Tens de ter mais humildade e perceber que não és o rei conhecedor do mercado português. Os conceitos e regras que falam não são aplicados de forma linear em todos os mercados.
Já te disse noutro tópico, atenta no que o topolino e outros users mencionam, isto é PT, não é os USA.
Mas deixo-te uma pergunta: achas que quem ganha o SMN ou pouco mais, tem motivação para exceder expectativas? Quem o assim decidir, mt bem, mesmo que não lhe seja reconhecido o valor. Mas de resto.....
E não confundir isto com o encostar à sombra da bananeira. Isso = merecia despedimento, mas, não é disso que o Topolino fala.
Bem mas isto é off topic, sai no contexto dos franceses serem ou não preguiçosos, eu devo dizer que aquelas alminhas arruaceiras num país como PT, coitados, ainda iam ficar mais revoltados.
Essa postura de coitadinho irrita-me, desculpa.
Em primeiro lugar, não se motiva com dinheiro.
Segundo, não é sustentável passar alguém de 600 para 3000 eur mensais, pelo que não percebo a desilusão de alguém que entra para o mercado do trabalho vir a receber pouco, se for o caso.
Terceiro, estudassem, que a maioria que recebe o SMN não quis saber dos estudos e já tinha idade para ter juízo. A quem a carapuça não serve, peco desculpas honestas pela generalizacao, que nem todos nascemos com as mesmas condições e alguns tiveram mais sorte que outros.
Quarto, estao assim tao mal, mudam-se. Vão para fora procurar algo melhor.
Agora chorar que não há motivação? Como diz o Prelude, achamos sempre que não ganhamos o valor justo. Mas há uma forma de não vir a ganhar mais nunca na vida, que é ficar à espera que te venham pagar mais, para que tu possas a vir trabalhar mais. É ao contrario que isto funciona.
Repara, tu proprio mencionas um ponto interessante, tal como dar devido valor - isto sim faz parte uma cultura que motiva a equipa. E sim, é um problema em Portugal. Mas que acho que a nova geração está a conseguir alterar para o melhor. Agora achar que mais 500eur por mês transformariam a motivação de alguém? Sim, durante dois meses...