credito cetelem??

tenho um cartão desses vigaristas* há muito tempo sempre com 100% pagamento e nem um euro "desapareceu" do plafond

tenho por vezes meses e meses sem movimento

speccy

*apesar de os considerar vigaristas, má experiência com Citibank que era o mesmo só mudou de nome, voltei a aderir (a insistência deles) para lhes sacar uma máquina de café
agora que lhes conheço as manhas, com o pagamento a 100%, nenhum stress

Isso não quer dizer nada. Continua a gastar e a pagar sempre a 100% e vais ver o que acontece com o teu plafond. Eles não querem clientes que paguem sempre a 100% e como tal vão reduzindo cada vez mais o teu plafond, numa forma subtil de dizerem para ires pedir um cartão a outro lado [;)]. Eu e mais uma pessoa conhecida tivemos uma experiência deste género: tudo sempre 5 estrelas, mas quando eles viram que não dávamos lucro começaram a "apagar as luzes". Conforme disseram, está confirmado que ninguém dá nada a ninguém.

De facto dão...posso testemunhar isso.

O barclaycard é um exemplo. Temos o plafond totalmente disponível durante 50 dias e sem qualquer encargo.

Mas aí não és tu o cliente. O Cliente são os estabelecimentos que para aceitarem pagamentos com cartão de credito são obrigados a ter contrato com a Unicre, que por sua vez paga às entidades emissoras dos cartões de credito.

Isso não quer dizer nada. Continua a gastar e a pagar sempre a 100% e vais ver o que acontece com o teu plafond. Eles não querem clientes que paguem sempre a 100% e como tal vão reduzindo cada vez mais o teu plafond, numa forma subtil de dizerem para ires pedir um cartão a outro lado [;)]. Eu e mais uma pessoa conhecida tivemos uma experiência deste género: tudo sempre 5 estrelas, mas quando eles viram que não dávamos lucro começaram a "apagar as luzes". Conforme disseram, está confirmado que ninguém dá nada a ninguém.

Eu tenho a experiência contrária! Pedi um barclaycard só para receber uma máquina de café, há cerca de 3 anos, mas como isto não tem anuidades acabei por cancelar outro CC que tinha e passei a usar só este. Uma vez pedi um aumento temporário do plafond porque ia fazer uma viagem grande, eles aceitaram prontamente e nunca mais o reduziram.

Eu tenho a experiência contrária! Pedi um barclaycard só para receber uma máquina de café, há cerca de 3 anos, mas como isto não tem anuidades acabei por cancelar outro CC que tinha e passei a usar só este. Uma vez pedi um aumento temporário do plafond porque ia fazer uma viagem grande, eles aceitaram prontamente e nunca mais o reduziram.

mas isso depende do plafond, do histórico, do tempo decorrido, de muita coisa. A minha experiência foi simples: no início tinha um plafond de cerca de 2.500€, mas como sempre paguei a tempo e uma vez ou outra não pagava a 100%, eles foram aumentando o limite... sempre aumentando até fazer quase 10.000 Euros. Houve uma altura em que comecei a pagar sempre a 100% e a utilizar menos, e passado pouco mais de um ano cortaram o plafond para metade, inclusive sem mandar o aviso a que são obrigados por lei. depois disso foi sempre a cortar, e como eu fiquei lixado com a atitude anterior, passei a utilizar muito pouco, até que deixei de utilizar. Nessa altura o plafond já era menos do que o original [;)]

Basicamente, ninguém dá nada a ninguém. Se dá hoje, é com a esperança de receber mais cedo ou mais ou tarde. Eventualmente eles podem andar distraídos com a tua conta ou simplesmente ser incompetentes, porque se tu pagas sempre a 100% e nunca dás real lucro, porque razão é que eles continuam a oferecer-te crédito sem contrapartidas? [;)] A única razão que eu vejo é algum possível interesse em atingir objectivos locais com esse tipo de crédito, e se assim for, acabas por contribuir indirectamente para que eles tenham lucro contigo

..., porque se tu pagas sempre a 100% e nunca dás real lucro, porque razão é que eles continuam a oferecer-te crédito sem contrapartidas? [;)] A única razão que eu vejo é algum possível interesse em atingir objectivos locais com esse tipo de crédito, e se assim for, acabas por contribuir indirectamente para que eles tenham lucro contigo

Ora aí é que tu te enganas. O emitente ganha dinheiro directamente sempre que utilizas o cartão!
Como eu expliquei acima, o verdadeiro Cliente no modelo de negócio dos Barclaycard são os comerciantes. Os titulares do cartão são apenas, digamos, intermediários.

O modelo de negócio tradicional dos CC é o seguinte:
a) o titular paga a anuidade do cartão ao emitente
b) se não optar por pagar a 100%, o titular paga juros ao emitente
c) o comerciante, isto é, todo o sujeito que tenha contratado com a Unicre (entidade que gere os pagamentos de cartões em Portugal) o serviço de recebimentos com cartões, paga à Unicre, e esta ao respectivo emitente do CC, uma taxa de comissão. Pode ir dos 0,5% da transacção (mais coisa menos coisa) para grandes Clientes (Continente, Fnac, etc) até aos 2,5 e 3%, e se calhar até mais, para os pequenos clientes (restaurantes, etc).

A única coisa de que o Barclaycard prescinde no seu modelo de negócio é a alínea a). Tudo o resto é válido. Portanto eles têm sempre interesse que tu utilizes o cartão o mais possível. Porque mesmo eliminando a) e b), c) está sempre garantido.

Isto no barclaycard só se estás a falar em pagar SEMPRE sem excepção a 100% antes dos 50 dias.

Tenho o cartão há anos e sempre utilizei quando preciso e umas vezes pago a 100% e outras não. O que é certo é que começou com 1500€ e actualmente vou com mais de 4500€ de plafond. O que interessa é seres bom pagador.

cuidado com o pagar 100% umas vezes e outras não

foi nesse detalhe que o Citibank me vigarizou

a menos que as clausulas tenham mudado, já foi há muitos anos, funcionava assim:

se tivesses saldo em divida, fosse quanto fosse, começavas a pagar juros IMEDIATOS sobre toda e qualquer compra, os até 50 dias de credito gratuito pura e simplesmente desapareciam

como os juros não costumam ser fáceis de conferir as pessoas nem davam por isso

o meu azar, e sorte porque abri os olhos, foi que tinha o pagamento automático só 15% ou coisa parecida e depois liquidava o resto caso a caso

um mês qualquer esqueci-me de o fazer, mas que se lixe, eram 20 ou 30€ que ficaram por pagar , poucos juros dava

o grande galo foi que nesse mês seguinte saí em trabalho e debitei ao meu cartão muito dinheiro, mais de 1000€

ora no extrato do mês seguinte a marosca deles ficou evidente, tive de pagar juros sobre todos os 1020 ou 1030€

a partir daí fiz-lhes uma cruz e só aderi anos mais tarde ao Barclaycard (que sei ser o mesmo) para lhes sacar a máquina do café.

e por birra ainda hei-de cancelar o cartão e voltar a aderir um dia desses para lhes sacar mais qualquer coisa, se não der para aderir eu de novo adere a esposa [:cool:]

speccy

edit: e a Cetelem ainda não me respondeu para formalizar os 600€ em 20 x 30€ sem juros [:D][:D][:D][:D][:D] acho que lhes vou ligar

Última edição:
repesco este tópico, para não estar a abrir outro:

acabei de receber esta SMS manhosa da Cetelem

""SR speccy, ate 31/10 transfira os 600Eur disponiveis no seu
cartao de credito IKEA para a sua conta bancaria e reembolse em 20
MESES SEM JUROS. Ligue 707272727. TAEG 29,1%, para plafond de 600Eur
pago em 12 meses de capital iguais aos quais acrescem juros e
encargos, TAN 23,0%. Cetelem."

....

Isto é publicidade enganosa e ponto final.

cuidado com o pagar 100% umas vezes e outras não

foi nesse detalhe que o Citibank me vigarizou

a menos que as clausulas tenham mudado, já foi há muitos anos, funcionava assim:

se tivesses saldo em divida, fosse quanto fosse, começavas a pagar juros IMEDIATOS sobre toda e qualquer compra, os até 50 dias de credito gratuito pura e simplesmente desapareciam

como os juros não costumam ser fáceis de conferir as pessoas nem davam por isso

o meu azar, e sorte porque abri os olhos, foi que tinha o pagamento automático só 15% ou coisa parecida e depois liquidava o resto caso a caso

um mês qualquer esqueci-me de o fazer, mas que se lixe, eram 20 ou 30€ que ficaram por pagar , poucos juros dava

o grande galo foi que nesse mês seguinte saí em trabalho e debitei ao meu cartão muito dinheiro, mais de 1000€

ora no extrato do mês seguinte a marosca deles ficou evidente, tive de pagar juros sobre todos os 1020 ou 1030€

a partir daí fiz-lhes uma cruz e só aderi anos mais tarde ao Barclaycard (que sei ser o mesmo) para lhes sacar a máquina do café.

e por birra ainda hei-de cancelar o cartão e voltar a aderir um dia desses para lhes sacar mais qualquer coisa, se não der para aderir eu de novo adere a esposa [:cool:]

speccy

edit: e a Cetelem ainda não me respondeu para formalizar os 600€ em 20 x 30€ sem juros [:D][:D][:D][:D][:D] acho que lhes vou ligar

Em resposta ao bold, como é óbvio se tens saldo em divida irás sempre pagar juros. A questão do crédito de 50 dias é quando tens o saldo a 0 e utilizas plafond do cartão, não é quando te lembras de fazer uma compra de 50€ quando tens 500€ já em utilização e em divida. [:)]

Logo não é vigarice...

ou não compreendeste ou não quiseste compreender

apesar de ter um saldo em dívida , num cartão VISA normal, as novas compras continuam a ter o periodo de 30 a 50 dias para as pagar sem juros,

neles não é(era) assim

num cartão normal que feche extracto por exº a 20/cada mês

imagina que a 20/8 me vem um extrato com 40€ e dos quais eu só pago20€ no dia 30/8 imaginemos que são estas as datas de fecho e de limite pagamento.

depois por exº a 5/setembro faço outras compras no valor de 1000€ , ao dia 20/9 é emitido novo extrato

num cartão não vigarista esse novo extracto é composto de:

20€ saldo em divida
1€ juros sobre esses 20€
1000€ novas compras

TOTAL a pagar em 20/9 1021€

nesses viria algo assim
20€ saldo em divida
1€ juros sobre esses 20€
1000€ novas compras
50€ juros sobre os 1000€ compras

tudo nºs meio à sorte, mas pode-se fazer com nºs exactos

e não me venhas dizer que não é(era) assim porque eu sofri-o na pele

speccy

Em resposta ao bold, como é óbvio se tens saldo em divida irás sempre pagar juros. A questão do crédito de 50 dias é quando tens o saldo a 0 e utilizas plafond do cartão, não é quando te lembras de fazer uma compra de 50€ quando tens 500€ já em utilização e em divida. [:)]

Logo não é vigarice...

Ora aí é que tu te enganas. O emitente ganha dinheiro directamente sempre que utilizas o cartão!
Como eu expliquei acima, o verdadeiro Cliente no modelo de negócio dos Barclaycard são os comerciantes. Os titulares do cartão são apenas, digamos, intermediários.

O modelo de negócio tradicional dos CC é o seguinte:
a) o titular paga a anuidade do cartão ao emitente
b) se não optar por pagar a 100%, o titular paga juros ao emitente
c) o comerciante, isto é, todo o sujeito que tenha contratado com a Unicre (entidade que gere os pagamentos de cartões em Portugal) o serviço de recebimentos com cartões, paga à Unicre, e esta ao respectivo emitente do CC, uma taxa de comissão. Pode ir dos 0,5% da transacção (mais coisa menos coisa) para grandes Clientes (Continente, Fnac, etc) até aos 2,5 e 3%, e se calhar até mais, para os pequenos clientes (restaurantes, etc).

A única coisa de que o Barclaycard prescinde no seu modelo de negócio é a alínea a). Tudo o resto é válido. Portanto eles têm sempre interesse que tu utilizes o cartão o mais possível. Porque mesmo eliminando a) e b), c) está sempre garantido.

a mim parece claramente que as alíneas a) e principalmente a b) são responsáveis por quase todo o lucro dos emissores de cartões de crédito. Qual é a parte da comissão da Unicre que é repassada para os bancos? Tens conhecimento? No caso particular do Barclays, eles só possuem 0,31% das acções da Unicre. Se o interesse maior deles fosse a simples utilização do cartão, porque razão é que cortaram o meu plafond a partir do momento que eu comecei a não pagar juros? No teu caso particular, como dizes que fazes viagens, acabas por dar lucro com as taxas e conversões de moeda, se for esse o caso [;)]

isso que o speccy mencionou é bem verdade, se deixares de pagar a 100% no barclaycard, é praticamente impossível entender o sistema de juros que eles utilizam, o que não acontece com outros cartões de crédito. Não será literalmente uma "vigarice" pois está no contrato. No entanto, é bem diferente (para pior) dos cartões de crédito de bancos tradicionais.

isso que o speccy mencionou é bem verdade, se deixares de pagar a 100% no barclaycard, é praticamente impossível entender o sistema de juros que eles utilizam, o que não acontece com outros cartões de crédito. Não será literalmente uma "vigarice" pois está no contrato. No entanto, é bem diferente (para pior) dos cartões de crédito de bancos tradicionais.

sim, é escudado no contrato, mas continua a ser uma prática obscura

speccy

ou não compreendeste ou não quiseste compreender

apesar de ter um saldo em dívida , num cartão VISA normal, as novas compras continuam a ter o periodo de 30 a 50 dias para as pagar sem juros,

neles não é(era) assim

num cartão normal que feche extracto por exº a 20/cada mês

imagina que a 20/8 me vem um extrato com 40€ e dos quais eu só pago20€ no dia 30/8 imaginemos que são estas as datas de fecho e de limite pagamento.

depois por exº a 5/setembro faço outras compras no valor de 1000€ , ao dia 20/9 é emitido novo extrato

num cartão não vigarista esse novo extracto é composto de:

20€ saldo em divida
1€ juros sobre esses 20€
1000€ novas compras

TOTAL a pagar em 20/9 1021€

nesses viria algo assim
20€ saldo em divida
1€ juros sobre esses 20€
1000€ novas compras
50€ juros sobre os 1000€ compras

tudo nºs meio à sorte, mas pode-se fazer com nºs exactos

e não me venhas dizer que não é(era) assim porque eu sofri-o na pele

speccy

Tal como te disse, ainda é assim da forma que falas, se tens saldo em divida, é normal cobrarem juros sobre a totalidade de saldo em divida e não teres divisão de 1000€ em que 200€ gastaste há menos de 50 dias e o restante há mais de 50 dias.

Nem têm em lado algum a dizer que é assim que funciona. Alias, eles nas condições e até no site têm o seguinte:

"Crédito até 50 dias sem juros, para pagamentos a 100%".

O que entendes com isto?

Não os estou a defender, mas apenas considero vigarice as taxas de juro aplicadas, de resto, é normal.

Não, não é normal isso que dizes.

É assim no Barclaycard, mas não é normal, e dúvido que haja outros com o mesmo esquema.

Tenho ou tive Visas da Unicre, da CGD, do BPI, do BES, do Totta e nunca tal vi.

Mas é bom saber que há quem considere normal :-) a Barclaycard agradece a compreensão seguramente.

speccy

Tal como te disse, ainda é assim da forma que falas, se tens saldo em divida, é normal cobrarem juros sobre a totalidade de saldo em divida e não teres divisão de 1000€ em que 200€ gastaste há menos de 50 dias e o restante há mais de 50 dias.

Nem têm em lado algum a dizer que é assim que funciona. Alias, eles nas condições e até no site têm o seguinte:

O que entendes com isto?

Não os estou a defender, mas apenas considero vigarice as taxas de juro aplicadas, de resto, é normal.

Última edição:
É normal na medida em que está especificado nas condições de adesão...logo, é normal [:D]

Ao aceitar essas condições estamos a aceitar ou não?

no meu entender dizer que é normal é dizer que todos ou a maioria do VISAs o aplica, o que não é manifestamente o caso

speccy

PS: recebi agora por correio mais do mesmo do Cetelem , agora o "catch" está visivel:
é sem juros (eheh) mas tem uma bela comissão de financiamento à cabeça

as voltas que estes gajos dão à língua portuguesa para embelezar a coisa, a pessoa paga os juros à cabeça e ainda fica convencida que não pagou nenhums [:D][:D][:D][:D][:D]

Mas aí não és tu o cliente. O Cliente são os estabelecimentos que para aceitarem pagamentos com cartão de credito são obrigados a ter contrato com a Unicre, que por sua vez paga às entidades emissoras dos cartões de credito.
Sou eu que beneficio do credito gratuito.

E tanto pagam comissões os cartões de credito como de débito.

O que entendes com isto?

O meu período é de dia 9 a dia 9, sendo que é pago a totalidade desse período no dia 29 no mês em que finda o período. Ou seja, tem realmente 50 dias de credito gratuito. Quanto aos juros nao sei o que são, pois nunca paguei...

Voltar
Superior