Comprei (Devolvi) um convector

Penso que por estar mal isolado, o tecto e a parede que dá para o exterior ficam muito frias e quando o calor chega a estes, forma-se condensação.
É isso mesmo. Quando a diferença de temperatura entre as paredes/tecto e o ar é muito elevada, o vapor de água condensa.

É isto que acontece nos vidros do nossos carros quando o ar interior está muito quente relativamente ao ar exterior: os vidros ficam muito mais frios que o ar interior e pimba, forma-se condensação.

Há duas formas de evitar a condensação: melhorar o isolamento das paredes/tecto de forma a que elas não arrefeçam tanto ou então diminuir a temperatura do ar interior.

PS: estive a ver as características técnicas dos ACs que me estão a aquecer neste preciso momento e são interessantes:

• Consumo eléctrico: 1250 W
  • Potência calorífica: 4000 W
Ou seja, gasta menos de um terço que um aquecedor resistivo, como um convector ou um aquecedor a óleo [;)]

Pelo que tenho lido neste tópico chego à conclusão que o sistema mais vantajoso para climatização será sempre o AC pois tem a vantagem da eficiência de aquecimento e ainda a de ter a capacidade de refrigeração no verão!

Desta forma, pq é que há quem invista noutros equipamentos?

edit: Ah e tal, a electricidade... Se houver capacidade para investir em microgeração fotovoltaica ou micro turbina eólica e aliando à tarifa bi-horária poderá ser económicamente agradável!

Última edição:
Já foi dito numa revista da DECO q a maneira mais económica de aquecer é um ar condicionado.

Na minha sala tenho um A/C, em 5 min já tenho a sala quente! apr:)

Com que temperatura exterior?

Eu tenho 3 A/C e digo-te aqui no Porto agora com esta vaga de frio (temperaturas à noite de -1) já nao demora 5 minutos a meter 20 graus.

É mais 60..90 minutos mas entende-se.

É o unico inverno que vejo que o AC não é suficiente (provavelmente para estas temperaturas tinha de ser a versão logo a seguir (mais potencia).

Eu estou a pensar colocar no hall (os A/C estão nos 2 quartos e sala) é daquelas pedras radiantes...para ajudar ao aquecimento global.

Alguém tem estas pedras?

Mas quem liga os aquecedores às 22h? Mesmo que se deite tarde, as casas arrefecem mais cedo. É uma pura manobra da EDP para nos obrigar a gastar energia quando é menos cómodo. Para as máquinas loiça/lavar/etc. tudo bem, agora para os aquecimentos/AC's?

Ao domingo é o dia todo economico (a modalidade que tenho de bi horario).

À semana chego as 20 ou 22 (se for ao ginasio) e as 20 chega perfeitamente.

Das 20 as 24 (horario nao vazio) ainda gasta mas tambem a factura nao é assim tanto.

Repito que sou do Porto e com o AC a full gas em novembro e dezembro para t2 de 100m2 gastei 600 euros/ano.

PS(600 euros é a factura total: Falo de aquecedor radiador para tomar banho em cada casa de banho, 1 PC de 500 watts, frigorifico, forno)

600 euros em 2008.

Tenho 3 AC (sala de 28m2 , 2 quartos de 15 m2 cada).

Falta-me algo que aqueça o hall (10 m2).

os 600 euros, já me esquecia, também alimenta 1 radiador de 1000 w na cozinha.

Onde janto todos os dias

Isso parace ser simples condensação.

Em dias mais frios também me acontece em casa. Também moro no 3º andar com uma especie de terraço por cima.

Penso que por estar mal isolado, o tecto e a parede que dá para o exterior ficam muito frias e quando o calor chega a estes, forma-se condensação.

Também estava mais inclinado para esta hipotese.
Como já sei que o terraço está mal isolado deve ser disso.

A solução até as obras é usar o AC nos 20º (nunca acima dos 22º), mas fico em panico quando vejo as tais gotas de água no tecto...

Os Acumuladores de Calor com pedras vulcânicas publicitados pela EDP são superior ao Ar Condicionado ou não??

Não!
São pesados, lentos, mas mesmo muito lentos a aquecer, tem de estar ligados a noite toda para funcionar bem, demoram +/- 3 dias a começar a dar calor, e são uns mostrengos enormes, maiores quer os AC.

Uma pergunta aos entendido.
Eu nunca percebi muito bem isso do AC aquecer sem resistencia electrica, mas a minha duvida é a seguinte: exite algum aparelho com a tecnologia de (só) aquecimento dos AC's mas que seja portatil? É que para mim o maior defeito dos ac's é serem fixo.
Obrigado

Para quem possui aquecimento central a gasóleo.
- Qual o preço da montagem ?
- Qual a area da habitação ?
- Montante gasto anualmente em aquecimento?
Obrigado.

Não!
São pesados, lentos, mas mesmo muito lentos a aquecer, tem de estar ligados a noite toda para funcionar bem, demoram +/- 3 dias a começar a dar calor, e são uns mostrengos enormes, maiores quer os AC.
Subscrevo, em casa do meu pai, no inverno se passo lá o fds só com este acumulador de calor, de facto só no 3 dia é q o quarto começa a ficar quente, tenho q ter no quarto um radiador de oleo para aquecer mais depressa
Isso é bom em casas sempre habitadas.

Para quem possui aquecimento central a gasóleo.
- Qual o preço da montagem ?
- Qual a area da habitação ?
- Montante gasto anualmente em aquecimento?
Obrigado.
Com o preço do petróleo q esta sempre a subir eu n arriscava nisso, se bem agora q baixou mas mais tarde de certeza que a tendência é para subir outra vez

Última edição:
Voltar
Superior