credito cetelem??

O meu período é de dia 9 a dia 9, sendo que é pago a totalidade desse período no dia 29 no mês em que finda o período. Ou seja, tem realmente 50 dias de credito gratuito. Quanto aos juros nao sei o que são, pois nunca paguei...

Exactamente o que eu estava a dizer, desde que pagues tudo e não fiques com "saldo gasto" nunca tens cobrança de juros e realmente tens os 50 dias. Mas a questão dos juros é outra, estávamos a falar de cobrarem juros em simultâneo do que já estava gasto e do que foi gasto há menos de 50 dias.

a mim parece claramente que as alíneas a) e principalmente a b) são responsáveis por quase todo o lucro dos emissores de cartões de crédito. Qual é a parte da comissão da Unicre que é repassada para os bancos? Tens conhecimento? No caso particular do Barclays, eles só possuem 0,31% das acções da Unicre. Se o interesse maior deles fosse a simples utilização do cartão, porque razão é que cortaram o meu plafond a partir do momento que eu comecei a não pagar juros? No teu caso particular, como dizes que fazes viagens, acabas por dar lucro com as taxas e conversões de moeda, se for esse o caso [;)]

O modelo está testado deste o tempo do Citibank. Por alguma razão o Barclays lhes comprou este negócio.
O modelo de pagamentos entre a Unicre e os bancos é complexo. A comissão paga pelo comerciante, que é tecnicamente designada por Taxa de Serviço do Comerciante (TSC) é distribuída em várias partes: uma parte para a Unicre, uma parte para o emitente do cartão e uma parte para o banco que é dono do terminal de pagamento automático.
Mas o mercado dos cartões é muito grande. Recordo-me de ter visto num relatório qualquer do BdP que as comissões pagas em Portugal nas transacções com cartões ronda dos 3 mil milhões de euros por ano.
Quando o Barclays comprou o negócio dos cartões ao Citibank a falava-se num universo de 400 mil cartões à data, e desde aí os cartões Barclaycard tiveram um crescimento muito significativo, com as suas campanhas agressivas. Não me admirava muito que o Barclaycard tivesse conseguido dobrar aquele número.
Além disso estimo que a estrutura de custos seja muito leve. Os promotores ganham à comissão, a estrutura informática de gestão dos cartões deve estar subcontratada ao Barcalys plc, o custo do plástico é negligenciável. Enfim, deve ser um modelo de negócio bem interessante. Tão interessante que eles se dão ao luxo de não cobrar anuidade.

O modelo está testado deste o tempo do Citibank. Por alguma razão o Barclays lhes comprou este negócio.
O modelo de pagamentos entre a Unicre e os bancos é complexo. A comissão paga pelo comerciante, que é tecnicamente designada por Taxa de Serviço do Comerciante (TSC) é distribuída em várias partes: uma parte para a Unicre, uma parte para o emitente do cartão e uma parte para o banco que é dono do terminal de pagamento automático.
Mas o mercado dos cartões é muito grande. Recordo-me de ter visto num relatório qualquer do BdP que as comissões pagas em Portugal nas transacções com cartões ronda dos 3 mil milhões de euros por ano.
Quando o Barclays comprou o negócio dos cartões ao Citibank a falava-se num universo de 400 mil cartões à data, e desde aí os cartões Barclaycard tiveram um crescimento muito significativo, com as suas campanhas agressivas. Não me admirava muito que o Barclaycard tivesse conseguido dobrar aquele número.
Além disso estimo que a estrutura de custos seja muito leve. Os promotores ganham à comissão, a estrutura informática de gestão dos cartões deve estar subcontratada ao Barcalys plc, o custo do plástico é negligenciável. Enfim, deve ser um modelo de negócio bem interessante. Tão interessante que eles se dão ao luxo de não cobrar anuidade.

sim, para não cobrarem anuidade é porque vão buscá-lo a outro lado. Mas tens de concordar que no meio de tantos clientes haverão certamente alguns pouco interessantes, ou que inclusive dão prejuízo. O típico cliente ideal do cartão de crédito é aquele que paga sempre, nunca a 100%, mas que também nunca falha. Ou se falha, paga no mês seguinte e leva com uma comissão de 25 euros ou mais por atraso. No fim de alguns anos, mesmo que entre em incumprimento e a dívida seja incobrável, já lá terá deixado o capital do plafond + juros com uma taxa bem acima da média [;)]

Exactamente o que eu estava a dizer, desde que pagues tudo e não fiques com "saldo gasto" nunca tens cobrança de juros e realmente tens os 50 dias. Mas a questão dos juros é outra, estávamos a falar de cobrarem juros em simultâneo do que já estava gasto e do que foi gasto há menos de 50 dias.

Se o fazem, são abusadores.

Tenho outros cartões e não cobram juros do período em curso, apenas dos saldos não pagos de meses anteriores.

Voltar
Superior