[Crime] Dás gorjeta?

Fazendo um pequeno "up" neste tópico,

O que dizer, nos tempos que correm, de muitos restaurantes (sobretudo os de média/gama alta), terem uma abordagem "agressiva" (no meu ponto de vista) ao "chamar a atenção" do cliente que deve deixar gorjeta quando, ao proceder ao pagamento da conta no TPA (para quem paga com cartão), em vez de aparecer o total desta, aparece em primeiro lugar o montante da gratificação a deixar[:D].. e só depois de se clicar na tecla verde (no caso de não se ter dado gorja nenhuma), é que aparece o total da Conta a pagar...

Confesso, eu por norma, dava sempre qualquer coisa em função do serviço prestado nos restaurantes (algo em torno de 10% da conta final).. mas depois com esta forma de proceder dos restaurantes para darmos gorjetas, já não dou sequer.. a menos que tenha tido um serviço fora de série..

É certo que hoje em dia haverá cada vez menos pessoas a andar com dinheiro vivo nos bolsos e, por isso, a maioria pagará por cartão.. mas a forma como se aborda o cliente no que toca a gorjeta..simplesmente reprovo isso..podiam ser mais subtis...

Isso da gratificação já aparece nos terminais de pagamento em qualquer restaurante barato ou caro, se aparecer dou, se não aparecer não dou, não ando com moedas.

esta malta agora nao usa moedas, nao ve tv.. nao pi... nada de nada.

eu gostava de saber como fora desses meios super electronicos e modernaços compram um pao, tomam um cafe ou bebem uma cerveja.

Nunca dou grojeta, eles que trabalhem se querem ganhar. E depois de qualquer forma vão ser substituidos todos por maquinas apr:)que é para não termos que levar com aquela antipatia e má disposição toda

esta malta agora nao usa moedas, nao ve tv.. nao pi... nada de nada.

eu gostava de saber como fora desses meios super electronicos e modernaços compram um pao, tomam um cafe ou bebem uma cerveja.
Realmente um terminal de pagamento multibanco é algo super moderno, quase ficção cientifica [:)]Ainda outro dia paguei um pão de 26 cêntimos com o cartão, é só encostar e já está, muito mais rápido que andar a contar moedas.

Realmente um terminal de pagamento multibanco é algo super moderno, quase ficção cientifica [:)]Ainda outro dia paguei um pão de 26 cêntimos com o cartão, é só encostar e já está, muito mais rápido que andar a contar moedas.

Se eu pudesse, essas pequenas coisas, ia tudo "varrido" a contactless. É mais rápido pelo que, pegando nas palavras do user, até sobra mais tempo para pin... [:p][:D]

No outro dia estava um temporal do c** e mandei vir comida pelo Uber eats... Podem crer que dei gorjeta. Reparei que o serviço baixou de 2.9euros para 2.4 por entrega e nem sei que percentagem desse valor reverte para o estafeta.

Acho que eles nem ganham mal, muitos são miudos novos e até ficam com uns trocos mas a cena é que têm de trabalhar muito e andar " sempre a correr " .

É bom mas tenho sempre pânico de perter a carteira e me fanarem o máximo diário de plafond contactless.

O meu cartao nao tem , se o proximo tiver logo vejo mas pra já n me dou ao trabalho de pedir 1. Mas uso muito o MB. Nao gosto de moedoledo.

O que dizer, nos tempos que correm, de muitos restaurantes (sobretudo os de média/gama alta), terem uma abordagem "agressiva" (no meu ponto de vista) ao "chamar a atenção" do cliente que deve deixar gorjeta quando, ao proceder ao pagamento da conta no TPA (para quem paga com cartão), em vez de aparecer o total desta, aparece em primeiro lugar o montante da gratificação a deixar[:D].. e só depois de se clicar na tecla verde (no caso de não se ter dado gorja nenhuma), é que aparece o total da Conta a pagar...

Confesso, eu por norma, dava sempre qualquer coisa em função do serviço prestado nos restaurantes (algo em torno de 10% da conta final).. mas depois com esta forma de proceder dos restaurantes para darmos gorjetas, já não dou sequer.. a menos que tenha tido um serviço fora de série..

É certo que hoje em dia haverá cada vez menos pessoas a andar com dinheiro vivo nos bolsos e, por isso, a maioria pagará por cartão.. mas a forma como se aborda o cliente no que toca a gorjeta..simplesmente reprovo isso..podiam ser mais subtis...

Isso é uma excelente ideia, e equivale por exemplo ao room service dos hotéis, em que tens um campo no talão para preencher com a gorjeta, caso queiras. Depois descontam tudo no final quando fazes check-out. Dá muito jeito quando não tens moedas.

Eu pessoalmente fico mais chateado é quando não há essa opção nem na máquina nem no talão, especialmente nos hotéis. [;)]

O que eu não acho piada nenhuma, e vi por exemplo num café bastante "in" no Porto, foi uma observação na lista a dizer qualquer coisa como "Os nossos funcionários trabalham com toda a dedicação, recomendamos que deixe cerca de 10% do valor da conta em gratificação."

Com essa eu fiquei lixado, senti-me como se estivesse na Igreja Universal e fosse obrigado a dar o dízimo. E só para contrariar, numa conta de 60 e tal euros deixei 50 cêntimos [:D]

Já vão com uns anos de atraso em relação ao US...

Já é comum lá teres um tablet na caixa, onde registam as coisas, e no final, viram o tablet para ti para escolheres a gorjeta, e só depois apresenta o total a pagar.

Num sítio onde o empregado te serve e até é atencioso pode fazer sentido, mas em sítios onde é pré.pagamento de um cachorro e uma cerveja, teres logo isso e não teres molhado o bico na cerveja acho um abuso. No entanto, não dar gorjeta é mal visto...

Já vão com uns anos de atraso em relação ao US...

Já é comum lá teres um tablet na caixa, onde registam as coisas, e no final, viram o tablet para ti para escolheres a gorjeta, e só depois apresenta o total a pagar.

Num sítio onde o empregado te serve e até é atencioso pode fazer sentido, mas em sítios onde é pré.pagamento de um cachorro e uma cerveja, teres logo isso e não teres molhado o bico na cerveja acho um abuso. No entanto, não dar gorjeta é mal visto...
Mal visto terem clientes que não dão gorjeta?

O que fazem? Registam numa black list para não deixarem voltar a consumir?

Voltar
Superior