Condomínio

Porra, que gente má que tem como vizinhos!

Cá para mim a Sra Administradora quis que o vizinho lhe passasse o chão a pano, o vizinho não quis, que além de ser casado e feliz a Sra administradora era um ganda camafeu, vai daí a Sra ficou danada e agora encontrou a melhor altura para se vingar!!!!!!!!! :sh)
Tive este "filme" há dias no condomínio do meu prédio...[8b]
A Srª, com tanta vontade em fazer "boa figura" nem viu a figura de urso que fez na reunião... [:)]
Palavras para quê?? Era uma "Sô-toura" logo... devia pensar que a tinha bordada a ouro... mas só se fosse para a amiga dela, pois o que ela curte é mesmo cenas de gajas com gajas...

Porra, que gente má que tem como vizinhos!

Cá para mim a Sra Administradora quis que o vizinho lhe passasse o chão a pano, o vizinho não quis, que além de ser casado e feliz a Sra administradora era um ganda camafeu, vai daí a Sra ficou danada e agora encontrou a melhor altura para se vingar!!!!!!!!! :sh)

Sempre com um smile [:p]

Também acho um absurdo, sendo uma pessoa que sempre agiu de boa fé, nunca falhou em nada em relação ao condomínio. Agora sim, está com algumas mensalidades de condominio em atraso, e não pode pagar de uma vez o valor pras obras devido a situação económica em que se encontra.

A sra. administradora (condómina ) e um outro é que se estão a armar em parvos...

A administradora nem é dona do prédio nem tem o poder absoluto no condomínio.
Basta aos restantes condóminos marcar uma reunião extraordinária para arrumar com o assunto de uma vez por todas, mesmo que isso faça a administradora engolir alguns sapos. [;)]

Se não existe dinheiro no condomínio para suportar a despesa desse condómino é mais complicado. Se o senhor se propõe a pagar a prestações e existem indícios que de facto este está com dificuldades financeiras, eu daria o beneficio da dúvida ao sr./sr.ª e deixar andar um pouco a ver se ele cumpre com o acordado.

A pessoa está efectivamente desempregada e aguarda que lhe seja concedido subsidio de desemprego ( que é pouco).

Ele propos-se a pagar em prestações. O administrador é que não quer. Só o administrador e outro condómino é que acharam bem entregar a um advogado para seguir judicialmente.

Os restantes nem por isso.

Mas essa situação foi discutida e votada em Assembleia Geral?
Se sim, não é a vontade de duas pessoas que se sobrepõe à da maioria.

Por acaso, no meu prédio existe actualmente uma situação exactamente igual, e em que em votação foi aceite que o condómino que está desempregado pague o seu valor em prestações. Entretanto, e como as obras vão avançar, usa-se o respectivo valor dessa fracção retirando-o do fundo de reserva do condomínio, e depois à medida que ele for pagando vai-se repondo o fundo.

Chegámos realmente a um ponto complicado como sociedade, é a ver quem mata e esfola mais depressa.

O individuo está desempregado e não dinheiro, logo aí deveria haver alguma (se não muita) compreensão para uma situação dificil, embaraçosa e que nos pode afectar a todos. Além do mais o individuo diz que até paga mas tem de ser a prestações porque doutra forma não dá, e a solução é para tribunal porque nem que ele esteja a morrer de fome, obrigado ou não o condominio vai ter que pagar... [8b]

Eu posso estar muito enganado, ou então os meus pais ensinaram-me de forma errada, mas não consigo compreender certas pessoas, parecem animais.

Chegámos realmente a um ponto complicado como sociedade, é a ver quem mata e esfola mais depressa.

O individuo está desempregado e não dinheiro, logo aí deveria haver alguma (se não muita) compreensão para uma situação dificil, embaraçosa e que nos pode afectar a todos. Além do mais o individuo diz que até paga mas tem de ser a prestações porque doutra forma não dá, e a solução é para tribunal porque nem que ele esteja a morrer de fome, obrigado ou não o condominio vai ter que pagar... [8b]

Eu posso estar muito enganado, ou então os meus pais ensinaram-me de forma errada, mas não consigo compreender certas pessoas, parecem animais.

Infelizmente é este o rumo que a sociedade actual está a levar...

valores é coisa do passado :(

Desculpem a ignorância, nunca morei num prédio, logo não sei como as coisas funcionam, mas sempre pensei que as mensalidades que os condóminos pagam fossem para a manutenção do mesmo e para fazer obras. Então uma pessoa paga mensalmente e depois ainda tem que pagar obras? Claro que isto que escrevi varia consoante o valor do condomínio, mas pelo que sei nunca não é muito baixo.
Relativamente ao caso em concreto, como já referiam a administradora está a tratar do assunto com má fé, pois sabe da situação do condómino e sabe também que tratar do assunto por via judicial vai custar mais que os 500€ das obras, logo o que me parece é que há alguém a querer lixar alguém.

Desculpem a ignorância, nunca morei num prédio, logo não sei como as coisas funcionam, mas sempre pensei que as mensalidades que os condóminos pagam fossem para a manutenção do mesmo e para fazer obras. Então uma pessoa paga mensalmente e depois ainda tem que pagar obras? Claro que isto que escrevi varia consoante o valor do condomínio, mas pelo que sei nunca não é muito baixo.
Relativamente ao caso em concreto, como já referiam a administradora está a tratar do assunto com má fé, pois sabe da situação do condómino e sabe também que tratar do assunto por via judicial vai custar mais que os 500€ das obras, logo o que me parece é que há alguém a querer lixar alguém.

A mensalidade do condomínio serve quase toda para despesas correntes: limpeza, água, etc... Uma pequena parcela vai para um fundo de reserva para obras, mas essa parcela é pequena (cerca de 10%).

Se o prédio não tiver elevadores as quotas de condomínio nem são caras, com elevadores o preço dispara.

Quando é preciso realizar obras maiores ou aparecem situações inesperadas é claro que o dinheiro do fundo de reserva não chega.

As mensalidades servem efectivamente para pagar as despesas correntes e para juntar algum dinheiro no caso de ser necessário fazer obras. Mas nem sempre se consegue juntar os €€€ suficientes para as fazer...
Ás vezes os condóminos queixam-se que pagam muito por mês, mas depois há os casos em que se pretende fazer obras e aí esse valor "grande" já vai ajudar (e de que maneira) a que as obras sejam feitas sem grandes custos extra para os condóminos.
Depois há a situação oposta: paga-se o indispensável por mês, e quando se quer fazer obras é uma "dor de cabeça" reunir o dinheiro necessário para as fazer, para cada condómino torna-se mais complicado pagar esse valor extra.
Quanto á má fé da Administradora... só lhe desejo que num futuro próximo não se veja num papel de desempregada, pois o que ela está a fazer de má fé, podem-lhe fazer a curto/médio prazo!!
Falta bom censo, hoje em dia, a muita gente...

Eu para já não pago condomínio, mas bevemente irei mudar-me para um edificio com 18 apartamentos e como tál pagar cerca de 30€ dessa treta!!! Ora 30€ x 18 dá 540€ todos os meses, isso não chegará para as despesas???

Só se fizerem fazer obras todos os meses :confused:

Eu para já não pago condomínio, mas bevemente irei mudar-me para um edificio com 18 apartamentos e como tál pagar cerca de 30€ dessa treta!!! Ora 30€ x 18 dá 540€ todos os meses, isso não chegará para as despesas???

Quando descobrires o que custam os contratos de manutenção de elevadores (por lei tem que ser feita todos os meses, o que é um absurdo, mas enfim...) e a electricidade que estes consomem, vais perceber onde morre o dinheiro...

Quando descobrires o que custam os contratos de manutenção de elevadores (por lei tem que ser feita todos os meses, o que é um absurdo, mas enfim...) e a electricidade que estes consomem, vais perceber onde morre o dinheiro...

E quando tiverem de fazer a impermeabilização do edifício então é que é a doer...

Essa conta está mal feita, a não ser que os 18 apartamentos tenham a mesma permilhagem.

Ps: Esqueci fazer a citação ao post do biker:"Eu para já não pago condomínio, mas bevemente irei mudar-me para um edificio com 18 apartamentos e como tál pagar cerca de 30€ dessa treta!!! Ora 30€ x 18 dá 540€ todos os meses, isso não chegará para as despesas???"

Última edição:

Só para mudar o telhado do meu predio gastámos o ano passado 7500€, antes foi a pintura 4000€ e este ano iremos mudar portão de garagem e mais umas tretas.
O dinheiro evapora-se .

Ainda falta os custos mensais da senhora da limpeza.

Vê-se bem que não passaste ainda por isso.

Contas rápidas de um prédio de 12 pisos (24 fogos + casa da porteira alugada)

LUZ: 200€ mês.
Elevadores (2): 400 e uns trocos mês.
Limpeza: 225.
Água: 20€ mês.
E mais as despesas correntes e já podes ter noção dos custos de manutenção de um prédio!!! e não tem grandes luxos (salva-nos a casa da porteira alugada para apenas se pagar 30€ e ainda conseguir juntar algum dinheiro ao fim do ano)

Vê-se bem que não passaste ainda por isso.

Contas rápidas de um prédio de 12 pisos (24 fogos + casa da porteira alugada)

LUZ: 200€ mês.
Elevadores (2): 400 e uns trocos mês.
Limpeza: 225.
Água: 20€ mês.
E mais as despesas correntes e já podes ter noção dos custos de manutenção de um prédio!!! e não tem grandes luxos (salva-nos a casa da porteira alugada para apenas se pagar 30€ e ainda conseguir juntar algum dinheiro ao fim do ano)
Modo inspector das finanças ligado:
E pões a tua parte do aluguer no teu modelo 3?
Passa para cá o carcanhol
inspector das finanças off

A administradora não pode ter despesas de natureza legal sem submeter um orçamento adicional ou rectificativo à assembleia, porque quase de certeza (convém confirmar) que nem orçamento ordinário (o "normal") nem o extraordinário (o de "obras") tem rúbricas para contencioso.

Voltar
Superior