Dacia Duster

Por acaso li à pouco que a primeira do Duster era muito baixa, em jeito de redutoras, que fazia por cada 1000rpm do motor, pouco mais de 5km/h. O meu carro faz cerca de 10km/h, por isso já não deve ser muito mau.

Já agora e só para ter uma ideia, um jipe a sério quantos km/h faz por cada 1000rpm do motor em primeira de redutoras?

A informação que tenho para o Patrol 2.8td é a seguinte:
-> 3.6km/h por 1000rpm em redutoras
-> 7.3km/h por 1000rpm em altas.

Se a primeira do Dacia fizer realmente os tais 5km/h, é já um valor bastante bom [:cool:]

Pois olha que estas enganado [:p]
O Patrol tem um comportamento muito são em estradões mais rápidos graças as suspensões que toleram muito bem as irregularidades do terreno (também graças ao peso) e ao autoblocante traseiro que faz as delicias dos mais atrevidos [:cool:]
...

O Dacia ainda não experimentei.
Mas tenho um RAV4 curto de 96 e já experimentei vários Patrol... e não... não estou enganado pelo menos em relação ao RAV.

A informação que tenho para o Patrol 2.8td é a seguinte:
-> 3.6km/h por 1000rpm em redutoras
-> 7.3km/h por 1000rpm em altas.

Se a primeira do Dacia fizer realmente os tais 5km/h, é já um valor bastante bom [:cool:]

O Patrol faz 3,6Km/h (redutora 2 para 1) se não lhe aumentarem o diametro das rodas caso contrário esses 3,6 podem transformar-se em perto de 5Km/h se não montarem diferenciais mais curtos.

Já tinha falado da primeira muito curta do Duster, é realmente 5Km/h... faz diferença para os outros SUV, como os que referiste, nas tais subidas do genero da que mencionaste.
Aliado a um "peso pluma" e a um controlo de tracção pode resultar bem... ninguém espera milagres obviamente.

1ª às 1.000 Rpm's em Km/h

Duster - 5,8

BMW X1 xDrive - 8,9

Freelander 2 - 7,8

Defender - 5,6 / 2,1

Q5 2.0 TDi - 8,2

Honda CRV - 8,2

Jeep Patriot - 8,8

Jeep Cherokee - 9,4 / 3,5

Jeep Wrangler - 9,9 / 3,6

Jeep Wrangler Rubicon - 12,1 / 3,0

GLK - 8,6

Pajero - 9,1 / 4,8

Outlander - 8,4

Qashqai 4x4 - 7,9

X-Trail - 7,9

Pathfinder - 8,1 / 3,1

Navara - 7,8 / 3,0

Yeti 2.0 TDi 170 - 8,2

Forester - 8,2

Jimny Diesel - 8,4 / 4,2

Jimny Gas. - 6,4 / 3,2

Vitara Diesel - 8,0 / 4,1

RAV 4 2.2D - 8,1

Land Cruiser - 8,7 / ???

Tiguan Country 140cv - 6,7

A bold estão os SUV sem redutoras.
Não me parece que o Duster faça má figura nem tão pouco que possa ser metido no mesmo saco quando se trata de prever omo será em TT.

Por acaso li à pouco que a primeira do Duster era muito baixa, em jeito de redutoras, que fazia por cada 1000rpm do motor, pouco mais de 5km/h. O meu carro faz cerca de 10km/h, por isso já não deve ser muito mau.

Já agora e só para ter uma ideia, um jipe a sério quantos km/h faz por cada 1000rpm do motor em primeira de redutoras?

Onde viste isso? Se isso se confirmar é um excelente valorapr:)apr:)apr:)

Aqui:
Infomotors: Dacia Duster, o todo-o-terreno mais acessível

"O Dacia Duster 4x4 está equipado com uma nova caixa de velocidades de 6 relações, que oferece uma primeira relação curta (5,79 km/h para 1000 rpm) e que permite baixar a velocidade em terrenos acidentados, ao mesmo tempo que melhora as capacidades de arranque com o automóvel carregado ou numa inclinação. A caixa de velocidades (TL8) oferece um rendimento optimizado..."

Ainda ninguém me disse foi se o duster tem algum tipo de diferencial com bloqueio electronico ou coisa que o valha para quando uma roda por eixo perde tracção, tipo cruzamentos de eixos :(

Para comparar, o imcomparavel, terias qe escolher o Duster 4x4 com 110cv.
Quase que posso garantir que dará muito mais gozo conduzi-lo num estradão de terra que um Patrol... até o meu velho RAV4 de 96 dá.
Para uma cena mais trialeira... obviamente não haverá duvidas.
Além do mais uma coisa são as sensações outra são as realidades dos numeros... e nesta o Patrol sai-se mal (motor) pk é pior em quase tudo... tem mais 6cv mas tem menos binário, apesar dos 6 cilindros e da elevada cilindrada com turbo, e conseguido num regime mais alto... que para um TT não é nada aconselhável. Se juntarmos o maior peso e tamanho... fica tudo ainda pior.
A honra do convento é salva pelas redutoras, pneus (em altas e com pneus estradistas duvido que seja muito melhor, em pisos escorregadios, que o Duster 4x4), curso de suspensão e robustez.
Um Duster 4x4 com uns bons pneus mistos, tipo BF Goodrich All Terrain, ainda deve fazer umas flores, pois a primeira muito curta aliada a um controle de tracção e repartição de binário eficazes podem causar boas surpresas.

tens um carro bem divertido de conduzir [;)] agora quanto ao duster vs patrol, não queiras que o duster faça com o seu motor 1.5l o mesmo de 2.8l a força está lá patrol, o BRUNO155 explica bem o diferença, nem vou comparar com 2.0l do teu rav4, pois esse faz uns belo piões [br:)]

Ainda ninguém me disse foi se o duster tem algum tipo de diferencial com bloqueio electronico ou coisa que o valha para quando uma roda por eixo perde tracção, tipo cruzamentos de eixos :(

Achas??
Duvido muito que tenha. Aliás, quase que afirmava que não tem. Se a malta começa a "pedir" essas coisas para este modelo lá se vai o espírito do carro, uma vez que o preço sobe logo uns milhares de €€€€
Milagres não há.

Aqui:

"O Dacia Duster 4x4 está equipado com uma nova caixa de velocidades de 6 relações, que oferece uma primeira relação curta (5,79 km/h para 1000 rpm) e que permite baixar a velocidade em terrenos acidentados, ao mesmo tempo que melhora as capacidades de arranque com o automóvel carregado ou numa inclinação. A caixa de velocidades (TL8) oferece um rendimento optimizado..."

Tenta ver nesses vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=M9qT6eyGaZ8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OviAkdcDxaI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=nCkFA3W8sZ4

Achas??
Duvido muito que tenha. Aliás, quase que afirmava que não tem. Se a malta começa a "pedir" essas coisas para este modelo lá se vai o espírito do carro, uma vez que o preço sobe logo uns milhares de €€€€
Milagres não há.

Ao ter abs e esp (eu se algum dia comprar é com o esp), ter algo que trave a roda que patina não aumenta propriamente muito o preço, pois o hardware tá quase todo lá. O Panda Cross por exemplo faz isso, e também não é carro caro. E paga-se quase 4000eur pelo 4*4 no duster, já daria para aprimorarem um pouco as capacidades 4*4... digo eu!

Aqui:

Achas??
Milagres não há.

O Duster 4x4 Tem uma posição "LOCK" e outra "AUTO" para o acoplamento ("diferencial") central, ou seja, o sistema distribui o binário pelos dois eixos de forma automática ou o utilizador pode "forçar" a distribuição 50/50.
Com respeito a cruzamentos de eixos e rodas no ar, o ESP pode resolver ou minimizar a situação, pois trava a roda que está no ar a escoar o binário o obrigando o diferencial normal aberto a transmitir a força para a outra roda.
Em alguns videos dá para ver que a roda que está no ar é travada e nunca ganha velocidade.

O Duster 4x4 Tem uma posição "LOCK" e outra "AUTO" para o acoplamento ("diferencial") central, ou seja, o sistema distribui o binário pelos dois eixos de forma automática ou o utilizador pode "forçar" a distribuição 50/50.
Com respeito a cruzamentos de eixos e rodas no ar, o ESP pode resolver ou minimizar a situação, pois trava a roda que está no ar a escoar o binário o obrigando o diferencial normal aberto a transmitir a força para a outra roda.
Em alguns videos dá para ver que a roda que está no ar é travada e nunca ganha velocidade.

Era isso de travar a roda no ar que eu queria saber, assim já deve ter tracção muito boa com o lock ligado :). Aí já só fico com pena de aparentar ter tambores nos travões traseiros. Mesmo a versão com esp será de tambor? Lembro-me por exemplo os ibizas 6l que os mancos sem esp eram tambores e se tivessem esp já era discos! Mas ok, se calhar já estou a pedir demais!!!!

Era isso de travar a roda no ar que eu queria saber, assim já deve ter tracção muito boa com o lock ligado :). Aí já só fico com pena de aparentar ter tambores nos travões traseiros. Mesmo a versão com esp será de tambor? Lembro-me por exemplo os ibizas 6l que os mancos sem esp eram tambores e se tivessem esp já era discos! Mas ok, se calhar já estou a pedir demais!!!!

O ESP funciona bem com tambores.

Ao ter abs e esp (eu se algum dia comprar é com o esp), ter algo que trave a roda que patina não aumenta propriamente muito o preço, pois o hardware tá quase todo lá. O Panda Cross por exemplo faz isso, e também não é carro caro. E paga-se quase 4000eur pelo 4*4 no duster, já daria para aprimorarem um pouco as capacidades 4*4... digo eu!

Viva.
Percebo a tua preocupação, mas há aqui um factor que pode passar ao lado de quem só liga às specs e números. Refiro-me ao peso e inércia.

É a mesma questão da comparação do motor dacia/patrol. Há aqui um user que além de não saber ler continua a crer que alguém quis travar uma guerra entre o motor do dacia e do patrol e justifica o alegado superior motor do dacia através dos números. Só quem não sabe o que é TT a sério pode pensar isso.
Como já se disse, os motores não são comparáveis porque um não substitui o outro. Aliás se quiséssemos fazer o teste, acredito mais que o motor do 2.8 turbo possa puxar melhor o dacia que o contrário... Uma coisa, é um moderno e pequeno motor a diesel de 105 cavalos, outra é quase a mesma potencia com quase o dobro da cilindrada e muito ferro.

Sobre a tua questão mais precisamente, na minha opinião (e vale o que vale), tens o factor "peso leve" do dacia. O dacia tem bloqueio entre eixos e pela tua descrição do que pretendes, serve perfeitamente.
Além do "tanque" UMM, tenho um HRV e posso garantir-te que o sistema 4x4 funciona de forma exemplar. Um dos factores que contribui para isso é de certeza o seu baixo peso. Por exemplo, no inverno passado quando houve estradas cortadas por causa da neve fui passear para o Marão e o meu pequeno HRV andava sobre neve calcada/gelada e piso muito escorregadio bem melhor que um vitara e um discovery que a certa altura acabei por apanhar. E anda também muito melhor nessa situação que o meu UMM.

Acredito que não terás problemas com a tracção... [;)] Aliás este duster 4x4, será o meu próximo carro. Mas como pretendo a versão a gasolina ainda vou ter de ver como fazer.

cUMMprimentos

Acredito que não terás problemas com a tracção... [;)] Aliás este duster 4x4, será o meu próximo carro. Mas como pretendo a versão a gasolina ainda vou ter de ver como fazer.

A gasolina ?

Esquece... 9 litros em utilização normal aos 100 km tornam-no quase proibitivo... A não ser que ponderes o GPL, que a Dacia não tem disponível...

Aliás, acho que por cá, 4x4 e gasolina não está mesmo disponível !

O ESP enquanto solução de bloqueio para TT, não tem interesse.
É bom em estrada e em condições de piso escorregadio, mas para TT nada como sistemas mecânicos.
E o modo "lock" do dacia, já li que é semelhante com o x-trail da nissan. Não usa o ESP para pensar e por isso é bem melhor. Já o modo "auto", é provável que faça leitura dos sensores. Mas por alguma razão te dizem que se queres tracção em condições duras, para usar o "LOCK"...

A gasolina ?

Esquece... 9 litros em utilização normal aos 100 km tornam-no quase proibitivo... A não ser que ponderes o GPL, que a Dacia não tem disponível...

Aliás, acho que por cá, 4x4 e gasolina não está mesmo disponível !

Yep....., era mesmo essa a ideia. Daqui a um ano ou dois pondero ir buscar um. Infelizmente não há a opção em Portugal. Infelizmente do ponto de vista comercial o nosso país e o Botswana devem estar em patamares semelhantes... :sh)

Pessoalmente acho o DACIA DUSTER lindo.

Temos o DACIA DUSTER à venda em Portugal a partir de 15.600 €.

Qual o preço em Espanha do Duster ?
11.900 € !
Qual o preço em França ?
11.900 € !
Qual o preço em Itália ?
11.900 € !
Qual o preço em Alemanha ?
11.900 € !

E em Portugal temos o DACIA 3.700 € mais caro !
Ainda por cima em que Portugal se ganha menos comparativamente aos países em cima mencionados.
TRISTEZA.

Ah !

E em França, a 1ª versão do Duster a gasolina, a tal mais baratinha, nem direcção assistida trás !... [:vm)]

Só compra quem quer.

Há quem não posso dar mais dinheiro por um carro e tenha que abdicar de algo não acaba por ser essencial para ele.

Não sei qual é que é o problema sempre que se fala em coisas deste género.

Pessoalmente acho o DACIA DUSTER lindo.

Temos o DACIA DUSTER à venda em Portugal a partir de 15.600 €.

Qual o preço em Espanha do Duster ?
11.900 € !
Qual o preço em França ?
11.900 € !
Qual o preço em Itália ?
11.900 € !
Qual o preço em Alemanha ?
11.900 € !

E em Portugal temos o DACIA 3.700 € mais caro !
Ainda por cima em que Portugal se ganha menos comparativamente aos países em cima mencionados.
TRISTEZA.

Preços iguais em todos os países?

Na alemanha, um gajo acorda e pensa: "Bem, hoje vou comprar um Duster só para as férias, depois do verão, despacho-o"

:sh)

Voltar
Superior