Curso de soldador

ff2008

New member
boas,

Quero tirar um curso de soldador, mas na minha área nao há moro na figueira da foz. Ja vi que em alguns sitios ha cursos de um ano ou ano e meio, queria que fosse menos tempo pos os cursos de um ano normalmente sao para dar equivalencia ao 9º ano, sei tb que há empresas que dao cursos de menos horas tipo 96 horas, mas a questao é se dps de um curso destes posso trabalhar como soldador? Será facil conseguir emprego com um curso destes?

Tentei no ISQ mas de momento nao tem cursos disponiveis, falei com uma empresa chama SMC Metalomecanica e dao certificados do ISQ é um curso pós laboral ou laboral de 96 horas a descriçao é esta:

Cursos de Soldadura ( iniciação ou aperfeiçoamento)

Eléctrodo Revestido, TIG e MIG/MAG (semi-automático)

agora as perguntas:

1º o certificado do ISQ é bom ou nem por isso? tenho colegas que o têm e tao a trabalhar fora do país a ganhar bem por isso penso que seja.

2ª em 96 horas aprendo o suficiente para ser soldador?

ainda dentro desta questao o que temos que aprender alem de soldar?

estes cursos sao suficientes para sermos soldadores? tenho consciencia que depois precisamos de experiencia a trabalhar para evoluir, mas é este curso suficiente para sermos soldadores?

desculpem as perguntas, agradeço desde já as vossas respostas.

Obrigado

mas na pedrulha pelo IEFP deve ser daqueles cursos de um ano ou ano e meio, o IEFP no tem cursos mais curtos? de qq das maneiras vou informar me do curso na Pedrulha, obrigado

Digo-te já que é um curso de futuro, com muita procura. Um bom soldador pode ganhar mesmo muito bem.

Fiquei escandalizado quando soube quanto um tipo que andava a soldar equipamentos industriais ganhava!! Era de doidos. é sem dúvida uma boa área para se especializar!!

Um bom soldador, devidamente certificado, ganha muito, mas muito dinheiro; então se enveredares por uma carreira ligada ao mundo dos hidrocarbonetos nem se fala.

A título de exemplo, onde estou actualmente (Argélia) um soldador certificado a trabalhar numa obra de oleodutos/gasodutos, chega a ganhar 10x mais um que um indeferenciado, e bem mais do dobro de um engenheiro "sénior".

A proporção varia, como é óbvio, mas é sem dúvida muito bem paga.

Mas atenção que nestas andanças, a qualidade é que faz a diferença, e quem não servir vai mesmo embora, pois são habitualmente trabalhos de grande responsabilidade.

Por isso, se quiseres mesmo seguir esta carreira, aprende as coisas com calma, e se puderes opta pela variante que te dá mais horas de formação.

eu sei isso tudo de ser boa carreira o meu pai trabalha fora do país como soldador, mas nao tem certificados de cá sao todos de fora do país, nao faz uma minima ideia onde consegui los cá.

isso de ter formação longa era bonito se nao houvesse despesas e responsabilidades, por isso é que perguntei se o curso de 96 horas é suficiente para começar a trabalhar visto que o certificado é do ISQ, o mesmo que é recebido na Pedrulha em Coimbra pelo IEFP.

Prefiro tirar esse curso se realmente for bom e começar a trabalhar por cá para ganhar experiência e depois ir para fora é essa a ideia.

Alguém sabe ou conhece alguém que tenha tirado algum curso destes de 96 horas?

Obrigado a todos pelas respostas

este curso de que falo de 96 horas custa 1500€ tou disposto a dar o dinheiro se realmente valer a pena, consegues saber mais alguma coisa desse teu colega?
Obrigado

Aqui em pt, nem ganham isso,mas lá fora...the sky is the limit. O meu velho é soltador e também tubista, e o preço da hora pelo menos na holanda anda a volta dos 24 a 26, 27 euros. Fazem 10horas por dia e voilá, bem bom não é?
E tou a falar na europa...se for em lugares mais remotos não sei não.
Claro que depois ha descontos e impostos,mas também quando a firma paga casa, dá carro e ajudas de custos por ele ser chefe de equipa, acaba por compensar e muito.
E tá-me sempre a dizer que cada vez ha menos gente competente e especializada tanto numa area como noutra, e este ano tem havido trabalho até não poder mais, tem sido muito bom mesmo. Neste ramo profissional não há crise...ainda...e pelo andar da carroagem, não vai haver.
Mas o meu velho tem contrato com uma empresa alemã, mas eu acho que se forem independentes os valores ainda são maiores.

Soldador

Soldador

Boas...

Estou a 1 dia de terminar o meu curso de Soldador na Escola Profissional de Almada como foi mencionado por um dos users ai em cima^.

Posso-te dizer que estou super satisfeito com o curso, o formador, e os equipamentos...

Cursos:
1º - Soldadura S.E.R. (Electrodo Revestido) + MIG-MAG (Semi-Automatica)
2º - Soldadura T.I.G. (TWA - ARGON) + S.E.R. (Electrodo Revistido)

Duração:
120h cada curso
240h os 2 (cerca de 2 meses)

Custos:
1º curso 1300€
2º curso 1700€ ---> Com certificação! (sem este, o primeiro não te certifica nada!)

Certificação em Eletrodo Revestido e TIG, não certificam em MIG-MAG (por enquanto... porque estão a pensar adquirir mais maquinas para possibilitar um curso em condições e com qualidade)

Para mais informações... já sabes é só perguntares

ja a algum tempo q gostava muito de fazer um curso de soldador, um vizinho meu q era soldador, trabalhava na lisnave e ja nessa altura falava q era muito bem renumerada a sua funçao....a uns anos atras foi trabalhar para a holanda, tb relacionado com embarcaçoes de grande porte, penso q era manutençao....numca mais ouvi falar dele.

nem é tanto a renumeraçao q me move, é mesmo o gosto pelas estreturas, e por ser uma trabalho "artesanal"

Voltar
Superior