Cupra Formentor

O Focus, por mt active que seja, nada tem a ver com um SUV, menos ainda com estes. É um compacto C com 3 cms de salto alto a mais sobre a versão normal, AKA versão crossover, portanto. Ou seja, é mais pequeno em todas as dimensões e levanta bastante menos do chão.

Eu ando com um, sei do que falo [:p]

Eu gostei bastante do Formentor, mas fiquei com a percepção de um SUV claramente desportivo, o que será muito influenciado pelo facto de ter conduzido a versão de 310 cv.

O comportamento é muito bom, dá muita confiança a curvar, anda muito bem e é muito fácil de conduzir depressa, tem a característica engraçada de se ver perfeitamente o capot à frente, o que faz lembrar um Mustang.

Não sei como serão as versões menos potentes, mas certamente que parte do encanto do carro se vai perder.

Como toda a gente se ria quando a VAG dizia que ia fazer da SEAT a ALFA do grupo, tiraram esta da cartola com a Cupra. Bem jogado. Não que com isso consiga equiparar-se minimamente a historia, glamour etc... da marca de Arese, como é obvio, mas vão conseguir dar-lhe um toque mais distintivo, até pq como imagem de marca, a SEAT sempre foi uma generalista sem brilho por aí alem e no inicio era até um rebadge da FIAT.

Sendo que a Cupra é feita integralmente com talante desportivo, aqui sim se poderá dizer que vai beber ao espirito original da ALFA, mas prontos, vale o que vale.

Como toda a gente se ria quando a VAG dizia que ia fazer da SEAT a ALFA do grupo, tiraram esta da cartola com a Cupra. Bem jogado. Não que com isso consiga equiparar-se minimamente a historia, glamour etc... da marca de Arese, como é obvio, mas vão conseguir dar-lhe um toque mais distintivo, até pq como imagem de marca, a SEAT sempre foi uma generalista sem brilho por aí alem e no inicio era até um rebadge da FIAT.

Sendo que a Cupra é feita integralmente com talante desportivo, aqui sim se poderá dizer que vai beber ao espirito original da ALFA, mas prontos, vale o que vale.

A Cupra tem uma gama completa no mercado, ninguém a confunde com a Alfa :D

Nem deve [:D]. Isto foi umas bocas de há uns bons tempos atrás, supostamente por parte de responsáveis da VAG, penso que dá época que o W Silva foi lá parar.

O Focus, por mt active que seja, nada tem a ver com um SUV, menos ainda com estes. É um compacto C com 3 cms de salto alto a mais sobre a versão normal, AKA versão crossover, portanto. Ou seja, é mais pequeno em todas as dimensões e levanta bastante menos do chão.

Eu ando com um, sei do que falo [:p]
O focus não é mais pequeno em todas as dimensões.
O focus é superior em distancia entre eixos (factor determinante para o habitáculo).
O formentor tem é mais mala porque é mais comprido sete cm.
Se o focus active não tem nada de SUV então o formentor também não.
Senta-se dentro de um e não se nota diferença de altura em relação ao focus active.

O que eu estava a referir é em termos da motorização a gasolina de 150 cv deixa um pouco a desejar.

Última edição:
O focus é superior em distancia entre eixos (factor determinante para o habitáculo).
Senta-se dentro de um e não se nota diferença de altura em relação ao focus active.

O que eu estava a referir é em termos da motorização a gasolina de 150 cv deixa um pouco a desejar.
Já conduzi o de 310 e o de 150 cv e realmente, neste último acho pouco para o peso do carro mas, apesar disso julgo que se safará melhor com 4 pessoas que o focus.

cupra-formentor-2021.jpg
ford-focus-active-2019.jpg

Não só é maior como a altura de cintura ( formato ) e ao solo tb o são.

O Focus Active é um compacto normal com 2 dedos de altura a mais da versão normal. O Cupra tem carroçaria especifica de SUV, se bem que como SUV com ar mais desportivo, as linhas ficam mais próximas dum hatch que o comum nesta categoria, se não era um Leon de saltos altos, coisa que manifestamente não é e que provavelmente até virá a existir.

Quanto à habitabilidade, tendo ambos a base de segm C é normal que seja similar, mas as malas dos respetivos SUV tb costumam ser um pouco maiores.

Conclusão. mais valia teres metido o Kuga que é o SUV do Focus [:p]

Última edição:
Já conduzi o de 310 e o de 150 cv e realmente, neste último acho pouco para o peso do carro mas, apesar disso julgo que se safará melhor com 4 pessoas que o focus.

Comparas o 1,5 de 150 cv com o 1,0 de 155 cv ? Se é, diria que sim, que é natural que o 1,5 seja melhor na generalidade, mas falo com pouco conhecimento de causa, porque nunca experimentei nem um nem outro, nem como passageiro ou esses motores noutros carros. :sh)

Comparas o 1,5 de 150 cv com o 1,0 de 155 cv ? Se é, diria que sim, que é natural que o 1,5 seja melhor na generalidade, mas falo com pouco conhecimento de causa, porque nunca experimentei nem um nem outro, nem como passageiro ou esses motores noutros carros. :sh)
Sim, o de 150cv. Insisto que esse motor é pouco para um carro de cariz desportivo, não desenvolve tão bem como um mais baixo leve consegue, mas ainda assim a cilindrada não o deixa ficar muito mal em esforço.

@ARMIC distância entre eixos o formentor tem 268 cm, o Focus tem 270 cm.
Mas experimentei os dois atrás e não se nota diferença no habitáculo.
Sim, o de 150cv. Insisto que esse motor é pouco para um carro de cariz desportivo, não desenvolve tão bem como um mais baixo leve consegue, mas ainda assim a cilindrada não o deixa ficar muito mal em esforço.
A minha crítica é a seat/cupra não acoplar um sistema mild hybrid o que a ford, Nissan, hyundai estão a fazer.
E mesmo tendo cilidrada inferior com esse sistema dá um boost/ajuda inicial e a baixas rotações de que o formentor não tem na versão de 150 cv e nota-se a diferença.

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

Última edição:
Boas
Fiz um test drive num Formentor 1.5tsi e achei o ruído de rolamento dos pneus excessivamente intrusivo no interior, nos bancos traseiros chegou a ser incomodativo por volta dos 100kms/h

É verdade que nunca tinha andando num carro com jante 18 pneu 245. Mas quando voltei para o meu Golf 7 com jantes 16 a diferença foi quase da noite para o dia!!

O Cupra tinha pouquíssimos Kms, segundo o vendedor foi o primeiro test drive dele.

A diferença de ruído de rolamento de um pneu 205 para 245 será assim tão grande ou é a insonorizarão do Cupra que deixa um pouco a desejar??
Alguém com experiência nos Formentor que possa ajudar nesta questão agradecia imenso 👍

Viva, recentemente tive uma experiência com um Peugeot 2008 onde achei o mesmo problema, um ruido excessivo em auto-estrada, tanto do motor, ao inicio até pensei que fosse um diesel e a 120 km/h muito ruido na zona dos espelhos retrovisores.
Também numa recente viagem de trabalho, andei num Ford Kuga novo depois num Ford Mondeo não tão novo, aí também achei o Kuga bem mais barulhento e desconfortével. O Mondeo era bem mais confortével e silencioso, aceito que o Mondeo seja de uma classe acima do Kuga, mas mesmo assim acho que o carro masi recente é pior em muitos aspectos.

Voltar
Superior