Dacia Duster

Eu o Dacia pouco ou nada conheço, parece um produto espartano mas honesto e com um preço atraente.

O Patrol é um Monstro dentro dos TTs, porque tem uma robustez e uma fiabilidade a toda à prova, tem um chassi de longarinas e travessas, reductoras é um carro com muita expressão no Continente Africano e fácil em termos mecânicos. As suspensões nas versões GR têm barras estabilizadoras desligáveis, o que lhes permite um cruzamento de eixos incrivel, enfim, é um disparate esta comparação.

Agora o Dacia até poderá ser mais apto do que o seu preço sugere, ao recorrer a soluções simples e muito comprovadas e robustas !?

Claro!

Uma pergunta pertinente para quem está interessado no Duster:

Não vos incomoda q o vice-presidente da marca tenha tido q a prioridade da Dacia e neste caso específico do Duster não era a segurança máxima visto os clientes não estarem dispostos a pagar por isso?
Todos nós sabemos q citadinos e segmentos B muitas vezes têm lacunas em termos de segurança, mas também há muitos carros desses segmentos q têm 4 e 5 estrelas no N Cap (e muitos deles baratos), enquanto o Duster só espera (deseja?) alcançar 3 estrelas.
Vejam por exemplo o Cruze, q mesmo com um preço low cost (em relação à concorrência) tem uma excelente classificação nos testes. E há mais exemplos...

Eu não quero abrir aqui uma guerra com ninguém, mas eu nunca daria quase 20 000 € (ou mais) por um carro q descura completamente a vertente segurança, e pior, q o seu vice-presidente diz q os clientes não estão para pagar essa segurança. Eu tenho dois filhos, e melhor do q andar com um SUV da moda é tentar proteger ao máximo a sua integridade física na estrada (e não só), coisa q a Dacia se está a marimbar.
Já agora dou outro exemplo: apesar de ser a gasolina, por praticamente o mesmo preço o Yeti pode trazer até 9 airbags e 50 000 "mariquices" mais em termos de segurança, e não tendo comparação possível com o Duster em termos de qualidade geral.

Eu não tenho nada contra modelos lowcost ou nenhuma marca particular (Dacia incluido), e foi com enorme curiosidade q segui o lançamento deste Duster, mas se se vier a confirmar realmente a fraca classificação do modelo no Euro N Cap mais as declarações infelizes do seu vice-presidente para mim a Dacia é definitivamente uma carta fora do baralho em termos de aquisições futuras (só em caso de extrema necessidade).

Não vos incomoda q o vice-presidente da marca tenha tido q a prioridade da Dacia e neste caso específico do Duster não era a segurança máxima visto os clientes não estarem dispostos a pagar por isso?
Todos nós sabemos q citadinos e segmentos B muitas vezes têm lacunas em termos de segurança, mas também há muitos carros desses segmentos q têm 4 e 5 estrelas no N Cap (e muitos deles baratos), enquanto o Duster só espera (deseja?) alcançar 3 estrelas.
Vejam por exemplo o Cruze, q mesmo com um preço low cost (em relação à concorrência) tem uma excelente classificação nos testes. E há mais exemplos...

Eu não quero abrir aqui uma guerra com ninguém, mas eu nunca daria quase 20 000 € (ou mais) por um carro q descura completamente a vertente segurança, e pior, q o seu vice-presidente diz q os clientes não estão para pagar essa segurança. Eu tenho dois filhos, e melhor do q andar com um SUV da moda é tentar proteger ao máximo a sua integridade física na estrada (e não só), coisa q a Dacia se está a marimbar.
Já agora dou outro exemplo: apesar de ser a gasolina, por praticamente o mesmo preço o Yeti pode trazer até 9 airbags e 50 000 "mariquices" mais em termos de segurança, e não tendo comparação possível com o Duster em termos de qualidade geral.

Eu não tenho nada contra modelos lowcost ou nenhuma marca particular (Dacia incluido), e foi com enorme curiosidade q segui o lançamento deste Duster, mas se se vier a confirmar realmente a fraca classificação do modelo no Euro N Cap mais as declarações infelizes do seu vice-presidente para mim a Dacia é definitivamente uma carta fora do baralho em termos de aquisições futuras (só em caso de extrema necessidade).

Se o Duster passa nos testes legais para ser vendido, é porque tem um "mínimo" de segurança. De facto podes apontar o dedo à marca, mas não mais do que apontas o dedo à FIAT por fazer carros pequenos (que são sempre menos seguros do que carros grandes ou camiões), e ao mesmo tempo terias que apontar outro dedo à Honda porque vende motociclos que são, pela sua própria natureza, inseguros.

Se só tiver 3 estrelas esquece.

Mas atenção que a classificação de estrelas não é feita da mesma maneira como à uns anos atrás.

Como disse atrás, 3 estrelas actuais correspondem às 4 de antigamente, + coisa - coisa.

Os Dacia têm uma segurança passiva equivalente à de um Renault de há 10 anos. As declarações do tal Vice-Presidente não são infelizes. São a verdade.

Na actual gama Renault, só o Twingo II (plataforma Clio II) se equivale a isso.

O Cruze partilha a estrutura técnica com o Astra, diferindo apenas numa solução mais simplificada do eixo traseiro. Daí se explica o excelente resultado no EuroNCAP, zonas de absorção partilhadas, etc.

Mais uma vez, o Duster custa o que custa, porque se cortou em muita coisa. Não há milagres.

A questão é pertinente, mas nem tanto ao mar... nem tanto à terra!

Não tem aviso de colocação dos cintos? Lá vai um pontinho!
A frente não é tão amiga dos peões? Lá se vai outro!

Percebem o que quero dizer?

Caramba! O carro tem 4 airbag's, abs, ESP (coisa que muitos carros não têm), barras de protecção nas portas... naturalmente que não vai ter 5 estrelas, mas também não sejamos mais papistas que o papa! Será certamente mais seguro que milhões de carros que andam pelo parque automóvel nacional!

Do meu lado também estou à espera dos resultados do NCAP... que valem o que valem!

Quanto ao Yeti (já andei num) é tão feio por fora que até dói! Pior que o Duster por dentro! Lol!

Estás a dar razão ao ditado "Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto"... pk não foi nada disso que a Dacia disse na voz do presidente da Renault.

Só para teres a noção, hoje em dia basta que o carro testado não tenha ESP de origem e já não leva 5 estrelas... ou seja... já se estão a meter na segurança activa e não apenas passiva, pk que eu saiba o facto de ter ou não ter ESP não dá mais nem menos protecção aos ocupantes em caso de embate.
Como o Duster não tem ESP de origem... 1 estrela já foi.
Das 4 que sobram temos que ter em consideração as luzinhas do cinto de segurança, a assistência à travagem de emergência, os air-bags de joelhos, a coluna de direcção retractil, etc etc... muito provavelmente aqui vai-se embora a outra estrela e em nenhum caso teve que ver com alguma falta de qualidade estrutural e de materiais como no caso das unidades chinesas.
Vamos esperar para ver como realmente ficarão os Dummies e esquecer a estrelas dadas, ou retiradas, à cabeça só pelo facto de ter luzinhas e electronicas várias.

A questão é pertinente, mas nem tanto ao mar... nem tanto à terra!

Não tem aviso de colocação dos cintos? Lá vai um pontinho!
A frente não é tão amiga dos peões? Lá se vai outro!

Percebem o que quero dizer?

Caramba! O carro tem 4 airbag's, abs, ESP (coisa que muitos carros não têm), barras de protecção nas portas... naturalmente que não vai ter 5 estrelas, mas também não sejamos mais papistas que o papa! Será certamente mais seguro que milhões de carros que andam pelo parque automóvel nacional!

Do meu lado também estou à espera dos resultados do NCAP... que valem o que valem!

Quanto ao Yeti (já andei num) é tão feio por fora que até dói! Pior que o Duster por dentro! Lol!

O Land Rover Defender, que tantos amantes tem, não tem airbags sequer... alguém conhece o seu resultado nos crash-tests?
E não é por isso que é conotado como inseguro... e na verdade, na minha opinião é... e bastante!

Num Defender nunca vais rapido suficiente para te magoares lol [:D]

Nem é preciso, basta um abanão mais violento e arriscamos a dar com a cabeça, ou com outra parte do corpo, numa das "500.000" saliências (tubos, parafusos, esquinas, etc) que o carro tem no habitaculo... imagina quando bate??!!
Já saí, mais do que uma vez, magoado de dentro de um Defender sem nunca ter batido... e não devo ser o único.
Então naqueles que têm os bancos traseiros laterais corridos é uma farturinha para quem lá vai!!!

Nem é preciso, basta um abanão mais violento e arriscamos a dar com a cabeça, ou com outra parte do corpo, numa das "500.000" saliências (tubos, parafusos, esquinas, etc) que o carro tem no habitaculo... imagina quando bate??!!
Já saí, mais do que uma vez, magoado de dentro de um Defender sem nunca ter batido... e não devo ser o único.
Então naqueles que têm os bancos traseiros laterais corridos é uma farturinha para quem lá vai!!!

Cheguei a ter um Defender TD5 numa empresa em que trabalhei. Ainda tenho num dedo da mão a cicatriz que fiz na peça que prende o cinto ao chassis [8b] O carro tem muita pinta mas ter de abrir o vidro para estacionar ou para fazer qualquer outra manobra em cidade é pouco prático!
A chapa é relativamente frágil e o que safa é o chassis de longarinas e travessas.
Acreditem ou não, consegui dar 170km/h de ponteiro na A1...

Marimbar ? Simplesmente não obtém a pontuação máxima em testes de colisão, devido a restrições de orçamento de concepção. E a marca não o esconde ou anda por aí com devaneios.

Seria bem pior escondê-lo.

Por outro lado, e pelo que já li, o Duster tem um comportamento muito bom para um carro destas características e pode ser equipado com ESP em opção (uns meros 300 €).

E o que não falta por aí, é muito papá no carrinho da moda cheio de estrelas e equipamentos de segurança a conduzir que nem um louco e de forma totalmente irresponsável e até sem se preocuparem em acomodar correctamente os seus petizes.

Porque a segurança da estrada não se faz apenas de estudos e projectos e crash-tests. A componente Homem é muito importante e aquela que mais falha !

Retira o ISV de cada um e vê o preço de ambos...

...

E o que não falta por aí, é muito papá no carrinho da moda cheio de estrelas e equipamentos de segurança a conduzir que nem um louco e de forma totalmente irresponsável e até sem se preocuparem em acomodar correctamente os seus petizes.

Porque a segurança da estrada não se faz apenas de estudos e projectos e crash-tests. A componente Homem é muito importante e aquela que mais falha !

..

100% de acordo!

Não vás por aí pk os numeros não abonam a favor do Patrol:

Patrol 2.8 Turbo 6 cil - Station

Peso - 1945 kg
Comprimento - 4770 mm
Altura minima ao solo - 190 mm
Potência - 116cv
Binário - 235Nm / 2400 rpm
-------------------
Dacia Duster 1.5 DCi 4x4

Peso - 1294 Kg
Comprimento - 4316mm
Distância minima ao solo - 210mm
Potência - 110cv
Binário - 240Nm / 1750Rpm

Arranjas outras razões que não a potência, o binário, o peso ou a altura ao solo.
Talvez os ângulos, as redutoras, a caixa de velocidades, o tamanho das rodas e o curso das suspensões... pk esse motor de 6 cilindros não apresentava grandes numeros.

não queria arrastar mais a conversa do patrol,, mas o que eu queria dizer, era que são apenas 6cv de diferença, mas com uma entrega e alma que nada tem a haver com o duster, o meu colega conduziu o duster de 85cv, e diz que até se mexia muito bem [;)] agora não queiras comparar a mecanica dos dois só pelos numeros, o patrol é 6 cilindros turbo, da gozo andar naquilo,, e o duster ???????? :sh)

Amanhã vou dar uma voltinha num duster. Apesar de no stand não terem nenhum para test drive, como vão expor um que já está vendido, vão-me deixar experimentar antes de o exporem.

Marimbar ? Simplesmente não obtém a pontuação máxima em testes de colisão, devido a restrições de orçamento de concepção. E a marca não o esconde ou anda por aí com devaneios.

Seria bem pior escondê-lo.

Por outro lado, e pelo que já li, o Duster tem um comportamento muito bom para um carro destas características e pode ser equipado com ESP em opção (uns meros 300 €).

Concordo em absoluto.

A Dacia aquando da apresentação do Duster deixou bem claro que pelo preço a que o modelo seria comercializado haveria muita coisa não contemplada no modelo, e uma delas era a segurança máxima, até porque o cliente alvo destes modelos não é isso que procura. Eles não enganam, nem iludem, ninguém.

Meus amigos, eu não tenho a certeza da real performance do Duster, simplesmente perguntei as vossa opiniões acerca dum possível flop nos testes Euro N´Cap. Até ver desconfio um pouco do modelo. Há melhores escolhas no mercado, e não muito mais caras.
Volto a falar no Cruze, q na versão otto 1.6 (a mesma motorização do Duster) tem um preço base abaixo dos 18 000€, com um uma classificação de 5 estrelas em matéria de segurança e um equipamento (mesmo para versão base) capaz de fazer corar muitos segmentos C acima dos 23/24 000 €. Com PM, ESP, AC, e despesas de transporte e legalização o Duster fica quase ao mesmo preço do Cruze. E sinceramente comparar um com o outro, enfim...

Voltar
Superior