Como mudar um pneu???

MiguelCosta

O Morto-Vivo
Boas pessoal,

Infelizmente, na escola de condução não me ensinaram a mudar um pneu:([:vm)]

Gostaria de saber como, caso haja alguma eventualidade!!

Aceito os posts de quem me quiser dar umas dicas...[;)]

Obrigado[;)]

Infelizmente há muitas coisas basicas da condução que não se ensina nas escolas de condução, tal como mudar um pneu e até mesmo como assinalar um veiculo imobilizado. [8b]

O que eles se preocupam é que as pessoas saibam se num cruzamento quem tem prioridade se é a carroça ou tractor [:D]

Não ensinam nem a ti nem a ninguém, mas se não souberes estacionar o carro à 2ª ou à 3ª chumbas...[:D][8b]

Deixo aqui um link ( não percebo porque é que o link diz "para ela"?:confused: será que os homens já nasceram ensinados a mudar pneus[:D] ).

Nessa explicação só falta aí uma coisa ou duas importantíssimas. O carro tem de estar num sítio plano, e não pode estar sujeito a grandes deslocações de ar. Exemplo, se mudares o pneu numa berma muito pequena é perigoso pois os camiões, ou outros carros, com a deslocação do ar, podem mandar-te o carro ao chão. Não é ao primeiro que passe tudo bem, mas o seguro morreu de velho.[;)]

Não ensinam nem a ti nem a ninguém, mas se não souberes estacionar o carro à 2ª ou à 3ª chumbas...[:D][8b]

Deixo aqui um link ( não percebo porque é que o link diz "para ela"?:confused: será que os homens já nasceram ensinados a mudar pneus[:D] ).

Nessa explicação só falta aí uma coisa ou duas importantíssimas. O carro tem de estar num sítio plano, e não pode estar sujeito a grandes deslocações de ar. Exemplo, se mudares o pneu numa berma muito pequena é perigoso pois os camiões, ou outros carros, com a deslocação do ar, podem mandar-te o carro ao chão. Não é ao primeiro que passe tudo bem, mas o seguro morreu de velho.[;)]

Ou então fazes como as senhoras, ou arranjas um voluntario para lhe mudar a roda ou então chama o reboque [;)]

P.S. - Já agora, o que se muda é a roda. O pneu muda-se na oficina [:p]

Pois... Eu, felizmente, ainda sei conduzir e estacionar bem!![:)] Agora, era bom se já tivessemos nascido ensinados para mudar pneu...Até porque daria mt jeito[:)]

Bgd pelo link... Vou ver se percebo alguma coisa disto[;)]
Cumps[kiss]

Ou então fazes como as senhoras, ou arranjas um voluntario para lhe mudar a roda ou então chama o reboque [;)]

P.S. - Já agora, o que se muda é a roda e não o pneu [:p]

Pois.... da outra vez que arranjei um voluntário... tava a ver que me ia gamar o carro mas é:sh):sh):sh)
O gajo tinha saido de um filme de terror[:)]

Pois.... da outra vez que arranjei um voluntário... tava a ver que me ia gamar o carro mas é:sh):sh):sh)
O gajo tinha saido de um filme de terror[:)]

Isso de chamar voluntários é que não....mais vale chamares o reboque, não vá o voluntário querer enfiar a chave onde não deve.[:D][:D]

Para além do "óbvio", acho que o principal é dar o primeiro desaperto e (depois de trocado o pneu) o aperto final, com o carro com as rodas no chão.

Este facto faz com que todo o peso do carro sirva de travão à rotação das rodas fazendo com que seja muito mais fácil apertar e desapertar as porcas.

Outra coisa que o vídeo não mostra é o quão facil é dar o desaperto inicial ou o aperto final se, ao invés (como mostra o vídeo) de trabalharmos com as mãos, trabalharmos com os pés. Será tão simples como encaixar a chave de bocas numa posição relativamente horizontal e depois colocarmo-nos de pé em cima dela, usado todo o peso do nosso corpo para apertar ou desapertar a porca. Se necessário até podemos dar pequenos saltinhos em cima dela para forçar a coisa. Não ficamos assim dependentes de uma grande força de braços ou de sprays maravilha para descalcionarem as porcas.

nao quero ser desmancha prazeres!! mas pelos vistos agora nos livros de codigo ensinam a mudar um pneu!! apenas teoricamente, mas ao menos lembram-se que os carros têm rodas!! e que podem furar!! Mas agora no exame de conduçao até podem mandar ir ver o oleo! e indicar certos elementos do motor... Sei isto devido a ter tirado a carta à cerca de um mês!![;)] mas ja tinha mudado pneus antes de tirar a carta por isso nao é problema nenhum!

em relaçao ao mudar vou descrever como vinha no livro de codigo:
-travar fortemente com o tavao de mao
calçar as rodas do outro eixo de modo a evitar que o veiculo descaia ao meter o macaco de elevaçao
-colocar ao lado do carro a roda a substituir, de modo a que a troca seja rapida

-verificar a pressao do pneu novo
-retirar o tampao da roda e com a chave de rodas aliviar as porcas sem as desapertar totalmente
-meter o macaco de elevaçao do veiculo até que a roda furada fique no ar acabar de retirar as porcas das rodas e saar a roda furada
-montar a nova roda
-apertar as porcas em cruz
-baixar o macaco de elevaçao
-reapertar as porcas de modo a ficarem bem apertadas
-montar o tampao da roda
e a principal!! [8b][8b]
-guardar a roda furada e as ferramentas!!

Se necessário até podemos dar pequenos saltinhos em cima dela para forçar a coisa. Não ficamos assim dependentes de uma grande força de braços ou de sprays maravilha para descalcionarem as porcas.

Pois nao...se usarem uma cruzeta metem o peso do corpo num lado e puxam pelo outro e o parafuso sai logo...

nao quero ser desmancha prazeres!! mas pelos vistos agora nos livros de codigo ensinam a mudar um pneu!! apenas teoricamente, mas ao menos lembram-se que os carros têm rodas!! e que podem furar!! Mas agora no exame de conduçao até podem mandar ir ver o oleo! e indicar certos elementos do motor... Sei isto devido a ter tirado a carta à cerca de um mês!![;)] mas ja tinha mudado pneus antes de tirar a carta por isso nao é problema nenhum!

em relaçao ao mudar vou descrever como vinha no livro de codigo:
-travar fortemente com o tavao de mao
calçar as rodas do outro eixo de modo a evitar que o veiculo descaia ao meter o macaco de elevaçao
-colocar ao lado do carro a roda a substituir, de modo a que a troca seja rapida

-verificar a pressao do pneu novo
-retirar o tampao da roda e com a chave de rodas aliviar as porcas sem as desapertar totalmente
-meter o macaco de elevaçao do veiculo até que a roda furada fique no ar acabar de retirar as porcas das rodas e saar a roda furada
-montar a nova roda
-apertar as porcas em cruz
-baixar o macaco de elevaçao
-reapertar as porcas de modo a ficarem bem apertadas
-montar o tampao da roda
e a principal!! [8b][8b]
-guardar a roda furada e as ferramentas!!

Pois... não sabia disso[;)] E parabéns... Foi fácil o exame?[;)]

Quanto a essas indicações... bgd por me as teres dado e acho bem que, finalmente, se lembraram que um pneu podia furar!![;)]

Voltar
Superior