Dacia Duster

Renault reage às criticas da EuroNcap relativamente ao Duster

o comentário da EuroNcap

A resposta da Renault

FIGHT!!!

Bem tive mesmo de traduzir , pois estava com dificuldade em perceber aonde a Renault fundamenta os exelentes resultados do Duster!![:D][:D]

Tradução by Google!
"Em resposta, a Renault disse que a classificação estava "em conformidade com os objectivos da Dacia, que visa projectar e construir veículos que são aclamados pela sua resistência e confiabilidade. Dacia Duster beneficiaram do Grupo Renault, o know-how e possui um sólido desempenho da segurança passiva "

[modo chamas on]

Onde andam aqueles acérrimos defensores do Duster, que até já me chamaram aqui nomes, agora?

[modo chamas off]

Basicamente aconteceu aquilo que ando a explicar desde o início de comercialização do carro, é mau, foi feito para ser mau e barato! Conformem-se com isso!

[modo chamas on]

Onde andam aqueles acérrimos defensores do Duster, que até já me chamaram aqui nomes, agora?

[modo chamas off]

Basicamente aconteceu aquilo que ando a explicar desde o início de comercialização do carro, é mau, foi feito para ser mau e barato! Conformem-se com isso!

[:)][:)][:)][:)]

algumas notas a azul...

Isto não são teorias da conspiração.
Temos de ver que com o mundo auto que temos hoje é mais dificil de mudar do que antes. Isto porque com toda a partlha de componentes e linhas de montagem comuns, tem de se adaptar as soluções que os modelos possuem a essa realidade produtiva, e não o contrário.

Não faria sentido financeiro e até lógico, numa mesma linha de montagem, ter dois carros com processos de fabricação distintos. Têm os dois de recorrer aos mesmos processos. E na concepção de um modelo já têm isso em conta.
Por isso, as mudanças são bastante calculadas e até diminutas, porque no geral, afectam automaticamente um sem número de modelos. Vemos apenas a optimização dos processos existentes sem oportunidade de implementar outros.

Como disse, não são soluções milagrosas, quando elas já existem e apenas esperam que sejam implementadas.
O problema residirá sempre na produção das mesmas.
Por isso é mais fácil encontrar estas novas soluções em pequenos construtores, que em grandes grupos automóveis.

No caso da Dacia, e mesmo pegando nos processos usados pela marca mãe, Renault, existem outras formas de se poupar. Se os designers tivessem considerado durante a projectação do carro com certos pormenores, conseguiriam reduções importantes de custos na produção do carro.
Soluções de desenho de certas partes, que sejam desenhadas recorrendo a um eixo de simetria, poderiam facilmente dispensar a duplicação de moldes, já que as mesmas poderiam ser aplicadas tanto do lado direito como esquerdo. Até acho que a Dacia usou esta técnica no desenho dos retrovisores.
Poderiam-na ter aplicado em maior escala, como párachoques, portas, grupos ópticos. Se o objectivo era low-cost, este seria um dos caminhos mais válidos a seguir, sem prejudicar os "comos" na linha de produção.

Poderiam levar mais tempo a congelar a fase de design, de modo a conseguir uma proposta estética válida, mas resultaria numa poupança considerável de custos na linha de produção, e talvez não fosse necessário sacrificar aspectos fundamentais dos automóveis actuais como segurança e integridade geral do veículo.

Há tanto por onde pegar. Um problema tem múltiplas soluções, não tem necessariamente de se recorrer a materiais exóticos e coisas da era espacial...

Quanto à Espace IV, a uniformização com a restante gama não inviabiliza o que eu digo.

Em termos de resistência e durabilidade, a Renault tinha ali um problema que a própria admitiu.

Aliás, se a memória não me falha, a Espace III.2 já tinha umas soluções de acabamento da carroçaria a encarecerem o conjunto exactamente para fazer face ao desgaste rápido que aquele tipo de material tinha. Ou seja, já se estava "a complicar" para "dar a volta" a aspectos negativos daquele tipo de solução.

Não me viste dizer que o plástico não está a substituir o metal, apenas dei o exemplo dos guarda-lamas que a Renault fazia com o intuito de terem menores custos em caso de toque (julgo que até também eram em compósito, pegando nos ensinamentos matrianos...) e que abandonou exactamente por motivos de apresentação/durabilidade. Lembro-me até de um dirigente da Renault dizer que recebiam queixas de clientes que ao se encostar no guarda-lamas e ao ele ser tão "deformável", achavam um sinal de "falta de qualidade", de pouca "solidez". As coisas são assim...

Temos, portanto, uma série de factores que viabilizam ou inviabilizam determinadas soluções. Aliás, como muitas vezes acontece, consegue isso que dizes de soluções novas até serem "produzíveis" (veja-se, economicamente viáveis) mas ao prejudicar-se aspectos padrão que o consumidor valoriza, acabam por ser abandonadas na geração seguinte...

No caso do Golf V/VI, ficou não só mais barato de produzir como o ganho nos prémios de seguro foi completamente anulado, pois os sistemas de fixação deixaram a tal solução mais "sofisticada". Logo não foi uma solução propriamente win-win...

No caso da Dacia, parece-me que há uma boa parte de redução de custos mais "invisível" e que, filosoficamente, acaba por estar mais evidente no Logan que é o único Dacia actual pensado de acordo com o plano inicial.

Tanto o Sandero como o Duster, já se desviam um pouco da filosofia inicial que se baseava em poupar claramente em determinados componentes como os estilísticos (daí a ausência de linhas/vincos no Logan mas que no Sandero e Duster já aparecem), em prol de favorecer coisas como um AC reforçado (o Logan utiliza a versão do Clio Mexicano), manutenção fácil e rápida, suspensão para lidar com "estradas" de terra batida, etc.

O caminho actual da Dacia foi desviado, particularmente quando a Renault percebeu que dava para vender o produto nos mercados de 1º mundo...bastando para isso aplicar a gama de motorizações Renault que cumprisse as normas Euro.

Daí que o que temos agora é algo ligeiramente diferente e será, cada vez mais patente, com o Logan II e respectivos derivados...

Acho que, curiosamente, no início havia uma procura de soluções de simplificação industrial e isso está patente no Logan. Apesar do produto final ser downgrade, existiu ali a tentativa de um caminho diferente, talvez tímido, mas houve algum.

Actualmente tenho que concordar contigo...não há.

E não há essencialmente porque a Renault agora quer rentabilizar "a forma de construir Dacia" que já "desenvolveu" [;)]

Resulta comercialmente, agora é descansar sobre os louros alcançados...

Última edição:
De facto os resultados são algo fracos.

Apesar do baixo investimento na concepção do modelo, esperava que a nível de segurança a Renault não se desleixasse tanto.

[modo chamas on]

[modo chamas off]

Fapoc : , já todos percebemos que aqui á três tipos de pessoas :

* Os ceguinhos que não conseguem ver mais nada á frente a não ser Duster
* Os que não fazem mais nada a não ser vir para aqui falar mal, e (pessoalmente) dispenso bem esse tipo de pessoas neste topico do forum. Simplesmente porque por muita boa intenção que possa ter a nivel informativo, o "veneno" que fica nos posts, invariavelmente conduz a respostas menos correctas e descamba em trocas de galhardetes que não levam a nada
* As pessoas que aqui trocam ideias, imagens e informações UTEIS acerca dos Dusters que tem ou pensam vir comprar.

Acho que fica claro em que grupo tu te enquadras.

Sim também já todos percebemos o que low-cost quer dizer. Um produto não é low-cost por acaso ...

A menos que não tenham mais nada de interessante para fazer, façam lá um favor e por favor deixem lá de "cuspir na sopa" e "bater no ceguinho". E mantenham este post para quem realmente interessa e para quem realmente se destina: Para donos ou futuros donos de Dusters.

[modo chamas on]

[modo chamas off]

Gostaria que tivessem sido melhores... como é lógico!!

Mas, tendo em conta os novos critérios da segurança passiva, que contam pontos:
Com ESP e pré-tensores pirotécnicos deverá passar para 4 estrelas...
O que era o esperado e o que me foi dito...

Quanto ao embate em si:

Exemplo:

Pre 2009 rating
BMW X3 2008-> 4 estrelas:
-Adulto Front 11,8 Side 15
-Child 39
-Pedestrian 5

Teste 2011 (segundo consta mais exigente...)
Dacia Duster 2010:
-Adulto Frontal 11 Side 13.2
-Child 38
-Pedestrian 10

Sim, sei que há bem melhores!!!!
Mas serão assim tão maus?

Última edição:
O nível continua elevado, já percebi... :sh)

Eu não devia, mas vou responder :sh)

Só porque tu não gostas do produto, quer logo dizer que é mau e foi feito para ser mau. Curiosamente não é isso que tenho lido das opiniões de quem já o tem e olha que cada vez são mais :rolleyes:

Se para ti o resultado do crash-test foi a cereja no topo do bolo para dizeres que o Duster é mau, aconselho-te a comparar os resultados do Duster com por exemplo outro SUV: BMW X3 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

Duster:
Adult Occupant: 27pts
Child Occupant: 38pts

BMW X3:
Adult Occupant: 28pts
Child Occupant: 39pts

Vale o que vale :rolleyes:

EDIT: Vi agora que o Jayci colocou o mesmo exemplo...

Eu não devia, mas vou responder :sh)

Só porque tu não gostas do produto, quer logo dizer que é mau e foi feito para ser mau. Curiosamente não é isso que tenho lido das opiniões de quem já o tem e olha que cada vez são mais :rolleyes:

Se para ti o resultado do crash-test foi a cereja no topo do bolo para dizeres que o Duster é mau, aconselho-te a comparar os resultados do Duster com por exemplo outro SUV: BMW X3 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

Duster:
Adult Occupant: 27pts
Child Occupant: 38pts

BMW X3:
Adult Occupant: 28pts
Child Occupant: 39pts

Vale o que vale :rolleyes:

EDIT: Vi agora que o Jayci colocou o mesmo exemplo...

Realmente é um elogio para o Duster conseguir ser pior que um carro concebido à 8 anos e que já nem se vende... :sh)

Não comparem os resultados do Duster com o do X3.
Para já ambos os testes foram efectuados respondendo a diferentes tipos de critérios, pelo que não poderemos fazer uma comparação totalmente directa. (a tal confusão de items de avaliação que acaba por misturar coisas perfeitamente distintas, quando bastaria apresentar info complementar com alguns dados numéricos, referentes aos valores registados pelos dummies no que toca a forças de acelaração ou indíces de gravidade de ferimentos, que aí sim, daria para ter dados de comparação directos, como acontecia nos testes da automotor und sport)

Segundo, estamos a comparar carros com datas de concepção distintas, apesar do Duster derivar do mais antigo Logan. Mas mesmo assim não se justifica. A Fiat quando lançou o 500, que deriva do Panda, evoluiu a estrutura frontal, tornando-a bem mais eficiente na capacidade de absorver a energia do embate. ou seja, derivativo, sem dúvida, mas houve espaço para evoluir

3º - se querem comparar com outro SUV ou pseudo-SUV, vão buscar o Juke, que também foi testado, e que faz muito mais sentido em colocar ao lado do Duster, até por partirem de uma base comum para o seu desenvolvimento.
E nem sequer olhando para as estrelas, e apenas focando na capacidade da estrutura/carroçaria em proteger os ocupantes existem diferenças assinaláveis em carros de concepção paralela, e que acabam por partilhar genes.

O resultado do Duster não é catastrófico, longe disso, pelo menos quando comparado com algumas desgraças chinesas. Mas tendo em conta a casa mãe (a 5 estrelas Renault), e tendo em conta outros modelos da aliança Renault-Nissan que assentam em plataforma virtualmente idêntica, é decepcionante.

Não comparem os resultados do Duster com o do X3.
Para já ambos os testes foram efectuados respondendo a diferentes tipos de critérios, pelo que não poderemos fazer uma comparação totalmente directa.

Gostaria, como é obvio que os resultados fossem melhores.
Mas com o ESP e os pré-tensores, ficará, espero eu, com 4 estrelas...

No entanto:

A comparação não é directa, mas quanto aos critérios, são mais exigentes agora, certo?

Chegaram a ser comercializados em simultaneo...

Quando o Duster foi "projectado" este X3 andava por aí...

Este X3 custa/custava 50000 euros não?

A BMW "vendeu/produziu" este carro durante 9 anos, correspondeu aos elevados padrões de segurança/fiabilidade/qualidade da marca?

No entanto, esperava melhor do Duster...

O Sandero:

-Sem Safety Pack teve 24 no teste frontal

-Com o Safety pack, passou para a 33

(ambos teste antigo...)

O sem Safety Pack já tinha airbag frontal, sabem no que consistiu o reforço do "safety frontal", que o fez passar para 33?

"Front impact
For this test, the Sandero was fitted with front seatbelt pretensioners and a more refined load-limiter which helped to reduce the loading on the dummies' chests. Structurally, the two cars performed very similarly with some spot welds releasing at the base of the A-pillar but the passenger compartment remaining stable. Structures in the dashboard presented a risk of injury to the knees and femurs of both the driver and passenger."

Se repararem, Duster testado, não contempla:
-front seatbelt pretensioners
-load-limiter
-Nem ESP

Isto é, pode ser que numa versão tipo "Confort" ou "Confort Cuir" tenha um resultado melhor...

Se verificarem o Duster no teste convencional (adultos/crianças) não está assim tão distanciado do geral e está próximo (adultos) e até igual (crianças) ao ASX, onde perde muitos pontos é nas assistências e de seguida nos pedestres.

Muitos só estão a olhar para as estrelas sem olhar onde está o compromisso.

achei escandaloso as 3 estrelas dadas ao duster , sinceramnete depois disto se fosse um carro que tivesse interessado nao o compraria ...

ha um episodio do top gear que mostra bem as diferencas estre as ditas 3 estrelas e as 4 ou 5 , è de ter medo:sh)

Voltar
Superior