Como é que conduzem?

Como é que conduzem?

• Total de eleitores
    85
Eu por acaso tenho muito esse vicio de "lavar pratos" quando tenho o carro parado e quero virar o volante para o outro lado, numa manobra por exemplo. Já em andamento não porque o volante pode fugir da mão.

Eu uso uma mistura do "lavar pratos" com o polegar em torno dum dos braços do volante, para este não fugir. Em ruas que faço todos os dias, onde conheço bem as distâncias, o trânsito, etc... e por uma questão de hábito/rapidez, costumo conduzir assim.

Por acaso meto com a direita, se um gajo for devagar até à 4ª até vai bem com a esquerda, a 5ª é que é pior, já experimentei algumas vezes, mas não dá lá muito jeito, e como arranharam algumas velocidades, achei por bem utilizar a direita[;)]

Exacto, obriga a alguma ginástica [:D]
Mas confesso que já o fiz. Também tive uma namorada que metia a mão dela por cima da minha, quando eu tinha a mão na manete (das mudanças! [:p] ), entrelaçava os dedos nos meus e pronto... eu lá metia as mudanças com a mão dela, também [:D]

Tenho uma forma própria de conduzir... sentado no banco do condutor por detrás do volante... ajusto o banco à minha medida, regulo os espelhos, coloco o cinto de segurança e introduzo as chaves na ignição. Depois de colocar o carro a trabalhar, certifico-me das condições de segurança, ligo o pisca, engato a primeira e coloco as minhas mãos no volante, tipo meia lua (fazendo uma analogia ao mostrador de um relogio, a mão esquerda na posição entre os 45 e os 50 minutos e a mão direita na posição entre as 2 e as 3 horas)... depois largo a mão direita por breves instantes ao mesmo tempo exerço um bocado de força com o pé esquerdo sobre o pedal da embraiagem e engato a segunda, e volto o colocar a mão no volante na mesma posição...

Tenho uma forma própria de conduzir... sentado no banco do condutor por detrás do volante... ajusto o banco à minha medida, regulo os espelhos, coloco o cinto de segurança e introduzo as chaves na ignição. Depois de colocar o carro a trabalhar, certifico-me das condições de segurança, ligo o pisca, engato a primeira e coloco as minhas mãos no volante, tipo meia lua (fazendo uma analogia ao mostrador de um relogio, a mão esquerda na posição entre os 45 e os 50 minutos e a mão direita na posição entre as 2 e as 3 horas)... depois largo a mão direita por breves instantes ao mesmo tempo exerço um bocado de força com o pé esquerdo sobre o pedal da embraiagem e engato a segunda, e volto o colocar a mão no volante na mesma posição...

Até cansa só de ler [:D]

Eu por acaso tenho muito esse vicio de "lavar pratos" quando tenho o carro parado e quero virar o volante para o outro lado, numa manobra por exemplo. Já em andamento não porque o volante pode fugir da mão.

Isso desgasta mais precocemente a pele do volante, Eduardo! [:D]

Por acaso, em certas situações de manobras apertadas dá jeito, embora o evite ao máximo.

Eu conduzo com as mãos nas laterais do volante, traçando um eixo horizontal a meio, será +/- por aí, nas posição de 9h15.
Em autoestrada e quando ando devagar e de forma relaxada, normalmente agarro o volante apenas com a mão esquerda, a direita fica a descansar no encosto de braço.

NUNCA agarro o volante em cima, não dá jeito absolutamente nenhum, é ilógico.

Eu uso uma mistura do "lavar pratos" com o polegar em torno dum dos braços do volante, para este não fugir. Em ruas que faço todos os dias, onde conheço bem as distâncias, o trânsito, etc... e por uma questão de hábito/rapidez, costumo conduzir assim.

Essa do lavar pratos, uma vez ia-me correndo mal numa rotunda (uma rotunda pequena, em que um gajo quase que tem que utilizar a brecagem toda para a contornar), a mão escorregou do volante e o carro ia saindo em frente,:sh) que susto... a partir daí comecei também a utilizar o polegar em algumas manobras.

Exacto, obriga a alguma ginástica [:D]
Mas confesso que já o fiz. Também tive uma namorada que metia a mão dela por cima da minha, quando eu tinha a mão na manete (das mudanças! [:p] ), entrelaçava os dedos nos meus e pronto... eu lá metia as mudanças com a mão dela, também [:D]

Também já experimentei essa, mas ela diz que não dá muito jeito, tem que andar com o braço esticado (o banco costuma andar na posição máxima atrás). Uma alternativa à mão na perna: como os meus bancos são desportivos, tem as zonas laterais de apoios às pernas, então ela pousa lá a mão e eu ponho por cima, é mais fácil tirar para trocar de velocidade. Em velocidades mais altas conduzo com as 2 mãos.

Uma pergunta interessante era: quando estão a conduzir e têm a mão na perna da miúda metem as mudanças com a mão direita ou, para não tirar a mão da pernoca, usam a esquerda? [:D]

As primeiras mudanças ainda dá, mas a 5ª e a 6ª ja se torna perigoso. Não ensinavam a fazer isso quando a malta andava a tirar a carta :p

As primeiras mudanças ainda dá, mas a 5ª e a 6ª ja se torna perigoso. Não ensinavam a fazer isso quando a malta andava a tirar a carta :p

Conforme. Um amigo meu teve uma instrutora de 30 e poucos anos e assim um bocado para o fresca, se é que me entendes [:D]
Esse tirou uma carta especial [:)]

Eu conduzo de toda a maneira e feitio, sou um bocado inquieto ao volante, ora com as duas, ora só com a esquerda, ora só com a direita, braço esquerdo na janela ou no apoio da porta, direito na caixa mas sem exercer pressão ou no colo, só não conduzo mesmo é à basofe todo inclinado para a direita.

Mãos um pouco acima das 3:15, tronco vertical.

Pessoalmente gosto de conduzir com a mão esquerda no volante, sinceramente não sei se em cima se de lado, e com o braço direito no apoio do braço e a mão direita na manete das mudanças. Claro que este tipo de posição altera-se conforme o trânsito que está, condições do piso, etc. até porque não é sempre (ou talvez nunca o seja) seguro conduzir com apenas uma das mãos no volante.

Quanto ao tronco tento mantê-lo o mais direito possível, até por uma questão de postura para a coluna, mas não escondo que por vezes até me possa inclinar ligeiramente para a direita pk é lá que tenho o apoio do braço, mas não como muito bem descreves dos gajos que conduzem practicamente num estilo que eu gosto de classificar como "Os Condutores em Itálico" (derivado do facto de estarem sempre inclinados)

Cumps.
Eh pá, cinco estrelas! apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Normalmente, em cidade, e e, andamentos vagarosos conduzo com a mão esquerda no volante ( por vezes em cima e por vezes não ), e a direita na manete da caixa de velocidades.
Em estrada, ou auto-estrada, ou em situações de maior velocidade e/ ou perigo ponho sempre as duas no volante ( posição 9:15h ).

E também vejo muito pessoal que parece que vai a guiar um McLaren F1, parece que vão no meio do carro.[:D] Já tentei experimentar isso para ver a sensação....não me ajeito nada.[:)]

Ah e com o banco ligeiramente inclinado para trás. Pelo menos mais inclinado que a maioria dos meus amigos. Sempre que me sento no banco do pendura de algum carro tenho que o deitar um bocado mais senão é um martírio também.
Esqueceste-te que sou teu amigo, também ando com o banco ligeiramente reclinado para trás porque sinto que quando este está vertical me atrofia os movimentos.

Em relação às mãos às vezes até ando com a mão esquerda só no volante (nunca em cima, sempre de lado), com o cotovelo encostado no descanso de braços e a mão direita na alavanca da caixa, isto quando ando a conduzir para o consumos.

Quando ando normal ou com pressa duas mãos paralelas no eixo horizontal do volante, por vezes uso-as na diagonal para virar o volante ficando estas no eixo horizontal com o volante já virado para o ângulo da curva. (Será que me fiz entender?!)

PS: Por vezes tento aplicar a técnica do zé strite raisser e usar a mão esquerda por cima mas acho que isto torna a condução severamente imprecisa, torna-se muito mais difícil virar o volante (essencialmente para a direita) com suavidade sem dar guinadas.

Guio com:
- Uma mão na caixa
- O outro braço de fora
- Uma mão é para o cigarro, GPS e rádio
- Outra é para o telemóvel
- Ainda uso uma para tirar macacos do nariz e mandar calar o puto
Ah, não tenho dúvida nenhuma que sou O MELHOR condutor de todos os tempo!

Esqueci-me tenho mais uma mão que vai na perna da senhora...

Última edição:
Voltar
Superior