Como foi/será convosco?

Lino Marques disse:
Eu na minha vida apenas por 1 vez tive essa sensação de alguma tristeza ao "abandonar" o lar, mas isso tinha eu 18 anos e foi quando tinha acabado de entrar para a universidade! E pouco depois, com os novos amigos, já me sentia feliz de novo e não me custava sair de casa para ir estudar para longe. Quando casei a primeira vez e fui viver para a minha casinha nova com a minha mulher, senti-me feliz, independente, homem adulto que enfrenta a vida e assume a ordem natural das coisas. É assim que tens de encarar esta mudança!

É mesmo assim, chega uma altura que temos de bater a asa e sair do ninho dos pais para nos tornarmos independentes. Conheci amigos que até se começaram a relacionar e a dar mais valor aos pais depois de terem saido de casa.

No meu caso foi estranho... os meus pais é que sairam de casa quando eu tinha 19! [:)]
Depois de eu ter ido para a faculdade a 300Kms de distância, um ano depois eles têm uma proposta irrecusável para trabalhar no estrangeiro. Foi do género... "cuidámos de ti, estás orientado, agora vamos cuidar de nós" [:)]
Não foi bem assim mas o que é certo é que eles lá andam à mais de 10 anos.

;)

Aqui vai o meu contributo visto estar prestes a dar esse passo de forma definitiva (no final do ano ou, o mais tardar, Janeiro).

No entanto já venho a fazer o "trabalho de casa" há algum tempo, mais precisamente há 5 aninhos. São coisas da vida, a situação da namorada ajudou, por um lado. Aos poucos fui passando cada vez menos noites em casa dos meus pais.

Entretanto, um novo desafio profissional, desde 2003, com muito tempinho dedicado a Lisboa e Braga, também ajudou bastante a que não estranhassem a minha ausência. E os telemóveis fazem milagres...

O facto de ter uma irmã mais nova (ela 18, eu 29) que ainda deve ficar por casa mais uns tempos, também ajuda.

Tudo aconteceu de forma muito natural. Eles foram-se acostumando à ideia. Só que até aqui não era "oficial". O ano passado comprei casa e só agora está quase pronta. Também não me vou mudar para longe, mas se tivesse de ser, era... que a vida não está fácil.

Eles têm-me ajudado a "equipar" a casa, dentro das suas possibilidades.

E como o pmct já disse, o maior orgulho dos pais é verem os seus filhos bem na vida. É assim que deve ser. O meu pai sempre me disse que me educava para eu garantir a minha independência.

Aliás, o meu pai com a minha idade já tinha bem mais responsabilidades do que eu, um filho (eu!) com 5 anos...

No fundo, não vou (ou não vamos, eu e a minha namorada) fazer nada que eles também já não tivessem feito, é o curso natural da vida!...

Sinto que vou ter - aliás, já tenho - algumas saudades do tempo em que vivia com eles... tal como sei que eles também vão sentir...

Eu adoro os meus pais, devo-lhes imenso, mas a vida é mesmo assim. Não sinto que os estou a abandonar, muito pelo contrário, sinto até que os estou a ajudar porque o facto de conseguir ser independente para eles é um descanso!

Depois hei-de ir muitas vezes a casa deles visitá-los, telefonar-lhes, eles virão a minha casa...

Dou é graças por estarmos cá todos, bem de saúde, espero que assim continue por muitos e bons anos! Isso é que importa. Sei de muita gente que, infelizmente, não tem tanta sorte como eu...

Eu entao a minha história é engraçada...passei por esse pensamento.

Comprei casa e mobilei tudo e assim que ficou operacional comecei a lá dormir mas vinha jantar a casa dos meus pais[:D] ...ou seja faço isso mtes de vezes durante a semana, apesar de já viver na minha casa á quase 8anos , vou mtas vezes jantar a casa dos pais e até continuo com a chave e tudo.[:cool:]
Ou seja tenho privacidade e ao ir lá é bom para eles e para mim [:D]

já sai á 6 anos, levo 30 feitos,
apesar de já enquanto morava com os velhotes, me chamavam de turista,

já que aparecia em casa para dormir e/ou duche trocar de roupa e sair.

não que seja de muitos afectos, mas quando eles precisam estou lá,

mas senti que tinha mesmo saido de casa, quando o meu quarto foi transformado em quarto de criança pro meu sobrinho,, sim,,

já não é o que era

Eu entao a minha história é engraçada...passei por esse pensamento.

Comprei casa e mobilei tudo e assim que ficou operacional comecei a lá dormir mas vinha jantar a casa dos meus pais[:D] ...ou seja faço isso mtes de vezes durante a semana, apesar de já viver na minha casa á quase 8anos , vou mtas vezes jantar a casa dos pais e até continuo com a chave e tudo.[:cool:]
Ou seja tenho privacidade e ao ir lá é bom para eles e para mim [:D]
O problema disto tudo é a falta de privacidade. [;)]

Porque o resto, viver com a família é o melhor que há.

Mas essa privacidade consegue-se num hotel, no automóvel ou ... noutros sítios. [:)]

Saí de casa aos 17 anos para ir estudar para Lx (com o apoio dos pais).

Sinceramente não custou nada, super pacífico! Aprendi a cozinhar (coisa que adoro fazer), e a fazer tudo aquilo que é preciso.

Entretanto já mudei de casa várias vezes, inclusivamente mudar de país, e tenho agora 26 anos, ou seja, há cerca de 8 anos e tal que vivo fora de casa dos pais.

Não me consigo imaginar a voltar para lá, acho que não conseguia (apesar de eu adorar os meus pais e eles me darem liberdade para tudo o que eu quero), mas a minha casa é o meu castelo, e nenhum rei abdica do seu castelo!

Dia 13 de Setembro de 2007 fez 8 anos que sai da casa dos meus pais....

1.º para estudar e depois para vir viver para Moçambique

Sou filho único e custou muito. Aprendi a cozinhar, a passar, a viver sozinho. Mas a minha relação com os meus pais melhorou MUITO depois da minha saída de casa.

Mas a vida é assim mesmo. Sê forte e vais ver que não custa muito

[;)]

Última edição:
Viva,

A minha experiência não poderá ser um exemplo para o Bruno por alguns motivos, nomeadamente, porque não sou filho único e porque vivi (oficialmente) na casa dos meus até à 3 anos.

À cerca de 10 anos começei a não passar alguma noites em casa, passado uns tempo era uma semana.. até que eram meses... foi algo progressivo...

A relação com os meus pais era um pouco conflituosa mas desde que saí de vez à cerca de 3 anos a relação melhorou de uma forma inesperada, falo com os meus pais quase diariamente e estamos sempre a trocar opiniões de conselhos.. e neste momento vivo a 75km dos meus pais e vejo-os aos fins de semana...

Por isso, temos que encarar isto como algo natural e esperado, tanto por nós como por eles..

Cmpt

Voltar
Superior