Comprar um carro é do pior...

Rachas no vidro podem acontecer por pedras projectadas por outros veículos, sobretudo camiões.

Não é no vidro, é só mesmo nas borrachas de lado, como se algo tivesse roçado ou embatido nas borrachas com tanta força que esfacelou um bocado, a minha ideia inicial seria que o carro tivesse tido um acidente e o capô ao vir para trás teria estragado a borracha, mas como ainda está num local tão alto e distante da base do capô, o carro teria que ter ficado num accordion.
Vou questionar o vendedor, que provavelmente me vai dizer que foi uma mosca com capacete que provocou aquilo...

dos exemplos que referiste, apenas um só podia acontecer num carro a gasolina.. A questao das bobines.
Tudo o resto, podia acontecer num carro a gasoleo.
Nunca disse que carros a gasolina sao infaliveis. Claro que são. O que eu digo é que os carros a gasoleo mais modernos, nada tem a haver com os 1.9 tdis que tavamos habituados a ver fazerem 300 e 400 mil sem grandes stresses. Esqueçam isso.
Para quem tem um carro a gasoleo mais recente o meu conselho é: fap fora ,egr fora, revisoes a tempo e horas e gasoleo do melhor.. E ja se poupam a muitos stresses.

Mas o que te quis transmitir é que se eu olhar para a minha estatística, os carros a diesel são mais fiáveis, ainda que possam ser mais complexos. Se é verdade ou não, num sentido lato, de facto não sei, mas o que eu vivi para mim conta muito.

Não é no vidro, é só mesmo nas borrachas de lado, como se algo tivesse roçado ou embatido nas borrachas com tanta força que esfacelou um bocado, a minha ideia inicial seria que o carro tivesse tido um acidente e o capô ao vir para trás teria estragado a borracha, mas como ainda está num local tão alto e distante da base do capô, o carro teria que ter ficado num accordion.
Vou questionar o vendedor, que provavelmente me vai dizer que foi uma mosca com capacete que provocou aquilo...

O gelo também pode fazer isso às borrachas.

O que é hypermiling?

Quanto ao fap é certo que aquilo é um empecilho, comprei há 2 meses um carro com isso e volta e meia quando estou a chegar a casa é que lembra se de regenerar, ou aguento um pouco ou deixo o ligado uns minutos mas depois aquilo continua o processo, ouve se a ventoinha a funcionar, mesmo perguntando ao dono anterior, disse nunca ter tipo qualquer problema, referiu o gasoleo premium etc, que tambem coloco, e sempre sempre que vou para AE dou uma esticadela, já falaram em meter uma mdudança baixa e andar ali por volta das 3000 e pouco rpm.

Tenho desde 2006 um A4 de 98 com motor afn 110 com 387k, nunca tive problemas com turbos/mafs etc, desde que haja certos cuidados, as coisas duram.

É a técnica de conduzir da forma mais económica possível. Não necessariamente é andar a 1000 rpms, aliás até é contra-producente para o caso. O ideal é rolar nos regimes de conforto, e com pouca carga, tentando aproveitar ao máximo a orografia do terreno.

Quanto ao FAP, se deixas ligado ao ralenti quando está a regenerar, o ciclo acaba por abortar. Mais vale desligares que depois reinicia quando voltares a ligar o carro. O que eu faço quando noto a regeneração (em andamento é difícil), tento não deixar as rpms cair das 2 mil. Se estiver em AE, 2500 rpms em regime constante é a minha postura. Em carros automáticos, coloco a caixa em modo sport (exactamente pelas rpms mais elevadas).

Ir para a AE dar uma esticão só resolve se o FAP estiver para regenerar, porque se assim não for o caso, nada faz ao mesmo. Ele só regenera quando a saturação, juntamente com um determinado número de parâmetros, estiver acima de X valor.

Voltar
Superior