Condutora exemplar - impressionante

Acho que já contei aqui uma vez daquela senhora da minha família que conduz com um post-it colado no volante com a localização dos pedais e para que servem, não já?:sh)

Tinha uma tia que quando conduzia dizia para si própria...

- Primeira... segunda (olhava para o esquema das mudanças) terceira... quarta... terceira (olhava para o esquema das mudanças) etc...

Tenho um caso na familia, que COMPROU a carta, e FELIZMENTE nunca mais conduziu logo após o dia que tirou a carta.Isto porque se estampou contra a própria casa, ao tentar guardar o carro na garagem.Serviu de susto e para ela ver que realmente não tinha aptidões para conduzir.
Para terem uma ideia, ela ao estacionar o carro tinha em mente o seguinte:
Duas voltas de volante para a direita, ando 2s para trás e 4 voltas de volante para a esquerda, mais dois segundos....e tá estacionado....ou não...[:D]
Repito que felizmente, ela nunca mais conduziu logo no dia a seguir ao qual comprou a carta.Caso contrário a esta hora já teria provocado muitos e muitos acidentes....

Para terem uma ideia, ela ao estacionar o carro tinha em mente o seguinte:
Duas voltas de volante para a direita, ando 2s para trás e 4 voltas de volante para a esquerda, mais dois segundos....e tá estacionado....ou não...[:D]

:eek:

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Estou-me a rir mas cada vez que penso que partilho as estradas diáriamente com gente assim perde logo a graça. Eu defendo exames de condução a toda a gente no máximo de 5 em 5 anos que seria a validade de uma carta de condução, renovável após aproveitamento nos respectivos exames teóricos e práticos que incluiriam toda uma panóplia de situações e ambientes, exames de várias horas, não seria apenas ir ali fazer uma inversão de marcha e um estacionamento.

E entrega definitiva da carta aos 65 anos.

Estou-me a rir mas cada vez que penso que partilho as estradas diáriamente com gente assim perde logo a graça. Eu defendo exames de condução a toda a gente no máximo de 5 em 5 anos que seria a validade de uma carta de condução, renovável após aproveitamento nos respectivos exames teóricos e práticos que incluiriam toda uma panóplia de situações e ambientes, exames de várias horas, não seria apenas ir ali fazer uma inversão de marcha e um estacionamento.

Isso é muito giro e percebo a tua maneira de ver as coisas, concordando em parte com ela. Concordo na parte do exame prático. No teórico, e se for como é actualmente, que é mais um teste de interpretação da língua portuguesa que outra coisa, eu dispenso fazê-lo de 5 em 5 anos, obrigado! [8b]

Lol?

Menos... menos entusiasmo. Lol.
Então explica-me lá porque é que o meu avô que foi motorista toda a vida e conduz melhor que muita gente (e não estou a falar de andar a 20 km/h) e que mora a cerca de 15 kms da vila ia ter de andar de taxi, a pé ou à boleia? Só porque já tem 73 anos?
Ou explica-me qual a necessidade de uma pessoa com 33 anos fazer, por exemplo, um exame teórico ou prático, especialmente com várias horas de duração? Sobre o teórico, digo-te que a maior parte das situações não se dão porque as pessoas não saibam, mas porque não querem saber. Do prático... um exame, ainda vá lá, concordo contigo (já vi pessoal que tira a carta e não conduz durante uns anos... quando volta a pegar num carro mais valia nunca ter tirado a carta que não tinha desperdiçado dinheiro). Com os diversos ambientes... então é bom que se criem infra-estruturas para isso, não é obrigar o pessoal a ir à capital de distrito para fazer isso. Mas as várias horas de duração... uhm... não.

Lol?

Menos... menos entusiasmo. Lol.
Então explica-me lá porque é que o meu avô que foi motorista toda a vida e conduz melhor que muita gente (e não estou a falar de andar a 20 km/h) e que mora a cerca de 15 kms da vila ia ter de andar de taxi, a pé ou à boleia? Só porque já tem 73 anos?
Ou explica-me qual a necessidade de uma pessoa com 33 anos fazer, por exemplo, um exame teórico ou prático, especialmente com várias horas de duração? Sobre o teórico, digo-te que a maior parte das situações não se dão porque as pessoas não saibam, mas porque não querem saber. Do prático... um exame, ainda vá lá, concordo contigo (já vi pessoal que tira a carta e não conduz durante uns anos... quando volta a pegar num carro mais valia nunca ter tirado a carta que não tinha desperdiçado dinheiro). Com os diversos ambientes... então é bom que se criem infra-estruturas para isso, não é obrigar o pessoal a ir à capital de distrito para fazer isso. Mas as várias horas de duração... uhm... não.

O teu avô com 73 anos conduz melhor que muita gente (se o dizes, acredito) e com 80, podes garantir o mesmo? A visão, audição, reflexos e coordenação motora dele são as mesmas de há 20 ou 30 anos atrás? Por isso defendo uma idade limite para se conduzir, e cada vez mais, diariamente leio notícias de septuagenários em contra mão na AE, se uma lei dessas impedir a carnificina que mais tarde ou mais cedo vai acontecer já valeu a pena! E nessa altura venho aqui desenterrar este tópico...

Os exames práticos a um gajo de 33 anos servem para isso mesmo, para ver se o gajo sabe o que anda a fazer na estrada ou se tem de contar as voltas do volante para estacionar ou se usa papelinho com a localização dos pedais, só para dar dois exemplos que já apareceram neste tópico.

O teu avô com 73 anos conduz melhor que muita gente (se o dizes, acredito) e com 80, podes garantir o mesmo? A visão, audição, reflexos e coordenação motora dele são as mesmas de há 20 ou 30 anos atrás? Por isso defendo uma idade limite para se conduzir, e cada vez mais, diariamente leio notícias de septuagenários em contra mão na AE, se uma lei dessas impedir a carnificina que mais tarde ou mais cedo vai acontecer já valeu a pena! E nessa altura venho aqui desenterrar este tópico...

Os exames práticos a um gajo de 33 anos servem para isso mesmo, para ver se o gajo sabe o que anda a fazer na estrada ou se tem de contar as voltas do volante para estacionar ou se usa papelinho com a localização dos pedais, só para dar dois exemplos que já apareceram neste tópico.

Mas a idade limite para conduzir já é um conceito... simplesmente não existe um valor fixo e acho bem. Aliás, se não me engano, agora ele vai ser reavaliado a cada 2 anos, certo? E acho bem. Porquê estar a definir um limite para todos? Alguns nem com 20 anos tinham capacidade para conduzir, quanto mais...

Concordo com o que dizes dos exames de 5 em 5 anos. Prático (e disse-o no post). Teórico? Como disse - muitos não é que n saibam... n querem saber.
Do prático, as diversas situações, mentenho a reserva da criação de infraestruturas. Da duração de diversas horas, mantenho um fervoroso NÃO. Daqui a pouco queres que uma pessoa passe mais tempo a mostrar que sabe conduzir que a defender uma tese de mestrado.

Queria-te ver com 65 anos e se tivesses em pleno das tuas actividades a dizer isso..

A vida não acaba aos 65, e mais, acredito que muita gente ainda conduz "bem" com esta idade..
Possivelmente em pleno da tua actividade mental, das tuas capacidades e a teres que depender de outro para ires para onde quer que fosse, só porque alguem decidiu que todos aos 65 estavam velhos e sem capacidade de conduzir.

Quanto ao resto, exames teóricos de português de 5 em 5 anos? Descabido!

Quanto ao pratico, ainda vá que não vá..! Mas não podia ser algo nos moldes actuais, porque quem passa no exame pratico não quer dizer que saiba conduzir. Sabe o mínimo para se safar no transito, o resto tem que aprender por ela própria.

Uma pessoa ganha vícios ao longo do tempo, ir fazer um exame e estar sempre a ser repreendido porque conduzo com uma mão no volante, porque etc etc quando me safo X vezes melhor do que uma pessoa que acabou de tirar a carta e fez um exame todo direitinho, também é surreal, irrisório, descabido

Última edição:
Eu sou suspeito porque levo TODOS os dias com senhores de respeitável idade a fazerem merd@ nas estradas, todos os dias mesmo. E não o fazem por falta de civismo como os mais novos, fazem-no por manifesta incapacidade de fazerem melhor. E isso preocupa-me porque a falta de civismo pode ser minorada através de punição, a incapacidade não.

Coincidência do caneco, 90% ou mais dos sustos que apanho são causados por pessoas de idade avançada. Moro num local ainda meio rural e com população bastante envelhecida e sei bem do que estou a falar, quando morava em Lisboa não tinha noção nenhuma disto, nem nunca me passou pela cabeça algum dia defender uma coisa destas, se o faço agora é porque tenho motivos fortes para o fazer.

Vão pela nacional a 30 kmh e ainda travam antes das curvas, pela AE a 80 na faixa do meio entrando logo sem usar a faixa de aceleraçao, nao fazem piscas e quando o fazem viram para o outro lado, conduzem aos esses, param de repente sem avisar para cumprimentarem o tizé das couves, andam ás escuras com nevoeiro cerrado, até já levei com um em contra mão na AE :eek: isto é todos os dias, já cansa.

São todos assim? Não. Mas são demasiados.

Voltar
Superior