na produção para consumo interno.. Deixamos de produzir muitas coisas para exportar para alocarmos esses recursos na construção desmesurada de casas e outros bens de consumo interno. E por outro lado era as importações sempre a aumentar, basta pensar que nunca se venderam tantos carros como nos anos de 99 ~ 2001.. Salvo erro actualmente vende-se praticamente metade dos carros que se vendiam em 2000..

Enfim.. Tudo isto desiquilibrou profundamente a nossa economia, tornou-nos a todos, quer como pais, quer as familias em entidades super-endividadas e é algo que vai limitar o nosso crescimento ao longo de muitos anos..

Agora é preciso voltar a apostar nas exportações, apertar o cinto do consumo interno e ao mesmo tempo reduzir as despesas do Estado para controlar o defice.. É uma situação ingrata sem duvida.. Provavelmente as subidas das taxas de juro, apesar de aparentemente inconvenientes sejam a grande ajuda que o nosso pais precisa.. Vai refrear os impetos de consumo e vai permitir um crescimento sustentavel.. Um crescimento que se baseie na produção nacional e não apenas nos desiquilibrios com o exterior..

E no meio disto tudo vem o modelo de crescimento.. Que nós simplesmente não temos.. Acho que era muito mais facil dar uma resposta coerente as varias questões tendo um modelo global para enquadrar os problemas, do que tentar "desenrascar" problema a problema..

Falou-se no Plano Tecnologico, que eu acho extremamente importante que se aposte ai. Sem duvida temos que tornar a nossa economia mais tecnologica, ninguém põe isso em causa. Eu não podia estar mais de acordo com o que eram as intenções iniciais..

Mas há que ser realista, nós se não temos vantagens comparativas no calçado e nos texteis, também não temos nem nunca vamos ter na tecnologia. É preciso ver que a China já produz satelites, processadores para computadores pessoais, ou a India que tem a maior comunidade de programadores do Mundo, etc.. etc.. Não é pela tecnologia que nós vamos fugir do fim do plutão europeu.

Uma ideia que ouvi há tempos e me pareceu excelente era apostar no modelo de desenvolvimento que adoptou a Florida. A nossa real mais valia em termos europeus é o clima e as praias, por isso deviamos investir nisso ao maximo como motor da nossa economia. Salvo erro o turismo já representa qualquer coisa como 10% do nosso PIB, mas ainda há muito por onde melhorar.. E uma das melhores coisas que Portugal poderia fazer, seria em vez do turismo massificado de povo que só vem apanhar sol e beber duas ou tres cervejas, apostar no turismo senior de qualidade. Atrair os reformados europeus, que têm grandes reformas, chama-los para o nosso clima temperado, construir centros de cuidados medicos, termas, e essas tretas que eles precisam.. E com isso aumentar as transferencias do extrangeiro em direcção a Portugal, até porque o abono de familia que costumavamos ter que eram as transferencias dos emigrantes, começa a reduzir-se ano após ano..

Mudano

A beleza de uma economia e estado Liberal é que não é preciso dizer a que nos dedicamos.
Quem pensaria que a Estónia seria um grande produtor de software à uns anos atrás???
Ou que as nossas exportações têm mais componete tecnológica que as Espanholas, relativamente.

O que produzimos ou fornecemos é o que der sem ser preciso o estado ou alguma agencia de investimento intervir.

Qto às pensões já dei a minha opinião.
O estado só deve garantir um minimo e nós descontar até lá: plafonamento.

Querem mais???? Poupem ao longo da vida.

No curto prazo é penalizador e os países que estão a ir por aí contraem dívida.
Mas a longo prazo é bem melhor.

Portanto... não é agora.... será depois.
Se o padrão se mantiver será qd o PS chegar lá[8D].

JR, isso não é bem assim...

Se não forem criadas as condições e se não for dado um incentivozinho aqui ou ali as coisas não acontecem.. E depois, não digo que se amarre o pais a isto, ou aquilo.. Estou a dizer é que acho que seria bastante compensador para toda a economia incentivar esse sector como motor para gerar um certo dinamismo..

O tempo em que a mão invisivel resolvia tudo já acabou.. E isso acontece em todo o lado, mesmo nos paises ditos liberais..

Agora, é claro que não concordo que deva ser o governo a criar empresas e a fazer as coisas como foi feito no passado.. Deve simplesmente criar as condições para que isso aconteça, quer ao nivel da educação, quer ao nivel dos licenciamentos, do ordenamento do territorio, etc.. etc..

Já agora, e por falares em Espanha. Sou só eu que penso assim, ou eles estão a viver o guterrismo espanhol e caminham rapidamente para uma situação de desiquilibrio?
Tenho visto varios artigos recentes em que há bastante gente descontente com o rumo seguido e com o crescimento que a economia espanhola está a ter baseado cada vezmais nas importações e no consumo interno..

citação:Qto às pensões já dei a minha opinião.
O estado só deve garantir um minimo e nós descontar até lá: plafonamento.
Querem mais???? Poupem ao longo da vida.
No curto prazo é penalizador e os países que estão a ir por aí contraem dívida.
Mas a longo prazo é bem melhor.

Deixa essas ideias para tempos de vacas mais gordas.. Endividamento agora seria um bocado suicida.

Mas essa é uma ideia com que até concordo.. Se bem que o sistema da SS é demasiado complexo para que com a nossa informação qualquer um de nós possa dizer que a solução é esta ou aquela..

Voltar
Superior