Condomínio

AJ2005

New member
Será que alguém me pode esclarecer uma dúvida sobre administração do condomínio?

A questão prende-se com obras realizadas no prédio. Um dos condóminos alega não ter capacidade financeira para pagar o montante que lhe compete, sendo que nunca concordou com as obras, mas "venceu a maioria".

O condómino em questão está até desempregado e quanto muito poderá pagar o valor das obras que lhe compete ( cerca de 500€ ) em prestações.

A adminitração do condomínio que é feita pelos proprios condóminos, um ano cada um, quer entregar o caso a um advogado para "obrigar " a pessoa a pagar.

Questiono se para se entregar a situação a um advogado tem que haver concordância de todos os condóminos ou se pode o actual administrador tomar essa decisão?

Questiono também se essa situação tem que ficar escrita em acta?

Obrigada

A entrega do caso a um advogado é uma função de administração, logo não requer rectificação em assembleia de condóminos, embora assim fique reforçada a acção e também aliviada a responsabilidade do administrador.

Bem..se o homem não tem dinheiro, não é o advogado que vai desencantar o dinheiro, não é?

Agora, se existem sinais de que a vida afinal pode não estar tão mal como ele a pinta, se calhar vale a pena avançar com um processo...

Essa opção das prestações não é viável para o condomínio ou ele é que não quer, mesmo?

500€ não é grande dinheiro mas até pode ser uma fortuna para quem está sem emprego. Porque não aceitar o pagamento em prestações da parte dele?

A pessoa está efectivamente desempregada e aguarda que lhe seja concedido subsidio de desemprego ( que é pouco).

Ele propos-se a pagar em prestações. O administrador é que não quer. Só o administrador e outro condómino é que acharam bem entregar a um advogado para seguir judicialmente.

Os restantes nem por isso.

A pessoa está efectivamente desempregada e aguarda que lhe seja concedido subsidio de desemprego ( que é pouco).

Ele propos-se a pagar em prestações. O administrador é que não quer. Só o administrador e outro condómino é que acharam bem entregar a um advogado para seguir judicialmente.

Isso é uma estupidez. Se o condómino quer pagar em prestações (desde que sejam minimamente viáveis) então recusar isso é uma enorme burrice, já que os custos judiciais serão até muito mais elevados para o condomínio.

Neste caso, se fosse eu o administrador, levava o caso á assembleia e depois que a decisão fosse de todos e não só minha, o que é muito arriscado.

São portanto 2 caga milhões que querem entrar na via judicial.

Façam uma assembleia, e discutam isso com votos.

Temos um caso semelhante no meu predio.
Uns quantos devem e vão para julgado de paz, pois nem se dignam a aparecer nas reuniões.
Um dos que deve não vai para via judicial pois expos a falta de liquidez e está a pagar 2 meses de cada vez.
Com conversa tudo se resolve.

Se o homem quer pagar, apesar das dificuldades que tem, ainda lhe querem meter um processo em cima? Custa muito facilitar a forma de pagamento?

Há coisas que não entendo... :sh)

Pah, se fosse um vizinho meu e as obras no prédio resolvessem problemas que me afectam, eu próprio preferia entrar com os 500€ de quotas em avanço, e depois o vizinho que fosse pagando a minha quota mensal e a dele para ficar tudo resolvido. Não é por 500€ que se param obras, muito menos que se vai para tribunal.

Também acho um absurdo, sendo uma pessoa que sempre agiu de boa fé, nunca falhou em nada em relação ao condomínio. Agora sim, está com algumas mensalidades de condominio em atraso, e não pode pagar de uma vez o valor pras obras devido a situação económica em que se encontra.

A sra. administradora (condómina ) e um outro é que se estão a armar em parvos...

Também acho um absurdo, sendo uma pessoa que sempre agiu de boa fé, nunca falhou em nada em relação ao condomínio. Agora sim, está com algumas mensalidades de condominio em atraso, e não pode pagar de uma vez o valor pras obras devido a situação económica em que se encontra.

A sra. administradora (condómina ) e um outro é que se estão a armar em parvos...

Enfim.. tentem chamar essas pessoas à razão.

Pah, se fosse um vizinho meu e as obras no prédio resolvessem problemas que me afectam, eu próprio preferia entrar com os 500€ de quotas em avanço, e depois o vizinho que fosse pagando a minha quota mensal e a dele para ficar tudo resolvido. Não é por 500€ que se param obras, muito menos que se vai para tribunal.

Os tribunais nem deviam aceitar estes casos. O custo/hora de um juiz, mais tudo o resto, não paga o valor em causa.

Ainda por cima algo que parece simples de resolver, visto que a pessoa até quer pagar.

Uma maneira (parva) como qualquer outra para querer rebaixar e humilhar um vizinho de quem não gostam, não? [;)] Eu não sei quantos condóminos são nem a capacidade de votos que esses dois têm, mas se ficarem abaixo de 50% que vão dar uma volta ao bilhar. As coisas resolvem-se falando à mesa primeiro, os tribunais servem para quando se esgota a via do entendimento.

Esse administrador de condomínio deve ser deveras inteligente. Então não aceita que o homem pague em prestações e quer seguir para a via judicial.

Ele não deve é saber que qualquer juiz (mas mesmo qualquer um) vai conceder o benefício de pagamento em prestações ao condómino.

Ou seja, vai-se é desperdiçar dinheiro com custas e honorários.

Sinceramente existe muita gente que não tem compreensão nenhuma.

Nitidamente sabem que colocar o caso ao advogado, esses 500€ vão-se esfumar em custos judiciais e advogado, logo serve apenas e só para assustar/humilhar a pessoa em questão.

Depois admiram-se que existe tanta gente que se dá mal com os vizinhos.

Um advogado requer dinheiro, não é? Dinheiro do condominio, certo?

Ele que use o dinheiro do advogado para entrar com a parte desse condomino que não tem possibilidade de pagar. Ah, e também que aprenda alguns valores morais.

Porra, que gente má que tem como vizinhos!

Cá para mim a Sra Administradora quis que o vizinho lhe passasse o chão a pano, o vizinho não quis, que além de ser casado e feliz a Sra administradora era um ganda camafeu, vai daí a Sra ficou danada e agora encontrou a melhor altura para se vingar!!!!!!!!! :sh)

Voltar
Superior