Dacia Duster

Qual era o valor do HR-V na altura? Era longe de uma alternativa barata.

Até bem pouco tinhas os Clio com plásticos todos rijos, a vender como pão quente e ao mesmo preço de um Duster.

Não percebi se estás a escrever isso a brincar ironicamente ou a sério...
Um Honda hr-v de 1999 tem plásticos macios/moles no tablier e 18 anos depois custa muito aplicar o mesmo material num carro novo???
Daqui a nada já se comenta que o Duster como é carro de pobrezinho deve vir com duas grades de cerveja a fazer de bancos da frente. [;)]

Qual é o problema dos plásticos rijos? Desde que sejam resistentes é o que interessa.

O HR-V de 1999 era um carro carote na altura, estava acima do Civic penso eu. Estava muito longe de ser um carro low-cost.

https://www.renault.co.in/vehicles/personal-cars/duster/personalisation.html

Acessorios "insolitos" na India

Cortinados noslugares da frente ( passageiro apenas ? )

Curtain.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Caixote do lixo

CarBin.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Almofadas

PILLOWCUSHION.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Banco (Jump ( ? ) seat )

JUMPSEAT.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Iluminação do logo

REARILLUMINATIONLOGO.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Muito bom! Excelente post.

Eu não lhe chamaria insólitos, mas são seguramente detalhes curiosos. Vocês não têm noção, para a grande maioria dos Indianos um Duster é quase como um Classe S para nós. :(

Boa tarde

Ía eu em condução normal (110km/h na Vasco da Gama) quando de repente ao chegar ao final do percurso o carro começa a “soluçar” ligeiramente, olho para o painel de bordo e vejo que está acesa a luz de “Problema de Pré-Aquecimento Velas” e a de “STOP”, encostei logo numa escapatória e fiquei cerca de 15 minutos a ver o que fazia, se andava mais um pouco até oficina ou se chamava o reboque.

Enquanto esperava pesquisei e vi que haviam mais motores 1.5dci 110cv com relatos de ou uma sonda com má leitura que dá este sintoma, ou injetor com defeito de funcionamento que resulta nisto também, e que na maior parte das vezes desaparecia no sistema... e não é que passados os tais 15 minutos desapareceu o sinal e ficou tudo normal?

Já alguém teve este tipo de “sintoma” nos motores 1.5 dci 110cv? Logo que possa vou fazer o disgnóstico à Renault para ver se dá sinal de algum injetor ou da tal sonda, porque deduzo que em oficinas genéricas não façam o disgnóstico especifico.

Bom dia,

Aconteceu me exatamente o mesmo que relatas. Começou a dar em setembro de 2015, erro uma falha intermitente e na máquina acusou defeito no injector 3...Substituí o injector há uma semana. Como resolveste o teu?

Boas!

Recentemente troquei o meu Duster (a minha versão não tinha cruise control e outras coisas simples mas que me faziam falta), mas na altura fui à oficina e não acusou nada na máquina... apontaram probabilidade de várias coisas (a questão de injetores, ficha do pedal...), mas nenhuma em concreto.

Como também eram muito raros os "soluços" e haviam mais users com o mesmo problema (paravam, desligavam e quando ligavam já não havia problema) continuei a circular sem problemas muitos meses até o ter vendido
RJgAJZdlsYzbjOrAAAAAElFTkSuQmCC

Nunca tinha conduzido nenhum Duster e ao mesmo tempo tinha curiosidade em me sentar e conduzir 1.

Por coincidencia a Kangoo do trabalho anda com um caso amoroso com o mecanico e desta vez deram me um Duster como carro de substituiçao.

So fiz cerca de 60kms com o carro, é o 1.5 dci, motor com provas dadas, mas a nivel de interiores deixa mesmo muito a desejar mesmo para um carro Low-Cost.

Plasticos mesmo muito duros, barulhos parasitas por tudo quanto é lado, botoes e manipulos de piscas/luzes e escovas ja com mais de 20 anos em cima.... enfim.... é compreensivel que para ser barato tem de se reciclar material, mas penso que a Renault podia ter feito um pouco melhor.

A nivel de conduçao, apenas andei em estrada, nao é nada de extraordinario mas tambem nao desilude.

O motor ja tem mais que provas dadas. Nada a apontar.

Ao nivel da caixa de velocidades : a 1° e 2° velocidades sao curtissimas, sendo mesmo que a primeira apenas serve para fazer o carro deslocar 2 ou 3 metros maximo. Consegue se andar em 4° a 30-40km/h sem soluços. Caixa toda ela curta. Mesmo em sexta a velocidade maxima nao deve ultrapassar os 150 de ponteiro [;)]

Deposito de combustivel que deve ficar cheio com 40€ de gasoleo [:D]

Para mim, tendo em conta que ja me passou um Vitara pelas maos, o Duster é bastante fraco mesmo comparando com o Vitara que é um projecto com bastantes decadas em cima da carcaça.

Nunca tinha conduzido nenhum Duster e ao mesmo tempo tinha curiosidade em me sentar e conduzir 1.

Por coincidencia a Kangoo do trabalho anda com um caso amoroso com o mecanico e desta vez deram me um Duster como carro de substituiçao.

So fiz cerca de 60kms com o carro, é o 1.5 dci, motor com provas dadas, mas a nivel de interiores deixa mesmo muito a desejar mesmo para um carro Low-Cost.

Plasticos mesmo muito duros, barulhos parasitas por tudo quanto é lado, botoes e manipulos de piscas/luzes e escovas ja com mais de 20 anos em cima.... enfim.... é compreensivel que para ser barato tem de se reciclar material, mas penso que a Renault podia ter feito um pouco melhor.

A nivel de conduçao, apenas andei em estrada, nao é nada de extraordinario mas tambem nao desilude.

Ao nivel da caixa de velocidades : a 1° e 2° velocidades sao curtissimas, sendo mesmo que a primeira apenas serve para fazer o carro deslocar 2 ou 3 metros maximo. Consegue se andar em 4° a 30-40km/h sem soluços. Caixa toda ela curta. Mesmo em sexta a velocidade maxima nao deve ultrapassar os 150 de ponteiro [;)]

Para mim, tendo em conta que ja me passou um Vitara pelas maos, o Duster é bastante fraco mesmo comparando com o Vitara que é um projecto com bastantes decadas em cima da carcaça.

Os plásticos duros e manípulos e comandos antigos é que permitem fazer um caro low-cost. Sabes se foi um dci 110? Apesar de ser o mesmo motor presente, por exemplo, no Megane a caixa é bastante diferente.

A que geração do vitara te referes?

O Duster tem uma caixa curta precisamente para ter um excelente desempenho fora de estrada. Como não tem redutoras, a caixa curta compensa.

O interior do Duster phase 1 era fraco mas o phase 2 melhorou bastante. Os materiais continuam a ser duros mas estão melhor montados e é mais bonito.

Com 60 km's a apreciação de um carro é muito incompleta e a tua está pejada de incorreções, sobretudo se estiveres a falar da versão de 110 em 4x2! Vejamos apenas algumas:

A 1.ª é curta, mas não a esse ponto! Dá para ir facilmente até aos 20/30 kmh, exceto se for a versão 4x4 em que a primeira funciona como "redutora";
A 4.ª abaixo dos 40 km/h é para esquecer! Costumo mudar para a dita ali por volta dos 50, quando o motor "a pede";
Com 40 euros fica o depósito meio ou lá perto! Ainda no fds o meu levou um cadito mais de 70 euros e diesel abaixo de 1,20! Ou seja, até à boca leva mais de 60 litros! O 4x4 tem um depósito ligeiramente mais pequeno por causa do diferencial traseiro;
A velocidade máxima fica ali ao pé dos 170 reais (medido a gps), cerca de 180 no conta km's! Claro que testei isto nas autobahn! O de 90 cv fará um pouco menos, tal como o 4x4;
O projeto tem uma base antiga, comandos idem, mas tem coisas bem atuais, veja-se o ABS e o ESP. Seja como for, não é um carro para toda a gente porque efetivamente foram feitas muitas cedências, mas o facto é que continua a vender muito bem e os donos, do que conheço, costumam estar satisfeitos com a compra e isso é o mais importante!

Os plásticos duros e manípulos e comandos antigos é que permitem fazer um caro low-cost. Sabes se foi um dci 110? Apesar de ser o mesmo motor presente, por exemplo, no Megane a caixa é bastante diferente.

A que geração do vitara te referes?

O Duster tem uma caixa curta precisamente para ter um excelente desempenho fora de estrada. Como não tem redutoras, a caixa curta compensa.

O interior do Duster phase 1 era fraco mas o phase 2 melhorou bastante. Os materiais continuam a ser duros mas estão melhor montados e é mais bonito.

Com 60 km's a apreciação de um carro é muito incompleta e a tua está pejada de incorreções, sobretudo se estiveres a falar da versão de 110 em 4x2! Vejamos apenas algumas:

A 1.ª é curta, mas não a esse ponto! Dá para ir facilmente até aos 20/30 kmh, exceto se for a versão 4x4 em que a primeira funciona como "redutora";
A 4.ª abaixo dos 40 km/h é para esquecer! Costumo mudar para a dita ali por volta dos 50, quando o motor "a pede";
Com 40 euros fica o depósito meio ou lá perto! Ainda no fds o meu levou um cadito mais de 70 euros e diesel abaixo de 1,20! Ou seja, até à boca leva mais de 60 litros! O 4x4 tem um depósito ligeiramente mais pequeno por causa do diferencial traseiro;
A velocidade máxima fica ali ao pé dos 170 reais (medido a gps), cerca de 180 no conta km's! Claro que testei isto nas autobahn! O de 90 cv fará um pouco menos, tal como o 4x4;
O projeto tem uma base antiga, comandos idem, mas tem coisas bem atuais, veja-se o ABS e o ESP. Seja como for, não é um carro para toda a gente porque efetivamente foram feitas muitas cedências, mas o facto é que continua a vender muito bem e os donos, do que conheço, costumam estar satisfeitos com a compra e isso é o mais importante!

Bom, vamos la tentar responder a todos ao mesmo tempo....

O motor ao certo nao tenho a certeza, mas penso que seja o 90cv mas sem certezas visto nao andar com os documentos do carro, apenas com a folha de carro de substituiçao. O facto de ser low-cost nao implica propriamente ter materiais tao fracotes. Acho que nem mesmo o material do tablier do Clio I era tao fraco quanto o do Duster.

O Duster em questao é um 4x4 phase I.

O Vitara com que estou a comparar é este, se bem que sao decadas muito diferentes, conforto diferente e etc, o Vitara ( para mim ) tinha interiores com um pouco mais de qualidade, mesmo nao sendo nada por ai alem.

Petrus, quando te digo que a primeira é curta é realmente mesmo muito curta, é a versao 4x4 Phase I. Quando digo 40€ para o atestar, talvez nao falhe por muito visto que ele tinha acendido a luz da reserva, pouco mais de 2 kms fiz e meti 20€ tendo o deposito ficado 1 traço acima de meio.

O ABS e ESP na Renault nao é assim tao actual quanto isso, dai ao o colocarem no Duster nao fizeram nada demais. Travoes de tambor atras num carro minimamente recente.... nao sei onde esta o poupar. Talvez nas bombas de travao?

Sei que o carro vende, alias o Phase II tem andado a vender mesmo muito bem. Sei tambem que nao é um carro para todos, muitas pessoas dao valor a coisas que o Duster nao tem e nem nunca vai ter, dai preferirem gastar mais e darem o salto para o "CaisCais"/Kadjar ou até mesmo o "Juka".

O Duster é um carro feito de retalhos com mais que provas dadas no mercado ao longo dos ultimos 20 anos. Se é fiavel? Sim, sem duvida, nem ponho isso em questao.

Se é fracote? Absolutamente.

Não lhe chamaria fraco mas sim simplista. É um carro simples mas para aquilo que é feito, TT de forma económica e fiável, é muito bom. O carro tem um desempenho muito bom em TT. É leve e tem um sistema 4x4 desenvolvido pela Nissan.

Para um carro fracote, nada mau o facto de ser o modelo do grupo Renault/Nissan mais vendido no mundo [:D]

Eu chamo lhe fraco. Nao disse que era mau ou nao prestava.

Se tiveres em conta que o Duster é no minimo 5000€ mais barato que qualquer um dos seus rivais mais directos.... nos dias que corr€€m isso faz muita diferença e nao é so na Tugalandia [;)]

Realmente a caixa do 4x4 é muito curta. Fase 1 4x4 110cv.
http://www.km77.com/precios/dacia/duster/2013/duster-adventure-dci-110-4x4

[TABLE="width: 670"]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: left"]Desarrollos (km/h a 1.000 rpm)[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"][/TD]
[TD="class: ficha ficha_drch"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_ay"][/TD]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]1ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]5,8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]2ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]10,0[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]3ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]15,8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]4ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]23,2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]5ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]31,8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]6ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]41,8[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Fase II 4x2 110cv.
http://www.km77.com/precios/dacia/duster/2014/duster-laureate-dci-1102

[TABLE="width: 670"]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: left"]Desarrollos (km/h a 1.000 rpm)[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]1ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]8,0[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]2ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]15,3[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]3ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]22,5[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]4ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]30,5[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]5ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]39,0[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]6ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]46,6

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

A 4ª do 4x4 é semelhante à 3ª do 4x2 actual.

Só 2 observações ao teu post...

ABS é actual ? Foi introduzido nos anos 70 e é obrigatório desde de 2004.

O ESP é parecido. Obrigatório desde de 2014 em todos os carros de série..

O resto não posso propriamente opinar muito. Os únicos Duster que andei foi em Angola e até se estavam a aguentar bem para a qualidade das estradas que existem por lá. Claro que a qualidade dos materiais é péssima, mas tendo em conta o preço percebe-se.

Voltar
Superior