Comprar um carro é do pior...

Mas não é mais velho! é da idade do que queres comprar neste momento (+-2016)

Sim, este nem é "velho" nem "novo", ficou no ponto intermédio com o valor intermédio do orçamento. Basicamente seria €9000 ano 2013 e €15000 ano 2019, este ficará a 12.000 ano de 2016. [;)]
Vou amanhã fazer uma "inspecção" visual mais atenta e na quarta fazer um test-drive, se não encontrar defeitos de maior ou não haver alguma coisa escondida com o carro que eu venha a descobrir, devo fazer o investimento, ou vou andar a "ver" carros para sempre :(

Sim, mas lá está, pelo total dos €15.000, depois era cena de ... por mais €3.000 até comprava um Dacia a Gasóleo novo, e por mais €3.000 até comprava...
Isto para quem já comprou uma placa gráfica para o PC conhece o sentimento [8b]

Sim, penso que este é o mesmo motor que equipa os VW Polo, e dizem que andam que se fartam e duram, não sei além do motor que semelhanças existem entre ambos, se é só mesmo o bloco que é igual ou basicamente todo o sistema, como injectores, filtros, caixa, etc... quando dizem que é o mesmo motor de tal "marca", não sei o que o "mesmo" engloba.

sim a mecanica do polo e da ibiza são iguais

Parece um negócio muito bom, mas 3 portas está fora de questão para mim, talvez se ainda fosse solteiro e a família não tivesse crescido [:D]
Esse é só um exemplo se tentares um Kia, arranjas desde Rio, Ceed, Ceed SW, Stonic por menos de 15000€ e com ainda pelo menos 3 anos de garantia total da marca

Eu não disse que os carros antes não tinham problemas, o meu corsa de facto tem tido um motor impressionante como os 500.000km provam, mas de resto... não há uma luz que seja a funcionar nos tabliers, os vidros descem se os empurrar-mos, motores de arranque e alternadores já foram uns quantos, agora deixa uma poça de óleo no chão todos os dias quando o ligo (imagino que o retentor foi-se), o aquecimento não existe, o fecho central foi-se, o banco do condutor está partido, os cintos são um problema para encaixar, radiador roto, plásticos e borrachas a desintegrar, etc... enfim, 27 anos de uso diário sem a manutenção merecida sinceramente, não tenho orgulho disso!
O que me assusta nos carros de hoje não são as avarias por si só, são os valores astronómicos que normalmente são cobrados, cada vez mais pelas oficinas da especialidade uma vez que os mecânicos convencionais começam a não ter equipamentos para diagnosticar as coisas, é como se todos os carros fossem um equipamento de luxo para ricos, e eu não sou rico ou tenho de repente €1.500 porque 1 injector avariou e isso é suposto ser "aceitável" -_-

Eu faço cerca de 20.000km por ano, quase sempre o mesmo trajecto, curva contra curva sem poder acelerar muito, sei que estes carros querem e precisam de ser puxados de vez em quando, tentarei fazer isso de tempos a tempos, gasolina para já está fora de questão, os €180 por mês passavam a uns €300.
Obrigado pelo teu feedback desde já!
Gostava de ter opiniões de uns donos de SEAT, nunca tive um e gostava de saver as "particularidades" da marca.

Os mecânicos tem sim equipamento de diagnostico.. (a esmagadora maioria pelo menos) Muitos nao sabem é usa-los.

Atenção a umas coisas..
Comprar um carro é sempre uma decisao complicada..
Das primeiras duvidas é o combustivel.. Gasolina ou gasoleo.
Nao se pode apenas ponderar os consumos.. Há outras variaveis como a manutencao, impostos anuais, preço do carro.
Custa dar mais por mes pela gasolina.. Mas tambem custa dar milhares de euros assim do nada quando o fap, injectores, turbos, bombas, dao problemas.
Os carros a gasoleo sao muito complexos hoje em dia. Motores a gasolina pouco mudaram.. A excepcao dos motores downsizing a turbo.
Um carro moderno a gasoleo vai-te dar problemas. Mais tarde ou mais cedo vai-te dar, podes ter a certeza absoluta.
Cautela com as marcas coreanas. Ha muito pouco material de concorrencia. E o material original é caríssimo.
Em termos de fiabilidade? Toyota, sem duvida. Mesmo a diesel. Um D4D.
Mas em termos economicos, práticos, um carro europeu.

E continua a insistir-se na falácia de que carros a gasóleo são naves espaciais e carros a gasolina têm a complexidade de um corta-relvas... :sh)

Atenção a umas coisas..
Comprar um carro é sempre uma decisao complicada..
Das primeiras duvidas é o combustivel.. Gasolina ou gasoleo.
Nao se pode apenas ponderar os consumos.. Há outras variaveis como a manutencao, impostos anuais, preço do carro.
Custa dar mais por mes pela gasolina.. Mas tambem custa dar milhares de euros assim do nada quando o fap, injectores, turbos, bombas, dao problemas.
Os carros a gasoleo sao muito complexos hoje em dia. Motores a gasolina pouco mudaram.. A excepcao dos motores downsizing a turbo.
Um carro moderno a gasoleo vai-te dar problemas. Mais tarde ou mais cedo vai-te dar, podes ter a certeza absoluta.
Cautela com as marcas coreanas. Ha muito pouco material de concorrencia. E o material original é caríssimo.
Em termos de fiabilidade? Toyota, sem duvida. Mesmo a diesel. Um D4D.
Mas em termos economicos, práticos, um carro europeu.

Em teoria acaba-se por pensar assim. Na prática às vezes as coisas não sucedem dessa forma. Obviamente que a estatística manda, mas a "nossa" estatística é bem mais impactante para nós do que a dos outros. Vê o meu exemplo.

Eu levei o anterior carro a gasóleo até aos 293 mil kms, e a única avaria foi um tubo do intercooler. Gastei 180 € na reparação.
O actual tem 213 mil kms e precisou de um sensor do FAP (120 €) e uma borboleta electrónica da admissão (280 €).
Tenho em casa um carro a gasolina atmosférico de 2008 que tem sido um cancro em fiabilidade. Bomba de água eléctrica com menos de 50 mil kms (700 € com anticongelante + MO, não há na concorrência), bobines ao "pequeno-almoço" (já gastei uns 400 ou 500 e nisto), módulo dos sensores traseiros (o carro meteu água e foi direita à centralina - 200 €). Isto é só o que eu acho que não devia acontecer. Faltam coisas menores e coisa normais da idade.

Verdade seja dita, os anteriores carros a gasolina que tive foram muito fiáveis. O actua é que pronto, saiu um tiro ao lado.

No inverso, a gasóleo não me posso queixar, mas também é verdade que os trato bem, tanto a nível da condução como de mecânica.

Anos e anos sem problemas de maior com carros a gasóleo.

estamos a falar dos carros actuais..
Nao me podes vir dizer que tiveste uma Toyota Starvan, ou um TDi VP que nunca te deu problemas de maior..
Estou a falar da actualidade.. E a actualidade é bem diferente.
Hoje em dia num carro a gasoleo, e nao precisa de ser de 2019, pode ser meia duzia de anos mais antigo, vais ter problemas nos filtros de particulas, nos injectores, etc, etc..
Vamos comparar a complexidade de um injector piezo electrico de um diesel, com um injector a gasolina banal?
Vamos comparar a tecnologia de um filtro de particulas, a tecnologia do Adblue por exemplo, com um catalizador comum de um carro a gasolina?
Quanto custa um injector de gasolina? 50 euros? Se algum dia der problemas..
E um injector piezo de gasoleo? 500?
Ja vi carros com 50 mil km com os faps arruinados.
Carros com 2, 3 anos a ter de levar injectores e bombas de alta pressão.
Ja nem vou falar de egrs entupidas ou flaps da admissao que entopem e prendem e partem com a porcaria que se acumula.
Ja nem vou falar dos turbos de geometria variavel e por ai fora.
Ja nem vou falar dos volantes bi massa, feitos "inicialmente" para evitar vibracoes dos motores diesel.
Os carros a gasoleo, para cumprir as normas de emissoes poluentes estao cada vez mais sofisticados e complexos e isso acarreta manutençao / reparação mais cara.
Apenas digo.. Que quem quer comprar um carro recente, com meia duzia de anos, ou novo.. Que pondere bem, nao pense só no curto prazo.

Em teoria acaba-se por pensar assim. Na prática às vezes as coisas não sucedem dessa forma. Obviamente que a estatística manda, mas a "nossa" estatística é bem mais impactante para nós do que a dos outros. Vê o meu exemplo.

Eu levei o anterior carro a gasóleo até aos 293 mil kms, e a única avaria foi um tubo do intercooler. Gastei 180 € na reparação.
O actual tem 213 mil kms e precisou de um sensor do FAP (120 €) e uma borboleta electrónica da admissão (280 €).
Tenho em casa um carro a gasolina atmosférico de 2008 que tem sido um cancro em fiabilidade. Bomba de água eléctrica com menos de 50 mil kms (700 € com anticongelante + MO, não há na concorrência), bobines ao "pequeno-almoço" (já gastei uns 400 ou 500 e nisto), módulo dos sensores traseiros (o carro meteu água e foi direita à centralina - 200 €). Isto é só o que eu acho que não devia acontecer. Faltam coisas menores e coisa normais da idade.

Verdade seja dita, os anteriores carros a gasolina que tive foram muito fiáveis. O actua é que pronto, saiu um tiro ao lado.

No inverso, a gasóleo não me posso queixar, mas também é verdade que os trato bem, tanto a nível da condução como de mecânica.

dos exemplos que referiste, apenas um só podia acontecer num carro a gasolina.. A questao das bobines.
Tudo o resto, podia acontecer num carro a gasoleo.
Nunca disse que carros a gasolina sao infaliveis. Claro que são. O que eu digo é que os carros a gasoleo mais modernos, nada tem a haver com os 1.9 tdis que tavamos habituados a ver fazerem 300 e 400 mil sem grandes stresses. Esqueçam isso.
Para quem tem um carro a gasoleo mais recente o meu conselho é: fap fora ,egr fora, revisoes a tempo e horas e gasoleo do melhor.. E ja se poupam a muitos stresses.

FAP fora? para andar a deitar fumo por todo o lado?

E digo isto com "conhecimento de causa" porque já o fiz, involuntariamente, a um carro meu, e bem notei a diferença (mais os que iam atrás...).

O mito dos 1.9 TDI que faziam 400k sem grandes stresses... eram blocos resistentes no geral, nem todos mas os VP 90, 110 eram de guerra, os PD 100, 130 e 150 também, os 115 e os posteriores PD105, 140 e 170 com algumas reticências, mas não falha o motor mas falham os periféricos, não há milagres.

E sim, falo com "conhecimento de causa" pois tive um durante 7 anos um e passaram vários lá por casa, sem falar de pessoal amigo e de muitos anos no mundo Vag...

Hoje em dia até os novos Otto têm GPF (filtro de partículas), por isso a "complexidade" aumenta.

O FAP não é nenhum bicho de 7 cabeças, desde que as regenerações sejam bem feitas, o FAP do meu carro atual tem 299k KM's e não se queixa.

Combustível premium e revisões antecipadas concordo, esquecer trocas de óleo Long Life, antecipar as mesmas inclusive, só dá saúde.

O pessoal pensa que gasóleo Low-cost e hypermiling é o caminho do sucesso, e realmente poupam a curto/médio prazo, mas a longo prazo os problemas aparecem, seja injetores ou outros problemas, ou pensam que andar a pisar ovos nas 1000RPM ou pisar a meio gás nessas situações, fora do regime ideal é benéfico para a longevidade do motor?

Há uns meses andei num Táxi Mercedes, de 2006, um W203, com mais de 900k KM's e com quase 0 problemas de mecânica, e porquê? caixa automática e revisões a tempo e horas. O motor trabalhou sempre no regimento ideal de funcionamento, e isso faz a diferença!

Com esse orçamento compras um fiesta diesel semi-novo em concessionária oficial e com 7 anos de garantia. Pelo menos durante 7 anos não te preocupes com avarias de grande monta.

O que é hypermiling?

Quanto ao fap é certo que aquilo é um empecilho, comprei há 2 meses um carro com isso e volta e meia quando estou a chegar a casa é que lembra se de regenerar, ou aguento um pouco ou deixo o ligado uns minutos mas depois aquilo continua o processo, ouve se a ventoinha a funcionar, mesmo perguntando ao dono anterior, disse nunca ter tipo qualquer problema, referiu o gasoleo premium etc, que tambem coloco, e sempre sempre que vou para AE dou uma esticadela, já falaram em meter uma mdudança baixa e andar ali por volta das 3000 e pouco rpm.

Tenho desde 2006 um A4 de 98 com motor afn 110 com 387k, nunca tive problemas com turbos/mafs etc, desde que haja certos cuidados, as coisas duram.

Última edição:
Com esse orçamento compras um fiesta diesel semi-novo em concessionária oficial e com 7 anos de garantia. Pelo menos durante 7 anos não te preocupes com avarias de grande monta.

Curiosamente não vi um único Fiesta à venda em stands, não fui ao concessionário Ford ver porque nunca gostei dos Ford sinceramente, mas desconhecia os 7 anos de garantia na Ford, assim já gosto mais [:D]

Eu muito francamente, em termos de mecânica ou prazer de condução ou cor ou cheiro, é-me indiferente se o depósito tem Gasóleo ou Gasolina, eu tinha zero problemas ir para um a Gasolina se os consumos fossem mais baixos e o preço do produto fosse mais baixo também, aliás, acho RIDÍCULO os governos andarem agora todos stressados com a poluição e a colocar mais impostos aos carros a gasóleo por serem mais poluentes quando podiam resolver as coisas de forma directa, simplesmente colocarem o preço da gasolina mais baixo que o do gasóleo, têm margem de imposto mais que suficiente para tal.... mas isso seria uma mudança de paradigma grande demais para as mentes dos nossos politicos.

Fui para gasóleo porque ainda a semana passada uma pessoa na família que tinha comprado um Smart (modelo 2018) o vendeu porque não estava mais para sustentar o bicho com gasolina e comprou um carro a gasóleo, e estamos a falar de um smart... há também um Ka+ a gasolina de 2019 na familia que anunciava uma consumo de X mas afinal é quase 2X o X.. Apesar de tudo, para quem faz bastantes km como eu, o gasóleo parece fazer mais sentido pelo consumo menor e preço do combustível inferior, é uma questão meramente económica para mim, em relação à complexidade do motor a diesel (hoje em dia), concordo com o que foi dito, é complexo demais e tem mais coisas para avariar, o compartimento do motor do ibiza que fui ver não tem literalmente espaço para mais nada... num carro a gasolina dá ao menos para ver o chão através do compartimento do motor, mas nisto da fiabilidade é tudo demasiado relativo conforme já se percebeu pelos vários testemunhos.

Além do já mais ou menos esperado conselho de acautelamento com os problemas dos carros a gasóleo de hoje em dia (FAP, injectores e bombas de pressão) parece pelo menos não haver nada de muito mau com o modelo que estou para comprar, o carro não tem registos de acidentes e tive alguém que teve oportunidade de perguntar a um mecânico que trabalha na VW opinião sobre esta motorização, felizmente o mecânico foi muito positivo e disse que são motores bons e que em nada têm a ver com outros da marca que deram raia a sério.

A coisa que mais me está a intrigar no carro que estou para comprar são 2 marcas (arranhadelas fortes) bem visíveis a meio do nível do párabrisas nas borrachas, de um lado e do outro, o carro acidentado (pelo menos com registo na policia) não foi, portanto como raio podem ter aquelas marcas aparecido ali?... Há forma de saber se o vidro do pára-brisas foi mudado alguma vez? É mesmo estranho. Mais ou menos no sitio que mostro na imagem em baixo, a imagem não é do carro que vou comprar, é só para rfª.

Obrigado a todos desde já pela ajuda e participação.

Capture seat.JPG

Última edição:
Voltar
Superior