Crianças Índigo...

Aqui há uns anos atrás, não havia pais que não descobrissem características de sobre-dotação nos seus filhos; havia pequenos génios por todo o lado, neste país.

Agora, parece que a moda está em reconhecer nos filhos as características de "indígo" ou "cristal" !!!

Que raio... do que precisamos é de pais normais...

A novela da TVI lembrou-me, de facto, que tinha este assunto agendado há bastante tempo para trazer aqui, dada a sua importância, pois trata-se, "simplesmente" de dar atenção ao futuro!...;)

Normalmente as crianças são vistas mas não são "olhadas", olhadas com atenção, com a atenção que elas já merecem naturalmente e com especial atenção a estes sinais que muito, mas muito mesmo, têm para nos ensinar!:)

citação:Originalmente colocada por ADF

Aqui há uns anos atrás, não havia pais que não descobrissem características de sobre-dotação nos seus filhos; havia pequenos génios por todo o lado, neste país.

Agora, parece que a moda está em reconhecer nos filhos as características de "indígo" ou "cristal" !!!

Era o que eu estava a pensar. Cada pai/mãe quer que o seu filho seja "especial" em relação aos outros. Enfim...

Criança indigo, na minha prepectiva

* excesso de atenção / ou falta por parte dos familiares
* mal educadas e formadas
* tem de ser o centro das atenções, pelo excesso que lhe é colocado á disposição
* necessidade de comparativos em relação aos próximos, a palavra MAIS no seu dicionário é essencial
* ter sempre mais que o colega/amigo
* assumir-se como uma mais valia no rol familiar
* a obrigação de serem compradas pelos adultos, oferecem-se bens materiais para colmatar a falta de atenção/carinho
* a palavra EU QUERO/EXIGEM, é fundamental e frequentemente usada no seu dicionário
* comparações frequentes com os adultos, não sabendo estar na escada da evolução
* cada vez mais a absorção do conceito CIUME/INVEJA

Isto para mim são crianças indigo

Já tinha ouvido a expressão mas ainda não tinha percebido o conceito. Depois de ler o post do Pé Leve fiquei preocupada. Por um lado, porque me parece misturam conceitos nomeadamente a tentativa de puxar o assunto para o esoterico, confesso que me faz muita aflição e acho perigoso levar as pessoas a acreditar nisso, por outro, acho que todas as crianças necessitam de atenção e provavelmente há muitas que precisam e não a têm mas, não é preciso chamar-lhes 'nomes' especiais são crianças, e pronto. Acho perigoso que se rotulem as crianças na tentativa de as salientar. Não há necessidade: todas são únicas e todas têm um desenvolvimento diferente por isso, todas são especiais! Mais, todas deveriam ser ainda mais especiais para as suas próprias familias. Infelizmente isso não acontece mas, não acho saudável que se aponte as diferenças (seja a sobredotação, a defeciência, o autismo, a hiper-actividade, o indigo, etc, etc,)para conseguir essa atenção para elas, elas merecem-na só por serem crianças. Pura e simplesmente!
E depois, há o perigo de se misturar conceitos e agora há por aí muita criancinha que dizem que é hiper-activa ou indigo e que para mim são é mal-educadas, só e simplesmente!

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

Para mim, não passam de um bando de fedelhos mal-educados a quem duas bofetadas resolviam todos os problemas (e eu até sou contra correctivos físicos).
Eu nem quero crer que li isto...[xx(]

Quando os pais pouco reparam nos filhos é natural que fiquem espantados quando os seus filhos tem um comportamento normal.

Infelizmente neste país as pessoas só tomam consciência das coisas quando são moda e passam na tv, ao invés de procurarem andar informados, há uns anos era os sobre-dotados agora são os indígo, daqui a mais uns dias vai ser algo a que as pessoas por norma não reparam.

Ou com mais tempo para os filhos...

...20 horas de trabalho já ;).

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

Para mim, não passam de um bando de fedelhos mal-educados a quem duas bofetadas resolviam todos os problemas (e eu até sou contra correctivos físicos).
Eu nem quero crer que li isto...[xx(]
Ai não queres crer?
Não me digas que também és uma "indigo child"?
E agora?
Vais fazer beicinho?
Olha que isso com uma enxada na mão costuma passar...

(é brincadeira, como é óbvio, mas não deixa de expressar a minha opinião acerca de "opiniões" pseudo-cientificas que abundam em "sites" que eu por acaso gosto de frequentar para me distrair um pouco mas que não são, em nada</u>, apoiadas por estudos e conclusões minimamente credíveis)

Fica bem e fica mais perto da ciência "mainstream". Sei que não está na moda dizer isto mas, na minha opinião, ainda é a única com credibilidade.

Isto é mais uma daquelas teorias new age para vender uns livros e enriquecer uns quantos à custa de palestras e cursos.

Quem é que com 2 dedos de testa vai acreditar nisto? Porque apareceu na TVI e na revista Maria? Já se informaram de onde e como surgiu o conceito de criança indigo?

citação:Originalmente colocada por Omega

Yaris, cuidado porque isto é como aquela coisa de as crianças serem hiper-activas ......
A coisa bem analisada e chega-se à conclusão que elas têm é falta de atenção por parte dos pais ......É lógico que não estou a dizer que seja o caso, mas ..... analisa bem a coisa ....

o meu sobrinho é mto activo (tem 4anos) e tem toda a atenção.
está numa cresce em familia visto ser da prima e da tia.

Farta-se de brincar e está mto desenvolvido para a idade a nivel de conversa e raciocinio.

o prob dele é que acorda as 7 da manhã e as vezes para dormir a sesta é quase impossivel faze-lo dormir.:( só quer é brincar ou estar a fazer alguma coisa ou passear...

é capaz de andar kilometros... ao ponto de com apenas 3 anos ter ido ás festas de corroios, até viu o concertos de xutos e pontapés ao qual ficou eufórico pk sabe a letra das musicas...:(

Enfim será normal? deve ser os putos de agora estão mto avançados[:I]

É, então, segundo a tua convicção, Karma, mais uma invenção, um mito urbano?!

O tema, como todos os temas que "mexem" com a estrutura de pensamento e colocam dogmas em causa são sempre muito polémicos e contestados e não são pacíficos mesmo para aqueles que os devem estudar...

Mas, pergunto eu, porque razão não olhamos à nossa volta e nos "desmedievalizamos" por forma a vermos que estão a chegar outros tempos, outras crianças, outros valores? Outros jáo fizeram!

Se não for por mais nada que seja porque a atenção ás crianças nunca é demais e quase nunca é o que parece, sobretudo nesta era em que andamos todos a correr e não olhamos para elas como elas, crianças, merecem sem margem para dúvida! Para além do mais a Humanidade já tratou tão mal as crianças no passado que bem pode passar a tratá-las, daqui para a frente, como elas merecem, afinal são crianças! Não me parece que haja necessidade de qualquer justificação especial para isso...
;)

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

É, então, segundo a tua convicção, Karma, mais uma invenção, um mito urbano?!

O tema, como todos os temas que "mexem" com a estrutura de pensamento e colocam dogmas em causa são sempre muito polémicos e contestados e não são pacíficos mesmo para aqueles que os devem estudar...

Mas, pergunto eu, porque razão não olhamos à nossa volta e nos "desmedievalizamos" por forma a vermos que estão a chegar outros tempos, outras crianças, outros valores? Outros jáo fizeram!

Se não for por mais nada que seja porque a atenção ás crianças nunca é demais e quase nunca é o que parece, sobretudo nesta era em que andamos todos a correr e não olhamos para elas como elas, crianças, merecem sem margem para dúvida! Para além do mais a Humanidade já tratou tão mal as crianças no passado que bem pode passar a tratá-las, daqui para a frente, como elas merecem, afinal são crianças! Não me parece que haja necessidade de qualquer justificação especial para isso...
;)

E que tal ver a origem do conceito de crianças indigo? Saber os seus autores, a raiz da ideia, etc etc?

Para mim este conceito é parecido àquela coisa da cientologia.

Voltar
Superior